Itamonte, Minas Gerais: como chegar, o que fazer, mapa e cachoeiras

Localizada em pleno vale da Serra da Mantiqueira, a cidade de Itamonte, Minas Gerais, é um destino democrático, que reúne atrações capazes de encantar diferentes perfis de viajantes.

Se você procura um lugar para turismo rural, ecoturismo ou até mesmo turismo de aventura, essa pequena cidade mineira, quase na divisa com o Rio de Janeiro, pode ser o lugar ideal para suas férias.

Uma das melhores cidades-base para quem deseja conhecer as belezas do Parque Nacional do Itatiaia, Itamonte abriga alguns dos picos mais altos do Brasil e cachoeiras de água cristalina, além de bons hotéis e restaurantes.

Neste artigo, você encontra um guia completo para conhecer a região, com os principais atrativos, onde ficar, as melhores opções gastronômicas e diversas dicas de turismo. Veja só!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Itamonte, Minas Gerais: belezas naturais, aventura e diversão!

Itamonte, Minas Gerais, é uma cidade ecologicamente privilegiada, que abriga em seu pequeno território inúmeras áreas de preservação ambiental.

Na lista estão incluídos atrativos como o Parque Estadual da Serra do Papagaio, reservas na Serra da Mantiqueira, trechos da rota turística da Estrada Real e o já mencionado Parque Nacional do Itatiaia, um dos lugares mais bonitos do país.

A paisagem natural exuberante emoldura essa pacata cidade com pouco mais de 15 mil habitantes que guarda o melhor da gastronomia mineira, peças primorosas de artesanato e o friozinho típico das montanhas.

Os viajantes mais animados podem percorrer quilômetros de trilhas em meio às matas locais ou praticar esportes radicais, como rapel, escalada, canoagem e tirolesa.

Prefere uma atividade mais tranquila? Que tal praticar pesca esportiva em um dos rios da região ou desfrutar de passeios a cavalo ou bicicleta entre as belezas naturais locais?

Como já deu para perceber, dezenas de atrativos turísticos para todas as idades esperam os viajantes que chegam a essa charmosa cidade do interior de Minas!

Como chegar em Itamonte?

Como chegar em Itamonte?
Fonte: Stocksnap / CC0

Localizada a 430 km de Belo Horizonte, Itamonte está mais próxima das capitais do Rio de Janeiro (200 km) e de São Paulo (270 km) do que da capital mineira.

A partir de Rio ou de São Paulo, o trajeto é feito pela rodovia Presidente Dutra até a entrada para o distrito de Engenheiro Passos. 

Depois, é só seguir pela BR-354 rumo a Caxambu, passando por Resende e Itatiaia, até chegar à saída 330, em Engenheiro Passos. A partir dali, faltam apenas 43 km até Itamonte.

Se você está saindo de Belo Horizonte, o trajeto é feito pela BR-381 até a saída para a BR-267, depois de Três Corações. Siga por esta rodovia até Caxambu, onde você deve pegar a BR-354, que leva até Itamonte.

Itamonte fica perto de que cidade?

A cidade de Itamonte, Minas Gerais, fica no alto da Serra da Mantiqueira, próxima a outros destinos formidáveis da região, como Penedo (72 km), Resende (75 km) e Itatiaia (63 km), no Rio de Janeiro.

No território mineiro, as vizinhas célebres estão espalhadas pela região sul do estado, como São Lourenço (40 km), Caxambu (50 km) e a esotérica São Thomé das Letras (100 km).

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Como é o clima em Itamonte, MG?

    Localizada a mais de 933 metros de altitude, Itamonte é uma cidade que vive verões de temperatura amena e chuvas ocasionais, ideais para quem quer curtir as cachoeiras da região.

    Os invernos, por sua vez, são gelados, com termômetros que chegam a -5ºC e bastante nevoeiro.

    Por essas e outras, o destino é bastante procurado durante os meses mais frios do ano: afinal, quem não gosta de curtir o friozinho das montanhas com vista privilegiada e boa gastronomia?

    Ou seja, se você está pensando em viajar durante o inverno, não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga!

    Passagens aéreas para Itamonte, Minas Gerais

    Quem quer conhecer Itamonte, Minas Gerais, tem à disposição vários aeroportos para desembarcar e, então, finalizar o trajeto por terra, como os aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e até Belo Horizonte.

    Na prática, isso significa que o viajante tem mais chances de encontrar passagens aéreas promocionais, pois, afinal, tem mais aeroportos como opção, sobretudo se fizer uma boa pesquisa de mercado.

    Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda do Passagens Promo, o melhor site de buscas do Brasil, que te ajuda a comparar preços para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e avaliar qual oferta se encaixa melhor nas suas necessidades e no seu orçamento.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção e siga o Passagens Promo nas redes sociais para se manter atualizado sobre as novidades!

    Mapa de Itamonte, Minas Gerais

    Embora seja um município relativamente pequeno, com apenas 430.597 km² de área, a cidade reúne dezenas de cachoeiras, trilhas ecológicas, picos e rios. Confira Itamonte, MG, mapa!

    O que tem para fazer em Itamonte?

    Itamonte, Minas Gerais, fica a quase 1.000 metros de altitude, encravada no meio da serra e recortada pelas águas do rio Capivari, com riquezas naturais suficientes para encher semanas de viagem.

    Na lista de atrações constam cachoeiras, cânions, paredões para rapel e escalada, trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, 4×4 ou a cavalo, mirantes e muito mais.

    Confira o que fazer em Itamonte!

    Igreja Matriz de São José e Capela de São Francisco

    Igreja São Francisco
    Fonte: Josue Marinho / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    A Igreja Matriz de São José é não apenas o templo religioso mais importante da cidade como também o principal centro de referência no centrinho.

    A história da paróquia é ainda mais antiga do que a história da cidade: a capela que deu origem à igreja foi construída em 1880, enquanto Itamonte só foi oficialmente fundada 58 anos depois.

    A Igreja Matriz está instalada na praça principal da cidade e, muitas vezes, é utilizada como ponto de referência geográfica.

    Por exemplo, a Secretaria de Turismo fica ao lado da igreja e todos os bancos têm agências atrás ou ao lado do templo.

    Mas não pense que a Igreja Matriz de São José é a única igreja famosa da cidade: a fotogênica Capela de São Francisco é ainda mais antiga, de 1860, e já foi visitada até mesmo pela Família Real brasileira!

    O imperador Dom Pedro II, a filha, Princesa Isabel, e o genro, Conde D’Eu, se hospedaram na capela quando a construção servia também como pouso de viajantes, poucos anos após sua fundação.

    A estadia foi tão agradável que os monarcas brasileiros decidiram presentear a pequena paróquia com uma obra de arte primorosa: um quadro da Santa Ceia assinado pela princesa e seu marido.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Casarão Engenho de Serra

    Mais uma herança do período colonial, o Casarão Engenho de Serra foi construído durante o século XVIII, a mando da Coroa Portuguesa sob tutela de um fazendeiro local chamado Franklin de Melo.

    No século XIX foi a vez de a Princesa Isabel visitar a fazenda, em busca de águas da região que, supostamente, teriam propriedades terapêuticas e poderiam ajudar a filha de Dom Pedro II a superar os problemas de fertilidade que a impediam de engravidar.

    Desde então, o casarão ganhou fama na cidade e se transformou em uma espécie de memorial do período colonial: ali é possível conhecer obras feitas por escravos, visitar o antigo moinho e a senzala, entre outros.

    O casarão fica aberto diariamente, incluindo feriados, das 8h às 18h, com entrada franca.

    Pedra do Dente

    A Pedra do Dente é uma formação rochosa curiosa localizada na zona rural da cidade que, como o próprio nome indica, tem o formato de um dente.

    Além do formato inusitado, famoso entre montanhistas que desejam praticar a modalidade boulder, a pedra também fica próxima a dois poços de água limpa bastante agradáveis para banho, o Poço da Pedra do Dente e a Prainha.

    Parque Nacional do Itatiaia

    Parque Nacional do Itatiaia
    Fonte: Unsplash

    A principal atração de Itamonte, Minas Gerais, é o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do país, inaugurado na segunda metade da década de 1930.

    O parque ocupa uma área de mais de 30 mil hectares entre as cidades de Itamonte, Itatiaia e Resende (RJ), chegando a mais de 2.791 metros de altitude.

    Os visitantes podem percorrer centenas de quilômetros de trilha, se refrescar em cachoeiras de água pura, visitar mirantes e picos incríveis, como o Pico das Agulhas Negras, o quinto ponto mais alto do Brasil.

    O ingresso diário para visitar o parque custa a partir de R$ 17 por dia (preço em abril/2021).

    Parque Estadual da Serra do Papagaio

    Itamonte, Minas Gerais, é uma cidade pequena, mas reúne inúmeras belezas naturais e vários parques ecológicos, como o belíssimo Parque Estadual da Serra do Papagaio, reduto ideal para a prática de trekking e escalada.

    A reserva guarda um dos pontos mais altos do Sudeste brasileiro, o Pico do Garrafão, que chega a 2.359 metros de altitude, além de vários mirantes, cachoeiras e cânions.

    O melhor de tudo é que o Parque Estadual da Serra do Papagaio tem entrada gratuita e fica aberto 24 horas por dia, sete dias na semana!

    Rio Capivari

    O principal rio que corta a cidade é o Capivari, que corre às margens da BR-354, que leva até Itamonte, e passa pelo centro do município.

    Existem centenas de cascatas, quedas d’água e poços espalhados por diferentes pontos do rio, considerado uma das principais atrações turísticas locais.

    Como as águas são relativamente tranquilas, os visitantes podem se divertir não apenas no banho, mas também com a prática de esportes aquáticos, como canoagem, boia cross e stand-up paddle.

    Volta dos 80

    Volta dos 80
    Fonte: Pxhere / CC0

    A Volta dos 80 é uma rota turística geralmente percorrida de jipe ou veículo 4×4 (ou bicicleta, para quem tem bom preparo físico) por estradas de terra nos arredores da cidade.

    O passeio passa por cerca de 77 km pela zona rural, desvendando paisagens bucólicas impressionantes e dezenas de cachoeiras, como a Cachoeira da Fragária, uma das mais bonitas da cidade.

    Brejo da Lapa

    Localizado na estrada que leva ao Parque Nacional do Itatiaia, o Brejo da Lapa ficou conhecido por ser o endereço de uma antiga casa construída pelo então presidente Getúlio Vargas em meados da década de 1950, a Casa de Pedra.

    O que nem todo mundo sabe é que ali perto fica uma das cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais, que deságua em um lindo lago cercado por vegetação abundante e já serviu até de cenário para novelas!

    Pedra do Picu

    A Pedra do Picu é uma formação geológica que se destaca na paisagem e, por isso, teve grande importância histórica e geográfica.

    Os bandeirantes que enfrentavam o interior de Minas Gerais em busca de riquezas utilizavam a pedra para se orientar.

    Por conta disso, a pedra acabou dando origem ao nome da cidade: “ita” é um termo do tupi que significa “pedra”, ou seja, Itamonte é a Pedra no Monte.

    Campo Redondo

    Campo Redondo é um dos principais bairros da zona rural de Itamonte, Minas Gerais, e uma das paradas da Volta dos 80 que vale a pena incluir em seu roteiro.

    A região é bastante simples, como um pequeno vilarejo rústico, com uma igrejinha fotogênica na praça principal, lojinhas de artesanato e vegetação exuberante nos arredores, um charme só!

    Cachoeiras em Itamonte

    Cachoeiras em Itamonte
    Fonte: Unsplash

    Como a cidade fica em pleno Vale da Serra da Mantiqueira, existem dezenas de cachoeiras espalhadas pela zona rural de Itamonte, Minas Gerais.

    Você pode pegar um mapa na Secretaria Municipal de Turismo, pertinho da Igreja Matriz, para se localizar e chegar com mais facilidade às quedas d’água, que são bem sinalizadas.

    A maior parte das cachoeiras fica a, no máximo, 10 km do centro da cidade, como as cachoeiras dos Bragas, da Conquista, do Morundanga, do Zé Juca e muitas outras.

    Ao longo de todo o rio Capivari é possível encontrar centenas de quedas d’água para matar o calor nos dias mais quentes, como a Cachoeira da Fragária, uma das mais altas do município, com mais de 100 metros de queda.

    Onde ficar em Itamonte?

    Na hora de encontrar um bom hotel em Itamonte, Minas Gerais, o viajante terá, em geral, duas opções de localização: o centrinho da cidade ou a zona rural, onde estão pousadas mais rústicas e hotéis fazenda.

    Quem gosta de contato próximo com a natureza pode curtir a Pousada Encanto das Águas, instalada em um parque ecológico com rio, que oferece piscina aquecida, sauna, salão de jogos e charmosos chalés com lareira.

    A Pousada Ribeirão do Ouro fica na zona rural da cidade, cercada por matas exuberantes, enquanto o Hotel e Pousada Real é uma boa opção no centrinho.

    Você pode encontrar as melhores opções para a sua hospedagem no site de buscas ElQuarto, que te ajuda a comparar preços, reservar acomodações e até pagar pelas diárias online, com total comodidade.

    Onde comer em Itamonte?

    Na hora de matar a fome, o centro da cidade é a região que oferece maior variedade de opções gastronômicas, como bares, bistrôs e restaurantes que servem o melhor da culinária mineira, como o Restaurante Alto Astral e o Te-Ki-Fim.

    O Barrica Gourmet é uma pizzaria aconchegante que serve massas frescas e pratos típicos de cantina italiana, enquanto o Bistrô e Hamburgueria Itamonte oferece um cardápio variado de hambúrgueres artesanais e pratos mineiros.

    Quer gastar pouco? O Príncipe da Laranja serve lanches rápidos e sucos frescos a partir de R$ 2,50 (preço em abril/2021).

    Além disso, boa parte dos hotéis e pousadas de Itamonte, Minas Gerais, dispõe de seu próprio restaurante, como o Provance Hotel São Gotardo, que dispõe de um restaurante requintado especializado em culinária internacional.

    Cotação de passagens aéreas para Itamonte, MG

    Antes de fazer as malas para conhecer todas as belezas de Itamonte, Minas Gerais, não se esqueça de garantir suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado!

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para fazer sua pesquisa de mercado: é só digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor oferta para o seu bolso!

    Marque sua viagem para Itamonte, MG!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 15 Set 16 Set R$ 279 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 14 Set 15 Set R$ 279 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 22 Set 23 Set R$ 279 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 21 Set 22 Set R$ 279 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 05 Out 06 Out R$ 279 Ver mais ofertas

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para ser notificado quando o trecho desejado entrar em promoção e não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das melhores ofertas e novidades!

    Conhecer as atrações da Serra da Mantiqueira sem comprometer o orçamento? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Parque aquático, MG: informações gerais e os principais parques

    Parque aquático, MG: informações gerais e os principais parques

    Serro, MG: informações, mapa, principais atrações e cachoeiras

    Serro, MG: informações, mapa, principais atrações e cachoeiras