Lugares para visitar no Rio: 13 locais para visitar na cidade carioca

Tão logo o avião começa a sobrevoar a Cidade Maravilhosa, já é possível ver alguns lugares para visitar no Rio e mensurar sua beleza indescritível!

Um dos principais destinos de milhares de turistas, a capital carioca é cenário de pontos turísticos fantásticos!

O Rio de Janeiro sempre será lindo e dono de uma alegria contagiante que vem do seu povo que, assim como seu Cristo Redentor, está de braços abertos para recebê-lo! 

Trouxemos nesse artigo 13 locais incríveis para você priorizar nos seus passeios. Vamos lá? 

Não perca a chance de acompanhar os melhores preços da maiores companhias aéreas do Brasil no Passagens Promo!

Lugares para visitar no Rio: melhores pontos turísticos da capital carioca

Os cariocas são ótimos anfitriões e você irá se deparar com turistas de todos os lados do mundo. A Cidade Maravilhosa atrai viajantes que querem ver de perto toda a sua beleza. 

Os melhores pontos turísticos e lugares para visitar no Rio estão listados aqui, para ajudar você a traçar seu roteiro pelo Rio de Janeiro.

Aproveite para desfrutar de todos os encantos e fascínio que o Rio de Janeiro tem.

Qual a melhor época para ir ao Rio de Janeiro?

Lugares para Visitar no Rio: melhores pontos turísticos
Fonte: Pexels

Você até pode ir nos meses de frio, entre junho e agosto, mas nada como estar na Cidade Maravilhosa em pleno verão e primavera, concorda? 

Muito sol, calor, mar, as melhores praias do Rio de Janeiro e curtição para aproveitar o melhor desse destino.

Entre os meses de dezembro e março, as chuvas são mais constantes devido ao excesso de calor. Elas chegam para aliviar o clima quente, mas não comprometem a diversão nos lugares do Rio de Janeiro. 

Durante a primavera, o sol também brilha forte e a incidência de chuvas é menor. Para quem gosta de carnaval, o mês de fevereiro é ideal porque o Rio de Janeiro é o berço do samba e dos foliões! 

Milhares de turistas vindos de todo o Brasil e do mundo desembarcam na Cidade Maravilhosa para conhecer o maior espetáculo da terra que acontece no Rio e acabamos de citar: o carnaval!

A mesma movimentação também ocorre em janeiro, por causa do tradicional e famoso Réveillon de Copacabana com seu show de fogos de artifício que encanta e emociona quem assiste e participa dessa festa toda!

Já para quem quer encontrar preços mais acessíveis e lugares menos lotados, os meses de abril e maio são ótimos. O calor ainda predomina na capital carioca, porém é início da baixa temporada e a presença de turistas é menor.

Passagens aéreas para o Rio

Um lugar bom para ir hoje é o Rio de Janeiro, mas o ideal é que você tente definir a data da sua viagem para lá para ter tempo hábil para pesquisar o preço das passagens aéreas com antecedência.

Essa pesquisa antecipada é fundamental para que você consiga economizar um dinheiro extra a fim de aproveitá-lo nos lugares para visitar no Rio. 

E para sua pesquisa de preços de passagens aéreas ser completa e eficiente utilize o nosso site comparador de preços, Passagens Promo.

Passagens imperdíveis para o Rio de Janeiro!
Passagens aéreas saindo de

Somos o melhor do país sempre com promoções para vários destinos (acompanhe no Instagram, Facebook e Twitter!) do mundo todo e, claro, para o Rio também. 

Evite pesquisar aos fins de semana e próximo aos feriados. Nessas ocasiões, os preços estão sempre mais caros!

Lugares para visitar no Rio: melhores passeios na cidade maravilhosa

Nem só de praias é feito o Rio de Janeiro. Elas são fantásticas e ajudam a embelezar a Cidade Maravilhosa, mas há lugares sensacionais que oferecem passeios que vão ficar para sempre na sua memória.

Continue acompanhando esse artigo que vamos trazer alguns lugares legais no Rio de Janeiro para você anotar aí e ir conhecer de pertinho. Vamos juntos? 

Mapa do Rio de Janeiro

Queremos sempre que você conheça os melhores lugares e divirta-se muito na sua viagem de férias ou fim de semana. E no caso do Rio de Janeiro não será diferente! 

Preparamos um mapa da capital carioca com os 13 locais mais incríveis das terras cariocas para você visitar e querer voltar muitas outras vezes!

Lugares para visitar no Rio de graça

Se você quer gastar pouco ou economizar durante sua viagem ao Rio saiba que lá tem lugares sensacionais que você pode conhecer de graça, sem pagar nada. E para conhecer muitos pontos turísticos, você pode optar por alugar um carro com desconto. Legal, né? Então, aproveite!

Floresta da Tijuca

Floresta da Tijuca
Fonte: Pixabay

Prepare-se para ter um dos mais intensos contatos com a natureza! O Parque Nacional da Tijuca é um dos mais belos lugares para visitar no Rio, com reserva de Mata Atlântica.

Dentro dele são praticados vários esportes, caminhadas, trilhas e, claro, muito tempo livre para apreciar todo aquele verde fantástico com muitas árvores frutíferas espalhadas por toda a floresta da Tijuca.

Os turistas adoram caminhar pelas trilhas que há na Floresta da Tijuca. São mais de 100 trilhas. 

A preferida é a que leva até a Pedra da Gávea, com um nível de dificuldade baixo, oferece uma das mais fantásticas visões do Rio de Janeiro.

Parque Lage

Pense num passeio tranquilo num lugar repleto de verde. A sensação é incrível só de imaginar, não é mesmo? 

O Parque Lage, no Jardim Botânico, vai servir de cenário para suas caminhadas na Cidade Maravilhosa. 

Ele também é um dos lugares para visitar no Rio e você terá uma vista deslumbrante do Corcovado e do Cristo Redentor! É que o Parque Lage fica bem aos pés do Morro do Corcovado. 

No Parque Lage estão o Instituto Belas Artes e a Escola de Artes Visuais fazendo parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. 

O passeio por este Parque vale tanto a pena que você irá lamentar não ter ido antes!

Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas
Fonte: Pxhere

Durante sua viagem pela capital carioca, dê uma volta pela Zona Sul da cidade e vá até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela é linda e cenário de um dos mais belos pores do sol do Rio de Janeiro!

Programe um piquenique por ali, aos fins de semana ou caminhe em volta da Lagoa e, se preferir, não perca a oportunidade de pedalar no entorno dela. Por lá, há várias empresas que alugam bicicletas.

Como estamos falando de passeios gratuitos pelo Rio de Janeiro, caminhar em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas será suficiente para você curtir momentos de tranquilidade. 

Você ainda pode fazer atividade física tendo uma bela visão da paisagem. A Lagoa é um dos melhores lugares para visitar no Rio!

Boulevard Olímpico

Ele foi construído para as Olimpíadas do Rio, em 2016, e, aos poucos, foi conquistando até mesmo quem era contra esta obra. Trata-se de um complexo que vai do Porto Maravilha ao Centro do Rio de Janeiro.

Um dos lugares para visitar no Rio que mais oferece cultura para seus visitantes. São 2,5 km de orla movimentada, o que coloca o Boulevard Olímpico entre os locais mais frequentados do Rio de Janeiro.

Aproveite para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil que também oferece entrada gratuita e muitas histórias para quem aprecia o lugar sem pressa.

Lugares diferentes para visitar no Rio

Lugares diferentes para visitar na Rio
Fonte: Pexels

E depois de saber sobre esses passeios bacanas para fazer no Rio, vamos sugerir lugares bem diferentes na capital carioca. 

Não sabe onde passear no Rio de Janeiro? Sítios, parques públicos e muita literatura também fazem parte do turismo no Rio de Janeiro. Quer ver?

Veja mais sobre as passagens aéreas para o Rio de Janeiro nas melhores condições!

Sítio Roberto Burle Marx – IPHAN

Para visitar este espaço encantador é preciso agendar as visitas pelo telefone ou pela internet. 

O Sítio Roberto Burle Marx é um local onde são feitas pesquisas, difusão e preservação de todo o trabalho deixado pelo arquiteto Roberto Burle Marx.

Este sítio é um dos lugares para visitar no Rio que mais atrai quem quer conhecer ou tem curiosidade pela obra deixada pelo maior nome do paisagismo no Brasil: Roberto Burle Marx.

O Sítio fica em Barra de Guaratiba, e a grande casa onde Burle Marx morou, continua com as obras de arte em seus lugares. 

Até o quarto onde ele dormia está intacto com seus sapatos, óculos e pinturas que o artista plástico fez. Tudo em seu devido lugar para a apreciação dos visitantes.

Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas fica no alto de Santa Teresa e tem um mirante extraordinário. De lá, você terá uma vista panorâmica incrível do Rio de Janeiro. 

O Parque das Ruínas também tem um lado histórico e cultural variado e interessante. 

O prédio por si só já é uma atração à parte com sua arquitetura que mistura as paredes originais com as de restauro feitas com tijolos aparentes, metal e vidro. 

O casarão tem três andares e em todos há muito que se ver e aprender. Ele é também um dos lugares para visitar no Rio sem ter pressa.

Mas é no terceiro andar, onde há o mirante, que a visita ao casarão se torna mais fantástica com todo o deslumbre da Cidade Maravilhosa. 

O Parque das Ruínas, cada vez mais, está despertando o interesse de turistas do mundo todo.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Real Gabinete Português da Leitura

Se você gosta de conhecer locais carregados de fatos históricos, um dos lugares para visitar no Rio é o Real Gabinete Português da Leitura. 

Do lado de fora do prédio, o busto de Luís de Camões já dá sinais de toda a cultura que esse prédio maravilhoso abriga.

O Real Gabinete Português de Leitura fica no Centro Histórico do Rio de Janeiro e sua fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos, de Lisboa.

Outro fato curioso e muito significativo é que o Imperador D. Pedro II foi quem lançou a pedra fundamental desse edifício, em junho de 1880.

Lugares secretos no Rio de Janeiro

Lugares secretos para visitar no Rio
Fonte: Ricardo Deutsch, via Wikimedia Commons

Ah! No Rio também tem locais escondidos que você nem vai acreditar quando souber e decidir ir conhecer de perto. 

Esses lugares secretos são atrações à parte que você irá desvendar a partir de agora e que também são perfeitos para você saber o que fazer no Rio de Janeiro em um domingo.

Arco do Teles

Bares e restaurantes se misturam às antigas casas cariocas, no Arco do Teles. 

Ele fica um pouco escondido no Centro Histórico do Rio de Janeiro, mas vale a pena ir até lá aproveitar o ambiente agradável, inclusive durante a semana. É um dos lugares do Rio de Janeiro bem interessante.

Ilha da Gigoia

Essa ilhota paradisíaca fica na Barra da Tijuca e por lá não é há tráfego de carros. 

Apenas os barcos fazem a travessia do bairro até a ilha, que tem cerca de 3 mil habitantes.

A linda ilha da Gigoia é um dos lugares para ir na Tijuca e recomendar aos amigos de tão fantástica que ela é!

Os bares, restaurantes e lojas têm vista para a lagoa da Tijuca e é tanto verde e tanta paz que você não vai sequer lembrar que está no Rio de Janeiro. 

Charme, tranquilidade e beleza definem a ilha da Gigoia.

The Maze Rio

O The Maze Rio é um dos lugares mais emblemáticos do Rio de Janeiro, mas está fechado no momento e o local corre o risco de ser demolido por uma disputa judicial.

O The Maze Rio teve que fechar as portas, em outubro do ano passado, mas há mobilização defendendo que esse ponto turístico seja preservado.

O que fazer à noite no Rio de Janeiro?

Lugares para Visitar no Rio à noite
Fonte: Pexels

E quando a noite carioca chega, não há como resistir aos seus encantos. Seja você boêmio ou não, as noites no Rio de Janeiro vão te conquistar para sempre com sua badalação! 

Quer saber quais os melhores lugares para visitar no Rio de Janeiro, à noite? Nós vamos te contar. 

Trapiche Gamboa

É um dos mais famosos e tradicionais redutos do samba e você não vai conseguir ficar parado sem arriscar aquele samba no pé. O Trapiche Gamboa fica na zona portuária, próximo à Pedra do Sal.

Suas rodas de samba são ótimas e muito bem frequentadas por sambistas renomados que sempre estão por ali animando as noites do lugar. 

Quando quiser conversar ou respirar o ar fresco é só subir para o 2º ou 3º andar da casa.

Jobi

Um boteco animado, pequeno e querido tantos pelos cariocas quanto pelos turistas. Assim é o concorrido Jobi, que tenta manter suas tradições até mesmo nas mesas que são forradas com toalhas em xadrez.

O Jobi fica no Leblon e é uma excelente pedida para se comer à noite num local bem animado e é um dos lugares para ir no Rio e curtir muito com os amigos.

Baile Charme do Viaduto de Madureira

Para conhecer esse baile fantástico no Rio de Janeiro é preciso, primeiro, gostar de hip hop e de charme, estilos musicais que dominam o baile, no Viaduto de Madureira.

Esse Baile Charme é o maior do Brasil e ainda traz os melhores DJs Blacks cariocas. Prepare o fôlego e as pernas, porque a noite promete muita dança hip hop neste baile de Madureira.

Dicas de viagem para visitar os lugares no Rio

Lugares para Visitar no Rio: dicas de viagem
Fonte: Pexels

O Rio de Janeiro é fabuloso e será um dos destinos de viagem mais bonitos e divertidos que você irá fazer!

Escolha bem o período do ano em que você vai querer viajar para conseguir aproveitar o máximo dos passeios.

Como você viu são vários os lugares para visitar no Rio e todos com atrações turísticas que valem muito a pena serem exploradas. Perceba que nem só de praias vive o turismo carioca. Não é mesmo?

Alterne seus passeios entre lugares bem movimentados e com muita animação por aqueles que são mais tranquilos e relaxantes.

Dessa forma, você aproveita os dois lados que o Rio de Janeiro oferece e que poucas pessoas conhecem e comprova que há bons lugares para passear no Rio de Janeiro.

Passagem aérea em promoção para o Rio de Janeiro

O Rio é sempre lindo e será maravilhoso conhecer de perto as suas atrações e lugares incríveis!

Mas para você aproveitar bem cada um dos lugares para visitar no Rio é importante não perder a oportunidade de comprar passagens aéreas em promoção e economizar já na compra deste item.

Passagens imperdíveis para o Rio!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 10 Nov 17 Nov R$ 172 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 23 Set 26 Set R$ 211 Gol CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 07 Set 14 Set R$ 211 Gol BHZ Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 23 Set 28 Set R$ 211 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 21 Set 23 Set R$ 211 Gol CNF Belo Horizonte RIO Rio de Janeiro 30 Out 02 Nov R$ 211 Ver mais ofertas

O Passagens Promo é o melhor site comparador de preços do país e oferece promoções imperdíveis de passagens aéreas.

Siga-nos nas redes sociais e tenha sempre informações e dicas de viagens dos destinos mais incríveis! 

Lugares para visitar no Rio é que mais têm e você irá conhecer vários deles durante sua viagem. Até porque de Promo você pode!

Destinos nacionais você encontra aqui mesmo:

Recomendado para você
Museus no Rio de Janeiro: 7 melhores museus imperdíveis para visitar

Museus no Rio de Janeiro: 7 melhores museus imperdíveis para visitar

O que fazer em Arraial do Cabo: quando ir, informações e dicas de turismo

O que fazer em Arraial do Cabo: quando ir, informações e dicas de turismo

Pontos turísticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para conhecer

Pontos turísticos no Rio de Janeiro: 15 lugares para conhecer

O que fazer em Cabo Frio: diversão, turismo e praias paradisíacas

O que fazer em Cabo Frio: diversão, turismo e praias paradisíacas

O que fazer em Petrópolis: dicas para roteiro de 1,2 e 3 dias

O que fazer em Petrópolis: dicas para roteiro de 1,2 e 3 dias

O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca

O que fazer no Rio de Janeiro? 10 pontos turísticos da capital carioca