Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Coberta pela mata atlântica e banhada por águas quentes e limpas, Itacaré, Bahia, é o destino dos sonhos de qualquer pessoa que gosta de praia.

Os dias parecem passar mais devagar nessa joia do litoral sul baiano, em plena Costa do Cacau, onde é possível encontrar a combinação de praias praticamente intocadas e um centrinho com muitos bares e restaurantes.

Se você está pensando em conhecer esse trecho do litoral da Bahia, este é o artigo certo para você: montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre Itacaré, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Itacaré, Bahia: conheça as praias paradisíacas da região!

A costa margeada por florestas nativas e mar azul fazem de Itacaré, na Bahia, um dos destinos mais imperdíveis de todo o Nordeste brasileiro.

O segredo para toda essa fama é simples: a cidade consegue oferecer simultaneamente praias desertas, praias badaladas, praias urbanas, inúmeras atrações para a vida noturna e infraestrutura de primeira.

Por muito tempo, essa cidade com menos de 30 mil habitantes foi uma mera desconhecida às margens do rio das Contas, pertinho de destinos badalados há décadas, como Ilhéus, Maraú, Comandatuba e a própria Salvador.

No entanto, se antes os principais visitantes eram pescadores e hippies em busca de tranquilidade, hoje o cenário mudou, e Itacaré se firmou como um destino turístico formidável para todas as idades.

Como não poderia deixar de ser, as protagonistas da cidade são suas belas praias, da Praia da Coroa à Praia de São José, com quase 10 km de litoral protegido, recheado de belezas naturais.

Você poderá também contemplar a vista do rio das Contas e das praias Concha, Pontal e Coroinha no Morro do Xaréu, ir às compras na rua da Pituba, percorrer a Trilha das Quatro Praias e curtir muitas outras atividades!

Neste artigo, vamos te contar o que fazer em Itacaré, como chegar, quando visitar, onde ficar e muitas outras dicas valiosas para o seu planejamento de viagem. Vamos lá!

Itacaré, Bahia: onde fica?

Itacaré, Bahia: onde fica?
Fonte: Unsplash

Antes de qualquer coisa, você precisa descobrir em qual estado que fica Itacaré para planejar seu deslocamento até a cidade.

O destino fica no maior litoral do Brasil, o da Bahia, cerca de 250 km ao sul de Salvador e a menos de 75 km de Ilhéus, onde fica o aeroporto mais próximo.

A cidade faz parte da chamada Costa do Cacau, uma zona turística baiana que passa por cidades famosas por sua produção cacaueira e por suas praias paradisíacas, como Uruçuca, Itabuna, Olivença e Canavieiras.

Mapa de Itacaré

A orla dessa apaixonante cidade da Costa do Cacau é formada por 15 praias espalhadas ao longo de 10 km: todas elas protegidas por uma Área de Proteção Ambiental que garante um litoral praticamente selvagem!

Além disso, você poderá explorar as várias opções no centrinho, próximo à Praia da Coroa, como bares, restaurantes e comércio diversificado.

Confira o mapa de Itacaré, Bahia!

Como ir para Itacaré, Bahia?

Mesmo os viajantes que saem de estados mais distantes não devem ter problema para chegar a Itacaré, Bahia.

A cidade fica a apenas 75 km do Aeroporto de Ilhéus, que recebe voos regulares de vários destinos brasileiros. 

A viação Rota opera o trecho de Ilhéus a Itacaré de ônibus, com passagens a partir de R$ 22,45 (preço em novembro/2021).

Você também pode desembarcar no Aeroporto de Salvador e finalizar a viagem de balsa, carro ou ônibus. 

A opção mais rápida é de balsa, a partir de Itaparica. De carro ou ônibus, o acesso é feito pela rodovia BR-101. 

Qual a melhor época para ir a Itacaré?

Embora a cidade de Itacaré, Bahia, não tenha exatamente uma estação seca, o viajante pode conhecer as atrações locais em qualquer época do ano.

Isso acontece porque as chuvas são bem divididas ao longo dos 12 meses e o sol nunca demora a dar as caras. 

Vale pontuar, porém, que alguns aspectos podem mudar sua experiência de viagem a depender da data da sua estadia.

Entre o mês de dezembro e o Carnaval, por exemplo, acontece a alta temporada em Itacaré, quando a cidade fica abarrotada de turistas do Brasil inteiro. O mesmo acontece em feriados prolongados.

Quem quer evitar ao máximo qualquer chance de chuva durante a sua viagem deve programar sua estadia entre os meses de agosto e outubro, enquanto março e abril são os meses mais úmidos.

Além disso, fique de olho nas marés, que podem mudar radicalmente o visual que você vai encontrar em cada praia. 

Se possível, prefira viajar durante as luas nova e cheia, e não deixe de conferir a tábua de marés!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Itacaré, Bahia

    Você pode garantir suas passagens aéreas para Itacaré, Bahia, pelo menor preço em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

    Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso entre as melhores companhias aéreas do mercado!

    Nosso sistema oferece gratuitamente o recurso de economia em dias próximos, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar, e a ferramenta de alerta de preços, para que você não perca nenhuma promoção.

    Para garantir ainda mais comodidade à sua viagem, o Passagens Promo oferece também várias formas de pagamento, incluindo cartão de crédito em até 10 vezes sem juros! 

    Faça uma cotação gratuita e comece a planejar a sua viagem com economia agora mesmo!

    Passagens aéreas para ir visitar as melhores praias de Itacaré, Bahia
    Passagens aéreas saindo de

    O que fazer em Itacaré

    A lista de atrativos locais é extensa e diversificada, com opções para toda a família.

    Quem curte atividades ao ar livre, por exemplo, pode se encantar pela Trilha das Quatro Praias ou pela subida do Morro do Xaréu. 

    Os amantes de boa gastronomia, por sua vez, não vão se decepcionar com os bons bares e restaurantes espalhados pela rua da Pituba. E como ignorar as 15 praias da cidade, uma mais linda que a outra?

    Confira o que fazer em Itacaré!

    Rua da Pituba 

    O coração da cidade de Itacaré fica na Rua da Pituba, o endereço em que tudo acontece.

    Ali, o viajante encontra os melhores bares, restaurantes e cafés da cidade, além de muitas lojas, artesãos vendendo seus trabalhos, artistas de rua se performando para os turistas e intensa programação cultural.

    A rua fica ainda mais animada no período da noite, mas é bastante estreita e encontrar uma vaga de estacionamento pode ser um grande desafio. 

    Por isso, vale a pena visitar a região a pé para evitar dor de cabeça.

    Mirante do Xaréu 

    Mirante do Xaréu
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Rio de Janeiro tem o Mirante do Arpoador e Itacaré tem o Mirante do Xaréu, um dos poucos pontos da cidade com vista do oeste, isto é, com ponto de vista privilegiado para contemplar o pôr do sol.

    Para chegar até o mirante basta uma curta caminhada a partir da Praia das Conchas, no centro da cidade.

    No fim de tarde, turistas e moradores se reúnem por ali para se despedir do sol e contemplar o espetáculo da natureza sobre as águas do rio das Contas e a orla da Praia da Coroa: passeio gratuito e imperdível!

    Trilha das Quatro Praias

    Um dos passeios mais divertidos que você pode fazer em Itacaré, BA, é a Trilha das Quatro Praias, oferecida por várias agências turísticas da cidade.

    O passeio leva o banhista pelas praias mais bonitas da cidade, como Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho.

    Você pode fazer as trilhas, que não costumam durar mais que 20 minutos, de maneira autônoma, mas recomenda-se a companhia de um guia turístico que conheça a região.

    Prainha 

    Uma das praias mais famosas da Bahia, a Prainha é indicada para quem gosta de lugares desertos, sem construções para bloquear a vista e com natureza muito preservada.

    Essa paradisíaca praia baiana é cercada por mata densa e um extenso coqueiral que torna a paisagem ainda mais deslumbrante. 

    As ondas perfeitas da região também tornam a Prainha uma das preferidas entre surfistas.

    Embora a estrutura não seja robusta como a da Praia da Coroa, por exemplo, o banhista encontra um pequeno quiosque que oferece petiscos feitos na hora e bebidas geladas, além de um banheiro.

    Ou seja, você pode passar seu dia inteiro nessa praia incrível sem se preocupar em passar fome ou sede!

    Praia de São José

    Praia de São José
    Fonte: Pxhere / CC0

    Depois de conhecer a Prainha, siga até a vizinha Praia de São José, uma das mais belas praias de Itacaré, Bahia.

    Rodeada por vários condomínios de alto padrão, a praia tende a ser bem mais vazia em comparação às demais praias da cidade, pois ainda é relativamente desconhecida pelos turistas.

    A faixa de areia é estreita, margeada por um pequeno coqueiral que oferece sombra fresca a qualquer hora do dia.

    A Trilha da Prainha leva até a Praia de São José em pouco mais de 15 minutos de caminhada. 

    Você também pode pagar pelo day use do Beach Club São José, que dá direito a estacionamento bem em frente à praia.

    Praia de Tiririca

    Preferida entre os surfistas que visitam Itacaré por suas ondas perfeitas, a Praia de Tiririca não dispõe de uma infraestrutura robusta, mas não decepciona os banhistas que buscam certo conforto para seu dia em frente ao mar.

    Você poderá contar com o serviço de alguns restaurantes e quiosques que atendem na faixa de areia, embora o clima seja bastante descontraído, no estilo pé-na-areia tão valorizado pelos surfistas.

    Se você nunca surfou, pode ser a oportunidade perfeita para fazer algumas aulas na escolinha da Praia de Tiririca, que aluga o equipamento completo.

    Praia de Ribeira 

    Quem gosta de praias urbanas deve incluir a Praia de Ribeira em seu roteiro de viagem. 

    Embora tenha fácil acesso pelo centro da cidade, a região é bastante tranquila e dispõe de excelente infraestrutura para turistas.

    O mar na Praia de Ribeira é bastante calmo e praticamente sem correnteza, especialmente na maré baixa, o que atrai famílias com crianças em busca de paz e sossego para seu dia de praia.

    O cenário é bastante selvagem, com a vegetação mais fechada, o que mostra com riqueza de detalhes toda a beleza da mata atlântica baiana.

    Praia do Costa 

    Praia do Costa
    Fonte: Unsplash

    Se você curte a combinação de belezas naturais e fácil acesso, a Praia do Costa é a melhor praia de Itacaré, na Bahia, para você!

    A paisagem é formada exclusivamente por coqueiros, areia dourada e mar azul, sem quiosques ou construções que possam comprometer a vista: isso tudo bem pertinho do centro da cidade!

    Como a Praia do Costa tende a ser ignorada pelos banhistas que fazem questão de boa infraestrutura, acaba sendo bem mais vazia em comparação a outras praias da região.

    Praia do Resende 

    A apenas 1,5 km da Praia da Coroa, principal praia do centro da cidade, a Praia do Resende surpreende pelo aspecto de “praia deserta” que sustenta.

    Poucos quiosques oferecem seus serviços à beira-mar, o que garante algum conforto para quem decide passar seu dia na região.

    Durante a maré baixa, várias piscinas naturais de água quente se formam entre as pedras que pontilham a faixa de areia, fazendo a alegria dos banhistas.

    Cachoeiras em Itacaré

    Na quase improvável possibilidade de você se cansar das praias de Itacaré, Bahia, que tal trocar seu banho de mar por um refrescante banho de rio?

    Rodeada pela exuberante mata atlântica, a cidade é cercada por várias cachoeiras com fácil acesso, água limpa e boa infraestrutura.

    A Cachoeira do Tijuípe, por exemplo, fica a apenas 15 km do centrinho e oferece aos visitantes restaurante e banheiros.

    Você também pode gostar da Cachoeira Bom Sossego, com acesso pela Praia das Conchas, da Cachoeira do Cleandro, da Cachoeira de Noré ou da Cachoeira da Usina, às margens da rodovia BA-001, entre muitas outras.

    Quais são as melhores praias de Itacaré?

    Quais são as melhores praias de Itacaré?
    Fonte: Unsplash

    Podemos dividir a orla da cidade entre dois grupos de praias: as praias urbanas, também conhecidas como as principais praias de Itacaré, e as praias rurais, que não têm acesso pelo centro e tendem a ter uma beleza mais selvagem.

    O primeiro grupo inclui todas as praias próximas ao centro, como as praias da Coroa, das Conchas, Resende, Tiririca, Costa e Ribeira, onde você poderá curtir seu dia de praia com conforto e o serviço de quiosques, bares e restaurantes.

    As praias mais distantes do centro, por sua vez, surgem frequentemente entre as praias mais bonitas do litoral sul da Bahia, com mata atlântica abundante e mar limpo, como São José, Engenhoca, Havaizinho e Camboinha.

    Em outras palavras, se você prefere praias com boa infraestrutura, opte pelas praias urbanas. Caso você esteja em busca de sossego e natureza, é melhor escolher entre as praias rurais.

    O que tem para fazer a noite em Itacaré?

    Apesar de contar com algumas regiões mais sossegadas, onde é possível descansar longe do agito, Itacaré, Bahia, é um destino perfeito para quem gosta de vida noturna.

    As principais atrações da noite itacareense estão reunidas nos arredores da rua da Pituba, no centro da cidade, como bares que oferecem programação de música ao vivo, bons restaurantes e baladas.

    Que tal aproveitar para curtir um luau ou arrastar o pé no tradicional forró nordestino?

    Onde se hospedar em Itacaré, Bahia?

    Onde se hospedar em Itacaré, Bahia?
    Fonte: Elquarto / Pousada Solarium

    Ainda não sabe onde se hospedar em Itacaré, Bahia? Não se preocupe, pois opções em vários estilos e faixas de preço não vão faltar!

    O centrinho é o melhor lugar para ficar se você quer estar perto do agito, especialmente nos arredores da rua da Pituba ou das praias da Coroa e das Conchas.

    Prefere uma acomodação pé-na-areia, em uma região bem tranquila e com fácil acesso ao centro? Você pode gostar da Praia da Tiririca ou da Praia do Costa.

    Caso a sua intenção seja relaxar em um resort longe da bagunça e perto da natureza, considere uma das opções de hospedagem da Praia do Itacarezinho.

    Você pode encontrar os melhores hotéis em Itacaré ou qualquer lugar do mundo a preços exclusivos no ElQuarto: a plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos com preços promocionais!

    Para garantir ainda mais comodidade à sua viagem, o ElQuarto possibilita que você faça todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: comparação de preços, reserva de hospedagem e até pagamento de diárias!

    O que fazer em Itacaré em 4 dias?

    O viajante conseguirá conhecer as principais atrações de Itacaré em quatro dias. Para isso, no entanto, é indispensável planejar sua viagem com antecedência!

    No primeiro dia, por exemplo, invista seu tempo a explorar as praias urbanas, como a manhã na Praia das Conchas e a tarde na Praia de Tiririca. À noite, explore as opções gastronômicas da rua da PItuba.

    No dia seguinte, visite a Praia do Resende e a Praia da Costa, uma das mais bonitas da cidade, com fácil acesso pelo centro.

    O terceiro dia pode ser dedicado a algumas praias mais afastadas, como Jeribucaçú e Arruda, onde o rio encontra o mar, acessíveis a partir de uma trilha com pouco mais de 25 minutos de duração.

    No último dia de viagem, conheça as praias mais distantes do centro, Praia São José e Prainha, que costumam impressionar pela beleza selvagem e pela excelente infraestrutura.

    Se sobrar algum tempo no seu roteiro de viagem, não deixe de visitar outras praias locais, como Ribeira, Engenhoca ou Itacarezinho, indicadas para quem curte contato bem próximo com a natureza!

    Faça já a sua cotação de passagens aéreas para Itacaré, Bahia!

    Garanta agora mesmo sua passagem para Itacaré, Bahia, com economia e praticidade: é só fazer sua cotação fácil e gratuita em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    O viajante precisa apenas incluir as cidades de origem e destino, selecionar as datas de viagem e escolher o preço mais adequado para o seu bolso.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você quer visitar! 

    Quer conhecer o litoral sul da Bahia com economia e comodidade? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para ir visitar as melhores praias de Itacaré, Bahia
    Passagens aéreas saindo de
    Gol GRU São Paulo IOS Ilhéus 26 Out 01 Nov R$ 926 Azul SSA Salvador IOS Ilhéus 21 Mai 23 Mai R$ 989 Latam Brasil GRU São Paulo IOS Ilhéus 21 Jul 05 Ago R$ 1022 Gol GYN Goiânia IOS Ilhéus 10 Ago 15 Ago R$ 1155 Latam Brasil GRU São Paulo IOS Ilhéus 01 Set 04 Set R$ 1208 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

    Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

    Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

    Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

    Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

    Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!

    Corumbau, Bahia: dicas de passeios imperdíveis pela região!