O mês de junho é uma época em que grande parte dos brasileiros entram de férias e também tem o São João, um dos festejos mais aguardados.
Aproveite e escolha algum destino do Brasil para conhecer, ele é repleto de lugares apaixonantes, com paisagens naturais, construções históricas e raízes culturais diversas.
Índice
Destinos culturais
Uma boa maneira de aproveitar as férias do mês de junho é fazer uma viagem para algum destino cultural do Brasil.
O país é repleto de boas atrações, além de carregar uma herança histórica, tradições e manifestações culturais surpreendentes, suas cidades abrigam museus, festivais e uma arquitetura marcante. Descubra algumas cidades brasileiras para explorar nesta época!
Aracaju, Sergipe
Aracaju é uma cidade litorânea e capital do Estado de Sergipe, conhecida por oferecer um dos maiores São João do nordeste, no mês de junho ela recebe diversos shows das bandas e cantores mais famosos nacionalmente. Também promove quadrilhas, comidas típicas e fogueiras.
Durante o dia você pode passear no seu Centro Histórico que tem edifícios antigos e a Catedral Metropolitana, ela é cheia de imponência e beleza. Em seguida, pode ir ao Museu da Gente Sergipana que tem exposições interativas ideais para ter uma visão ampla da história e cultura local.
Uma das paradas obrigatórias é a Orla de Atalaia que além da sua praia belíssima abriga barracas com artesanatos, bares e restaurantes, neste mês recebe apresentações culturais.
Outro ponto turístico que não pode ficar de fora é o Mercado Municipal Antônio Franco, que hoje em dia é um excelente lugar para experimentar a culinária regional, como a sua famosa moqueca e a tapioca.
Caruaru, Pernambuco
No Estado de Pernambuco uma cidade que garante bons passeios culturais enriquecedores é Caruaru, conhecida como a “Capital do Forró”, no mês de junho tem uma programação cultural diversa, a começar pelas suas atrações artísticas no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
Para fazer uma imersão nas suas raízes, o Museu do Barro oferece uma vastidão de objetos locais a exemplo das cerâmicas e o Museu Luiz Gonzaga retrata a trajetória do Rei do Baião, um dos maiores influenciadores da música brasileira.
Umas das feiras que mais atraem pessoas é a Feira de Caruaru, são várias barracas de roupas, artesanatos, alimentos e etc, local perfeito para descobrir mais da cultura da região, não deixe de provar da canjica e do bolo de milho, você não vai se arrepender.
Mossoró, Rio Grande do Norte
A capital do Semiárido brasileiro fica no Rio Grande do Norte , conhecida como Mossoró, é um ótimo destino para passar as férias de junho, tem muitas atrações juninas, como show e manifestações culturais a exemplo da ‘’Chuva de Bala no País de Mossoró”, uma apresentação teatral sobre a resistência da cidade ao ataque de Lampião.
Foi um acontecimento tão importante que há um espaço dedicado, sendo considerado o Memorial da Resistência com exposições que narram a luta da população contra o rei do cangaço e o seu bando.
Você também não pode deixar de conferir o Museu Histórico Lauro da Escóssia, tem um acervo repleto de artefatos arqueológicos, são eles: documentos históricos e peças do cotidiano dos habitantes de Mossoró ao longo dos séculos.
Para intensificar ainda mais o seu passeio cultural, a Estação das Artes Eliseu Ventania é um verdadeiro espetáculo de exposições de arte, feiras de artesanato e eventos culturais, antigamente era uma estação ferroviária e hoje se tornou um centro cultural.
Há outras atrações imperdíveis nesta cidade como a Catedral de Santa Luzia que é a sua maior obra arquitetônica, a Feira do Bode um bom lugar para degustar da culinária e Praça Vigário Antônio Joaquim que abriga atividades culturais.
Destinos para curtir o frio
A época de inverno no Brasil inicia em junho, para quem ama o frio desta estação e quer fazer uma viagem nacional para visitar atrações fechadas, contemplar paisagens montanhosas, o sudeste do país garante isso e muito mais.
Compre suas passagens aéreas para o mês de junho!
Campos do Jordão, São Paulo
A Suíça Brasileira é Campos do Jordão que fica na Serra da Mantiqueira no Estado de São Paulo, no mês de junho tem um clima irresistível e boas atrações, além da paisagem repleta de montanhas verdes.
Ao passear pelo Centro da cidade a arquitetura europeia ganha atenção de todos, o Centro de Capivari abriga várias lojas de artesanatos, boutiques, restaurantes e cafés que oferecem bebidas quentes e tem uma estrutura charmosa.
Você também pode fazer uma trilha no Horto Florestal ou no Pico de Itapeva, ambos lugares oferecem uma vista única da região, como também a Pedra do Baú com teleférico.
A noite o ponto principal da cidade são os seus eventos culturais, como o Festival de Inverno que recebe diversos artistas, na edição de 2024 vai ocorrer entre os dias 29 de junho a 28 de julho.
Não deixe de experimentar a culinária de Campos de Jordão, seus restaurantes têm cardápios com diferentes tipos de fondue e cartelas dos melhores vinhos do mundo.
Monte Verde, Minas Gerais
O distrito de Monte Verde fica em Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, é um dos locais mais charmosos do Brasil e tem uma atmosfera acolhedora.
Você que gosta de frio, quer passar suas férias de junho em um local tranquilo e rodeado de boas paisagens, este distrito mineiro é ideal com temperaturas baixas e um centro comercial elegante.
Além disso, tem como realizar trilhas para chegar aos seus mirantes que proporcionam uma visão panorâmica da região, como a Trilha do Pinheiro Velho, Pedra Redonda e Pedra Partida, também é comum passeios de cavalo ou quadriciclo para desbravar a fauna e flora local.
Vale mencionar que é um dos destinos mais optados pelos casais, são diversos chalés na região e também pelos aventureiros, suas florestas abundantes e parques garantem experiências únicas.
Teresópolis, Rio de Janeiro
Na parte serrana do Rio de Janeiro se encontra Teresópolis , uma cidade conhecida pelo seu clima sereno e sua natureza abundante.
Durante uma viagem para este destino você pode visitar o famoso Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que tem boas trilhas, cachoeiras e mirantes com vistas surpreendentes. Quem ama ecoturismo vai ficar encantado, também tem a trilha da Pedra do Sino, perfeita para se aventurar em meio a floresta.
Para um passeio mais histórico o seu centro tem construções antigas e bons restaurantes para apreciar a culinária regional ou se aquecer com suas bebidas quentes.
Na época de inverno muitas pessoas gostam de ficar em pousadas ou nos chalés para ter uma vista privilegiada da natureza, sem dúvidas Teresópolis é ideal para quem quer desacelerar e ter contato com o natural.
Destinos exóticos
Quem procura uma viagem em locais exóticos do Brasil pode ter certeza que são diversas opções disponíveis para você, uma melhor que a outra.
Tem locais que surpreendem a todos com sua biodiversidade riquíssima e belezas naturais totalmente diferentes do comum. Nada melhor que aproveitar as férias de junho para mergulhar em um desses paraísos brasileiros.
Pantanal, Mato Grosso do Sul
O Pantanal fica 65% no Mato Grosso do Sul e só 35% no Mato Grosso, ele é uma das maiores extensões úmidas do mundo e o habitat de animais diversos, como jacarés, capivaras, jaguatiricas e belíssimas aves.
Geralmente, os passeios são de barco pelos seus rios e canais, para explorar de longe a imensidão da sua vida selvagem, quem gosta de mais adrenalina, pode fazer trilhas acompanhado por guias para observar de perto seus animais e flora.
A região tem fazendas pantaneiras que são abertas ao público, assim você pode fazer um tour por elas, conhecer mais da cultura local, fazer pratos típicos e experimentar suas deliciosas receitas.
Não há dúvidas que uma viagem para o Pantanal é mais indicada aos aventureiros e também quem tem a curiosidade de viver dias exóticos no mês de junho.
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
Uma cidade que fica em Mato Grosso e guarda lindos tesouros naturais é a Chapada dos Guimarães , cheia de trilhas, riachos e cachoeiras.
Pode começar a aventura pelas suas trilhas que passam pela vegetação do cerrado, tem uma flora e fauna abundante, com macacos, tucanos e onças pintadas. Os seus paredões gigantes de arenito e as formações rochosas são os pontos turísticos mais surpreendentes como a Pedra do Camelo e o Morro dos Ventos.
Fazer mergulhos em seus riachos e cachoeiras como a Véu de Noiva garante um contato inesquecível com a natureza, são aproximadamente 86 metros de queda livre.
Quem também não quer perder o privilégio de fazer uma imersão histórica e cultural, pode realizar passeios em seus sítios arqueológicos ou visitar suas comunidades quilombolas, sem dúvida vai aprender muitas coisas.
Caldas Novas, Goiás
Calda Novas no Estado de Goiás, além de fornecer paisagens exóticas é um excelente destino para recarregar as energias, suas águas termais promovem uma experiência relaxante.
O Lago Corumbá é uma das paradas principais dos turistas em Caldas Novas e você não vai querer perder a oportunidade de se aventurar, ele é perfeito para quem busca realizar esportes náuticos, como jet-ski, caiaque, stand up e também apreciar a beleza em um passeio de barco.
O Parque Estadual da Serra de Caldas é o típico lugar cheio de uma vegetação exuberante que oferece boas trilhas e um contato mais próximo da natureza.
Não se pode esquecer dos seus famosos parques aquáticos que são ótimos para viagem em família, com uma variedade de piscinas e tobogãs, que deixam a criançada animada.
Destinos brasileiros que fazem calor no mês de junho
Geralmente, na época de junho a grande maioria das cidades brasileiras estão com uma frente fria e se você quer fugir desse clima, porque prefere uma viagem com temperaturas mais quentes, conheça alguns dos melhores destinos que oferecem isso.
Fortaleza, Ceará
A capital do Ceará tem um calor tropical e permite que seus turistas possam fazer bons mergulhos e aproveitar suas praias.
Também é uma época bastante animada, onde várias atrações juninas se apresentam e exibem toda a cultura nordestina.
E para se aprofundar mais nas raízes da região, visite seus mercados locais que comercializam variados produtos e servem pratos típicos.
Recife, Pernambuco
A cidade pernambucana possibilita bons banhos de mar, a exemplo da praia de Porto de Galinhas, que é uma das mais belas do nordeste.
Durante o mês de junho a cidade recebe uma decoração única dos festejos juninos, além das suas atrações e apresentações de danças.
Não tem como ir a Recife e não passar na parte antiga que é repleta de ruas históricas e edifícios coloniais, esse cenário é capaz deixar você de boca aberta, cada detalhe é deslumbrante.
Paraty, Rio de Janeiro
Com uma beleza única do litoral brasileiro, Paraty no Rio de Janeiro, faz parte de um dos locais mais quentes durante o inverno.
Você pode desfrutar nesta cidade suas belíssimas trilhas na Mata Atlântica e explorar de uma biodiversidade abundante, além de conseguir vistas panorâmicas da região.
Para quem não dispensa um bom banho de mar, sua água calma da Baía de Paraty é ótima e também proporciona bons passeios de barco pela região.
Coxim, Mato Grosso do Sul
Em Coxim no Mato Grosso do Sul seu clima tropical úmido garante um inverno ameno, com temperaturas em média de 23°C e 28°C, e não tem muita incidência de chuva, diferente de outros meses que chove mais.
Dessa forma, o turista tem como se aventurar no cerrado, fazer trilhas para o Rio Taquari ou para a Cachoeira das Palmeiras, que nas suas proximidades tem pousadas, campings, bons restaurantes e bares.
Se você não quer perder a animação junina, não deixe de ir ao centro da cidade e participar das suas festas, que tem apresentações e muitas comidas típicas.
Jalapão, Tocantins
Uma das joias naturais do Brasil é Jalapão que fica no Estado de Tocantins, seu clima de cerrado proporciona um inverno com temperaturas mais quentes, é ideal para explorar suas dunas douradas, cachoeiras cristalinas e suas formações rochosas que promovem um cenário digno de filme.
Há diversas empresas que oferecem passeios guiados para trilhas, banhos de rios e outras atrações, você vai se encantar com tanta beleza que o Jalapão tem reservado para os seus turistas.
Passagens aéreas por preços imperdíveis!
Pratos deliciosos para comer no inverno brasileiro!
Parece que durante o inverno a vontade de comer aumenta, e o Brasil tem uma culinária rica, com um sabor marcante. Em qualquer região do país você vai encontrar pratos saborosos.
Além de que no mês de junho ocorrem os festejos juninos, ou seja, o que não faltam são comidas típicas, como pé de moleque, pamonha, milho assado/cozido, amendoim e entre outras, uma variedade de deixar qualquer um com água na boca.
Outros pratos deliciosos para comer nos dias frios da sua viagem de junho, são:
- caldo verde: feito com batatas, couve, linguiça e temperado com alho, ele é servido quente;
- sopa de legumes: pode ser feita de várias formas, normalmente tem cenoura, batata, abóbora e chuchu;
- polenta: a polenta é servida com um ragu de carne que recebe vários temperos;
- fondue: apesar de ser um prato de origem suíça, faz bastante sucesso no Brasil, ele pode ser de queijo ou de chocolate.
Eles deixam qualquer um salivando e durante a sua viagem opte pelos restaurantes tradicionais que possam oferecer algum desses pratos.