
Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!
Um dos cenários mais icônicos da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba é quase um oásis em meio à paisagem urbana, oferecendo sombra e contato com a natureza há mais de 30 anos.
Frequentado por moradores e turistas, o jardim se estende por mais de 17,8 hectares bem no centro da cidade, por onde se encontram bosques, lagos, estufas, canteiros e trilhas ecológicas.
Se você já está morrendo de vontade de conhecer essa atração formidável da capital paranaense, prepare o papel e a caneta, pois destacamos dicas imperdíveis para aproveitar o seu passeio ao máximo possível! Vamos lá!
Confira passagens aéreas nacionais com os melhores preços neste link!
Índice
Mais famoso cartão-postal de Curitiba, no Paraná, o Jardim Botânico atrai mais de 1,8 milhão de visitantes todos os anos, entre curitibanos e pessoas de outras cidades.
E é fácil entender as razões por trás de tanto interesse e apreço popular.
Este exuberante parque de Curitiba dispõe de excelente infraestrutura, com pistas de caminhada, banheiros, Centro de Atendimento ao Turista, bistrôs, lojas e outras comodidades aos visitantes.
A protagonista, é claro, é a natureza, deslumbrante por todos os cantos: um dos maiores herbários do país, o jardim abriga mais de 310 mil espécies botânicas e mais de 330 mil amostras de plantas, além de pequenos mamíferos e várias espécies de aves.
A instituição ainda atua ativamente em projetos de conscientização ambiental, preservação da natureza e educação sustentável.
O Jardim Botânico de Curitiba foi construído e inaugurado em 1991 para reproduzir os padrões paisagísticos franceses. E completa este ano a notória marca de 31 anos de existência!
Oficialmente chamado Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, o parque é, na realidade, uma unidade de conservação ambiental, dedicada à proteção de um trecho de mata atlântica nativa que ocupa mais de 40% do parque.
O jardim foi batizado em homenagem a uma das pioneiras do urbanismo na capital paranaense, responsável direta pelo processo de reurbanização da cidade de Curitiba, que faleceu no dia 27 de agosto de 1989.
O acesso ao Jardim Botânico é fácil e rápido, feito pela rua Engenheiro Ostoja Roguski, no bairro Jardim Botânico, a apenas 3 km do centro histórico da cidade.
Vale a pena se planejar para chegar cedo ao jardim, especialmente nos fins de semana e feriados prolongados: quanto mais tarde, mais cheio o ponto turístico tende a ficar.
Um dos motivos que torna o Jardim Botânico de Curitiba tão procurado é sua acessibilidade: a entrada é gratuita em qualquer dia da semana ou época do ano!
Durante o verão, o jardim fica aberto à visitação todos os dias, das 6h às 20h. No inverno, o horário é reduzido em meia hora: das 6h às 19h30.
O horário de funcionamento do Jardim das Sensações é diferenciado: de terça a sexta, das 9h às 17h. A visitação pode ser suspensa em caso de chuva.
Você pode conhecer o Jardim Botânico e as principais atrações turísticas de Curitiba sem comprometer a sua economia: faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas baratas para o Paraná em nosso site de buscas, Passagens Promo.
Basta digitar as cidades de origem e destino, inserir as datas correspondentes ao período da sua viagem e escolher a oferta mais adequada para o seu bolso!
O viajante pode simular gratuitamente quantas datas e rotas de viagem desejar, a fim de encontrar o momento mais barato para viajar.
Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para ser notificado via e-mail sempre que o trecho desejado entrar em oferta!
Principal unidade de conservação ambiental no perímetro urbano da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba ocupa mais de 17,8 hectares no coração da cidade.
Para te ajudar a planejar o seu passeio, destacamos onde fica a atração no mapa curitibano, veja só!
O Jardim Botânico de Curitiba pode render um dia inteiro de passeio pela capital paranaense, oferecendo ao viajante opções gastronômicas, espaços para prática de esportes e muito mais.
Eleito uma das Sete Maravilhas do Brasil em uma eleição popular online conduzida pelo portal Mapa Múndi, o atrativo pode ser o lugar perfeito para um piquenique em família, um passeio romântico ou uma visita educativa a um dos principais herbários do país.
Confira o que fazer no local!
A principal estrutura do Jardim Botânico é sua famosa estufa de vidro, uma estrutura metálica em estilo art nouveau com cerca de 458 metros de altura que abriga diversas espécies botânicas típicas da mata atlântica e de florestas tropicais.
Entre os exemplares expostos na estufa estão árvores de palmito, caetê e caraguatá.
A construção, um dos mais famosos cartões-postais da cidade, foi inspirada em um palácio de cristal da Inglaterra datado do século XIX e projetada pelo arquiteto Abrão Assad, um dos mais importantes urbanistas da história de Curitiba.
Reza a lenda que, em dias claros, com bastante visibilidade, é possível avistar a exuberante estufa até mesmo dentro de aviões!
A partir da estufa também é possível contemplar o Jardim Francês de um ponto de vista privilegiado.
A entrada na estufa é gratuita, mas prepare-se para enfrentar longas filas se resolver visitar o local depois das 10h em fins de semana ou feriados prolongados.
Ao sair da estufa, o primeiro atrativo que você deve encontrar é o Jardim Francês, um dos cenários mais fotogênicos do parque.
O projeto paisagístico é impecável, com arbustos floridos que contrastam com as exuberantes árvores do jardim, como um grande labirinto.
Do alto, é possível perceber que os arbustos foram projetados para formar a bandeira da cidade de Curitiba.
Os visitantes também encontram fontes, chafarizes e o monumento Amor Materno, produzido pelo artista plástico João Zaco como uma homenagem da colônia polonesa no Paraná a “todas as mães paranaenses”.
O Museu Botânico de Curitiba, considerado um dos maiores herbários de todo o país, é o principal anexo do Jardim Botânico de Curitiba.
O acervo do museu inclui mais de 400 mil amostras de plantas, ou exsicatas, e preserva informações de cerca de 98% de todas as espécies botânicas que existem no Paraná.
Além disso, o Museu Botânico recebe exposições temporárias e apresentações pontuais de artistas curitibanos e paranaenses.
Vale a pena pontuar que o Herbário do Museu Botânico de Curitiba tem entrada gratuita, mas é necessário agendar a visita antecipadamente.
Uma das atrações mais recentes do Jardim Botânico de Curitiba, o Jardim das Sensações foi inaugurado apenas em 2008 e ainda é relativamente desconhecido da maioria dos visitantes que vão ao parque.
Neste jardim você terá a oportunidade de expor seus sentidos a mais de 70 espécies de plantas.
A proposta é que o visitante percorra um trajeto de 200 metros com os olhos cobertos por uma venda, descobrindo as plantas expostas a partir do tato e do olfato.
A experiência é inesquecível: você poderá caminhar descalço em meio à natureza, ouvindo os sons das cascatas artificiais e do vento, com o agradável aroma das flores a acariciar seus sentidos.
O Jardim das Sensações também tem entrada gratuita, mas o horário de funcionamento é limitado, das 9h às 17h, e a visitação depende de condições climáticas favoráveis, isto é, sem chuva!
Ao sair do local, aproveite para visitar o túnel de galhos e o corredor de cerejeiras, um dos lugares mais fotogênicos do parque!
Você pode aproveitar a sua visita ao Jardim Botânico para simplesmente caminhar entre os bosques e jardins do parque, desfrutando do ar puro e da sombra fresca das árvores do local.
Ao todo, o jardim reúne vários quilômetros de trilhas ecológicas, além de lagos com exuberante projeto paisagístico: cenário perfeito para fazer muitas fotos e encher seu álbum de viagem!
O Museu Botânico de Curitiba não é o único anexo do Jardim Botânico. Ali, os visitantes também encontram o Espaço Cultural Frans Krajberg, localizado bem atrás da estufa de vidro.
A construção, abriga mais de uma centena de esculturas do artista plástico Frans Krajcberg, de origem polonesa: todas as peças foram feitas com o que sobrou de madeira de florestas do Brasil incendiadas.
A Linha Turismo, uma linha de ônibus que percorre o principal roteiro turístico da cidade, deixa o visitante na portaria do Jardim Botânico de Curitiba, com partida da Praça Tiradentes.
Se você prefere utilizar o transporte público comum, pode utilizar as linhas Cabral/Portão ou Alcides Munhoz para desembarcar bem em frente à atração.
Os viajantes que desejam se deslocar de Uber ou outros aplicativos de transporte devem pagar, em média, de R$ 11 a R$ 15 a partir dos principais bairros turísticos da cidade.
Vai visitar o Jardim Botânico de carro? É só deixar o seu veículo no estacionamento do parque ou em uma das ruas adjacentes.
O Jardim Botânico de Curitiba pode ser ainda mais encantador à noite, e você não precisa imaginar como é.
Embora o parque feche entre 19h30 e 20h30, é possível fazer um passeio guiado noturno para conhecer tudo sob uma nova luz.
Várias agências turísticas oferecem uma visita guiada pelas principais atrações da cidade no período da noite, incluindo o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, as ruas do centro histórico, a Ópera de Arame e muitos outros.
O passeio costuma terminar com uma saborosa degustação de vinhos e queijos, além de um jantar romântico em um dos bons restaurantes da cidade.
Se você vai passar um tempo limitado na cidade e precisará escolher apenas um parque em Curitiba para visitar, nada mais natural do que escolher o melhor de todos para conhecer, certo?
Neste caso, a melhor alternativa para o seu passeio é justamente o Jardim Botânico de Curitiba!
Maior parque local, o Jardim Botânico tem fácil acesso, abriga a famosa estufa de vidro que tornou a cidade conhecida no país inteiro, dispõe de excelente infraestrutura e várias atrações encantadoras.
Além disso, a entrada é gratuita e o parque abre todos os dias: em outras palavras, um lugar imperdível na capital paranaense!
Não é difícil encontrar onde ficar em Curitiba. A cidade oferece ao viajante zonas hoteleiras muito bem delimitadas, distribuídas entre o centro, o centro histórico e a região do bairro Batel, com opções em diversas faixas de preço.
O centro histórico é uma das melhores regiões para hospedagem, com acesso fácil aos principais atrativos da cidade e boas opções gastronômicas: alguns dos melhores hotéis da cidade estão nesta área de Curitiba.
Se você prefere uma região mais tranquila e sofisticada, talvez seja melhor ficar no Batel, reduto da elite curitibana, com várias opções de hotéis de alto padrão, restaurantes requintados e lojas de luxo.
Você pode encontrar os melhores hotéis em Curitiba e em qualquer destino do mundo no site buscador ElQuarto, que reúne milhares de acomodações para levar até você o menor preço do mercado!
Faça uma simulação para encontrar opções com preços exclusivos e cancelamento grátis: basta digitar a cidade que você vai visitar e as datas da viagem para encontrar as melhores promoções de hospedagem!
Que tal começar a planejar a sua viagem para conhecer o Jardim Botânico de Curitiba e as principais atrações da cidade agora mesmo?
Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado para qualquer destino do Brasil e do mundo!
Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail e acionar o nosso alerta para ser notificado sempre que o trecho desejado entrar em promoção!
E não deixe de nos seguir nas nossas outras redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades do mundo das viagens!
Conhecer as belezas de Curitiba sem comprometer o seu bolso? De Promo você pode!
Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!
Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura
Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos
Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense
O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer
Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques