
Quem busca um destino para desacelerar, fazer passeios tranquilos, aproveitar restaurantes à beira de um lago, Lausanne é a escolha perfeita.
Uma cidade Suíça repleta de boas atrações históricas, religiosas e culturais, além de ser um destino ideal para explorar a natureza.
Confira um conteúdo completo com as melhores dicas: como chegar, melhor época para visitar, bairros imperdíveis, pontos turísticos e mais
Índice
Onde fica Lausanne?
Uma cidade importante da Suíça, nas margens do Lago Léman, Lausanne fica na parte oeste do país, sendo capital do cantão de Vaud.
Bem localizada e próxima das principais cidades do país, como Genebra a 60 km de distância e Zurique a 230km. Não tem como não se render à beleza das suas paisagens montanhosas e ruas inclinadas que oferecem uma visão única dos lagos e dos Alpes.
Além de toda essa riqueza e charme, a cidade é sede do Comitê Olímpico Internacional e abriga o museu, o que a torna um referencial turístico. Muitos estudantes escolhem morar em Lausanne, pois ela abriga famosas universidades e escolas prestigiadas.
Como ir do Brasil a Lausanne?
Se Lausanne é a sua próxima parada na Suíça, saiba que vai precisar pegar um voo para alguma das suas cidades vizinhas. O trajeto mais optado é o de Genebra, com escalas em Lisboa , Paris , Frankfurt ou Madri.
Após desembarcar, tem a sua disposição um trem que fica no aeroporto e leva até Lausanne, a viagem dura em torno de 45 minutos. Há também disponível ônibus e táxi, mas a opção mais prática e rápida é o trem.
Quem escolher fazer o voo para Zurique , também consegue pegar um trem para Lausanne, e em 2h30 consegue chegar à cidade. Outra alternativa, é sair do Brasil direto para Paris e pegar um trem de alta velocidade, e a distância é de 3h40 para o destino final.
Em comparação a todas as opções apresentadas, o trajeto de Genebra para Lausanne é o mais viável e rápido. Para evitar cansaço e garantir praticidade é a melhor opção.
Os brasileiros não precisam de visto para conseguir entrar na Suíça, se a duração da viagem não ultrapassar 90 dias. Esteja com o seu passaporte válido em mãos e o comprovante de passagem aérea de volta.
Melhor época para conhecer Lausanne
Antes de uma viagem várias coisas são planejadas, uma delas é qual época escolher para viajar a determinado destino.
É uma boa forma de garantir passeios personalizados e da sua preferência, além de ter uma experiência mais interessante e que combine com o seu estilo.
Lausanne é uma cidade com o clima temperado, ou seja, suas estações são bem definidas e cada uma oferece atrações diferentes. Confira.
Primavera (março a maio)
Quem busca fazer passeios ao ar livre costuma escolher a primavera, quando os dias ficam mais longos e o clima é ameno.
Além disso, suas paisagens ficam floridas e oferecem um cenário único, excelente para caminhadas à beira do rio e para conhecer suas vinícolas de Lavaux, que são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO. Conhecê-las é um verdadeiro sonho para os amantes de vinho.
Verão (junho a agosto)
Época cheia de festivais e que contribui para os passeios de barco e na natureza. Com as temperaturas mais quentes é possível fazer esportes aquáticos.
Por ser uma estação onde a cidade recebe festivais, o número de visitantes aumenta, e consequentemente os preços também. É uma desvantagem para quem procura economizar.
Outono (setembro a novembro)
Um período ideal para o viajante que deseja relaxar e fazer seus passeios com tranquilidade. No outono, suas paisagens recebem tons dourados, dignas de cenários de filme.
Além de ser o período de colheitas nas vinícolas, é um bom momento para explorar e conhecer a produção da bebida.
Inverno (dezembro a fevereiro)
Se você tem o sonho de viver um inverno europeu, escolha Lausanne. No inverno, suas temperaturas ficam em torno de -2°C e 7°C.
Suas montanhas ficam cobertas de neve e próximo da cidade há várias estações de esqui nos Alpes Suíços. Elas oferecem trilhas tanto para os amadores quanto para os profissionais.
Em dezembro ocorrem os mercados de natal, garantindo uma atmosfera mágica, com barracas com produtos típicos e as ruas enfeitadas.
Faça a cotação das suas passagens aéreas
Bairros imperdíveis de Lausanne
A beleza histórica e moderna de Lausanne apresenta a personalidade que a cidade carrega. Há ruas que promovem uma viagem ao tempo, com suas ruas medievais e outras com um toque contemporâneo.
Veja quais os principais bairros turísticos da cidade e o que você não pode deixar de fora do seu roteiro.
Centro Histórico
O bairro mais charmoso de Lausanne, o seu Centro Histórico é cheio de ruas com paralelepípedos e construções medievais.
Vai encontrar a catedral, o palácio e museus. Faça uma pausa em seus cafés para apreciar a vista deslumbrante do Lago Léman e tomar uma bebida quente.
Flon
Saia um pouco da beleza histórica e vá para Flon, onde a modernidade reina. Iniciou como uma área industrial e ao longo do tempo começou a ser um centro urbano.
O bairro é composto por restaurantes modernos, bares animados e lojas conceituais, tanto que se transformou em ponto de encontro dos jovens.
E à noite, o que não faltam são opções de lugares badalados, suas baladas e rooftops bombam e promovem agito.
Ouchy
Um excelente lugar para relaxar e contemplar a beleza do lago, Ouchy é situado à beira do Lago Léman. Seus calçadões floridos e parques tem ao fundo montanhas.
Faça uma caminhada para relaxar ou um passeio de barco. Tenha um jantar diferente em seus restaurantes que oferecem uma vista única.
Além de tudo isso, nesse bairro, você encontra o Museu Olímpico, uma das principais atrações da cidade suíça.
Pontos turísticos de Lausanne
Uma cidade que surpreende os seus visitantes, Lausanne é o típico destino que ganha corações. Não tem como conhecê-la e não se apaixonar.
Suas paisagens são dignas de filme, jardins com vistas panorâmicas, palácios majestosos, catedrais históricas e museus com exposições interessantes de vários assuntos.
Conheça alguns dos pontos turísticos mais visitados de Lausanne e o que cada um garante aos seus turistas.
Catedral de Lausanne

Visite a Catedral de Lausanne, sua arquitetura gótica destaca a sua imponência e detalhes esculpidos em pedra.
Já na entrada se surpreende com a riqueza de detalhes, das esculturas medievais que conservam suas cores originais. Ao entrar, vai encontrar colunas altas, vitrais coloridos e um dos órgãos mais sofisticados do mundo.
Um dos seus tesouros é a Rosácea, um vitral do século XVIII, com símbolos da era medieval. Suba a torre da catedral, para ter uma vista panorâmica da cidade e avistar os alpes.
Palácio de Rumine

Na Praça de La Riponne, fica o Palácio de Rumine, com seus estilos renascentista florentino, é considerado uma das construções mais emblemáticas de Lausanne.
Além da riqueza da arquitetura, com suas colunas majestosas e escadarias grandiosa, o Palácio abriga alguns museus:
- Museu Cantonal de Belas Artes: com uma coleção de pinturas e esculturas de vários artistas nacionais e internacionais.
- Museu Cantonal de Arqueologia e História: apresenta a trajetória da região, desde a pré-história até a Idade Média por meio de uma exposição detalhada.
- Museu Cantonal de Geologia: um espaço dedicado para exibir os fósseis, minerais e formações geológicas encontradas na região.
- Museu Cantonal de Zoologia: abriga animais empalhados.
No palácio também você vai encontrar a Biblioteca Cantonal e Universitária, que é um dos centros de estudo e pesquisa mais importantes de Lausanne.
Sem dúvidas, vale a pena dedicar algumas horas para explorar com calma os seus salões e conhecer as exposições que são capazes de oferecer uma visão ampla da história de Lausanne.
Museu Olímpico

Desde 1993 a cidade tem o Museu Olímpico, sobre a história olímpica. Oferece aos seus visitantes uma experiência interativa capaz de possibilitar um entendimento sobre os principais acontecimentos.
Ao entrar, vai se deparar com uma coleção com mais de 10.009 itens, com tochas, medalhas, uniformes e equipamentos usados pelos principais atletas.
Além disso, o museu detalha a origem dos jogos, como ocorreu na Grécia Antiga e como chegou a era moderna, abordando o uso das tecnologias nas competições.
A área mais procurada é a interativa e multimídia que tem simuladores esportivos, e também passa vídeos dos momentos mais incríveis dos jogos olímpicos.
Na parte externa tem um jardim ao redor com esculturas e também com a chama simbólica acesa. Aos apaixonados pelos esportes, visitar o Museu é um momento fascinante de bastante aprendizado.
Château Saint-Maire

No coração da cidade fica o Château Saint-Maire, um castelo medieval que foi uma residência fortificada. Hoje em dia, é usado como o governo do cantão de Vaud, sede do Parlamento Cantonal de Vaud.
Não tem como não perceber a sua presença, sua arquitetura com torres e muralhas de pedra chamam atenção, além da sua porta de madeira que é um símbolo medieval.
Ele fica em uma colina o que garante aos seus visitantes uma vista única da cidade e do lago. Relaxe nos seus jardins que é repleto de áreas verdes e promove um ambiente sereno.
Apesar de não ser liberado o acesso a algumas áreas do castelo, vale a pena fazer uma visita guiada e conhecer suas exposições.
Museu de História Natural de Lausanne
Explore as exposições do Museu de História Natural de Lausanne que apresenta a história geológica da Terra e a biodiversidade. É uma atração interessante para compreender a criança, natureza e conservação.
Há seções divididas em assuntos da geologia, zoologia e paleontologia, além de espaços dedicados aos fósseis de dinossauros, modelos de animais e coleções de minerais e rochas.
O museu tem uma área específica para fauna e flora, o que permite aos visitantes conhecer uma coleção de espécies nativas da Suíça, e seus animais empalhados, insetos e plantas.
Para tornar mais fácil a compreensão dos tópicos do museu, há um espaço que promove jogos e experiências educativas, assim através da interação adultos e crianças podem aprender.
Jardins de l’Hermitage
Natureza e arte combinadas em um só lugar, os Jardins de l’Hermitage, situado na colina, seus jardins oferecem uma vista panorâmica do Lago Léman e das montanhas.
Um excelente ambiente para se conectar com a natureza, meditar e fazer piquenique. Em cada estação do ano, os jardins promovem um cenário autêntico, na primavera suas flores se destacam e no outono os tons de dourados das suas folhas são o charme.
Além disso, há o Museu Hermitage, que abriga artes de artistas modernos e contemporâneos. O museu é totalmente cercado pelas árvores, flores e fontes que ficam no jardim.
Atividades ao ar livre em Lausanne
Em Lausanne seus visitantes podem aproveitar das suas montanhas e lagos para realizar atividades ao ar livre.
Uma excelente forma para desacelerar e contemplar a beleza natural. Algumas das mais escolhidas são caminhadas, passeios de barco, caiaque, windsurf, esqui e snowboard.
Há vários parques espalhados pela cidade e nos seus arredores que possibilitam trilhas, como o Parque de Montbenon. Tem como aproveitar o lago para se aventurar de caiaque e windsurf.
E no inverno o mais optado são o esqui e snowboard, nas estações de esqui localizadas nas montanhas. Quem gosta de esportes e momentos em meio a natureza, vai amar esse destino.
Explore os vinhedos de Lavaux

Às margens do Lago Léman, fica a região de Lavaux, com vinhedos em seus terraços, tão renomada que tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO.
Faça uma caminhada pelos vinhedos que conectam as vilas de Cully e a Chexbres, são cerca de 30km cultivados de maneira tradicional.
Além de conhecer pode participar das degustação de vinhos, tem adegas que o público pode entrar. O bom de incluir essa atração ao seu roteiro, é aproveitar para visitar as vilas compostas de casas antigas e de uma paisagem autêntica.
Para os apreciadores de vinho, Lavaux é visto como um paraíso, não tem como não se apaixonar pelas suas vinícolas e vistas do Lago Léman.
Economize com o Passagens Promo
Bate-volta para Montreux
Próximo de Lausanne fica Montreux, a cerca de 30km de distância, em 25 minutos de trem consegue chegar. O trajeto é espetacular, feito ao longo do Lago Léman, promovendo vistas únicas.
Ao chegar na cidade, pode conhecer um dos castelos mais belos da Suíça, é o Castelo de Chillon, além de ser um destino perfeito para quem gosta de cultura, natureza e história.
Dedique ao menos 1 dia da sua viagem para conhecer Montreux e o que essa cidade tem reservado aos seus turistas.