O que fazer em São Luís: guia completo para passeios imperdíveis
O nordeste reserva lugares paradisíacos com belezas encantadoras e que arrastam vários turistas para conhecer o melhor das terras nordestinas.
São vários pontos turísticos que podemos encontrar no nordeste, um deles é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses o queridinho e desejado por vários turistas.
Com certeza, esse destino deve estar entre aqueles que você quer conhecer. Aproveite o conteúdo para saber mais e já preparar as malas!
Índice
Como chegar nos Lençóis Maranhenses?
No Maranhão tem um verdadeiro paraíso o sonho de vários turistas, que é conhecer o tão apreciado e belíssimo lençóis maranhenses que fica próximo da cidade de Barreirinhas.
Há duas formas de chegar até os Lençóis Maranhenses, uma é chegando no Aeroporto Internacional de São Luís, que normalmente recebe voos diretos de quase todas as cidades brasileiras, depois pegar a estrada até a cidade de Barreirinhas. Outra forma também é, ao chegar a São Luís, você pode fretar um avião particular para pousar no único Aeroporto de Barreirinhas, ele só recebe voos de São Luís.
A melhor opção, e, a mais econômica é pegar um voo para São Luís e depois ir de carro até Barreirinhas. Veja como ir:
Barreirinhas é uma das portas de acesso para os Lençóis Maranhenses e também a que disponibiliza transporte público para quem deseja chegar até o local. Se você está em São Luís e quer ir para Barreirinhas, vai pegar pela BR-135 e terminar o trajeto na BR-402.
A duração da viagem é de aproximadamente 4h, você pode optar ir de ônibus intermunicipal, táxi ou até mesmo contratar uma empresa transfer para te deixar no local. Essa é uma das opções mais utilizadas por vários turistas, por ser mais prático e confortável, principalmente para quem está viajando em grupo.
Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?
Os Lençóis Maranhenses é aquele destino que você precisa está atento para saber em qual época ir, pois é quando tem chuvas que as lagoas enchem e a paisagem ganha forma e contornos de várias piscinas em meio às dunas e possibilita aquele famoso visual que encanta a todos.
A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é nos meses de junho e agosto, já que são meses de chuva e também há sol.
Esses meses além de garantir um cenário digno de filme, eles não são meses que chove todos os dias e as lagoas não ficam extremamente cheias, então dá para aproveitar bastante o passeio e curtir as deliciosas águas desse parque nacional que se encontra no maravilhoso Maranhão.
Vale ressaltar, que é muito importante conferir antes de ir como está o tempo de chuva, já que o tempo pode mudar, não custa nada verificar se os dias que você vai garante um passeio inesquecível.
O que levar para os Lençóis Maranhenses?
Nada melhor que ir para uma viagem levando tudo que vai precisar, não é nada bom ir para um destino e não levar os principais itens, se você vai se apaixonar pelos Lençóis Maranhenses, aqui estão algumas dicas para te ajudar em mais uma aventura:
- leve roupas de banho;
- aposte em roupas confortáveis e leves;
- não esqueça do protetor solar;
- leve chinelo, sandálias e chapéus;
- repelente contra insetos.
Um dos itens mais importante para registrar cada momento especial que você vai viver nesse parque tão desejado é: sua câmera fotográfica. É de uma beleza sem igual que você não vai deixar de registrar cada momento que vai viver nesse paraíso.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses?
É um destino que agrada a todos, um lugar cheio de beleza e com uma paisagem magnífica. Um grande cenário do que existe de melhor da natureza nordestina.
Viajar para os Lençóis Maranhenses é ter a oportunidade de vivenciar experiências que ficaram para sempre na memória. Veja o que fazer nessa incrível viagem:
Tour pelas lagoas
Faça uma tour pelas lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é uma infinidade de belíssimas lagoas espalhados pelo parque, suas águas quentinhas perfeitas para mergulhar e passar um tempo descansando enquanto desfruta de uma bela paisagem.
A maioria dos passeios pelas dunas, são realizados por veículo 4X4, quadriciclo, avião ou até mesmo de lancha.
O trajeto por terra não é um dos mais fáceis, mas garante uma experiência única, e para quem gosta de se aventurar e quer viver mais de perto esse momento é a melhor forma de realizar a tour pelos Lençóis Maranhenses. Aliás, para chegar até o parque vai ser necessário passar por algumas estradas, só que o destino final é recompensador.
Sobrevoo nos Lençóis
Quem quer ter uma experiência totalmente diferente pode optar por conhecer os Lençóis Maranhenses também de forma aérea. Quem não quer visualizar de cima toda aquela beleza das lagoas?
Por isso, há empresas que disponibilizam passeios aéreos pelos Lençóis Maranhenses e o turista pode fazer um sobrevoo sobre a área e desfrutar de um cenário magnífico.
Há três alternativas de realizar o sobrevoo nos Lençóis Maranhenses:
A primeira rota:
- Pequenos lençóis;
- Povoado Mandacaru;
- Povoado Vassouras;
- Povoado Caburé e retorna para os Lençóis Maranhenses.
A segunda rota:
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses;
- Queimada dos Britos;
- Barra Grande.
Terceira rota:
- Paulinho Neves;
- Pequenos Lençóis;
- Povoado Mandacaru;
- Povoado Caburé;
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Este tipo de passeio é recomendável que ocorra no início e fim do dia, porque nesses horários é quando as sombras marcam as curvas das dunas e assim uma paisagem totalmente diferente se forma. É aquele passeio que você não vai se arrepender.
Voe com Economia e Praticidade para qualquer lugar do mundo
Só nas Passagens Promo, você encontra passagens aéreas por um preço imperdível. Temos 35% de desconto e garantimos que você divida sua passagem em até 10X no cartão.
Nada melhor que conhecer o mundo sem gastar muito!
Passeio pelo Rio Preguiças
Não há dúvidas de quem conhece o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não deixa de dar uma passadinha no Rio Preguiças.
Não é qualquer passadinha, é uma verdadeira excursão desfrutando de belas paisagens. O passeio é realizado em uma lancha voadora com duração de 08 horas e são 3 paradas, cada uma com um cenário diferente e possibilitando boas atividades e momentos ao ar livre. Veja como acontece:
Primeira Parada em Macacos em Vassouras
Um ponto turístico que você vai viver uma experiência totalmente nova, enquanto você passeia ao seu redor vários macacos estão pedindo comida e andando tranquilamente ao seu lado, além disso fazem até pose para foto.
Lá, você pode desfrutar de alguns lagos e dunas com redes, para garantir aquele descanso.
Segunda parada Mandacaru
Mandacaru é uma vila com pescadores e onde fica o tão famoso farol preguiças que atualmente está sob o domínio da Marinha do Brasil.
Em Mandacaru tem um bar que fica dentro da água e vende todo tipo de caipirinha, não deixe de experimentar a caipirinha de caju, faz sucesso na região e entre os turistas.
A poucos passos do pier é possível ver o farol e durante o caminho até o farol você vai se deparar com várias lojas de artesanatos, de sorvetes e entre outras. Ele fica no fim de uma rua cheia de cajueiros e tem 40 metros de altura, garantindo uma vista lindíssima.
Última parada Praia de Caburé
Um lugar com uma ótima estrutura com redário, tendas e restaurantes. É um povoado com algumas pousadas que ficam próximas da faixa de areia.
Nada melhor que almoçar com uma vista magnífica. Essa última parada é normalmente feita para o horário do almoço, são ótimos restaurantes com peixes e frutos do mar no seu cardápio.
E assim termina o tour pelo Rio Preguiças, certeza que você vai garantir boas fotos, desfrutar de uma paisagem magnífica, ter diversão garantida e boas horas de descanso.
Onde se hospedar?
Quem vai visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, normalmente se hospeda em Barreirinhas, já que é a cidade mais próxima para conseguir chegar até esse destino imperdível.
Em Barreirinhas, tem vários resorts e pousadas que acolhem vários turistas, garantindo um bom serviço e estadia de qualidade.
Algumas pessoas se preocupam bastante com o conforto e a qualidade do lugar que vai ficar durante a viagem e gastam muito tempo procurando bons hotéis e pousadas. Para te ajudar nesta tarefa, veja alguns das melhores hospedagens em Barreirinhas:
- hotel gran lençóis flat residence;
- pousada boa vista;
- pousada do riacho;
- velho bateau;
- porto preguiças resort.
Além de tudo ficam localizados a poucos km do centro, se você precisar comprar alguma coisa ou desejar conhecer mais a cidade de Barreirinhas em poucos minutos você chega ao centro.
E se você quiser curtir um pouco da noite, tem vários restaurantes e bares agitados e também sossegados para aproveitar durante sua estadia por Barreirinhas que tem uma bela beira-rio.
O que devo saber antes de visitar os Lençóis Maranhenses?
Mais chances da viagem ser boa e tranquila é realizando uma boa pesquisa antes. Dessa forma, você pode elaborar um bom roteiro e reunir as principais dicas para ter uma viagem perfeita e memorável. Por isso, não esqueça:
- conferir os melhores dias para visitar as lagoas;
- contratar antecipadamente um transfer ou alugar o carro;
- reserve antecipadamente o hotel, pousada ou resort;
- contrate as empresas do passeio antecipadamente;
- não esqueça do repelente;
- aproveite para conhecer Barreirinhas.
Barreirinhas é uma cidade bonita e como vários turistas passam por lá, já se tornou uma cidade turística. Por isso, vale muito a pena dedicar um dia para se aventurar pela cidade e conhecer mais do principal ponto de apoio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Vale destacar que é muito importante reservar com antecedência todos os serviços que vai precisar durante sua viagem. Assim, não corre o risco de estarem lotados e perder de fazer várias atividades de lazer.
Melhores restaurantes nos Lençóis Maranhenses
Sem dúvidas a culinária nordestina é uma das melhores, seu sabor é indescritível, são vários pratos típicos que garantem uma boa refeição. Não deixe de aproveitar o melhor dos pratos nordestinos durante a sua viagem. Confira alguns dos melhores restaurantes:
- canoa;
- bambu;
- jacaré.
Esses três restaurantes estão no Beira-Rio em Barreirinhas, lugares aconchegantes e com pratos deliciosos. Garantindo uma experiência gastronômica perfeita para sua viagem.
Em Barreirinhas, você também encontra os bares: urra bar com cervejas artesanais, nautz lounge bar que também tem sushi e bambaê.
Com essas dicas você vai vivenciar um ótimo passeio gastronômico com o melhor que tem no nordeste.
E se você estiver viajando em grupo, vai ser uma boa forma de curtir a noite com altas risadas em lugares com boa comida e bebida. Aliás, são restaurantes e bares com uma boa localização e com um cenário belíssimo, enquanto você degusta da culinária nordestina você pode apreciar a beleza do lugar.
Como se locomover nos Lençóis Maranhenses?
O trajeto para chegar nos Lençóis Maranhenses não é do mais fácil, por isso é bom contratar o serviço de uma empresa para ajudar nessa locomoção.
Como também, quando chegar lá vai precisar de um veículo para se locomover entre as dunas. Óbvio que você vai querer conhecer o máximo de lagoas possíveis nesse belíssimo parque.
Por isso, são várias agências e guias credenciados pelo ICMBio para fornecer passeios em grupo ou privativo. Além disso, procure sempre por agências e guias credenciados para garantir a segurança do seu passeio.
Não precisa se preocupar com a locomoção, pois são vários veículos usados para facilitar o seu passeio. Você pode fazer de:
- 4X4;
- quadriciclo;
- avião;
Encontre as melhores passagens aéreas
Usar o buscador das Passagens Promo é ter a certeza que vai encontrar passagens aéreas de confiança por um preço acessível.
Por isso, use o nosso buscador para comprar suas passagens para Barreirinha e desfrutar de uma viagem magnífica no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Termine a viagem no Rio Formigas
Para fechar com chave de ouro a viagem pelos Lençóis Maranhenses, aproveite para ir ao povoado da Cardosa e flutuar no seu famoso Rio Formiga.
Ele é perfeito para um descanso depois de subir e descer dunas, você não precisa fazer nada, só ficar na bóia flutuando por 1h e 30min, sendo acompanhado pelos guias e arrastados pelas correntezas tranquilas do rio.
O passeio acontece pela manhã e é perfeito para depois tomar um belo banho de rio, em um lugar belíssimo e sossegado e voltar para casa depois da viagem com as energias recarregadas.
Além disso, é um passeio que é para todas as idades, já que é totalmente seguro e tranquilo, para quem está viajando com crianças e com idosos é maravilhoso para descansar enquanto aprecia a beleza do rio.
Veja Também:
- Toulon: uma das belezas costeiras da França
- Decole com passagens baratas: como encontrar os melhores preços
- Hotéis em Joinville: valores, locais e mais
- Alicante: praias, histórias e uma vida noturna agitada
- Peniche: surf, história e beleza natural