Jardim Botânico de Curitiba: principais pontos turísticos da cidade

Um dos cenários mais icônicos da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba é quase um oásis em meio à paisagem urbana, oferecendo sombra e contato com a natureza há mais de 30 anos.

Frequentado por moradores e turistas, o jardim se estende por mais de 17,8 hectares bem no centro da cidade, por onde se encontram bosques, lagos, estufas, canteiros e trilhas ecológicas.

Se você já está morrendo de vontade de conhecer essa atração formidável da capital paranaense, prepare o papel e a caneta, pois destacamos dicas imperdíveis para aproveitar o seu passeio ao máximo possível! Vamos lá!

Confira passagens aéreas nacionais com os melhores preços neste link!

Jardim Botânico de Curitiba: quando ir, história, preços e mais!

Mais famoso cartão-postal de Curitiba, no Paraná, o Jardim Botânico atrai mais de 1,8 milhão de visitantes todos os anos, entre curitibanos e pessoas de outras cidades.

E é fácil entender as razões por trás de tanto interesse e apreço popular.

Este exuberante parque de Curitiba dispõe de excelente infraestrutura, com pistas de caminhada, banheiros, Centro de Atendimento ao Turista, bistrôs, lojas e outras comodidades aos visitantes.

A protagonista, é claro, é a natureza, deslumbrante por todos os cantos: um dos maiores herbários do país, o jardim abriga mais de 310 mil espécies botânicas e mais de 330 mil amostras de plantas, além de pequenos mamíferos e várias espécies de aves.

A instituição ainda atua ativamente em projetos de conscientização ambiental, preservação da natureza e educação sustentável.

Quantos anos tem o Jardim Botânico de Curitiba?

O Jardim Botânico de Curitiba foi construído e inaugurado em 1991 para reproduzir os padrões paisagísticos franceses. E completa este ano a notória marca de 31 anos de existência!

Oficialmente chamado Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, o parque é, na realidade, uma unidade de conservação ambiental, dedicada à proteção de um trecho de mata atlântica nativa que ocupa mais de 40% do parque.

O jardim foi batizado em homenagem a uma das pioneiras do urbanismo na capital paranaense, responsável direta pelo processo de reurbanização da cidade de Curitiba, que faleceu no dia 27 de agosto de 1989.

Como entrar no Jardim Botânico?

O acesso ao Jardim Botânico é fácil e rápido, feito pela rua Engenheiro Ostoja Roguski, no bairro Jardim Botânico, a apenas 3 km do centro histórico da cidade.

Vale a pena se planejar para chegar cedo ao jardim, especialmente nos fins de semana e feriados prolongados: quanto mais tarde, mais cheio o ponto turístico tende a ficar.

Quanto custa para entrar no Jardim Botânico de Curitiba?

Um dos motivos que torna o Jardim Botânico de Curitiba tão procurado é sua acessibilidade: a entrada é gratuita em qualquer dia da semana ou época do ano!

Durante o verão, o jardim fica aberto à visitação todos os dias, das 6h às 20h. No inverno, o horário é reduzido em meia hora: das 6h às 19h30.

O horário de funcionamento do Jardim das Sensações é diferenciado: de terça a sexta, das 9h às 17h. A visitação pode ser suspensa em caso de chuva.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Curitiba

    Você pode conhecer o Jardim Botânico e as principais atrações turísticas de Curitiba sem comprometer a sua economia: faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas baratas para o Paraná em nosso site de buscas, Passagens Promo.

    Passagens aéreas para Curitiba!
    Passagens aéreas saindo de

    Basta digitar as cidades de origem e destino, inserir as datas correspondentes ao período da sua viagem e escolher a oferta mais adequada para o seu bolso!

    O viajante pode simular gratuitamente quantas datas e rotas de viagem desejar, a fim de encontrar o momento mais barato para viajar.

    Não deixe de ativar o nosso alerta de preços para ser notificado via e-mail sempre que o trecho desejado entrar em oferta!

    Mapa do Jardim Botânico de Curitiba

    Principal unidade de conservação ambiental no perímetro urbano da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba ocupa mais de 17,8 hectares no coração da cidade. 

    Para te ajudar a planejar o seu passeio, destacamos onde fica a atração no mapa curitibano, veja só!

    O que fazer dentro do Jardim Botânico de Curitiba

    O Jardim Botânico de Curitiba pode render um dia inteiro de passeio pela capital paranaense, oferecendo ao viajante opções gastronômicas, espaços para prática de esportes e muito mais.

    Eleito uma das Sete Maravilhas do Brasil em uma eleição popular online conduzida pelo portal Mapa Múndi, o atrativo pode ser o lugar perfeito para um piquenique em família, um passeio romântico ou uma visita educativa a um dos principais herbários do país.

    Confira o que fazer no local!

    Estufa

    A principal estrutura do Jardim Botânico é sua famosa estufa de vidro, uma estrutura metálica em estilo art nouveau com cerca de 458 metros de altura que abriga diversas espécies botânicas típicas da mata atlântica e de florestas tropicais.

    Entre os exemplares expostos na estufa estão árvores de palmito, caetê e caraguatá.

    A construção, um dos mais famosos cartões-postais da cidade, foi inspirada em um palácio de cristal da Inglaterra datado do século XIX e projetada pelo arquiteto Abrão Assad, um dos mais importantes urbanistas da história de Curitiba.

    Reza a lenda que, em dias claros, com bastante visibilidade, é possível avistar a exuberante estufa até mesmo dentro de aviões! 

    A partir da estufa também é possível contemplar o Jardim Francês de um ponto de vista privilegiado.

    A entrada na estufa é gratuita, mas prepare-se para enfrentar longas filas se resolver visitar o local depois das 10h em fins de semana ou feriados prolongados.

    Jardim Francês

    Ao sair da estufa, o primeiro atrativo que você deve encontrar é o Jardim Francês, um dos cenários mais fotogênicos do parque.

    O projeto paisagístico é impecável, com arbustos floridos que contrastam com as exuberantes árvores do jardim, como um grande labirinto. 

    Do alto, é possível perceber que os arbustos foram projetados para formar a bandeira da cidade de Curitiba. 

    Os visitantes também encontram fontes, chafarizes e o monumento Amor Materno, produzido pelo artista plástico João Zaco como uma homenagem da colônia polonesa no Paraná a “todas as mães paranaenses”.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu Botânico de Curitiba

    O Museu Botânico de Curitiba, considerado um dos maiores herbários de todo o país, é o principal anexo do Jardim Botânico de Curitiba.

    O acervo do museu inclui mais de 400 mil amostras de plantas, ou exsicatas, e preserva informações de cerca de 98% de todas as espécies botânicas que existem no Paraná.

    Além disso, o Museu Botânico recebe exposições temporárias e apresentações pontuais de artistas curitibanos e paranaenses.

    Vale a pena pontuar que o Herbário do Museu Botânico de Curitiba tem entrada gratuita, mas é necessário agendar a visita antecipadamente.

    Jardim das Sensações

    Uma das atrações mais recentes do Jardim Botânico de Curitiba, o Jardim das Sensações foi inaugurado apenas em 2008 e ainda é relativamente desconhecido da maioria dos visitantes que vão ao parque.

    Neste jardim você terá a oportunidade de expor seus sentidos a mais de 70 espécies de plantas.

    A proposta é que o visitante percorra um trajeto de 200 metros com os olhos cobertos por uma venda, descobrindo as plantas expostas a partir do tato e do olfato.

    A experiência é inesquecível: você poderá caminhar descalço em meio à natureza, ouvindo os sons das cascatas artificiais e do vento, com o agradável aroma das flores a acariciar seus sentidos.

    O Jardim das Sensações também tem entrada gratuita, mas o horário de funcionamento é limitado, das 9h às 17h, e a visitação depende de condições climáticas favoráveis, isto é, sem chuva!

    Ao sair do local, aproveite para visitar o túnel de galhos e o corredor de cerejeiras, um dos lugares mais fotogênicos do parque!

    Trilhas e lagos

    Você pode aproveitar a sua visita ao Jardim Botânico para simplesmente caminhar entre os bosques e jardins do parque, desfrutando do ar puro e da sombra fresca das árvores do local. 

    Ao todo, o jardim reúne vários quilômetros de trilhas ecológicas, além de lagos com exuberante projeto paisagístico: cenário perfeito para fazer muitas fotos e encher seu álbum de viagem!

    Espaço Cultural Frans Krajcberg

    O Museu Botânico de Curitiba não é o único anexo do Jardim Botânico. Ali, os visitantes também encontram o Espaço Cultural Frans Krajberg, localizado bem atrás da estufa de vidro.

    A construção, abriga mais de uma centena de esculturas do artista plástico Frans Krajcberg, de origem polonesa: todas as peças foram feitas com o que sobrou de madeira de florestas do Brasil incendiadas.

    Como ir do centro de Curitiba ao Jardim Botânico?

    A Linha Turismo, uma linha de ônibus que percorre o principal roteiro turístico da cidade, deixa o visitante na portaria do Jardim Botânico de Curitiba, com partida da Praça Tiradentes.

    Se você prefere utilizar o transporte público comum, pode utilizar as linhas Cabral/Portão ou Alcides Munhoz para desembarcar bem em frente à atração.

    Os viajantes que desejam se deslocar de Uber ou outros aplicativos de transporte devem pagar, em média, de R$ 11 a R$ 15 a partir dos principais bairros turísticos da cidade.

    Vai visitar o Jardim Botânico de carro? É só deixar o seu veículo no estacionamento do parque ou em uma das ruas adjacentes.

    Como é o Jardim Botânico de Curitiba à noite?

    O Jardim Botânico de Curitiba pode ser ainda mais encantador à noite, e você não precisa imaginar como é.

    Embora o parque feche entre 19h30 e 20h30, é possível fazer um passeio guiado noturno para conhecer tudo sob uma nova luz.

    Várias agências turísticas oferecem uma visita guiada pelas principais atrações da cidade no período da noite, incluindo o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, as ruas do centro histórico, a Ópera de Arame e muitos outros.

    O passeio costuma terminar com uma saborosa degustação de vinhos e queijos, além de um jantar romântico em um dos bons restaurantes da cidade.

    Qual é o melhor parque para ir em Curitiba?

    Se você vai passar um tempo limitado na cidade e precisará escolher apenas um parque em Curitiba para visitar, nada mais natural do que escolher o melhor de todos para conhecer, certo?

    Neste caso, a melhor alternativa para o seu passeio é justamente o Jardim Botânico de Curitiba!

    Maior parque local, o Jardim Botânico tem fácil acesso, abriga a famosa estufa de vidro que tornou a cidade conhecida no país inteiro, dispõe de excelente infraestrutura e várias atrações encantadoras.

    Além disso, a entrada é gratuita e o parque abre todos os dias: em outras palavras, um lugar imperdível na capital paranaense!

    Onde se hospedar em Curitiba?

    Onde se hospedar em Curitiba?
    Fonte: Elquarto / San Juan Royal Curitiba

    Não é difícil encontrar onde ficar em Curitiba. A cidade oferece ao viajante zonas hoteleiras muito bem delimitadas, distribuídas entre o centro, o centro histórico e a região do bairro Batel, com opções em diversas faixas de preço.

    O centro histórico é uma das melhores regiões para hospedagem, com acesso fácil aos principais atrativos da cidade e boas opções gastronômicas: alguns dos melhores hotéis da cidade estão nesta área de Curitiba.

    Se você prefere uma região mais tranquila e sofisticada, talvez seja melhor ficar no Batel, reduto da elite curitibana, com várias opções de hotéis de alto padrão, restaurantes requintados e lojas de luxo.

    Você pode encontrar os melhores hotéis em Curitiba e em qualquer destino do mundo no site buscador ElQuarto, que reúne milhares de acomodações para levar até você o menor preço do mercado!

    Faça uma simulação para encontrar opções com preços exclusivos e cancelamento grátis: basta digitar a cidade que você vai visitar e as datas da viagem para encontrar as melhores promoções de hospedagem!

    Compre suas passagens aéreas com descontos

    Que tal começar a planejar a sua viagem para conhecer o Jardim Botânico de Curitiba e as principais atrações da cidade agora mesmo? 

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado para qualquer destino do Brasil e do mundo!

    Passagens aéreas para Curitiba!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil GRU São Paulo CWB Curitiba 25 Nov 29 Nov R$ 269 Latam Brasil CGH São Paulo CWB Curitiba 11 Nov 14 Nov R$ 270 Azul MGF Maringa CWB Curitiba 22 Out 24 Out R$ 275 Gol CGH São Paulo CWB Curitiba 20 Nov 21 Nov R$ 300 Azul GRU São Paulo CWB Curitiba 26 Nov 29 Nov R$ 303 Ver mais ofertas

    Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail e acionar o nosso alerta para ser notificado sempre que o trecho desejado entrar em promoção! 

    E não deixe de nos seguir nas nossas outras redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades do mundo das viagens!

    Conhecer as belezas de Curitiba sem comprometer o seu bolso? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!

    Onde fica Maringá e o que fazer? Nós te contamos tudo!

    Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura

    Bares em Curitiba: diversidade, gastronomia e cultura

    Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos

    Destinos baratos no Brasil para viajar com família e amigos

    Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense

    Turismo em Curitiba: dicas para aproveitar a capital paranaense

    O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer

    O que fazer em Curitiba: quando ir e melhores lugares para conhecer

    Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques [Guia Completo]

    Parques em Curitiba: Top 14 melhores parques e bosques [Guia Completo]