Lumiar, RJ: guia de turismo, gastronomia e hospedagem

Com uma atmosfera pacata, Lumiar, RJ, é um destino para quem busca sossego, paz e contato com a natureza. 

Esse pequeno vilarejo, que é distrito da cidade de Nova Friburgo, é cercado pela Mata Atlântica, repleto de rios, corredeiras e belas cachoeiras, além de oferecer atividades de ecoturismo e boa gastronomia

Vem com a gente e confira esse guia turístico com as melhores atrações, onde se hospedar e comer, além das melhores dicas de viagem. Veja só!

Voe com as passagens com os melhores preços para múltiplos destinos neste link!

Lumiar, RJ: atrações imperdíveis no distrito de Nova Friburgo

Para quem pensa em visitar o Rio de Janeiro, mas quer ir além da sua capital ou destinos turísticos mais badalados, o vilarejo de Lumiar, Nova Friburgo, é uma boa escolha.

Escondida em meio a muito verde, a região oferece uma estada tranquila, mas muito divertida para seus visitantes. O local possui inúmeras cachoeiras e poços, perfeitos para se refrescar em dias quentes.

Para quem gosta de um roteiro um pouco mais agitado, que tal se aventurar nas atividades de rapel, rafting ou cachoeirismo?

Aliás, a comida e as hospedagens também tornam as experiências dos turistas ainda mais deliciosas.

Onde fica Lumiar no Rio de Janeiro?

Onde fica Lumiar no Rio de Janeiro?
Fonte: Pixabay

O Distrito de Lumiar, Nova Friburgo, fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a menos de 30 quilômetros da região central do município, dentro da Reserva Florestal de Macaé de Cima. Esse vilarejo tem cerca de 5 mil habitantes, tendo sido fundado em 1828.

Mapa de Lumiar, RJ

Se você quer curtir as melhores atrações desse distrito, não viaje sem antes dar uma olhadinha no mapa da região para, assim, definir as melhores rotas e as formas mais viáveis para chegar ao destino.

Dá uma olhadinha nesse guia turístico com a localização do vilarejo e as principais atrações turísticas.

Como chegar a Lumiar?

A forma mais comum para chegar em Lumiar é desembarcar nos aeroportos da cidade do Rio de Janeiro, que fica a cerca de 150 quilômetros de distância.

A partir da capital fluminense, é possível fazer o trajeto de carro alugado, que dá mais autonomia à viagem.

Mas se você quer saber como ir para Lumiar de ônibus, não precisa se preocupar, pois há empresas de transporte que fazem a linha Rio de Janeiro x Nova Friburgo em uma viagem que dura pouco mais de 2 horas e meia. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Voe para o RJ pelo melhor preço do mercado!

    Agora que você já sabe como chegar e já tem um mapa em mãos, não se esqueça de dar prioridade para a compra das passagens áreas, se quiser garantir preços mais vantajosos.

    Lembre-se que quanto antes iniciar as suas buscas, mais chances você tem de encontrar voos baratos para o Rio de Janeiro.

    Para ter acesso às melhores ofertas e promoções, utilize a nossa plataforma, Passagens Promo, que reúne os voos das principais companhias aéreas nacionais e internacionais.

    Desembarque no Rio para visitar Lumiar!
    Passagens aéreas saindo de

    Para não ficar de fora das ofertas e conhecer novidades para viajar para Lumiar, Rio de Janeiro, não se esqueça de acionar o alerta de preços, que envia mensagens sempre quando houver alterações de valores no trecho selecionado.

    Como é o clima em Lumiar?

    Por estar em uma região serrana e a cerca de 400 metros acima do nível do mar, o clima na região é bem agradável, com temperatura que varia entre 10 e 36 graus ao longo do ano. 

    No verão, a temperatura em Lumiar fica em torno de 21°C em média, possibilitando que os visitantes possam curtir as atrações da região sem aquele calor excessivo, típico do estado do Rio de Janeiro.

    No inverno, os termômetros ficam, em média, 15°C, sendo uma ótima oportunidade para quem gosta de curtir o friozinho das montanhas

    O que fazer em Lumiar, RJ?

    O que fazer em Lumiar, RJ?
    Fonte: Tmbux / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Planejando uma viagem para o Rio de Janeiro e está curioso para descobrir o que tem para fazer em Lumiar? 

    Então, vem com a gente, pois listamos as atrações mais legais do distrito e que não podem passar despercebidos no seu roteiro.

    Trilha da Pedra Riscada

    Para quem está em busca de férias em meio a natureza, que tal fazer a Trilha da Pedra Riscada? Para chegar ao local, você precisará percorrer uma trilha de cerca de três quilômetros dentro da mata fechada com grau de dificuldade de médio para avançado.

    O início da trilha é na Rodovia Serramar, sendo que o percurso tem duração de cerca de três horas. No final do caminho é bom ficar atento, pois é o trecho mais íngreme com muitas pedras, que você precisará escalar.

    O caminho é um pouco difícil, mas acredite: a vista do alto é espetacular e o caminho pela mata também permite um delicioso contato com a natureza.   

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Cachoeira do Indiana Jones

    Entre as cachoeiras em Lumiar, a do Indiana Jones é uma das mais bonitas da região, localizada a cerca de seis quilômetros da vila. 

    O caminho até chegar na queda d’água não é dos mais fáceis, por isso, é bom ter atenção, uma vez que você passará por uma rampa de pedra.

    Se você quer um local mais tranquilo e longe do agito, a Cachoeira do Indiana Jones é uma opção, já que, por ficar afastada, ela recebe um fluxo menor de turistas.

    O visual do lugar é lindo e você poderá observar uma cascata, que percorre um cânion bem estreito e termina em uma espécie de escorregador natural. Uma delícia para se refrescar em dias quentes.

    Cachoeira São José

    Cachoeira São José
    Fonte: Tmbux / Wikimedia Commons / CC BY-ND 3.0

    Na hora de escolher o que fazer em Lumiar, RJ, a Cachoeira São José precisa estar no seu radar, principalmente, se você viajar durante o verão.

    Com cerca de 15 metros de altura, ela fica em uma propriedade particular e você precisa pagar uma taxa para entrar, mas vale a pena.

    O local tem uma deliciosa cascata com queda d’água abundante, que deságua em uma pequena piscina natural. Além disso, ao redor da cachoeira há uma lanchonete que vende bebidas e comidas.

    Cachoeira Toca da Onça

    Para os turistas que viajam em família, a cachoeira Toca da Onça é um bom lugar para levar as crianças, já que ela tem uma ótima infraestrutura, uma pequena praia e piscinas naturais, onde os pequenos podem brincar em segurança.

    Para chegar até o local, o acesso é feito pela ponte próximo ao encontro dos rios Macaé e Bonito, a cerca de 10 quilômetros da vila de Lumiar, RJ.

    Poço Feio

    Poço Feio
    Fonte: Tmbux / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O nome até pode soar estranho, mas o Poço Feio é um dos lugares mais gostosos e bonitos desse cantinho da serra fluminense. Conhecido como a praia de Lumiar, o local tem uma faixa de areia clara e uma piscina natural de águas claras e tranquilas.

    A vantagem é que o Poço Feio está localizado bem pertinho do vilarejo, a cerca de 1 quilômetro, com acesso facilitado.

    Você precisará pagar uma taxa para entrar, mas no local há estacionamento, restaurante e ainda brinquedos, como tirolesa.

    Poço Belo

    Ao escolher o que fazer em Lumiar, não deixe de conhecer também o Poço Belo, que fica bem pertinho da vila, a cerca de três quilômetros. Ela se localiza no bairro de Boa Esperança, é possível chegar até lá de carro.

    O local tem um amplo poço de água claras, onde é possível mergulhar e curtir momentos de paz e descanso. Ela fica no mesmo caminho da Cachoeira São José, permitindo que os visitantes conheçam os dois locais em um dia só.

    Cachoeira Paraíso Vertical

    Cachoeira Paraíso Vertical
    Fonte: Pexels

    Para quem gosta de aventura e adrenalina, a Cachoeira Paraíso Vertical é o lugar ideal. Com 30 metros de queda, você pode praticar cachoeirismo, que são subidas com cordas em paredões atrás das quedas d’água.

    A atividade tem duração de quatro horas, que incluem a saída, subida no paredão e retorno à base de onde saem os passeios.

    Para chegar até ao local, você precisará percorrer uma trilha com trechos mais difíceis, onde serão necessárias pequenas escaladas.

    Encontro dos rios Macaé e Bonito

    Outro local bem interessante para conhecer é o encontro dos rios, Lumiar, onde é possível ver as águas do Bonito e do Macaé, a seis quilômetros do centro. 

    O local oferece trechos com águas tranquilas, ideais para quem quer tomar um banho refrescante e outra parte com águas mais agitadas, onde acontecem as atividades radicais, como rafting e canoagem. 

    Então, se você não dispensa adrenalina e aventura, não deixe de se divertir no local.

    Vila de São Pedro da Serra

    E por falar em atividades radicais, a vila de São Pedro da Serra, localizada a cerca de cinco quilômetros de Lumiar, é uma das regiões mais legais para fazer trilhas, praticar rapel e até fazer um passeio em meio à Mata Atlântica.

    Mas se você prefere atividades mais calmas, saiba que na região é possível ainda fazer passeios de bike, a cavalo e fazer muitas compras em lojinhas de artesanato que existem no vilarejo.

    Onde comer em Lumiar, RJ?

    Cachoeira Paraíso Vertical
    Fonte: Pxhere / CC0

    A gastronomia da região é uma delícia e restaurantes em Lumiar, RJ, não faltam para você apreciar a culinária fluminense.

    O Restaurante Armazém da Serra é um dos lugares mais famosos da região, conhecido por seu cardápio variado e de qualidade, além dos preços justos. 

    Localizado em um casarão antigo e cheio de charme, o local oferece porções, pratos variados, como risoto, massas, peixe, pizza e muito mais.

    Outro local que vale a pena conhecer é o Restaurantes Ninho de Guaxo, um bar que também se mistura com lojas de cerveja artesanal.

    Além de degustar os mais variados rótulos de cervejas artesanais, não deixe de experimentar suas porções e petiscos, além das cachaças, que fazem o maior sucesso por lá. 

    O ambiente é muito aconchegante, repleto de cadeiras e bancos rústicos, que tornam o ambiente ainda mais charmoso.

    Em Lumiar, Nova Friburgo, conheça também o restaurante Oficina da Gastronomia, que oferece um cardápio variado com massas, saladas, batatas elaboradas, peixes, além de deliciosos drinks e sobremesas.

    Você é aquele tipo de turista que não dispensa uma boa comida caseira? Então o Tiê Restaurante e Pizzaria é uma boa escolha. Não deixe de experimentar o prato de truta, que é uma delícia.

    Quais são as melhores pousadas em Lumiar, RJ?

    Ao viajar para a região serrana do Rio de Janeiro, você não precisa se preocupar com falta de onde ficar, pois, você encontrará hotel em Lumiar e também em Nova Friburgo, com opções que atendem às suas necessidades e que cabem no seu bolso!

    Na hora de encontrar as melhores opções de hospedagens nessa região, faça as suas pesquisas no site de buscas, o ElQuarto, que apresenta várias opções de acomodações em destinos nacionais e internacionais com ótimos preços.

    Para quem busca conforto em um ambiente mais rústico, o Hotel Serra Everest é uma boa opção. O local oferece chalés climatizados, suítes confortáveis e aconchegantes com TV a cabo, frigobar, WI-FI, piscina, além de café da manhã.

    O Hotel Mount Everest também segue o mesmo conceito e oferece uma hospedagem mais rústica, mas sem deixar de lado conforto e ótimos serviços. O local tem piscina, quartos confortáveis e piscina.

    O Hotel Alta Colina Chalés é uma boa escolha para os turistas que gostam de ficar mais próximos da natureza, já que está localizado no vale de São Pedro da Serra. Você poderá desfrutar de uma deliciosa piscina, sauna, restaurante e um delicioso café da manhã.

    Ofertas de passagens aéreas no Passagens Promo!

    Agora que você já sabe quais são as melhores atrações de Lumiar, RJ, e como chegar ao destino de uma forma facilitada, chegou a hora de começar a planejar a sua viagem.

    Recomendamos que você comece o seu planejamento pela compra das passagens aéreas, já que esse item costuma ser o mais salgado e quanto mais demorar para reservar o seu voo, mais chances você tem de encontrar os preços altos.

    Se você quer garantir os melhores descontos e promoções, concentre as suas pesquisas no nosso site de busca, Passagens Promo, que apresenta as opções mais vantajosas das principais companhias aéreas.

    Desembarque no Rio para visitar Lumiar!
    Passagens aéreas saindo de
    Gol CWB Curitiba SDU Rio de Janeiro 26 Out 31 Out R$ 266 Gol CWB Curitiba SDU Rio de Janeiro 10 Nov 18 Nov R$ 266 Gol CWB Curitiba SDU Rio de Janeiro 26 Out 31 Out R$ 266 Gol CWB Curitiba SDU Rio de Janeiro 15 Set 21 Set R$ 266 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 02 Out 06 Out R$ 278 Latam Brasil CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 03 Out 07 Out R$ 280 Ver mais ofertas

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe de especialistas, que está sempre à disposição para te ajudar. Faça também o cadastro do seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que surgirem promoções.

    Quer viajar para o Rio de Janeiro pagando pouco nas companhias aéreas? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

    Praias de Niterói: 10 paraísos para conhecer na cidade fluminense

    Praias de Niterói: 10 paraísos para conhecer na cidade fluminense