Low cost: o que é, quais as vantagens e dicas para o seu voo

Você conhece o conceito de low cost? Desvendamos tudo o que você precisa saber para viajar com muita economia pelo mundo inteiro!

Será que essas companhias são seguras? Os preços realmente são mais baixos? Como encontrar as passagens com os melhores preços?

Descubra quais as grandes vantagens e desvantagens desse tipo de companhia aérea e conheça dicas imperdíveis para viajar barato mantendo o conforto e a segurança.

Veja com seus próprios olhos os preços no Passagens Promo!

Low cost: o que é?

O modelo de companhia aérea low-cost (baixo custo, em livre tradução) ou low fare (baixa tarifa) é relativamente novo: surgiu em meados da década de 1990, nos Estados Unidos e na Europa. 

Trata-se de empresas que operam com baixo custo e também oferecem tarifas bem mais baratas que as companhias aéreas tradicionais.

Logo, não é de se espantar que os custos mais baixos acabaram democratizando o acesso ao transporte aéreo. Apesar da “pouca idade”, esse modelo revolucionou a indústria!

Mais recentemente, em 2018, essas empresas passaram a operar também no Brasil, e outras diversas companhias já estão em negociação com a Agência Nacional de Aviação Civil para trazer seus negócios para terras brasileiras.

Vale a pena voo low cost?

Afinal de contas, vale a pena trocar uma companhia aérea tradicional por uma do modelo de baixo custo? 

Antes de tudo, é importante ser sincero com a exigências que você faz em relação à companhia aérea que vai escolher.

Se você não se importa com conforto extra ou serviços de bordo, quer viajar gastando pouco e não pretende despachar bagagem, esse modelo de aviação pode ser o ideal.

Basta seguir algumas dicas para garantir que não terá nenhuma surpresa em relação a taxas extras, o que pode jogar toda a sua economia pelo ralo.

Caso não abra mão de viajar em classe executiva ou nem imagina como seria voar sem jantar caprichado, talvez seja melhor escolher o modelo convencional, cujos serviços já estão compreendidos no preço da passagem.

Ou seja: se vale a pena ou não voar a baixo custo vai depender do perfil do viajante. Quem for mais flexível em relação a exigências provavelmente terá mais facilidade para viajar pagando menos.

Viagem low cost: principais vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens em viajar Low Cost
Fonte: PixaBay

Como todo meio de transporte, as companhias aéreas de baixo custo têm suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, a melhor maneira de decidir se quer ou não voar por uma dessas empresas é por meio da pesquisa.

Separamos as principais dicas para que você faça suas contas e decida se está disposto a abrir mão das empresas convencionais para voar a baixo custo. Confira!

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Vantagens em voar low cost

A principal vantagem de uma companhia aérea que opera a baixos custos é: o valor baixo! 

Se você quer encontrar passagens baratas, não tenha dúvidas. Essas empresas realmente têm preços bem abaixo do mercado convencional, o que justifica toda a sua competitividade no mercado.

Além disso, os voos de baixo custo são, em geral, bastante pontuais e diretos. Isso mesmo: sem escalas ou conexões. Ou seja, menos tempo perdido em aeroportos e traslados.

Como os voos são genuinamente a baixo custo, o passageiro ainda pode voar com a certeza de que não pagará por nada além daquilo que realmente for precisar, e nenhum centavo a mais.

Desvantagens em voar low cost

Nem tudo são flores em relação a esse modelo de aviação: se você voar a baixo custo, precisará embarcar e desembarcar em aeroportos secundários, geralmente mais distantes do centro das grandes cidades. 

Isso quer dizer que você precisa fazer contas: além da passagem aérea, você deverá antecipar gastos com deslocamento para saber se a economia realmente vale a pena.

As companhias aéreas econômicas também costumam ser bastante rigorosas em relação à bagagem: preste muito atenção na dimensão e no peso das suas malas para não precisar pagar taxas extras.

Se você não abre mão de um lanchinho caprichado durante o voo, é melhor pensar duas vezes: as refeições não estão incluídas nas tarifas, e no caso de trajetos mais longos esse gasto pode encarecer sua viagem.

Por fim, se decidiu voar a baixo custo, tenha em mente de que encontrará aviões sem separação de classes e com poltronas de tamanho reduzido.

É seguro com companhias low cost?

Viajar Low Cost é Seguro
Fonte: Unsplash

Muitos passageiros ainda ficam com o pé atrás na hora de escolher uma companhia aérea de baixo custo para sua viagem: será que as empresas mais baratas oferecem a mesma segurança que companhias tradicionais?

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo: as companhias aéreas de baixo custo de operação utilizam as mesmas aeronaves que empresas convencionais do mercado.

Essas empresas que oferecem voos de baixo custo também estão sujeitas às mesmas regras de segurança da aviação tradicional e passam pelos mesmos testes e regras de auditoria e certificação.

Algumas companhias aéreas tradicionais estão até colocando em operação suas próprias marcas de baixo custo, como a Iberia Express: mais uma mostra de credibilidade e sucesso desse modelo de aviação.

Cotação de passagens aéreas na promoção

Comprar passagens aéreas de companhias de baixo custo pode ser uma missão bem complicada: são inúmeras ofertas que podem deixar qualquer viajante perdido.

Isso também representa uma boa notícia, já que o grande número de ofertas faz aumentar as chances de conseguir bons preços.

A melhor forma para se certificar de que vai pagar o melhor preço é apostar em muita pesquisa.

Utilize ferramentas comparadoras, como a do Passagens Promo, para encontrar as melhores tarifas para o trecho que você deseja.

Passagens aéreas em promoção!
Passagens aéreas saindo de

Faça simulações para diferentes datas, considerando diferentes trajetos, leve em consideração gastos extras com deslocamentos e descubra a melhor opção para você e o seu bolso.

Dicas para quem vai viajar low cost

dicas low cost
Fonte: Pexels

Se você decidiu viajar a baixo custo, existem várias dicas que podem tornar seu trajeto muito mais confortável.

Esteja preparado para desapegar de seu assento, não esperar serviços de bordo e entretenimento durante o voo para garantir a sua economia ao fim da viagem.

Separamos as principais dicas para que você aproveite suas férias ao máximo com toda a economia possível. Confira!

Atenção ao peso da bagagem

Quem vai viajar gastando pouco deve ter atenção em dobro em relação à bagagem. Fique atento ao peso, tamanho e quantidade das suas malas.

As companhias de baixo custo são bastante exigentes em relação às bagagens despachadas.

Qualquer excesso pode acabar te custando mais do que as próprias passagens, jogando pela janela toda a economia feita.

Fique de olho nas regras da companhia aérea: sacolas ou bolsas pequenas podem ser consideradas bagagem de mão, e muitas empresas estipulam que o passageiro pode levar apenas um item gratuitamente.

Para esvaziar as malas de forma emergencial, você pode, por exemplo, vestir o seu casaco mais pesado na hora do embarque, gerando mais espaço e aliviando o peso da sua mala. 

Faça o check in online

Check On-line Low Cost
Fonte: Unsplash

As companhias de baixo custo apostam bastante na facilidade das transações pela internet. Muitas dessas empresas têm apps próprios, que permitem que o passageiro salve o cartão de embarque direto no celular.

Quem faz o check in com antecedência também tem mais chances de conseguir bons assentos.

Lembre-se que os voos de baixo custo são, em geral, bastante pontuais. Assim, o check in antecipado pode ser um trunfo caso você chegue em cima da hora ao aeroporto. 

Não compre em cima da hora 

A regra de ouro da aviação é a antecedência na compra de passagens. Quem compra antes, paga menos, e vice-versa. 

A regra do “quanto mais cedo, melhor” também se aplica às companhias econômicas.

Mesmo as empresas low cost costumam cobrar preços elevados por passagens aéreas compradas em cima da hora. 

Então, se você decidir fazer sua compra às vésperas da viagem, prepare-se para abrir mão da economia.

Se você faz questão de pagar o menor preço, não perca tempo: o ideal é comprar as passagens com, pelo menos, quatro meses de antecedência.

Como as companhias low cost conseguem preços tão baixos?

Como as Companhias conseguem Preços Baixos
Fonte: Pixabay

Afinal de contas, qual o segredo dessas empresas que oferecem passagens aéreas a preços tão baixos em relação ao mercado convencional?

Existem alguns fatores a serem considerados que são decisivos na precificação de passagens aéreas. 

Descubra como as empresas de baixo custo conseguem operar cobrando pouco e, ainda assim, com lucro!

Tarifas aéreas econômicas

Essas companhias aéreas cobram apenas o que precisam para voar. Ou seja, todos os preços dos mais variados serviços são cobrados separadamente.

O segredo para a economia é justamente o fato de que o passageiro paga apenas por sua poltrona, e nada mais.

Em geral, essas empresas disponibilizam apenas uma classe tarifária de voo, além de operarem com uma gestão mais simples, com menos atendimento pessoal.

Todos esses elementos acabam resultando em uma importante economia para a companhia aérea, que repassa os valores mais baixos para o consumidor.

Tarifas extras por serviços à parte

tarifas de serviços extras low cost
Fonte: Pxhere

Quer reservar o assento da sua preferência? Pretende despachar suas malas? Quer antecipar seu voo? Bateu aquela fome e você decidiu fazer um lanchinho? Então prepare-se para pagar tudo separadamente. 

As companhias aéreas conseguem reduzir, e muito, seus custos de operação ao cobrar separadamente por cada serviço oferecido a bordo.

Lembre-se de que esse modelo de empresa costuma cobrar caro por cada um desses serviços extras. Afinal de contas, são esses “penduricalhos” que garantem o lucro da empresa. 

Então, fique atento a qualquer solicitação ou regalia que possa arriscar toda a sua economia. 

Frota padronizada e simples

As companhias aéreas de baixo custo conseguem ofertar preços mais baixos por operarem com aviões de um só modelo e com uma classe tarifária de voo. 

As aeronaves costumam ser mais novas e eficientes, o que reduz os gastos da empresa com manutenção. Como as cadeiras não reclinam, as empresas conseguem acomodar mais passageiros por voo.

Isso se traduz em treinamento facilitado para o pessoal e gestão eficiente e simplificada, ou seja, redução de custos.

Lista de companhias aéreas low cost

Lista de Companhias Aéreas Low Cost
Fonte: Pxhere

O Brasil já teve sua própria companhia aérea de baixo custo de operação, a finada Webjet, que acabou comprada pela GOL em 2011. No entanto, outras empresas continuam atuando por aqui.

Desde 2018 vem aumentando o número de empresas que seguem esse modelo de aviação: a argentina Flybondi, a chilena Sky Airline, a chinesa Air China e a norueguesa Norwegian já operam no Brasil.

A oferta de voos internacionais de baixo custo por aqui deve crescer em breve. 

A espanhola Air Europa, a argentina Andes Líneas Aéreas e a empresa do Bahrein GulfAir estão em negociação para passar a atuar nos céus brasileiros.

Na Europa e nos Estados Unidos, o viajante encontrará uma imensa lista de opções de baixo custo e tarifa.

No Velho Continente, algumas companhias já conquistaram fatia importante do mercado, como a irlandesa Ryanair, a alemã Air Berlin e a portuguesa Transavia.

São muitas empresas que operam em vários trechos diferentes. Não deixe de fazer a sua pesquisa e você deverá encontrar boas promoções para escolher entre elas.

Como consultar preços de passagens aéreas?

A melhor forma de encontrar os melhores preços de passagens aéreas é por meio da pesquisa. 

Recomenda-se fortemente o uso de plataformas comparadoras, como a nossa, Passagens Promo, para encontrar ofertas de diferentes empresas e, assim, aumentar as chances de conseguir fazer uma boa economia.

Nosso site tem várias opções para te ajudar a conseguir preços low cost, como a madrugada de ofertas

Fazer um cadastro no alerta de preços também é uma ótima alternativa, pois quando os valores das passagens aéreas caem, nossa plataforma te avisa! 

Assim, não deve ser muito difícil encontrar a melhor alternativa para o seu bolso.

Lembre-se de que o segredo para pagar menos é se antecipar: o ideal é assegurar a compra das passagens aéreas com, pelo menos, quatro meses de antecedência.

Seguindo essas dicas, não será difícil encontrar uma alternativa que caiba direitinho no seu bolso.

Cotação de passagens aéreas mais baratas do Brasil

Para encontrar as passagens aéreas mais baratas do Brasil não tem segredo: estamos aqui com o Passagens Promo!

Passagens aéreas na promoção!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil BSB Brasília CWB Curitiba 04 Ago 10 Ago R$ 187 Latam Brasil CWB Curitiba BSB Brasília 22 Jul 29 Jul R$ 187 Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 04 Fev 10 Fev R$ 188 Latam Brasil SAO São Paulo RIO Rio de Janeiro 04 Set 08 Set R$ 188 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BSB Brasília 13 Nov 16 Nov R$ 190 Latam Brasil VIX Vitória SAO São Paulo 14 Ago 20 Ago R$ 190 Ver mais ofertas

Escolha o destino desejado e a data da viagem. Em seguida, poderá escolher entre as menores tarifas do mercado para viajar com segurança e economia.

Viajar gastando pouco? De Promo você pode!

Recomendado para você
Decolar com passagens baratas: como encontrar os melhores preços

Decolar com passagens baratas: como encontrar os melhores preços

Lugares para viajar mais barato: 10 destinos para viajar e economizar

Lugares para viajar mais barato: 10 destinos para viajar e economizar

Viagens Baratas: Como planejar viagens pelo Brasil e pelo Mundo

Viagens Baratas: Como planejar viagens pelo Brasil e pelo Mundo

Passagens Baratas para os Estados Unidos

Passagens Baratas para os Estados Unidos

Passagens Aéreas de Madrugada

Passagens Aéreas de Madrugada