
Lapônia é uma região adequada para quem quer passar um inverno inesquecível e quer fugir do calor brasileiro. Um lugar repleto de atrações únicas e que reservam momentos memoráveis.
Confira algumas das atrações que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Acompanhe o nosso conteúdo e veja como aproveitar uma viagem para o extremo norte da Europa e desfrutar de dias cheios de emoções e novidades.
Índice
Onde fica a Lapônia?
Para entender melhor onde fica é preciso saber o que realmente é essa região. A Lapônia, não é um país, não é uma cidade, basicamente é uma região que se estende entre a Noruega , Finlândia , Suécia e Rússia , encontra-se no extremo norte da Europa .
Normalmente, muitas pessoas falam que é uma cidade da Finlândia, principalmente por ser perto de Rovaniemi.
A Lapônia é uma área que o povo indígena Sami mora e tem invernos frios e um dos motivos que é muito visitada é por causa da visibilidade que a região oferece para ver a aurora boreal.
Como chegar à região da Lapônia?
Há várias formas de chegar a região da Lapônia, uma delas é pegar um voo para um dos aeroportos das cidades que são próximas a ela, uma delas é Rovaniemi na Finlândia e depois realizar uma viagem de carro até chegar lá.
Suas paisagens durante o trajeto são encantadoras, só que tem que ter muito cuidado ao realizar viagens de carro para a Lapônia, principalmente no inverno, por causa das condições dessa estação.
Para quem quer uma viagem mais tranquila, pode ir de trem até a Lapônia, saindo de Helsinque.
Qual a melhor época para visitar a Lapônia?
Qualquer época para viajar é boa se for de acordo com o seu planejamento, ou seja, você deve escolher uma época do ano em que seja propícia para realizar suas atividades naquele local.
Dessa forma, você conseguirá montar um roteiro personalizado, segundo os seus gostos e principalmente com atividades que possam ser realizadas naquela região na estação que você for. Agora, veja o que você pode curtir em cada estação na Lapônia:
Inverno (dezembro a fevereiro)
O inverno é a estação mais escolhida para viajar para a região da Lapônia, pois é quando ocorre a aurora boreal e é possível contemplar as luzes do norte, como também pode aproveitar para realizar atividades da neve, por exemplo snowmobile, entre outras.
Aliás, a paisagem da Lapônia no inverno é irresistível toda aquela região coberta de neve, torna-se em um cenário encantador.
Primavera (março a maio)
Na primavera a neve começa a derreter, devido a temperatura. Dessa forma, já começa aparecer a fauna e a flora, um bom momento para explorar mais a região e conhecer seus aspectos naturais, através de trilhas.
Verão (junho a agosto)
Um dos fenômenos da Lapônia muito conhecido é o Sol da Meia-noite, muitos turistas vão à região para conhecê-lo, ele acontece exclusivamente no verão.
Essa estação é boa para quem quer fazer atividades ao ar livre, como:
- caminhada;
- pesca;
- explorar a natureza;
- passeios de barco.
Outono (setembro a novembro)
Neste período as luzes da Aurora Boreal já começam a dar sinais, é uma boa forma de conhecer esse fenômeno sem precisar encarar um inverno rigoroso e ter a oportunidade de algumas atividades ao ar livre com um cenário cheio de folhagem outonal.
Além disso, é uma boa época para quem não quer encarar um grande fluxo de pessoas e mesmo assim quer ver a Aurora Boreal.
Quem são os Sami da região da Lapônia?
Na Lapônia tem os Sami que são povos indígenas que moram na região. Atualmente, são 80 mil os que moram nessa parte do extremo norte.
Para organizar a Lapônia, os Sami criaram um conselho para que pudessem decidir juntos sobre os principais aspectos da região.
Eles mantêm a tradição e seus costumes, mas envolvem a modernidade em seus dias. Viajar para Lapônia, é ter o privilégio de conhecer povos tradicionais com uma cultura rica e cheia de características.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Conhecer o mundo agora é fácil com a Passagens Promo , você pode garantir suas passagens aéreas sem gastar muito, temos um buscador de pesquisa que mostra as melhores.
Além disso, permitimos que nossos clientes usem a forma de pagamento que seja de acordo com o seu bolso.
- pix;
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica;
- cartão de crédito.
5 atrações imperdíveis da região
Não há dúvidas que a Lapônia é uma das regiões mais belas e surpreendentes do mundo, reserva grandes fenômenos que são os responsáveis por atrair turistas que estão desejando viver dias incríveis, em um lugar de uma beleza de tirar o fôlego.
Confira 5 opções de atrações para colocar no seu roteiro durante os dias da sua viagem:
Esportes e atividades na neve

Faz parte da cultura da região esportes e atividades na neve, ou seja, na sua passagem por lá, você não pode deixar de experimentar alguns esportes que são realizados como:
- esqui alpino e cross-country: são vários resorts e trilhas que oferecem equipamentos para serem usados na sua prática;
- safáris de snowmobile: um dos queridinhos dos turistas, conhecer áreas mais remotas da Lapônia em motos que são apropriadas para neve, muitas empresas têm essa excursão e oferecem outras vantagens aos seus clientes, como bebidas quentes e lanches;
- mushing: em um trenó você pode ser arrastado por cães siberianos ou renas, uma experiência única que rende boas memórias;
- ice fishing: a pesca no gelo é algo comum para a população da Lapônia e você pode vivenciar isso.
Além de todas essas atividades o visitante pode participar e aprender como construir iglus que é um abrigo muito usado na região, é uma forma de conhecer mais da cultura e realizar algo totalmente novo.
Na Lapônia acontecem também eventos esportivos e você pode assistir as competições ou até mesmo participar delas. Não tem como ficar parado nessa região, com tantos privilégios de realizar várias atividades em lugar de uma beleza selvagem.
Linha do Círculo Polar Ártico
Um dos fenômenos mais incríveis da Lapônia é o sol que continua abaixo do horizonte durante o período de 24 horas. No verão esse aspecto resulta no Sol da Meia-noite e no inverno em noites escuras. Muitos buscam acompanhar este fenômeno no verão para ver de perto como o local fica 24h no claro.
Assistir esse espetáculo é ter a oportunidade de ver uma obra de arte da natureza e viver algo totalmente diferente da sua realidade. Vale destacar que se você busca conhecer como a Lapônia fica com o Sol da Meia-noite durante o solstício de verão, é preciso ir na época correta para não perder o fenômeno.
Aurora Boreal

Não tem como negar que a Aurora Boreal é uma das responsáveis pela Lapônia ter muitos turistas, esse fenômeno arrasta pessoas do mundo todo.
Você pode contratar alguma empresa ou ficar em um resort para ser guiado para os lugares mais remotos e longes das luzes artificiais para tornar possível sua visualização da Aurora Boreal.
Por isso, é bom contratar uma empresa que disponibilize de um bom serviço e que esteja comprometida de oferecer aos seus clientes a possibilidade de contemplar a Aurora Boreal em toda sua plenitude.
Pôr do sol
Muitas pessoas gostam muito de assistir o pôr do sol e na Lapônia você pode vivenciar duas experiências muito distintas entre elas, porque no verão é o Sol da Meia-noite e no inverno o pôr do sol azul.
Para desfrutar mais desse espetáculo da natureza é recomendável que escolha ir para um lugar mais afastado sem muita luz, vai resultar em um cenário mais belo.
Você pode aproveitar o pôr do sol para realizar algumas atividades, enquanto assiste, é unir o útil ao agradável, pode fazer uma caminhada ou passeios de trenó.
Se você está hospedado em alguma estadia longe das luzes artificiais e sua acomodação é em cabanas de vidro, pode assistir ao pôr do sol no seu quarto, será uma sensação nova e diferente.
Cruzeiro no Ártico

O cruzeiro no Ártico é uma chance de explorar mais a região e os seus arredores, eles são mais procurados na época do verão, quando o gelo marinho fica mais acessível.
Antes de contratar um veja quais são os seus benefícios e como os seus serviços são oferecidos, como também a sua rota, porque alguns podem explorar as ilhas e costas da Noruega, outros da Finlândia ou da Suécia, você pode escolher a que mais te agrada.
Leve roupas adequadas e térmicas para que possa participar do cruzeiro sem nenhum desconforto e também estar aquecido. Vale destacar que muitos cruzeiros oferecem excursões nas suas paradas em terra, para o turista explorar mais da cultura da região.
Você vai se apaixonar por realizar um cruzeiro nesta região, terá o privilégio de ver alguns animais, como baleias, aves marinhas, focas e ursos polares.
É muito importante reservar com antecedência o seu cruzeiro, já que são vagas limitadas. Nesse sentido, antes da sua viagem já deixe tudo certo.
Aproveite sua viagem na Lapônia e conheça algumas atrações de Rovaniemi
Muitos falam que Rovaniemi é a capital e centro comercial da região da Lapônia. Só que Rovaniemi é na Finlândia e por ser muito próxima é como se fosse um suporte para essa região.
Além disso, muitos turistas vão para Rovaniemi e só depois partem para a Lapônia. Veja o que você pode conhecer nessa cidade finlandesa.
Museu Korundi
Para aqueles turistas que não deixam passar uma chance de conhecer mais da arte contemporânea e da música, o Museu Korundi em Rovaniemi é o passeio perfeito.
Ele fica em um edifício histórico que é uma usina elétrica e funciona como uma exposição rotativa de vários artistas contemporâneos que disponibilizam sua expressão artística.
Centro de Ciência Pilke
Uma excelente maneira de aprender mais sobre assuntos naturais e da floresta boreal, são exposições exibidas de maneira educativa e interativa, sobre temas como sustentabilidade, silvicultura e biodiversidade para um maior aprofundamento sobre as florestas da região ártica e sua importância.
Para quem vai com criança pode ter certeza que é um passeio incrível, eles vão ficar encantados e também terão a oportunidade de aprender algo muito relevante.
Aldeia do papai noel

Uma experiência marcante independente da sua faixa etária, não tem como não ficar apaixonado pela Santa Claus Village, que fica no Círculo Ártico, promovendo que crianças e adultos possam encontrar o papai noel e até mesmo enviar cartas.
Alguns outros passeios podem ser realizados na aldeia, como snowmobiles e entre outros. Conhecer a Santa Claus Village é se encantar com todo o clima natalino e vivenciar um dos momentos mágico da viagem.
Snow Castles

É construído todos os anos um castelo com estruturas temporárias que são feitas de neve e gelo, nele tem quartos temáticos, esculturas e um restaurante feito de gelo.
Não pode ficar de fora do seu roteiro, além de ser uma experiência diferente é magnífico ver como gelo e neve foram usados para construir um castelo, é daqueles passeios que ficarão marcados na memória.
Onde se hospedar?
Quem vai realizar algumas atividades na Lapônia, escolhe Rovaniemi para se hospedar. Há uma variedade de opções para todos os gostos e bolsos, você não precisa ficar preocupado com essa questão, o que não faltam são hospedagens. Confira algumas:
- santa claus holiday village;
- lapland hotels sky ounasvaara;
- nova skyland hotel;
- hotel vartiosaari the aurora Island.
Todos disponibilizam uma boa localização e todo o conforto possível para o turista, para que a sua viagem pela Rovaniemi e a Lapônia seja a mais agradável e satisfatória.
Principalmente se você escolher ir em alta temporada, reserve sua estadia com antecedência, já que é uma região muito turística, e muito procurada por várias pessoas que estão afim de viver dias inesquecíveis.
Encontre as melhores passagens aéreas!
Comprar passagens aéreas por um preço baixo e com todo o suporte necessário é o que todo mundo quer e você pode encontrar tudo isso na Passagens Promo .
Temos preços excelentes e oferecemos toda a facilidade necessária para que você possa executar sua compra com sucesso. Nosso buscador de pesquisa é prático e em pouco tempo você tem a sua disposição as melhores passagens aéreas.
Qual a língua falada na Lapônia?
Uma região que tem vários traços de outros países e culturas, diante disso sua língua falada depende muito de qual parte da Lapônia a população está.
Algumas falam mais finlandês, enquanto outras é o sueco e norueguês que prevalecem. Aliás, as línguas dos povos indígenas como o lapão ou same são bastante usadas também.
Em áreas mais turísticas o inglês é facilmente usado e também compreendido para facilitar a comunicação com os turistas.
Então, não precisa se preocupar, você conseguirá facilmente se comunicar na Lapônia, por ser um lugar que recebe muitas pessoas eles oferecem todo o suporte necessário.