Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

Lyon, França, é uma boa alternativa de destino para quem não quer se limitar à experiência parisiense e procura um roteiro pelo interior francês. 

A terceira maior cidade da França tem uma história milenar, que remonta aos tempos do Império Romano, em contraste com edifícios modernos e uma culinária de nível mundial. 

Cidade pouco explorada por brasileiros, Lyon reserva aos visitantes uma gastronomia de excelência, monumentos e atrações históricas, arquitetura renascentista clássica e muito mais!

Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e aproveite nossos descontos exclusivos. Não perca!

Lyon, França: O que conhecer em uma das metrópoles francesas?

Atrás apenas de Marselha e da capital Paris, Lyon é uma das maiores metrópoles francesas, com pouco mais de 1,1 milhão de habitantes.

A cidade é endereço de grifes famosas, restaurantes premiados e um dos maiores pólos econômicos do país, com mais de 2.000 anos de história.

Conheça museus, igrejas, teatros e edifícios históricos renascentistas neste badalado destino turístico às margens dos rios Ródano e Saône.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Lyon, França:  cultura da cidade

Lyon França cultura da cidade
Fonte: Pixabay

Referência mundial em gastronomia, Lyon, França, tem alguns dos melhores restaurantes do mundo, oferecendo ao visitante a oportunidade de experimentar os maiores clássicos da culinária francesa em meio a um cenário que exala elegância.

A cidade caminha entre o antigo e o moderno, contrastando seu centro histórico milenar com uma das economias mais pujantes de toda a França.

Some-se a tudo isso a cultura de valorização da arte, cultura e moda, e chegamos a um destino turístico requintado como poucos!

Quando ir para Lyon, França

Lyon, na França, é uma cidade agradável durante o ano inteiro. Para curtir o máximo dos eventos culturais e passeios ao ar livre, porém, a melhor época para visita é nos meses mais quentes do ano.

Entre março e setembro, meses de primavera e verão, a cidade fica agitada, com diversos festivais e eventos culturais espalhados por toda parte. 

Além disso, o sol demora a se pôr e as temperaturas ficam bem agradáveis, facilitando ainda mais a vida do turista!

Para evitar os preços salgados da alta temporada (entre junho e agosto), a melhor alternativa é viajar na primavera, que começa em março.

Caso sua única disponibilidade de agenda aconteça no outono ou no inverno, não precisa se preocupar: o cenário não estará tão quente e colorido como no restante do ano, mas nada que possa colocar o sucesso da viagem em risco.

Onde fica Lyon na França?

A cidade fica no encontro entre os rios Ródano e Saône, na região sudoeste da França. A distância entre Lyon e Paris é de 390 km, que podem ser superados em 1 hora de voo ou 2 horas de trem.

Geograficamente privilegiada, a cidade está no meio do caminho entre os Alpes e a Côte d’Azur (Costa Azul), no Mediterrâneo.

Mapa

Circular pela cidade não será tarefa das mais difíceis: o mapa de Lyon, França, está dividido em três regiões turísticas: Presquîle, Fourvière e Vieux Lyon. Confira!

Aeroporto de Lyon

É bastante fácil chegar a Lyon, França, a partir do Brasil. A cidade está entre os destinos turísticos franceses com um bom aeroporto que recebe voos diretos saídos de diversas cidades brasileiras.

O aeroporto Saint-Exupéry fica a cerca de 30 km de distância do centro da cidade, mas não se preocupe com o deslocamento: o visitante pode utilizar transfer, carro, ônibus ou trem.

Passagens aéreas para Lyon, França

Aproveite as melhores ofertas de passagens aéreas para Lyon
Passagens aéreas saindo de

O primeiro passo para conhecer o principal destino gastronômico da França é comprar passagens aéreas. Se elas estiverem com bons preços, então, melhor ainda!

Nessa hora, a pesquisa é a melhor amiga do viajante. Quanto mais cedo você começar a pesquisar os preços das passagens aéreas, maiores as chances de conseguir grandes descontos!

Você pode começar a fazer a cotação de passagens aéreas baratas para Lyon, França, agora mesmo em nosso site, Passagens Promo, que encontra os melhores preços do mercado.

Para garantir o máximo de eficiência, não se esqueça de criar alertas para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração de valor ou entrar em promoção!

Lyon, França: Pontos turísticos

O turismo em Lyon, na França, é facilitado pela organização da cidade, dividida em três grandes zonas, cada qual com suas características.

A região de Presquîle concentra a maior quantidade de atrações turísticas  enquanto o Fourvière é o bairro mais antigo da cidade, fundado durante o período romano, e Vieux Lyon um charmoso bairro medieval.

Confira o que fazer em Lyon, França!

Presquîle

Lyon França presquile
Fonte: Pixabay

Presquîle é uma zona formada por três distritos (1, 2 e 4) localizada na região central da cidade. O bairro é bastante indicado para hospedagem, pois concentra diversas atrações turísticas e fica próximo a outros pontos de interesse de Lyon.

A região é o endereço de edifícios históricos construídos desde o século XII, distribuídos por ruas largas, com estátuas e monumentos por toda parte.

Um dos maiores destaques de Presquîle é a Ópera de Lyon, erguida em meados do século XIX em diferentes estilos, o que rendeu ao belíssimo edifício vários prêmios de arquitetura.

Pertinho da ópera fica a Place des Terreaux, onde está a Fonte Bartholdi, projetada pelo mesmo escultor responsável pela Estátua da Liberdade (EUA). A fonte tem quase 5 m de altura e 15 m de diâmetro, com mais de 21 toneladas.

A Place des Terreaux é um dos principais pontos turísticos da cidade e consta na lista de Patrimônio da Humanidade, da Unesco.

Os amantes de arte não podem deixar o Museu de Belas Artes fora do roteiro: o museu funciona em um edifício do século XVII, com amplo acervo, incluindo obras de Picasso, Van Gogh e Matisse, entre outros artistas de renome mundial.

Não deixe de conhecer o Carré d’Or, um imenso shopping a céu aberto, com mais de 3.000 lojas, entre as praças Bellecour e Cordeliers.

Vieux Lyon

Considerado o bairro mais charmoso da cidade, Vieux Lyon mostra bem a herança renascentista em seus becos de pedra e ruelas estreitas, datados da Idade Média, com forte influência italiana.

Os principais pontos turísticos da região giram em torno da Igreja Saint-Jean-Baptiste, a Catedral de Lyon, um dos mais antigos e mais importantes edifícios da cidade.

A catedral foi erguida em estilo gótico entre os séculos XII e XV: desde então, o edifício assumiu lugar de protagonismo na cidade, tendo sido sede para importantes eventos históricos, como o Primeiro Concílio de Lyon.

A região de Vieux Lyon é famosa pelos traboules, uma série de estreitas passagens secretas que ligam ruas diferentes. 

É possível descobrir onde está cada passagem secreta em um aplicativo de celular criado pelo Ofício do Turismo de Lyon ou simplesmente caminhando sem pressa pelo bairro de Vieux Lyon.

Um dos mais importantes mirantes da cidade também fica na região: suba a rua Montée du Garillan, a partir da rua Saint Jean, para ter uma vista privilegiada de Lyon!

Fourvière

Lyon França fourviere
Fonte: Pixabay

Ponto mais alto de toda a cidade e primeiro bairro da cidade, fundado durante a ocupação romana, a região de Fourvière merece pelo menos um dia inteiro para ser explorada.

Dessa forma, o visitante pode caminhar sem pressa entre as ruelas do bairro, descobrindo cada um de seus segredos.

A região reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade, combinando a modernidade de estabelecimentos requintados com os edifícios mais antigos de Lyon.

Um dos principais pontos turísticos da zona é a Basílica Notre Dame de Fourvière, que pode ser avistada à distância, no topo da mais alta colina de Lyon.

A igreja foi construída no final do século XIX com elementos bizantinos e romanescos, no mesmo lugar onde antes existia um antigo fórum romano, datado do século XI.

No terraço da basílica fica a Capela da Virgem, onde existe um mirante com vista para a cidade. Nas redondezas, o Jardim Rosaire é dedicado a Jesus e Virgem Maria, cobrindo mais de 2 hectares

Ainda em Fourvière, não deixe de visitar o Théâtre Antique, um antigo teatro romano com capacidade para mais de 10 mil pessoas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    O que fazer em Lyon em 2 dias?

    Se você vai ter pouco tempo para explorar a cidade, não precisa se preocupar: com um pouco de organização e planejamento é possível conhecer os principais pontos turísticos em dois ou três dias.

    Para curtir ao máximo, acorde bem cedo e procure criar um roteiro com horários bem-definidos para cada atração.

    Mas, afinal, o que fazer em Lyon, França, em 2 dias?

    Comece sua viagem pela colina de Fourvière, a mais alta e antiga da cidade, onde estão a Basílica de Fourvière, um dos principais pontos turísticos da cidade, e o Théâtre Antique.

    Na hora do almoço, visite um dos restaurantes da região, que oferecem vista privilegiada para o restante da cidade, no topo da colina.

    Depois da refeição, utilize o transporte público para chegar ao bairro Croix Rousse, em um dos pontos mais altos da cidade, e aproveite para descer o bairro explorando os traboules que levam até o centro de Lyon.

    À noite, conheça os restaurantes e barzinhos do Vieux Lyon e aprecie a iluminação noturna da cidade.

    O dia seguinte deve começar pelo Vieux Lyon, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco: conheça o Instituto Lumière e o Museu da Miniatura e do Cinema, que estão entre os museus mais interessantes da cidade.

    Almoce em um dos restaurantes da região e, então, visite a Catedral Saint-Jean. Depois aproveite para fazer um passeio de barco pelo rio Saône.

    Termine o dia explorando os excelentes restaurantes nas redondezas da Place des Terreaux, uma das regiões mais charmosas da cidade.

    Qual a gastronomia de Lyon, França

    Lyon França gastronomia
    Fonte: Pixabay

    A cidade oferece um dos principais roteiros gastronômicos do mundo, com diversos restaurantes premiados e estabelecimentos com mais de três estrelas no Guia Michelin.

    Se você procura os melhores restaurantes em Lyon, França, não deixe de visitar o Les Halles, um mercado de três andares que reúne alguns dos melhores estabelecimentos da cidade, na Cours Lafayette.

    Você também encontrará restaurantes premiados, com vista panorâmica para a cidade, na região de Fourvière, que fica na colina mais alta de Lyon.

    Lyon, França: Clima

    O clima da cidade é bastante influenciado pelo Mediterrâneo, com um verão bem quente e chuvoso, com temperaturas que chegam a 30°C.

    No inverno, as coisas mudam de figura: em Lyon, França, a temperatura desaba para 0°C, com bastante neve, de dezembro a fevereiro.

    A meia estação é bastante agradável, com temperaturas menos rigorosas e condições climáticas mais favoráveis, com termômetros entre 11°C e 26°C, tanto no outono quanto na primavera.

    Dicas para aproveitar melhor a cidade

    Lyon França dica
    Fonte: Pixabay

    Para aproveitar ao máximo tudo que Lyon, França, tem para oferecer, a melhor alternativa é escolher bem a região em que você vai se hospedar. 

    Uma boa dica é optar por hotéis em Vieux Lyon e Presquîle, bairros mais centrais, que ficam próximos a vários pontos turísticos e meios de transporte públicos.

    Aliás, não tenha medo de utilizar o eficiente transporte público da cidade: você poderá conhecer os principais pontos turísticos sem gastar fortunas com táxi ou aluguel de carro.

    Se preferir, poderá optar por andar a pé ou de bicicleta, já que Lyon está entre as cidades mais planas da França.

    Para conhecer os principais cantinhos da cidade e seus segredos, uma boa pedida é fazer o tour guiado Only Lyon.

    Decidiu conhecer a cidade no fim de ano? Então não deixe de visitar o Fête des Lumières, um dos principais festivais anuais de Lyon, que acontece na segunda e terceira semana do mês de dezembro.

    O que ver em Lyon, França

    Se você terá pouco tempo na cidade e ainda está em dúvida sobre o que ver em Lyon, França, uma boa dica é montar um roteiro de viagem que inclua os principais pontos turísticos.

    Assim, você conseguirá planejar com eficiência as potenciais rotas de deslocamento, economizando tempo e dinheiro na hora de explorar a cidade!

    Percorra a região de Vieux Lyon e endereço de restaurantes, galerias de arte e cafés: explore o labirinto de ruelas e becos sem pressa para conhecer a arquitetura clássica da cidade.

    Não deixe a Basílica de Notre Dame de Fuvière fora do seu roteiro: a igreja é uma das mais importantes do país, além de oferecer uma das vistas mais panorâmicas de Lyon. 

    Prefere edifícios ainda mais antigos? Então visite a Catedral de St. Jean Baptiste, construída no século XV: é possível fazer uma visita guiada e chegar até o teto da igreja, com umas das melhores vistas da cidade!.

    Não deixe as passagens aéreas para a última hora! 

    Aqui, você encontrará as melhores ofertas de passagens aéreas para Lyon
    Passagens aéreas saindo de

    Agora que você já sabe tudo o que te espera em Lyon, França, está na hora de encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado!

    Utilize a plataforma de busca de nosso site, Passagens Promo, para encontrar as melhores promoções de voos para Lyon, e crie alertas para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alteração de preço.x

    Conhecer o principal reduto gastronômico da França com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Comidas típicas da Alemanha: 13 pratos deliciosos da culinária alemã

    Comidas típicas da Alemanha: 13 pratos deliciosos da culinária alemã

    Rotterdam, Holanda: Vale a pena conhecer? Vem saber!

    Rotterdam, Holanda: Vale a pena conhecer? Vem saber!

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades