O que fazer em Joanópolis: pontos turísticos e dicas de viagem!

Capital nacional do lobisomem, Joanópolis é um destino capaz de conquistar viajantes de todos os estilos.

Quem gosta de contato com a natureza pode explorar trilhas e cachoeiras paradisíacas, enquanto os viajantes esotéricos podem conhecer os mitos e lendas de uma cidade que se orgulha de sua tradição folclórica.

Os visitantes também podem visitar excelentes restaurantes especializados em gastronomia rural, ver mirantes e monumentos naturais, relaxar em boas pousadas e conhecer as belezas do centrinho da cidade.

Como você deve ter percebido, existem várias atrações incríveis esperando pelo turista nessa charmosa cidade paulista, e nós vamos te ajudar a montar um roteiro que não deixe nada de fora. Vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Joanópolis: descubra o que fazer na capital do lobisomem!

Carinhosamente conhecida como “joia da Mantiqueira”, a cidade de Joanópolis é um verdadeiro paraíso para quem gosta de contato próximo com a natureza.

Rodeada por cachoeiras, matas e mirantes, a cidadezinha na divisa de Minas Gerais e São Paulo é o destino perfeito para fazer ecoturismo, com opções para todos os gostos.

A Cachoeira dos Pretos, por exemplo, está entre as mais altas do Brasil, com 154 metros de queda d’água. 

As cachoeiras das Bruxas e Iponina, por sua vez, formam lagos perfeitos para banhos refrescantes.

O viajante pode, ainda, se encantar com a vista da Pedra do Cume e da Serra do Lopo, ou com os encantos coloniais do centrinho, incluindo a Igreja Matriz.

No entanto, não foi graças às atrações naturais ou históricas que esse pacato destino rural, onde vivem pouco mais de 10 mil habitantes, entrou no radar do turismo nacional.

Há décadas, a pequena “Joá” é conhecida pelas lendas do lobisomem que circula pelas ruas nas noites de lua cheia.

Mesmo quem não acredita nas histórias, que são motivo de orgulho para os cidadãos, acaba se encantando por essa estância turística que pode render uma viagem incrível, seja para um bate-volta ou para roteiros mais longos.

Que estado fica Joanópolis?

Que estado fica Joanópolis?
Fonte: Pexels

“Joá”, como é carinhosamente chamada pelos nativos, é uma cidade do interior paulista, localizada bem na divisa com Minas Gerais, encravada na Serra da Mantiqueira, a mais de 906 metros acima do nível do mar.

A distância de São Paulo a Joanópolis é de apenas 115 km, enquanto Belo Horizonte está a 500 km da cidade.

Mapa de Joanópolis

Apesar de ser compacta no mapa, a cidade abriga uma quantidade impressionante de atrações turísticas, incluindo muitas cachoeiras e trilhas em meio à natureza.

Por isso, nem pense em planejar a sua viagem sem antes conhecer a Capital do Lobisomem no mapa! Confira!

Como ir para Joanópolis?

Um dos motivos que torna Joá tão procurada para turismo é sua proximidade em relação a São Paulo: a viagem entre as duas cidades pode ser feita entre 2h e 2h30, a depender das condições do trânsito.

Por isso, turistas que saem de outros estados brasileiros podem desembarcar nos aeroportos paulistas de Guarulhos ou Congonhas e finalizar a viagem por terra.

O acesso é feito pela rodovia Fernão Dias até o KM 02. O motorista deve, então, pegar a direita no trevo e rodar por mais 18 km para chegar ao destino final.

De ônibus, o trecho é oferecido pela Viação Atibaia a partir do Terminal Rodoviário do Tietê, com passagens a partir de R$ 38,65 (preço em outubro/2021).

Joanópolis fica perto de qual cidade?

Joanópolis fica perto de qual cidade?
Fonte: Unsplash

Que tal aproveitar sua viagem à Capital do Lobisomem para conhecer outros destinos apaixonantes da Serra da Mantiqueira?

A lista de cidades próximas inclui as mineiras Extrema, Monte Verde e Camanducaia, além de destinos do interior de São Paulo, como São Francisco Xavier e Bonfim.

Como é o clima em Joanópolis?

Uma das maiores vantagens turísticas de Joanópolis é a sua localização estratégica, que garante atrativos para o ano inteiro.

Quem viaja nos meses mais quentes, de novembro a março, encontra calor acima de 25ºC, perfeito para curtir as cachoeiras da região. 

Se você pretende viajar nessa época, só fique atento às chuvas típicas do verão, especialmente se você estiver se banhando nas cascatas.

Se você prefere clima ameno, vai se apaixonar pelo inverno na Serra da Mantiqueira, com temperaturas entre 10ºC e 18ºC: ideal para curtir jantares regados a vinho e agradáveis momentos em frente à lareira.

De maio a agosto, as baixas temperaturas e a tradicional Festa Junina de Joá arrastam milhares de turistas à cidade, então garanta suas reservas de hospedagem com antecedência para evitar surpresas desagradáveis e preços salgados.

Passagens aéreas em promoção para Joanópolis

Garanta agora mesmo suas passagens aéreas para conhecer as belezas e os mistérios da Capital do Lobisomem sem comprometer o seu bolso.

Visite o Passagens Promo para encontrar passagens promocionais para o destino que você procura!

O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a melhor oferta para a sua viagem!

Não se esqueça de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja e utilize a ferramenta de economia em dias próximos para identificar o momento mais barato para embarcar!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Pontos turísticos em Joanópolis, SP

Passar alguns dias na Capital do Lobisomem pode ser a oportunidade ideal para desacelerar do ritmo frenético das grandes cidades e conhecer o dia a dia de uma típica cidade interiorana.

Você poderá explorar as atrações históricas do centrinho ou conhecer as muitas belezas naturais escondidas pelos arredores da cidade.

Confira o que fazer em Joanópolis!

Igreja Matriz

Igreja Matriz
Fonte: Cowilliam / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Assim como a maioria das cidades pequenas, Joá parece girar em torno de sua Igreja Matriz, construção mais imponente do centrinho do município, datada do começo do século XX.

O templo fica em uma pracinha tão pequena quanto encantadora, onde costumam ocorrer os principais eventos do calendário local, especialmente as festas juninas que atraem visitantes do Brasil inteiro.

A Igreja Matriz é consagrada a São João Batista, padroeiro e homenageado no nome da cidade, isto é, “casa de João”.

Não é difícil encontrá-la, pois sua torre se destaca no horizonte e pode ser avistada de longe.

Casa do Artesão 

Bem ao lado da Igreja Matriz fica a Casa do Artesão, uma mistura de ateliê, feirinha de arte e centro turístico da cidade, onde você poderá adquirir peças produzidas por artistas locais a preços camaradas.

Ali, você poderá aprender tudo sobre a lenda mais conhecida de Joá: aproveite para tirar fotos divertidas com a estátua de lobisomem que enfeita a entrada da casa.

Pedra do Cume 

Ponto mais alto da cidade, a Pedra do Cume, também conhecida como Pico do Lopo, fica a 1.700 metros de altitude e oferece vista em 360 graus do município e da Serra da Mantiqueira.

A elevação marca a divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais, oferecendo um ponto de vista privilegiado das belezas da região.

Gigante Adormecido 

Cartão-postal da cidade, o Gigante Adormecido é uma gigantesca formação rochosa que se assemelha à figura de um homem deitado. 

A montanha tem mais de 1,7 km de altura e fica a 12 km do centro da cidade: mesmo assim, por suas dimensões impressionantes, pode ser avistada de diferentes pontos do município e arredores.

Quem gosta de esportes radicais ou atividades na natureza não pode deixar de percorrer as trilhas do chamado Morro do Gigante, onde você também poderá desfrutar de atividades radicais, como escalada e rapel.

Cachoeira dos Pretos 

Cachoeira dos Pretos
Fonte: Joao Batista Shimoto / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma visita à Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis, é praticamente obrigatória em qualquer roteiro pela cidade.

Maior cachoeira de São Paulo e uma das maiores do Brasil, a dos Pretos fica pertinho da nascente do rio Piracicaba e tem mais de 150 metros de queda d’água.

O nome da cachoeira é originado de uma lenda, segundo a qual negros escravizados saltavam do alto da queda d’água em fuga, gritando “melhor morrer mil vezes que viver escravo”.

Os estudiosos não conseguem afirmar categoricamente se a história é verdadeira ou não, mas uma coisa é certa: o passeio é simplesmente imperdível.

Na trilha até a cachoeira, você também encontrará várias cascatas menores e poços indicados para banho, além de trechos com corredeiras.

Cachoeira Escondida

A Cachoeira Escondida é uma cachoeira em Joanópolis que, como o nome sugere, parece um segredo bem-guardado em meio à beleza exuberante da Serra da Mantiqueira.

Situada a pouco mais de 10 km do centrinho da cidade, no bairro dos Alves, a Escondida fica em uma propriedade privada, e você só pode visitá-la se avisar o proprietário com antecedência no Portal Turístico da cidade ou no local.

Além da cachoeira propriamente dita, o banhista pode se refrescar nas águas do poço e em uma piscina natural bem rasinha, ideal para quem está viajando com crianças.

Cachoeira dos Pires 

A apenas 3,7 km do centro da cidade fica a Cachoeira dos Pires, em um bairro de mesmo nome, considerada uma das mais bonitas da Serra da Mantiqueira.

A queda d’água se fragmenta em várias cascatas que, à medida que avançam sobre as pedras, formam piscinas naturais agradáveis para banho, em meio à vegetação exuberante.

Os visitantes podem deixar seus veículos no estacionamento da propriedade e podem escolher em qual piscina natural passar o dia: só fique atento para evitar acidentes, pois cada poço tem uma profundidade diferente.

Além disso, tenha em mente que não existem restaurantes ou lanchonetes por lá, o que significa que você deve levar lanches e bebidas de casa (bem como providenciar o descarte adequado do lixo na saída).

O que fazer em Joanópolis à noite?

O que fazer em Joanópolis à noite?
Fonte: Pixabay

A pacata Joanópolis tem algumas boas opções de lazer noturno para seus visitantes, incluindo passeios agendados em noites de lua cheia em busca do famoso lobisomem da cidade.

Nessas noites, aliás, a cidade fica particularmente mais movimentada, com visitantes de diversos cantos em busca de “causos” e lendas sobre o suposto morador mais famoso da cidade.

Se você prefere atrações mais tradicionais, a praça da Igreja Matriz é o melhor lugar para visitar: a região, que tem iluminação caprichada à noite, é rodeada por restaurantes e bares animados, incluindo estabelecimentos que oferecem música ao vivo.

Você pode gostar do tradicional Restaurante do Francês ou do aconchegante Villa Bar Restaurante e Pizzaria

Quem curte pratos italianos não pode deixar de visitar o Della Nonna Trattoria, enquanto o Bengal’s Burger é o preferido do público jovem.

De qualquer forma, tenha em mente que Joá é uma cidade que tem mais atrativos diurnos que noturnos, e você dificilmente vai encontrar uma balada que dure a noite toda. 

Ou seja, pode ser melhor guardar suas energias para os passeios à luz do sol!

O que fazer em Joanópolis em 1 dia?

Com alguma organização por parte do viajante, é possível conhecer algumas das principais atrações de Joanópolis em um fim de semana ou, ainda, em apenas 24 horas.

Nesse caso, vale a pena concentrar suas atenções nas atrações mais famosas, como a Igreja Matriz e a Casa do Artesão na parte da manhã e ao menos uma das cachoeiras, como a dos Pretos, no período da tarde.

Antes do pôr do sol, desloque-se até a Pedra do Cume para contemplar o colorido do poente sobre as curvas da Mantiqueira!

Encontre as melhores ofertas de passagens áereas para Joanópolis

Não deixe para planejar a sua viagem a Joanópolis na última hora. Comece agora mesmo a montar o seu roteiro com a plataforma de buscas mais moderna do Brasil, o Passagens Promo!

O sistema te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem em poucos cliques. Você só precisa apontar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto.

Em poucos segundos, a plataforma moderna do Passagens Promo te mostra as promoções mais imperdíveis para o trecho desejado. 

Cadastre o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma oferta para o destino que você procura e explore o mecanismo de economia em dias próximos para encontrar o momento mais barato para viajar.

Quer viajar pelo mundo inteiro sem sacrificar suas finanças? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 02 Ago 08 Ago R$ 261 LATAM GIG Rio de Janeiro GRU São Paulo 21 Jun 24 Jun R$ 261 LATAM GIG Rio de Janeiro GRU São Paulo 25 Mai 26 Mai R$ 261 LATAM GIG Rio de Janeiro GRU São Paulo 30 Ago 01 Set R$ 261 LATAM GIG Rio de Janeiro GRU São Paulo 25 Mai 27 Mai R$ 261 Ver mais ofertas

Veja também: