Jaboatão dos Guararapes: veja onde fica, o que fazer, o que significa o nome e outras curiosidades

Berço da Pátria, Jaboatão dos Guararapes é uma cidade com grande importância para a história do Brasil e também é um verdadeiro paraíso quando o assunto são belezas naturais.

Com um mar azul esverdeado, o destino guarda relíquias do seu passado, que ainda podem ser observadas em construções antigas, que dão um toque colonial aos cenários.

Da uma olhadinha em tudo o que tem para fazer no destino: as melhores praias, dicas de viagem e muito mais. Veja só!

Compre passagens aéreas para Recife com os menores preços neste link!

Jaboatão dos Guararapes: como aproveitar o “berço da pátria”?

A cidade Jaboatão dos Guararapes é um lugar bem bacana para quem gosta de unir boas histórias a belas paisagens.

Fundada em 1593, é considerada o “berço da pátria” por ter sido o cenário de conflitos históricos, que garantiram a expulsão dos holandeses que dominavam a região, na época.

Hoje, depois de centenas de anos, o município ainda guarda as memórias do seu passado, que podem ser vistas em suas igrejas e edifícios antigos.

E o melhor é que, além de roteiros históricos, os turistas podem desfrutar de praias de águas claras e ótima estrutura

Qual é o nome do povo que nasce em Jaboatão dos Guararapes?

Qual é o nome do povo que nasce em Jaboatão dos Guararapes?
Fonte: Unsplash

Ao iniciar os planejamentos para conhecer esta região do Nordeste, uma pergunta muito comum entre os turistas é sobre qual é o nome do povo que nasce em Jaboatão dos Guararapes. 

Saiba que os moradores da cidade são chamados de jaboatonenses.

O que significa Jaboatão dos Guararapes?

Outra dúvida está relacionada ao significado do nome da cidade. Jaboatão é uma palavra, que vem do indígena ‘Yapoatan’: é uma referência à árvore da região, utilizada para fabricar mastros e embarcações.

A princípio, a cidade tinha apenas este nome, mas em 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas, que aconteceram na região dos Montes Guararapes, em Pernambuco.

Por que a pátria nasceu em Jaboatão?

A cidade é conhecida como Berço da Pátria por ter sido palco de grandes conflitos contra os holandeses, nos anos de 1648 e 1649, que foram decisivos para a expulsão dos europeus da capitania de Pernambuco. 

Segundo a história, naquela época, os holandeses dominavam boa parte da região Nordeste, onde montaram um sofisticado sistema de produção açucareira.

Qual a região da cidade de Jaboatão dos Guararapes?

Qual a região da cidade de Jaboatão dos Guararapes?
Fonte: Unsplash

Para viajar para esse cantinho do Nordeste, é importante que você entenda qual a região da cidade de Jaboatão dos Guararapes. 

O destino fica na Região Metropolitana de Recife, no sul da capital de Pernambuco, a menos de 20 km de distância.

Como chegar em Jaboatão dos Guararapes?

Por ficar bem pertinho de Recife, os turistas que desejam conhecer a cidade não encontram dificuldades, já que é possível desembarcar no aeroporto internacional e seguir viagem de diferentes formas.

Se você quer mais autonomia, uma dica é alugar um veículo na capital e aproveitar a viagem, que dura cerca de 20 minutos.

Mas se preferir, há a possibilidade de fazer o percurso de ônibus, que é uma alternativa mais barata. As passagens custam R$ 13,35 (cotação julho de 2021).

Quando ir para Jaboatão dos Guararapes?

Ao viajar para o nordeste brasileiro, os turistas querem aproveitar as praias e belezas naturais com muito sol e calor, não é mesmo? 

Se você não quer correr o risco de pegar chuva, é importante entender quando ir para Jaboatão dos Guararapes.

Como em todo o Nordeste, esse cantinho do litoral pernambucano é marcado por um clima quente a maior parte do ano, com temperaturas que ficam entre 22 ºC a 32 ºC.

Porém, os períodos com maior precipitação pluviométrica acontecem entre os meses de março e agosto, quando o tempo fica instável e pode chover a qualquer momento.

Sendo assim, a primavera e o verão são as melhores temporadas para aproveitar ao máximo o destino, pegar uma praia e curtir as atrações mais legais da cidade.

Promoção de passagem para Jaboatão dos Guararapes

Agora que você já entendeu onde fica Jaboatão dos Guararapes, que tal encontrar as passagens mais baratas do mercado? Afinal, toda economia é sempre bem-vinda, especialmente, em viagens, não é mesmo?

O nosso site de buscas, Passagens Promo, reúne as passagens mais baratas do mercado, além de ofertas e promoções das melhores companhias aéreas do mundo.

Na nossa plataforma, as buscas são muito simples, basta digitar os destinos de origem e chegada, as datas de ida e volta e pronto: uma lista completa com as opções mais vantajosas estarão disponíveis para você.

Se você não quer perder as melhores ofertas de passagens para Jaboatão dos Guararapes, acione o alerta de preços, para receber avisos quando o trecho desejado entrar em promoção. 

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Mapa de Jaboatão dos Guararapes

Não basta saber a melhor época para conhecer a Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, o mapa é um item que precisa ser analisado com calma, pois ele te ajudará a definir as rotas de deslocamento e as atrações que deseja conhecer na cidade.

Pensando em te auxiliar nessa missão, elaboramos um guia turístico com os detalhes do destino e como acessá-lo com muito mais facilidade.

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes

Uma coisa é certa: esse cantinho do litoral pernambucano é repleto de atrações naturais, belas praias e lugares históricos cheios de memórias.

Selecionamos aqui os pontos turísticos mais legais da cidade e tudo o que fazer em Jaboatão dos Guararapes. Confira!

Parque Nacional dos Guararapes

Parque Nacional dos Guararapes
Fonte: Portal Da Copa/Me / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Parque Nacional dos Guararapes é uma das atrações mais significativas da cidade, especialmente, para quem gosta de mergulhar nas históricas locais.

Criado em 1971, o local é, na verdade, um centro histórico a céu aberto, que guarda relíquias arquitetônicas e as suas memórias mais antigas.

O parque abriga atrações importantes como o Morro dos Guararapes, onde aconteceu as lutas contra os holandeses entre 1649 e 1654, que resultou na Insurreição Pernambucana e na origem do Exército Brasileiro.

No seu mapa de Jaboatão dos Guararapes, visite também a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, construída no século XVII, em estilo barroco, que fica dentro do parque nacional.

O templo é famoso por abrigar o maior conjunto de azulejos seiscentistas fora do território português e também um amplo acervo de imagens barrocas com um importante valor histórico, além de obras dos séculos XVII e XVIII.

A igreja também guarda os restos mortais de João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, considerados heróis das batalhas da Insurreição Pernambucana.

Igreja Nossa Senhora da Piedade

Instaurada por Francisco Gomes, em 1683, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade é também um local que faz parte da história de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

Construída em alvenaria de pedra, esse templo é bem pequeno e conta com um convento datado do século XVIII.

Essa pequena capela, construída em estilo maneirista, na orla da praia da Piedade, já passou por muitas reformas e ampliações ao longo da sua existência, mas sem perder suas características originais.

Vale a pena visitar o local e aproveitar para conhecer outros edifícios, bares e restaurantes, que ficam na região.

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
Fonte: Sérgio F Santos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Em Jaboatão dos Guararapes, pontos turísticos estão sempre relacionados com as suas memórias mais antigas, trazendo ainda mais riqueza histórica para os roteiros.

Outro lugar que é parada obrigatória é o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, encravado em meio à Mata Atlântica. O templo foi construído no Antigo Engenho Suassuna, em cima de um monólito, em 1915.

Ao visitar o local, é possível observar a sua grandiosidade e os detalhes da sua arquitetura com características do romantismo e bizantino, tornando os cenários ainda mais encantadores.

Do lado de dentro, o grande destaque é a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com cerca de quatro metros de altura. 

Depois de conhecer o lado de dentro da igreja, não deixe de ir até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, sobre a qual foi construído o templo.

Lagoa Azul

Depois de conhecer as principais atrações históricas, no seu mapa de Jaboatão, a Lagoa Azul precisa ter um lugar de destaque.

Localizada no antigo Engenho Guarany, o grande lago de águas azuis surgiu devido a uma perfuração que atingiu um lençol de água subterrânea, em uma antiga pedreira, e fez surgir um grande volume de água, enchendo a cratera.

Cercada por um paredão rochoso e uma bela vegetação, a Lagoa Azul é um local muito procurado para a prática de esportes náuticos e deliciosos mergulhos.

Praia de Piedade

O clima Jaboatão dos Guararapes está sempre bom para pegar uma praia. Uma das mais procuradas pelos turistas e também muito frequentada pelos moradores locais é a praia de Piedade, com uma extensa faixa de areia, de cerca de 4,5 quilômetros.

Cercada por prédios residenciais e casas, ela é sempre uma boa pedida para quem quer relaxar e tomar um banho de água salgada em uma região com boa estrutura.

A praia de Piedade é dona de um cenário belíssimo, com coqueiros em sua orla, águas esverdeadas, areia dourada e muitas piscinas naturais, próximas aos recifes. 

Na hora que bater aquela fome, os restaurantes e bares ao redor servem deliciosos petiscos.

Sem contar que o cenário é ainda mais encantador com a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que fica à beira-mar.

Praia de Candeias

Praia de Candeias
Fonte: Jobosco / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Em Jaboatão dos Guararapes, PE, a praia de Candeias é uma das maiores da região, com cerca de 3 quilômetros de extensão de pura beleza, sossego, águas claras e quase sem ondas.

Por ter um mar calmo, é muito visada por famílias com crianças e a prática de esportes náuticos também ganha destaque nessa região, como windsurfe, caiaque, stand-up paddle, etc. 

Ali a estrutura é boa e você pode desfrutar de porções e bebidas servidas pelos bares e restaurantes, que ficam à beira-mar.

Praia de Barra de Jangada

Ao escolher o que fazer em Jaboatão dos Guararapes, a praia de Barra de Jangada é uma boa opção para quem busca descansar em um lugar mais tranquilo e longe da agitação.

Essa região costuma ficar mais cheia na alta temporada, mas em dias comuns é um verdadeiro recanto para relaxar, tomar um banho de mar e recarregar as energias.

Ali as areias são grossas e douradas e sua orla é bem extensa, o que é uma boa pedida para uma caminhada no fim da tarde. 

Com um mar calmo de águas transparentes, o local é muito procurado para a prática de esportes aquáticos, como windsurf e jet ski.

O lugar tem uma excelente infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e drinks. 

Ilha do Amor

Jamais vá embora da cidade sem antes pegar um barquinho na Ponta da Barra rumo à Ilha do Amor, em uma travessia que dura poucos minutos.

Ao desembarcar em suas areias, é possível entender o porquê dela ser uma das grandes atrações de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.

De um lado, é possível observar o rio que deságua no mar, do outro, as águas esverdeadas do oceano, onde se encontram praias de areias claras: um local perfeito para relaxar e esquecer do mundo.

A ilha tem uma estrutura mais simples, mas há alguns restaurantes no local, que servem comida regional.

Melhores restaurantes em Jaboatão dos Guararapes

A sua viagem só estará completa se você saborear a gastronomia nordestina, que é famosa em todo mundo. 

E o melhor é que há muitos restaurantes em Jaboatão dos Guararapes para você se deliciar com os mais gostosos pratos típicos da região.

Para os turistas que não abrem mão de provar a culinária nordestina, o Restaurante Du Maranhão é o lugar certo. 

Com uma gastronomia tradicional e pratos típicos de Pernambuco, o local tem um cardápio variado de peixes, frutos do mar, carnes e aves.

E o melhor é que o restaurante fica à beira-mar e você pode aproveitar para admirar a vista.

Para os turistas que gostam de uma culinária mais requintada, o Restaurante Guararapes é uma boa opção para um café da manhã, brunch, almoço e jantar.

Com um ambiente mais sofisticado, o local oferece pratos com apresentações mais elaboradas de pratos com peixes, frutos do mar e também carne vermelha.

Se, além de apreciar a gastronomia local, você também gosta de um ambiente mais animado, o Betos Bar faz o maior sucesso por lá. 

A choperia serve deliciosos petiscos, drinks e cerveja gelada. Aos finais de semana, o clima é sempre animado.

Melhor oferta de passagem para Jaboatão dos Guararapes

Não faltam atrações em Jaboatão dos Guararapes e você passará dias deliciosos em suas praias e atrações naturais. Então, que tal começar agora mesmo a planejar a sua viagem?

Para garantir as melhores promoções de passagens aéreas para o nordeste, visite nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores promoções de voos para destinos nacionais e internacionais.

Para não perder as ofertas mais vantajosas, ative o alerta de preços e receba notificações sempre que o trecho desejado entrar em promoção. 

Siga-nos também nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Quer conhecer o nordeste com economia e sem comprometer o seu orçamento? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 248 Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 280 Azul CPV Campina Grande REC Recife 01 Out 15 Out R$ 288 Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 01 Nov R$ 453 LATAM SSA Salvador REC Recife 09 Jun 13 Jun R$ 526 Ver mais ofertas
Recomendado para você
O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

Veneza brasileira: conheça as paisagens de Recife que inspiraram esse apelido!

Veneza brasileira: conheça as paisagens de Recife que inspiraram esse apelido!

Conheça a cidade de Tamandaré e todas as suas delícias

Conheça a cidade de Tamandaré e todas as suas delícias

Ilha de Itamaracá, PE: em qual cidade fica a ilha, quantas praias são, o que fazer e outras curiosidades!

Ilha de Itamaracá, PE: em qual cidade fica a ilha, quantas praias são, o que fazer e outras curiosidades!

Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano

Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano