Liechtenstein: belezas e aventuras em um paraíso alpino

Quem deseja explorar um pequeno país da Europa, sem dúvidas, Liechtenstein é uma excelente opção. Ele guarda histórias e castelos que trazem uma atmosfera de contos de fadas para a região.

Como também tem paisagens deslumbrantes com montanhas, vales e rios. E suas áreas promovem boas condições para atividades ao ar livre.

Tenha certeza que viajar para esse país é ter a oportunidade de viver dias inesquecíveis e repletos de paisagens belíssimas. 

Onde fica Liechtenstein? 

Pequeno em território e gigante em belezas e histórias, Liechtenstein, encontra-se na Europa  Central, entre a Suíça  e a Áustria , são apenas 160 quilômetros quadrados, considerado um dos menores países do mundo.

A paisagem é montanhosa, por causa da localização nos Alpes. Não tem como não ficar encantado com tamanha formosura. 

O principal rio do país é o Reno que passa por todo o território e traz mais charme às suas cidades. Liechtenstein também se destaca por ser conhecido como “paraíso fiscal”, um grande centro econômico. 

Ele é constituído por uma monarquia com o príncipe sendo o chefe de Estado. Além disso, a sua população tem uma qualidade de vida alta.

Como chegar a Liechtenstein? 

Se o seu próximo destino for Liechtenstein, será necessário adquirir uma passagem aérea internacional com conexão. Para conseguir chegar no país, têm que desembarcar em alguma cidade europeia, como Frankfurt, Zurique  e Viena , pois Liechtenstein não tem aeroporto internacional.

Você enfrentará de 11 a 14 horas de voo e mais 2 a 4 horas de transporte terrestre. O tempo varia ao depender de qual será o país escolhido como ponto de partida para chegar a Liechtenstein.

Após pisar em solo europeu, tem que escolher qual o meio de transporte será usado para ir ao destino final. Se desembarcar em Zurique, pegue um trem ou ônibus para Vaduz, o trajeto dura em torno de 1h30min. 

De Viena, você tem praticamente as mesmas opções: trem ou ônibus. A cidade de Liechtenstein que é próxima da capital da Áustria é Feldkirch e em 3 a 4 horas consegue realizar a viagem. 

Antes da viagem, alguns meses antes procure saber sobre os documentos necessários para entrar no país. Vale mencionar que os países do acordo Schengen permitem a entrada dos brasileiros sem visto para turismo, desde que a viagem não ultrapasse mais de 90 dias.

Qual é a melhor época para ir a Liechtenstein? 

Se a sua próxima viagem é para Liechtenstein e deseja elaborar um roteiro personalizado, escolha uma época que esteja de acordo com as suas preferências. 

A alta temporada no país é no verão (junho a agosto), por causa do clima quente e ensolarado. Para quem gosta de atividades ao ar livre, como passeios e trilhas, é bom escolher esses meses. Além de ser um período de eventos culturais e festivais. 

A primavera (abril a junho) também é excelente para quem procura viajar em meses de temperaturas amenas e não quer enfrentar filas e preços altos. O melhor de tudo é que a paisagem fica florida e promove uma atmosfera acolhedora.

Mais uma estação que oferece temperaturas equilibradas, o outono (setembro a novembro) traz um clima fresco e um cenário de cores vibrantes. Em comparação a primavera, a quantidade de turistas é menor. Sem dúvidas, uma excelente época para economizar e desfrutar de temperaturas amenas. 

Curta o inverno (dezembro a fevereiro) europeu em Liechtenstein, o país ganha características de contos de fadas, suas paisagens ficam deslumbrantes e suas montanhas oferecem condições para os esportes de neve, como esqui e snowboard.

O que não faltam são estações de esqui. Além disso, se você escolher ir no mês de dezembro terá a oportunidade de viver um natal mágico nos seus mercados.

Viaje pelo mundo e viva dias incríveis! 

Principais cidades de Liechtenstein! 

Como Liechtenstein é um país pequeno, há apenas 11 cidades e alguns vilarejos. Eles misturam o charme histórico com a beleza natural.

É como se você estivesse em uma cidade de contos de fadas , a magia que elas emanam é de deixar qualquer um encantado.

Para quem busca passeios mais tranquilos e imersivos, escolher fazer um tour pelas suas principais cidades é ter a oportunidade de viver dias inesquecíveis. 

Vaduz 

A capital do país é Vaduz, uma pequena cidade de beleza sem igual. Onde o charme histórico se encontra com o moderno. 

A principal atração do país é o Castelo de Vaduz, é a residência oficial da família real. Embora não permita a entrada do público, você poderá explorar seus arredores e contemplar a cidade e os Alpes do alto. 

Para conhecer aspectos culturais e históricos, faça uma visita ao Museu Nacional de Liechtenstein, onde há artefatos e objetos que remetem ao cotidiano do país.

Se você gosta de tour em museus, inclua também o Museu de Arte de Liechtenstein, que guarda coleção de arte moderna e contemporânea de grandes artistas. 

Não deixe de ir à Catedral de São Florin, uma verdadeira construção neogótica e com um interior rico em detalhes e uma coleção ampla de arte sacra. 

Você consegue passear pelo centro de Vaduz a pé, ele é compacto e reúne boutiques elegantes e cafés. Quem gosta de uma estética pitoresca ficará encantado.

Aproveite e faça uma refeição em um dos seus restaurantes tradicionais e prove a culinária da região alpina. Próximo da cidade, há vários locais para atividades ao ar livre, desfrute das áreas montanhosas para fazer trilhas e caminhadas.

Schaan 

Schaan 

A maior cidade de Liechtenstein é Schaan e exerce um papel importante para a economia do país. Chama a atenção dos turistas a sua atmosfera tranquila e alpina, promovendo excelentes passeios. 

Como pelo o Parque de Schaan, um espaço verde, onde seus visitantes podem apreciar a natureza e realizar caminhadas. Você também encontrará boas condições recreativas no Centro de Esportes e Lazer da cidade, que tem boas instalações, com quadras de tênis, campos de futebol e outras áreas. 

Para contemplar a beleza alpina de um ponto privilegiado, faça trilhas e caminhadas em suas regiões montanhosas. Não deixe de dedicar um tempo para explorar a histórica local, no Museu de Schaan, que faz uma releitura do passado e presente da cidade.

Em seguida, conheça a Igreja de São Pedro e Paulo, que tem uma arquitetura moderna e considerada um ponto de referência.

Balzers 

Balzers é uma das menores cidades de Liechtenstein e tem uma arquitetura pitoresca, fica na parte sul do país, próximo da fronteira com a Suíça. 

O principal destaque é o Castelo de Balzers, construído na era medieval, encontra-se no alto da colina e promove vistas únicas da cidade. Faça uma visita para conhecer a sua arquitetura medieval e histórica.

Os religiosos não podem deixar de ir na Igreja de São Nicolau, ela tem uma arquitetura religiosa e comparada a outras do continente, ela possui um estilo mais simples. 

O centro da cidade é pequeno, você consegue explorar a pé tranquilamente. Nele, ficam alguns edifícios antigos e também alguns estabelecimentos tradicionais. 

Para conhecer a história da localidade, visite o seu museu, ele oferece uma visão detalhada dos principais acontecimentos e sobre os costumes e tradições do povo de Balzers.

Eschen 

Eschen 

Para quem busca passeios tradicionais, Eschen é um dos melhores destinos que podem oferecer isso. Ela fica ao norte do país e sua atmosfera antiga conquista a todos. 

Tenha uma visão geral sobre a histórica local no Museu Eschen, ele abriga exposições com artefatos históricos, fotografias e objetos do cotidiano dos locais. 

A Igreja de São Martinho também é parada obrigatória, sua arquitetura tradicional garante um verdadeiro charme a esse ambiente sereno. Faça um passeio pelo centro para conhecer seus edifícios históricos e ruas pitorescas. 

Viva uma experiência única na natureza ao realizar trilhas em suas áreas montanhosas e desfrute de cenários alpinos, excelentes para várias atividades ao ar livre.

Mauren 

Mauren 

Mais uma cidade que não pode ficar de fora do seu tour por Liechtenstein. Mauren tem uma forte herança cultural, bastante perceptível em seus costumes e arquitetura. 

Faça um passeio pelo seu centro histórico e conheça os seus edifícios mais antigos que carregam todo o charme pitoresco. A Igreja de São Pedro e São Paulo, também são bons exemplos da arquitetura tradicional e reflete perfeitamente a essência de Mauren. 

Para descobrir sobre os principais fatos da cidade, conheça o seu museu, onde encontrará exposições que permitem aos visitantes uma visão da vida dos locais ao longo do anos. 

A cidade também possibilita fácil acesso para as áreas verdes, assim você poderá aproveitar e fazer trilhas para apreciar a beleza alpina.

4 imperdíveis vilarejos de Liechtenstein 

Se quiser fazer um tour pelo país, leve em consideração colocar os seus vilarejos no roteiro. 

Eles são ideais para quem deseja conhecer de perto os costumes tradicionais do país e ter passeios relaxantes. 

Além disso, promovem uma atmosfera acolhedora, não tem como não se sentir em casa. Tenha certeza de que cada um é mais encantador que o outro. Os mais famosos, são:

Esses foram apenas alguns dos principais vilarejos de Liechtenstein, eles são pequenos e possuem muitas áreas rurais. Para quem quer recarregar as energias fazer um passeio nesses locais é uma ótima oportunidade.

Melhores lugares para fazer trilhas em Liechtenstein 

Liechtenstein é um bom país para quem também gosta de se sentir mais conectado com a natureza. As suas áreas verdes promovem boas condições para diversas atividades, como trilhas.

Esses são os principais lugares que os turistas procuram para realizar trilhas e explorar as áreas mais belas de Liechtenstein.

Como é a culinária dos Alpes em Liechtenstein? 

Em Liechtenstein, a culinária é fortemente influenciada pela região dos Alpes e tradições dos seus países vizinhos, como Suíça, Áustria e Alemanha .

Os pratos típicos são considerados robustos e reconfortantes para combinar com o clima alpino. Alguns deles são: 

Coloque em seu roteiro gastronômico a clássica sobremesa, a Apfelstrudel, um rolo de massa recheada com maçãs temperadas com especiarias e servidas com creme ou sorvete. 

Também prove os famosos pães e bolos, como pretzels que são consumidos em refeições para acompanhar algum prato.

Garanta a sua passagem aérea dos sonhos! 

Quantos dias são necessários para fazer um tour por Liechtenstein?

Como Liechtenstein é um país pequeno, é possível conhecer seus principais locais em aproximadamente 3 dias. 

Para ajudar a criar um itinerário capaz de proporcionar uma viagem repleta de boas memórias e experiências únicas, siga essa sugestão:

Dia 1

Conhecer a capital do país, Vaduz. Seus castelos, museu de arte e o centro cultural. Aproveite e faça passeios nos lugares próximos da cidade, como seus vilarejos.

Dia 2

Ir à Schaan, para explorar seu centro cultural e atrações. Em seguida, se desloque para Balzers e realize um tour pelo seu castelo e se conecte com a natureza através de trilhas.

Dia 3

Visitar Eschen e aproveitar a sua atmosfera antiga para conhecer os seus edifícios históricos e as raízes do país. Estenda a viagem e passe por Mauren, um encantador vilarejo que proporciona boas atividades ao ar livre.

Antes da viagem avalie quais tipos de vivências deseja ter na sua passagem por Liechtenstein. O importante é você criar um itinerário que esteja de acordo com as suas preferências.

Em seguida, é só montar um que seja capaz de satisfazer suas expectativas para esse destino. Considere escolher uma época do ano propícia para as atividades que deseja realizar. 

Veja Também: