Eslovênia: paisagens naturais e pontos turísticos imperdíveis
Mais uma cidade europeia que não deixa a desejar em nada, com uma ampla variedade de passeios turísticos, Liubliana, capital da Eslovênia é um excelente destino para quem gosta de uma viagem cheia de atrações.
Há opções de lugares históricos, culturais e uma belíssima reserva natural que promove aos seus turistas a oportunidade de viver uma experiência inesquecível.
Índice
Onde fica a Liubliana?
A capital da Eslovênia é Liubliana, situada no centro do país, na bacia que tem o mesmo nome da cidade. Ela é cercada por colinas e montanhas, que promovem uma paisagem pitoresca na região.
O maior destaque da cidade é o rio que a atravessa, o famoso Rio Ljubljanica, faz um contraste charmoso com a sua arquitetura urbana.
Durante um passeio pelas suas ruas, você encontrará museus, teatros e a famosa universidade, conhecida por oferecer um ensino de qualidade.
Como chegar a Liubliana?
Não há voos diretos para Liubliana, para conseguir chegar à capital da Eslovênia é necessário pegar ao menos uma escala. Geralmente, partem das principais cidades brasileiras, São Paulo ou Rio de Janeiro, em direção a Frankfurt, Munique, Paris, Lisboa ou Amsterdam.
Em seguida, precisa pegar um voo para o Aeroporto Jože Pučnik, em Liubliana. Ele fica apenas a 25km do centro da cidade, há disponíveis táxis, ônibus e serviços de traslado. Escolha um que combine mais com o seu estilo.
Além disso, existe outra forma de chegar à capital da Eslovênia. Você pode viajar para Veneza ou Viena, que são cidades próximas e depois pegar um trem ou ônibus para Liubliana.
Dessa forma, conseguirá passar por outros locais da Europa e explorar a cultura e história deste belíssimo continente.
Antes da viagem procure deixar todas as documentações organizadas para que sua entrada em Liubliana aconteça sem nenhum transtorno.
Também contrate um seguro viagem, para ter uma viagem tranquila e se ocorrer alguma emergência é só acionar a empresa.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Qual é a melhor época para ir à Liubliana?
Para quem deseja ter uma viagem personalizada, uma das melhores formas de garantir isso, é escolher uma época que combine com o seu estilo.
Em Liubliana, o verão (julho e agosto) é alta temporada, por causa das suas temperaturas quentes e também pela grande quantidade de festivais que acontecem ao ar livre.
A única desvantagem é que os preços de acomodações, alimentação e passeios ficam mais altos. Outro período que também é muito agradável é a primavera, além de oferecer uma atmosfera cheia de flores, ocorrem vários eventos culturais.
O outono é para quem deseja realizar seus passeios com tranquilidade, não vai enfrentar um fluxo alto de turistas nos pontos turísticos. Se você quer aproveitar a magia do natal em Liubliana, o inverno é fenomenal. Além disso, há chances de nevar, a cidade fica charmosa e com vários mercados de natal.
Participe dos mercados de natal
O mercado de natal mais famoso de Liubliana, acontece na Praça Preseren, ao longo das margens do rio, no centro histórico, que acrescenta uma energia mágica.
Se a sua viagem é em dezembro, você terá a oportunidade de passar em suas barracas que comercializam produtos artesanais, como vinhos quentes e doces tradicionais.
O ambiente é iluminado com luzes e decorações natalinas que enfeitam todas as ruas, não somente os mercados. Durante a sua visita neles, poderá assistir a concertos, apresentações de corais e conhecer a casa do Papai Noel.
Melhores pontos turísticos da Liubliana
A Liubliana é uma cidade que surpreende a todos, com suas construções medievais, ruas históricas, mercados, jardins e museus. Além disso, suas pontes e catedrais deslumbrantes, trazem uma herança cultural fascinante.
Há vários lagos que a tornam charmosa e durante o inverno se transformam em ótimas pistas de patinação.
Castelo de Liubliana
No topo da colina da cidade, encontra-se o Castelo de Liubliana, que garante uma vista única do centro histórico. Ele foi construído no século XII para ser uma fortaleza medieval, ao longo dos séculos já foi residência e prisão. Hoje, é um local aberto e serve como espaço cultural.
Você consegue chegar no castelo por meio de uma trilha ou por funicular. Ao entrar poderá apreciar suas exposições permanentes que relatam a história da Eslovênia e sobre o castelo.
Suba até o mirante da Torre de Observação para contemplar vistas panorâmicas dos Alpes Julianos. Além disso, você pode ter uma experiência gastronômica nos restaurantes e cafés que existem na fortaleza.
Também garanta seus presentes na loja de souvenirs, ao depender do horário e época da sua visita poderá participar de eventos culturais, concertos e peças teatrais.
Ponte do Dragão
Uma das pontes mais emblemáticas da Eslovênia é a Ponte do Dragão, foi inaugurada em 1901 no estilo Art Nouveau, considerada uma das primeiras construções de concreto da cidade.
Ela recebeu esse nome por causa das suas esculturas de dragões que são símbolos da cultura do país. Foram colocadas na ponte para remeter a lenda do dragão que foi derrotado por Jasão e os Argonautas.
Além de encontrar essas criaturas na construção, estão também no brasão da cidade. Há outra lenda sobre os dragões da ponte que balançavam suas caudas quando uma mulher virgem passava.
Não é somente o mistério místico que torna essa ponte tão importante, ela facilita a locomoção dos moradores e turistas pela cidade.
Catedral de São Nicolau
A Catedral de São Nicolau fica no centro da cidade e sua existência é considerada significativa para os seus moradores. Ela é em homenagem a São Nicolau, conhecido como padroeiro dos pescadores e marinheiros.
Foi construída na arquitetura barroca e sua fachada abriga duas torres e uma cúpula verde. Não deixe de entrar no seu interior para conhecer seus afrescos e esculturas, que foram criadas por artistas italianos e eslovenos.
Outra curiosidade é que suas portas são decoradas com relevos que narram a história do cristianismo no país.
Praça Prešeren
Um dos locais mais importantes da cidade é a Praça Prešeren, fica no centro histórico e cercada de vários edifícios antigos, cafés e lojas.
Inclua um passeio nessa praça para conhecer o monumento de Prešeren, um poeta esloveno, que foi homenageado pela sua influência na cultura do país. Ao seu lado fica uma musa com coroa de louros.
Você também vai encontrar a Ponte Tripla, uma verdadeira obra prima, que conecta a praça ao mercado central. Nos arredores também tem a Igreja Franciscana da Anunciação, com uma fachada rosada, dedique um tempo para fazer um tour nessa construção barroca.
Parque Tivoli
Recarregue suas energias no Parque Tivoli, localizado a uma pouca distância do centro da cidade, ele tem aproximadamente 5km², um refúgio para a população que vive na movimentação da vida urbana.
Você pode realizar caminhadas, aproveitar as áreas de piquenique e contemplar a natureza em seus bancos. Enquanto anda pelo parque vai se deparar com belos jardins, fontes e esculturas.
Além disso, no parque há o Jardim Botânico da Universidade de Liubliana, que abriga uma coleção ampla de plantas e flores. Se você estiver com criança poderá levá-las tranquilamente para brincar na sua quadra de esportes e no playground.
O parque também é usado para sediar eventos culturais e atividades comunitárias e até mesmo concertos e feiras ao ar livre.
Union Experience
Explore a Union Experience, uma cervejaria antiga e bastante conhecida da Eslovênia. E você pode conhecer o processo de produção através de um tour guiado, para descobrir como ocorre a escolha dos ingredientes até o engarrafamento.
Durante o passeio vai saber sobre a história da cervejaria e o papel crucial para a economia do país. Não deixe de passar na loja de souvenirs, onde você tem a oportunidade de adquirir lembrancinhas e produtos da Union Brewery.
Quem gosta de cerveja é uma experiência única, terá a chance de conhecer sobre a cultura da cervejaria e a tradição que o país carrega.
Garganta de Vintgar
Faça um passeio na surpreendente formação natural, Garganta de Vintgar fica aproximadamente 59 km de distância de Liubliana. Foi o Rio Radovna que formou a garganta com águas cristalinas, estreitas e profundas.
Você consegue ir até o local por meio de passarelas de madeiras e pontes, elas permitem aos visitantes passagem pelo rio para apreciar a beleza natural.
No caminho, também vai se deparar com quedas d’água, corredeiras e pequenas piscinas, acrescenta mais beleza à região. A última parada é na Cachoeira de Sum, considerada uma das maiores cachoeiras do país, com cerca de 13 metros.
Sem dúvidas, conhecer esse local é ter a oportunidade de contemplar paisagens únicas da Eslovênia, não é de se estranhar que seja um dos lugares preferidos dos fotógrafos.
Mestni Muzej Ljubljana
O Museu Municipal de Liubliana, não pode ficar de fora do roteiro de nenhum turista, ele fica no centro da cidade e oferece aos seus visitantes uma visão ampla da história da cidade e do país, até os dias atuais.
O melhor de tudo é que você terá a oportunidade de conhecer um dos edifícios históricos mais importantes, ele já foi tribunal e prisão. Hoje, guarda exposições permanentes e temporárias.
Nelas, estão aspectos que mostram sobre a vida urbana, a arquitetura, a evolução social, a econômica e o cotidiano dos moradores de Liubliana ao longo dos séculos.
Além disso, também há áreas reservadas para artefatos arqueológicos, documentos históricos e arte eslovena. Confira com calma a exposição da vida medieval e como ocorreu seu desenvolvimento urbano, é uma parte bastante interessante.
Central Market de Liubliana
O Central Market de Liubliana é o mercado da cidade que fica ao ar livre. Sua inauguração foi em 1940. Desde então, tornou-se um ponto de referência para os turistas.
Para facilitar a vida dos seus visitantes, ele é dividido em diferentes seções, assim fica mais fácil para conhecer seus produtos, como vegetais frescos, carnes, peixes, queijos e pães. Explore suas barracas e prove dos seus produtos locais e artesanais.
A maioria do que você vai encontrar no mercado é produzida pelos agricultores do país. Também dedique um tempo para ir nas bancas de flores, plantas e artesanato, há uma variedade.
Uma das maiores vantagens é que os vendedores sempre se mostram dispostos a interagirem com os turistas. Para quem deseja conhecer mais da cultura e ter uma interação com os locais, é uma chance ímpar.
House of Illusions
Viva uma experiência diferente na casa das ilusões, uma atração interativa que promove aos seus visitantes uma viagem nas ilusões ópticas e dos efeitos visuais.
O espaço tem exposições e instalações que foram criadas para enganar os sentidos dos seus visitantes, em suas salas, há espelhos deformantes e efeitos visuais. O melhor é ter a oportunidade de interagir com as exibições e registrar o momento.
Não é somente isso que você encontrará na casa das ilusões, ela promove desafios e quebra-cabeças, para envolver mais o público em atividades lúdicas. É parada obrigatória para as famílias e grupos, toda faixa etária gosta desse estilo de lugar.
Museu Ferroviário de Liubliana
Uma forma de viver momentos diferentes é fazer um tour pelo Museu Ferroviário de Liubliana, ele apresenta o desenvolvimento dos transportes ferroviários da Eslovênia. Há uma coleção de locomotivas antigas, vagões e outros equipamentos ferroviários.
O destaque é a locomotiva a vapor, como também os vagões de passageiros e as cargas históricas. Você poderá ter acesso a documentos e fotografias que exibem a ferrovia do país.
Além da exposição permanente, no museu também tem eventos especiais, exposições temporárias e outras atividades que trazem enriquecimento histórico e cultural para os seus visitantes.
Monte Santa Maria
Reserve um tempo para ter uma vista única da cidade no Monte de Santa Maria, ele também é visto como um local de peregrinação.
No topo do monte encontra-se uma capela, onde os locais fazem caminhadas até o local, nas épocas festivas religiosas.
Aproveite e faça uma trilha para explorar mais a região e ter uma visão privilegiada da vida urbana de Liubliana. É um passeio relaxante e satisfatório, principalmente para quem gosta de caminhadas na natureza.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Roteiro de 3 dias em Liubliana
Para quem não tem paciência para elaborar um roteiro, aqui há um com opções de passeios para serem realizados em 3 dias.
Primeiro dia:
● Explorar o centro histórico, a Praça de Preseren e a Ponte do Dragão;
● Visitar a Catedral de São Nicolau e o Mercado Central;
● Fazer um passeio na Ponte Tripla e também na Ponte do Dragão;
● Finalizar o dia no Parque Tivoli.
Segundo dia:
● Conhecer o Castelo de Liubliana;
● Aproveitar e descobrir a história local no Museu Municipal de Liubliana;
● Relaxar e se aventurar na Garganta de Vintgar;
Terceiro dia:
● Iniciar o dia no Museu Ferroviário e em seguida se divertir no House of Illusions;
● Explorar outros museus e galerias da cidade;
● Fazer um tour gastronômico nos seus restaurantes tradicionais.
Com esse roteiro, você poderá aproveitar com tranquilidade várias das atrações de Liubliana.
Veja Também:
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais
- Melhores hotéis do Brasil
- O Passagens Promo está concorrendo ao Prêmio Reclame aqui 2024
- Córsega: aventura, tranquilidade e cultura-O combo perfeito
- Manhattan: coração da movimentada Nova York