Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

Procurando um lugar inesquecível para a sua próxima viagem? Você deve considerar Itajaí, Santa Catarina, um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil.

A cidade fica no litoral catarinense, rodeada por montanhas verdejantes, trechos de mata nativa, faixas de areia dourada e o azul do mar.

Ali, os viajantes podem contar com uma excelente infraestrutura, incluindo boa rede de comércio, hotelaria diversificada, bons restaurantes, transporte público eficiente e atrativos turísticos encantadores.

Neste artigo, você encontra tudo que precisa saber para montar seu roteiro: como chegar, quando visitar, o que conhecer, onde comer, melhores regiões para hospedagem e outras dicas importantes, veja só!

Compre passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Itajaí, Santa Catarina: conheça as belezas da cidade portuária!

Como muitos destinos no Sul do país, a cidade de Itajaí, Santa Catarina, bebeu na fonte dos imigrantes para se tornar o que se tornou.

A influência de outros povos na região é bastante clara na gastronomia, na arquitetura e nos costumes: portugueses, italianos e alemães se instalaram nessa região do Brasil em busca de clima agradável e belas paisagens, deixando suas marcas.

Fundada em meados da década de 1860, a cidade testemunhou o boom da era industrial no Brasil e encontrou na economia o fermento necessário para crescer: fica na cidade, por exemplo, o maior porto pesqueiro do país.

O investimento na indústria, porém, não quis dizer que a cidade deixasse de lado a preocupação com o meio ambiente. Pelo contrário: poucas cidades brasileiras conseguiram combinar tão bem a demanda turística com sustentabilidade.

O resultado pode ser conferido em mais de 531 km de litoral, por onde o viajante encontra praias paradisíacas e bem-conservadas, que podem agradar a todo tipo de viajante: surfistas, famílias, casais, esportistas, crianças e muito mais.

Seu forte não é praia? Então que tal conhecer a belíssima Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, visitar o Bico do Papagaio e o Morro da Cruz, passear sem pressa pelo centro histórico ou saborear pratos incríveis no Mercado Público?

Você só não pode deixar para fazer seu planejamento em cima da hora!

Afinal, Itajaí tem localização-chave para explorar a maior parte das cidades turísticas catarinenses, como a vizinha Balneário Camboriú, Penha (onde está o parque temático Beto Carrero World) e até a capital, Florianópolis.

Na prática, isso quer dizer que você deve fazer suas reservas de passagens aéreas e hospedagem com antecedência para garantir preços mais camaradas, especialmente se pretende viajar durante a alta temporada.

Como é o clima em Itajaí?

Onde fica a cidade de Itajaí?
Fonte: Pxhere / CC0

A cidade de Itajaí tem o clima definido ao longo do ano: os invernos são secos e frios, com temperaturas de 13ºC a 20ºC e pouca chuva, enquanto os verões são quentes e chuvosos, com termômetros variando entre 22ºC e 30ºC.

Mesmo com maiores chances de chuva, vale a pena se organizar para conhecer a cidade na estação mais quente do ano, de dezembro a fevereiro, quando o calor parece convidar o viajante a conhecer suas belas praias.

Este também é o período de alta temporada na cidade, especialmente entre as festas de fim de ano e as primeiras semanas de janeiro, então prepare-se para encontrar cidade cheia e preços mais salgados.

Se você quer evitar o movimento intenso do verão para conhecer os atrativos turísticos com mais calma, pode ser uma boa ideia viajar entre março e maio, quando chove menos na cidade e os termômetros ainda não despencaram.

Onde fica a cidade de Itajaí?

Situada no ponto em que o rio Itajaí-Açu se encontra com o oceano, Itajaí é uma cidade litorânea de Santa Catarina, que tem localização privilegiada para quem deseja conhecer o litoral do estado.

O município está a apenas 100 km de Florianópolis, 25 km de Penha e 12 km da turística Balneário Camboriú: prato cheio para quem deseja combinar mais destinos em um só roteiro de viagem.

Como chegar a Itajaí?

É bastante fácil chegar a Itajaí, Santa Catarina. A cidade fica próxima de, pelo menos, três aeroportos que recebem voos de todo o Brasil: Florianópolis (110 km), Joinville (100 km) e Navegantes (5 km).

Caso você esteja viajando de carro, o acesso é feito pela rodovia BR-101, que tem pista dupla, é bem sinalizada e oferece aos viajantes paisagens incríveis durante o trajeto.

Prefere viajar de ônibus? A Rodoviária de Florianópolis oferece vários horários diários para Itajaí, com duração estimada de 2h10.

Passagem para Itajaí, Santa Catarina

Como a cidade fica pertinho de vários aeroportos, você poderá avaliar a disponibilidade (e os preços) dos voos para todos esses terminais a fim de encontrar a oferta mais econômica para viajar!

Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda do Passagens Promo!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e nossa plataforma te mostra as melhores ofertas de passagem para Itajaí, Santa Catarina, das principais companhias aéreas!

Você pode, ainda, inscrever seu e-mail no alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alguma alteração de valor ou entrar em promoção.

Não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para se manter por dentro das novidades do mundo das viagens!

Mapa de Itajaí

Embora não seja uma cidade tão grande quanto outros destinos catarinenses, como Balneário Camboriú e Florianópolis, Itajaí reúne dezenas de bairros e mais de 530 km de litoral.

Por isso, vale a pena conhecer previamente o município para escolher o melhor lugar para ficar e as atrações que você deseja visitar.

Confira Itajaí, Santa Catarina: mapa turístico!

O que fazer em Itajaí, Santa Catarina

Existem tantas atrações esperando pelo viajante na cidade que pode ser difícil montar um roteiro de viagem. Para te ajudar nessa tarefa, confira nossa seleção Itajaí, Santa Catarina: pontos turísticos!

O que fazer em Itajaí, Santa Catarina
Fonte: Pixabay

Porto de Itajaí 

O Porto de Itajaí pode ser considerado o coração da atividade econômica na cidade: trata-se do maior porto de Santa Catarina e o maior porto pesqueiro do Brasil, líder em exportação de frios no país.

O cais se estende por mais de 1.000 metros e funciona 24 horas por dia para receber embarcações de todos os portes, incluindo meganavios carregados com milhares de contêineres.

Mas nem só de exportação vive o Porto de Itajaí: também fica na cidade o maior terminal náutico alfandegado do Sul do Brasil, com direito a um píer exclusivo para embarque e desembarque de passageiros de navios de cruzeiro.

Molhes da Barra

Construídos na primeira metade do século XX, os molhes da Barra garantiram o canal de acesso ao Porto de Itajaí, o que tornou a região segura para a circulação de grandes navios.

Além de ser um endereço essencial para a circulação marítima em todo o Sul do Brasil, os molhes também se tornaram um ponto turístico querido na cidade.

A partir dali é possível contemplar de pertinho o tráfego de navios dos mais variados portes. A região é, também, um dos melhores pontos para a prática de pesca de arremesso na cidade.

Morro da Cruz 

Morro da Cruz Itajaí
Fonte: Autosound / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Principal mirante itajaiense, o Morro da Cruz fica em uma colina no centro da cidade, a mais de 180 metros de altura. Por essas e outras, a partir do miradouro é possível contemplar não apenas Itajaí como também as cidades vizinhas.

Vale a pena visitar o local para avistar o ponto em que o rio Itajaí-Açu se encontra com o mar, toda a orla da cidade e até o estádio Hercílio Luz.

Aproveite a sua visita para desfrutar de uma refeição saborosa no restaurante Castelo Montemar, construído em estilo medieval e localizado no topo da colina.

Palácio Marcos Konder 

O Palácio Marcos Konder abriga o Museu Histórico de Itajaí, Santa Catarina, cujo acervo inclui mais de 2.000 itens, documentos e fotografias que remontam às origens da cidade.

O palácio histórico foi construído em 1925 em estilo arquitetônico clássico e logo se tornou um dos principais cartões-postais da cidade.

O museu funciona de terça a sexta, entre 13h e 18h, e aos sábados, de 10h às 15h, com  entrada franca.

Mercado Público Municipal 

Que tal aproveitar a sua visita para conhecer o principal centro de tradições populares da cidade? O Mercado Público Municipal é o lugar ideal para conhecer mais sobre a cultura local e sua saborosa gastronomia!

A construção abriga vários restaurantes, lojas de artesanato e bares animados, que oferecem intensa programação cultural.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento 

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Fonte: Rodrigo De Oliveira Santos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é relativamente recente para uma cidade fundada no século XVII: a igreja itajaiense mais importante só foi construída em 1955.

Apesar da “pouca idade”, a igreja foi tombada pelo Iphan como patrimônio histórico em 2001 e se destaca no horizonte de Itajaí.

A construção mistura elementos neogóticos e românticos na fachada, enquanto o interior é rico em obras com temática bíblica produzidas por artistas italianos.

Bico do Papagaio 

O Bico do Papagaio é uma curiosa formação rochosa com mais de 4,5 metros de altura na orla itajaiense que se parece com um pássaro gigante.

Diferentemente do que muita gente imagina, o monumento inusitado não é uma formação rochosa natural, e sim fruto de um acidente durante as obras de construção da estrada que conecta o centro da cidade à região de Cabeçudas.

A “escultura” é resultado de uma implosão de rochas para liberar o acesso às máquinas e acabou se tornando um querido ponto turístico da cidade.

Casa da Cultura Dide Brandão  

A Casa da Cultura Dide Brandão funciona em um edifício dos primeiros anos do século XX e guarda um rico acervo cultural itajaiense.

Batizada em homenagem ao maior artista plástico da cidade, a instituição dispõe de duas galerias de arte, salas audiovisuais, espaços para leitura e oficinas artísticas abertas ao público.

A construção fica bem ao lado do Palácio Marcos Konder, na rua Hercílio Luz, 655.

Praias de Itajaí

Praias de Itajaí
Fonte: Unsplash

Como já deu para perceber, essa charmosa cidade catarinense reúne diversos atrativos, capazes de agradar a diferentes estilos de turistas. No entanto, é inegável que as praias de Itajaí, Santa Catarina, são as principais atrações locais.

Se você gosta de surfar, pode ser uma boa ideia incluir em seu roteiro as praias do Atalaia, Brava e Canto do Morcego. 

Está viajando em família e procura mar calmo para relaxar? Você pode curtir a Praia dos Amores, a quase selvagem Praia da Solidão, a Praia de Cabeçudas ou a paradisíaca Praia do Geremias.

Quantos bairros tem em Itajaí, Santa Catarina?

A população de Itajaí, SC, que totaliza pouco mais de 220 mil pessoas, está dividida por dezenas de bairros e distritos: são 44 localidades espalhadas por uma área de 289,3 km².

Na hora de escolher onde se hospedar, vale a pena optar entre o turístico Ressacada, onde fica o Parque Ecológico de Ressacada, o boêmio bairro de Cabeçudas, preferido entre os turistas, e a região de Praia Brava.

Como é morar em Itajaí?

Você sabia que Itajaí, Santa Catarina, é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil? 

Além da localização privilegiada no litoral catarinense, da excelente infraestrutura de transporte e serviços, das belezas naturais paradisíacas e dos diversos atrativos de lazer, a cidade tem economia próspera e oferece muita qualidade de vida.

O PIB de Itajaí é o segundo maior de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville e à frente até da capital, Florianópolis.

Isso se traduz em bairros planejados, muita segurança, educação de qualidade, emprego pleno e serviços públicos de excelência!

Hotéis em Itajaí, Santa Catarina

Hotéis em Itajaí, Santa Catarina Estação 101
Fonte: Elquarto / Hotel Estação 101, Itajaí

O viajante pode contar com uma boa rede de pousadas e hotéis em Itajaí, Santa Catarina: a cidade recebe mais de 2 milhões de turistas todos os anos e oferece acomodações suficientes para suprir a demanda por hospedagem.

Quem deseja explorar as atrações do centro histórico não deve hesitar em ficar no centro da cidade: a região mais urbana de Itajaí dispõe de excelente infraestrutura e fácil acesso às principais praias.

Os viajantes que gostam de festas e surfe não vão se arrepender de se hospedar em Praia Brava, enquanto a região de Cabeçudas é a mais indicada para quem viaja em família.

Para encontrar as melhores opções de hospedagem em Itajaí e nos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, visite o site buscador ElQuarto.

A plataforma exclusiva e fácil de usar do ElQuarto reúne milhares de acomodações para levar até você preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito.

Faça uma simulação para descobrir que visitar as joias do litoral catarinense pode sair mais barato do que você imagina!

Restaurantes em Itajaí, Santa Catarina

O que não falta é bom restaurante em Itajaí, nos quatro cantos da cidade: existe um pequeno pólo gastronômico em cada região turística, como Cabeçudas e Praia Brava.

A avenida Beira-Rio (oficialmente av. Min. Victor Konder), que se estende pela orla do rio Itajaí-Açu, poderia se chamar “Via Gastronômica”.

A região abriga muitos restaurantes e é considerada um ponto de referência para quem deseja comer bem.

Na região de Praia Brava o viajante encontra boas cervejarias e pubs, bem como várias opções de entretenimento noturno.

No Mercado Público você também pode usufruir de restaurantes e barraquinhas de comida que preparam pratos saborosos com ingredientes frescos.

Se você gosta de comidas étnicas, visite o Arepa’s para experimentar pratos típicos colombianos ou o Brava Sushi para desfrutar de pratos orientais.

Prefere experimentar peixes e frutos do mar frescos? Você pode gostar do Restaurante Drummond ou do Bistrô Dal Molin.

Caso você deseje aproveitar sua viagem pelo Sul do Brasil para comer um bom churrasco, vale a pena incluir o Santo Grill em seu roteiro.

Cotação de passagem para Itajaí, Santa Catarina

Uma etapa essencial de qualquer planejamento de viagem é a reserva e compra de passagens aéreas: nesse quesito, a antecedência pode significar a diferença entre uma grande economia ou preços mais salgados.

Você pode garantir seu voo para Itajaí, Santa Catarina, pelo menor preço do mercado em nosso site de buscas, Passagens Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM GRU São Paulo NVT Navegantes 17 Jun 25 Jun R$ 604 LATAM SDU Rio de Janeiro NVT Navegantes 26 Jun 07 Jul R$ 608 LATAM SDU Rio de Janeiro NVT Navegantes 21 Jun 25 Jun R$ 608 LATAM SDU Rio de Janeiro NVT Navegantes 25 Jun 03 Jul R$ 608 LATAM SDU Rio de Janeiro NVT Navegantes 25 Jul 30 Jul R$ 615 Ver mais ofertas

O viajante pode até ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção! Assim, vai ficar fácil viajar muito sem comprometer o orçamento.

Conhecer as belezas do Vale do Itajaí sem abrir mão da economia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem