Lagoa da Conceição, Florianópolis: informações e dicas de turismo

A Lagoa da Conceição, Florianópolis, é um destino turístico encantador, bem no coração da capital catarinense, com atrações que podem agradar a qualquer estilo de viajante.

Com águas calmas e cristalinas, a lagoa oferece um verdadeiro combo aos turistas: o corpo d’água é cercado por montanhas verdejantes e dunas, bem como bons hotéis e alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Parada obrigatória para quem visita Floripa, a lagoa é um dos principais cartões-postais da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Por isso, criamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre a região. Assim, será fácil planejar uma viagem completa e inesquecível. Vamos lá!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Lagoa da Conceição, Florianópolis: paraíso no litoral catarinense!

Floripa é uma cidade conhecida pelas belas praias, como Jurerê Internacional, da Joaquina e da Galheta, onde as águas azuis, a vegetação exuberante e a areia branquinha são convites constantes a um dia à beira-mar.

Mas você sabia que uma das praias mais bonitas da capital catarinense não é banhada pelo mar?

A Lagoa da Conceição, Florianópolis, reúne tudo o que as demais praias florianopolitanas oferecem, e mais: mirante, dunas a perder de vista, rampa de voo livre, piscinas naturais e muito mais cenários exuberantes. 

Como se não bastassem as atrações naturais, a região também dispõe de excelente infraestrutura, com boas opções gastronômicas, rede hoteleira robusta, um centrinho charmoso e transporte público de qualidade.

Mesmo que você esteja viajando para conhecer outras praias do litoral de Santa Catarina, você não vai se arrepender de reservar um tempinho para visitar a lagoa, e neste artigo nós vamos te contar o por quê. Veja só!

Por que a Lagoa da Conceição tem esse nome?

Porque a Lagoa da Conceição tem esse nome?
Fonte: Pixabay

Antigamente conhecida como Lagoa Grande por suas dimensões generosas, com quase 20 km², a Lagoa da Conceição, Florianópolis, recebeu este nome apenas em 1751, 68 anos após a fundação da cidade.

Os imigrantes que se instalaram na região, oriundos da Ilha de São Jorge, Portugal, foram os responsáveis pela construção da paróquia da região, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que acabou dando origem ao nome da lagoa.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Pode tomar banho na Lagoa da Conceição?

Todos os anos, as autoridades sanitárias locais realizam testes em todas as praias da capital catarinense para atestar a qualidade da água e sua adequação para banho. Com a Lagoa da Conceição, Florianópolis, não foi diferente.

As pesquisas apontam que cinco dos nove pontos da lagoa não são adequados para banho, o que automaticamente significa que outras quatro áreas da lagoa são, sim, próprias para banho.

Os trechos mais limpos da lagoa estão próximos à via Servidão Pedro Manoel Fernandes.

Os locais ficam próximos a rua de acesso da praia da Joaquina, pertinho do Posto de Saúde, localizado em um dos cantos da lagoa e em frente ao acesso para o Rio Tavares.

As águas da lagoa têm temperatura bastante agradável para banho, com média de 27ºC durante os meses de verão, e são praticamente sem ondas, ideais para banho ou prática de esportes aquáticos.

Onde se hospedar na Lagoa da Conceição?

No quesito hospedagem, Lagoa da Conceição, Florianópolis, oferece diversas opções aos viajantes, nos mais diferentes estilos: a região é atendida por pousadas modestas, hotéis-boutique charmosos e até grandes hotéis 5 estrelas.

Ou seja, tem opção para todos os bolsos e para todos os gostos.

Com boa estrutura e atmosfera intimista, o Hotel Don Zepe fica em um ponto estratégico da região, próximo aos melhores bares, cafés e restaurantes.

O Samuka Hotel, por sua vez, fica em um dos pontos da lagoa mais adequados para banho, com acomodações 4 estrelas por um excelente custo-benefício.

Quem não abre mão de conforto e requinte vai se apaixonar pelo Quinta das Videiras, um hotel-boutique de luxo em estilo português do século XIX, próximo ao centrinho da lagoa.

Você pode encontrar os melhores hotéis e pousadas Lagoa da Conceição, Florianópolis, no melhor site de buscas do Brasil, o ElQuarto, que te ajuda a comparar preços, reservar quartos e até a pagar suas diárias online, com total comodidade!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Florianópolis

    Viajar é bom, mas viajar com economia pode ser melhor ainda! Você pode conhecer a Lagoa da Conceição, Florianópolis, sem comprometer o seu orçamento. É só garantir suas passagens aéreas mais baratas em nosso site buscador, Passagens Promo!

    Viaje agora para Lagoa da Conceição, em Florianópolis!
    Passagens aéreas saindo de

    Fazer sua pesquisa é fácil: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas e encontrar as melhores ofertas do mercado.

    Para não perder nenhuma promoção, é só acionar o alerta de preços, que envia notificações sempre que o trecho escolhido entra em promoção.

    Lembre-se de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades do mundo das viagens!

    Lagoa da Conceição, Florianópolis: mapa

    Localizada a 14 km do centro da cidade, a Lagoa da Conceição, Florianópolis, é apenas uma das mais de 30 praias espalhadas por 172 km de litoral da capital catarinense. Confira no mapa!

    O que tem para fazer na Lagoa da Conceição?

    O que tem para fazer na Lagoa da Conceição?
    Fonte: Pixabay

    Um dos mais belos cartões-postais da capital de Santa Catarina, a lagoa fica “escondida” em meio a morros de uma área bastante montanhosa da cidade, com vegetação de restinga e amplas planícies costeiras.

    As atrações que esperam o visitante são diversas, desde um agradável calçadão com vários bares e restaurantes a espaços para a prática de esportes, dunas, passeios de barco e muito mais.

    Confira o que fazer na Lagoa da Conceição, Florianópolis!

    Centrinho

    O principal centro comercial do bairro é o centrinho, onde o viajante pode desfrutar de bons bares, bistrôs e restaurantes, além de casas noturnas animadas.

    Endereço da melhor infraestrutura turística da região, o centrinho concentra bons hotéis e pousadas que oferecem vista da lagoa, além de lojinhas de artesanato.

    É no centrinho, ainda, que o turista pode comprar belas peças feitas de renda bilro, principal produção de artesanato da região.

    Neste caso, vale a pena pesquisar bastante antes de comprar, pois o preço e a qualidade dos produtos pode variar de loja para loja.

    Avenida das Rendeiras

    Um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer na Lagoa da Conceição é uma simples caminhada pela avenida das Rendeiras, via que circula a lagoa e conecta o centrinho ao Morro da Praia Mole.

    A avenida foi batizada em homenagem aos imigrantes da região dos Açores, em Portugal, que produziram belos trabalhos em renda por décadas nos arredores da lagoa.

    Até hoje é possível comprar peças em renda em diversas lojas espalhadas pelo centrinho.

    Mirante da Lagoa da Conceição

    Mirante da Lagoa da Conceição
    Fonte: Larissa Fraga / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Os viajantes que não querem encarar o voo de parapente sobre a região têm uma alternativa para curtir a vista do alto: o mirante da Lagoa da Conceição.

    Em funcionamento desde 1984, o mirante fica a mais de 285 metros de altura e oferece vista panorâmica na divisa entre a praia da lagoa e a Praia Mole.

    Além de toda a lagoa, os visitantes podem contemplar toda a Praia da Joaquina, uma das mais bonitas da cidade, bem como dunas e a vegetação verdejante nos morros da região.

    Barra da Lagoa

    Vizinha ao bairro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Barra da Lagoa é uma região pacata e belíssima, formada a partir de uma antiga vila de pescadores que até hoje é a principal fornecedora de peixes frescos nos arredores.

    O local abriga uma unidade do Projeto Tamar e oferece uma praia calma, quase sem ondas, ideal para quem está viajando com crianças ou quer aprender a surfar.

    Fica na Praia da Barra o canal em que a Lagoa da Conceição deságua no oceano, um espetáculo muito bonito, em que a água assume diferentes tonalidades de verde e azul.

    A partir de Barra da Lagoa o visitante pode fazer uma trilha fácil, com 15 minutos de duração, que leva até piscinas naturais de água cristalina, que podem ser visitadas durante a maré baixa.

    Passear pelas dunas

    Ao caminhar pela avenida das Rendeiras, você vai perceber que um lado da via é ocupado por amplas dunas de areia clara que separam a praia da Lagoa da Conceição da Praia da Joaquina.

    Além de formar um cenário paradisíaco, as dunas são uma atração à parte na região: que tal se divertir no sandboard ou no “esquibunda” pelas montanhas de areia a partir de R$ 20 por hora (preço em abril/2021)? 

    Nadar nas piscinas naturais

    Nadar nas piscinas naturais
    Fonte: Vitor Oliveira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    As mais belas piscinas naturais do litoral catarinense estão na região de Lagoa da Conceição, Florianópolis, mais especificamente em Barra da Lagoa.

    A aventura começa antes mesmo da chegada às piscinas: o viajante deve enfrentar uma trilha com nível de dificuldade fácil em meio às belas paisagens da região, até chegar a um costão rochoso.

    Durante a maré baixa formam-se piscinas de água cristalina e morna entre as pedras, praticamente sem ondas, com a vegetação exuberante ao redor.

    Passeio de barco

    A Lagoa da Conceição dispõe de um canal que a conecta ao mar, o que gera uma nova atração: passeios de barco que percorrem desde a lagoa até outras praias florianopolitanas.

    Várias agências turísticas operam os passeios aos mais diferentes destinos, como Costa da Lagoa e Barra da Lagoa, com preços a partir de R$ 50 por pessoa (em abril/2021).

    Além de levar o viajante a praias paradisíacas, os passeios de barco também oferecem a possibilidade de contemplar a paisagem local de uma perspectiva diferente, a partir da água, agradando aos visitantes de todas as idades.

    As embarcações fazem paradas pontuais para que os turistas possam se banhar em águas cristalinas tanto na lagoa quanto em praias próximas, como Canto da Lagoa e Praia da Joaquina.

    Voo de parapente

    Quem não tem medo de altura, ou simplesmente ama sentir a adrenalina pelas veias, não pode deixar de fazer um voo de parapente ou asa-delta sobre a lagoa!

    O passeio é oferecido pela empresa Parapente Sul a partir do Morro da Praia Mole, bem na divisa com Lagoa da Conceição, e só acontece em dias com condições climáticas favoráveis à prática do esporte.

    Com duração média de 10 minutos, a atração custa a partir de R$ 250 (preço em abril/2021) e pode ser uma alternativa divertida para conhecer a região do alto!

    Restaurantes em Lagoa da Conceição

    Restaurantes em Lagoa da Conceição
    Fonte: Pxhere / CC0

    A avenida das Rendeiras, que circula toda a Lagoa da Conceição, Florianópolis, é um dos polos gastronômicos mais charmosos da capital de Santa Catarina, com grande oferta de bares, cafés e restaurantes.

    Um dos destaques na região é o Restaurante Barba Negra, que serve uma saborosa sequência de camarões. O Restaurante Lagoa Azul é ainda mais badalado por sua vista privilegiada e boa seleção de frutos do mar.

    Se você gosta de vinhos, não deixe de visitar o Bistrô Santa Marta, que também serve especialidades da culinária mediterrânea.

    O que fazer na Lagoa da Conceição à noite?

    Se você gosta de curtir a vida noturna, não se preocupe: Lagoa da Conceição à noite é um lugar de badalação e gente bonita, sobretudo na área do centrinho.

    Quem gosta de pub deve incluir o The Black Swan ou o John Bull Pub em seu roteiro noturno para apreciar cervejas artesanais, petiscos deliciosos e música ao vivo.

    Os viajantes que querem dançar podem gostar do Santa Club Lagoa, que oferece festas temáticas regadas a boa música.

    Caso você ainda esteja indeciso, basta uma simples caminhada pela avenida das Rendeiras ou pelo centrinho para encontrar boas opções para a noite.

    Cotação de passagens aéreas para Florianópolis

    Como deu para notar, a Lagoa da Conceição, Florianópolis, reúne atrações suficientes para dias de viagem, em meio a um cenário natural simplesmente exuberante.

    Você pode encontrar passagens aéreas baratas para a capital de Santa Catarina ou qualquer outro destino do mundo em nosso site de buscas, Passagens Promo, que garante a economia que você precisa para a sua viagem!

    Viaje agora para Lagoa da Conceição, em Florianópolis!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 21 Set 03 Out R$ 328 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 17 Set 20 Set R$ 341 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 11 Mar 13 Mar R$ 368 Gol BSB Brasília FLN Florianópolis 17 Nov 24 Nov R$ 373 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro FLN Florianópolis 13 Mar 20 Mar R$ 391 Latam Brasil BSB Brasília FLN Florianópolis 01 Dez 06 Dez R$ 437 Ver mais ofertas

    O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e comparar as ofertas selecionadas por nossa plataforma moderna e fácil de usar. 

    Ative o alerta de preços para receber notificações via e-mail sempre que o trecho desejado entrar em promoção. 

    E siga o Passagens Promo nas redes sociais para se manter atualizado sobre as novidades do mundo das viagens!

    Conhecer as belezas de Florianópolis sem abrir mão da economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Itajaí, Santa Catarina: informações, mapa, pontos turísticos e praias

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Timbó, SC: como chegar, mapa, pontos turísticos e curiosidades

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

    Serra Catarinense: quando ir, o que visitar, cidades e roteiro

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região

    Barra da Lagoa, SC: 8 atrações para curtir a praia e região