Quem gosta de lugares exóticos tem como opção Madagascar, um país que reúne ilhas deslumbrantes com uma biodiversidade rica.
Seus passeios serão marcados por praias paradisíacas, florestas tropicais, avenida dos Baobás e colinas que oferecem uma visão panorâmica da riqueza da região.
Durante a viagem pode fazer vários esportes aquáticos e não deixe de fazer um mergulho para contemplar a sua beleza marinha
Índice
Onde fica o Madagascar?
Ao largo da costa sudeste do continente africano fica o Madagascar, localizado no Oceano Índico. Ele é separado pelo Canal de Moçambique e é considerado a quarta maior ilha do mundo.
O que mais atrai os turistas é a imensa biodiversidade e guarda espécies que não são encontradas em nenhum lugar do mundo, como lêmures, camaleões e mais.
A ilha tem uma capital chamada de Antananarivo, onde é o ponto de apoio dos seus visitantes, abriga pontos turísticos e também promove visões únicas das suas montanhas.
Além disso, a ilha é repleta de florestas tropicais, sacadas e áreas desérticas no sul do país. Quem é apaixonado pela natureza e deseja viver dias de aventura, esse é um destino perfeito.
Como ir do Brasil para a Ilha do Madagascar?
A viagem do Brasil para Madagascar não é tão rápida, envolve escalas. Geralmente, os turistas preferem pegar um voo para algum destino da Europa, Oriente Médio ou África e depois ir ao Aeroporto Internacional Ivato, que fica na capital de Madagascar.
A rota mais comum é a de São Paulo , com conexão em Paris , que oferece voos diretos para o Antananarivo. O tempo total do voo depender da escala é em torno de 20 a 30 horas. E o aeroporto de Antananarivo fica a 20 km de distância do centro da cidade.
Antes da viagem, você pode solicitar ao hotel um traslado, veja com antecedência se eles promovem esse serviço. Quando chegar em Antananarivo já estará à sua espera. Outra opção é o táxi, estão disponíveis 24 horas do dia. Se você quiser pode usar um aplicativo para conseguir um carro. Para economizar, escolha ir de ônibus ou de van que ficam fora do terminal do aeroporto.
Outra coisa que precisa ser vista com antecedência é a documentação, alguns meses antes da viagem, solicitar o seu visto. E também tome a vacina contra a febre amarela, é exigido o comprovante para conseguir entrar no país.
Qual é a melhor época para conhecer Madagascar?
Para fazer uma viagem inesquecível e aproveitar ao máximo as atrações, escolha ir em uma época do ano que promova os tipos de passeios que você deseja.
Os meses de abril a outubro são os ideias, é a estação seca, suas temperaturas são agradáveis, não tem tanta incidência de chuva.
Nesse período, os turistas podem tranquilamente explorar suas florestas com segurança, visitar seus parques nacionais, aproveitar as praias e ter momentos relaxantes.
Quem quiser observar as baleias em Sainte-Marie, é indicado viajar à Ilha do Madagascar nos meses de junho a setembro e também será possível avistar os lêmures e outras espécies que só podem ser vistas nessa época do ano.
Entre novembro a março, não é muito legal viajar para esse destino, pois as altas temperaturas aumentam as chances de ciclones e também não permite acesso a algumas áreas e os passeios ficam limitados. Veja com calma qual é o melhor mês para sua viagem e evite viajar na estação das chuvas.
Garanta sua passagem aérea com economia
Cultura de Madagascar
Madagascar é uma ilha extensa e abriga aproximadamente 18 grupos étnicos, cada um tem suas próprias tradições, idiomas e costumes, devido a isso a cultura local é repleta de várias influências e a torna muito mais autêntica.
Em relação a religião a que prevalece são as práticas cristãs, e alguns grupos fazem culto aos ancestrais, pois acreditam que os espíritos dos antepassados impactam diretamente a vida cotidiana.
Um deles é o famoso ritual de virada dos mortos, onde os corpos dos ancestrais são desenterrados pelos familiares e vestidos. Em seguida, são levados para uma festa da família.
Você também encontrará em seus passeios, esculturas de madeiras, cerâmicas e tecidos. O artesanato local tem como destaques, ao depender da área são produzidos de forma diferente.
Participe de apresentações culturais, para o povo de Madagascar a dança é vista como uma prática importante para os rituais e celebrações, cada uma reflete histórias
Atrações naturais de Madagascar
Não tem como negar as belezas naturais que existem em Madagascar. É um lugar repleto de uma biodiversidade rica, especiais únicas e paisagens surpreendentes.
Com canyons, planaltos de arenitos, praias paradisíacas e locais perfeitos para explorar a beleza da região em trilhas. Descubra suas principais reservas naturais e o que cada uma reserva para você.
Parque nacional de Isalo
Conheça suas formações rochosas, seus vales profundos e canyons e planaltos de arenito. Faça trilhas para conhecer suas florestas secas e observar os lêmures, aves e répteis.
Em cada área da reserva, você pode ter uma visão panorâmica da região e apreciar de longe suas piscinas naturais de águas cristalinas. Para tornar o seu passeio mais rico, visite suas comunidades locais que consideram a região um lugar sagrado.
Procure uma boa agência de viagem para organizar os passeios guiados. Assim, seu tour será mais rico e cheio de detalhes interessantes sobre a reserva e a cultura da sua comunidade.
Avenida dos Baobás
No oeste da ilha encontra-se Avenida dos Baobás, uma caminho exuberante, cheio de baobás, uma árvore que pode atingir 30 metros de altura e tem troncos largos.
Você irá encontrar vários fotógrafos que usam esse local para registrar o amanhecer ou entardecer. Não importa qual o horário do dia é o seu passeio, vale a pena ir. Como as árvores são grandes produzem sombras longas e tornam o ambiente refrescante.
Também é um ambiente utilizado para pesquisas das espécies que habitam na área e também de plantas endêmicas. Se quiser conhecer de um jeito diferente a avenida, considere contratar um guia para ter informações interessantes.
Parque Nacional de Ranomafana
Inclua o Parque Nacional de Ranomafana no seu roteiro. É um dos lugares de conservação de Madagascar, localizado na parte sudeste da ilha e encanta a todos com a sua biodiversidade e a abundância das florestas tropicais.
Promove observações dos lêmures de bambu dourado, um dos animais mais raros do mundo no seu habitat natural. Faça uma trilha no Circuito Varibolo e Circuito Sahamalaotra, ambas permitem uma visão ampla e também levam a áreas com cachoeiras.
Quem quiser relaxar, aproveite as suas fontes naturais de águas termais. Nada melhor que descansar e ter uma vista deslumbrante de uma flora exótica que tem orquídeas raras.
Não deixe de passar no Centro de Pesquisa ValBio que promove exposições sobre a conservação da região e de como é feito o trabalho de preservação do parque.
Nosy Be
Tenha uma experiência paradisíaca na Ilha Nosy Be, uma das mais visitadas do Madagascar, fica no noroeste do país. Seu mar cristalino e sua extensão de areia branca traz um contraste único com a vegetação local.
Aproveite um dia na Andilana Beach, uma das praias mais belas, com um mar turquesa e com boas condições para esportes aquáticos. Faça mergulho ou snorkeling para apreciar a beleza da sua vida marinha.
Visite a Reserva de Lokobe, tem espécies endêmicas e permite aos visitantes a observações dos camaleões, lêmures e aves. Conheça uma das lagoas mais importantes espiritualmente para Madagascar, a Lagoa Sacré é habitada por crocodilos e afirmam que sua água tem poderes espirituais.
Faça um tour na plantação de Ylang-Ylang que são usadas para produção de fragrâncias. Suba o Monte Passot, que tem um vulcão e também permite uma das visões mais deslumbrantes do pôr do sol.
Sainte-Marie
Mais uma ilha que merece sua visita durante a viagem por Madagascar, a Sainte-Marie tem praias de mar cristalino e garante a observação das baleias jubarte.
Nos meses de julho e setembro elas migram para a ilha para acasalar e dar a luz. É um momento único em que os turistas têm a oportunidade de ver de perto a majestade desse animal.
Quem gosta de esportes aquáticos, aproveite as suas praias e se divirta. Além de tudo isso, a ilha é conhecida por ter sido refúgio dos piratas do século XVII. Visite o cemitério dos piratas e também descubra suas fascinantes histórias.
Faça um passeio de bicicleta pela ilha e conheça os locais e praias mais afastadas. Passe pelos manguezais e pântanos para avistar seus pássaros e animais exóticos.
Lugares para visitar em Antananarivo
Para conhecer mais da história do país visite a sua capital. Antananarivo é uma cidade vibrante com construções históricas e culturais.
Também poderá explorar mais sobre a história dos piratas na região e ver artefatos únicos que são só encontrados em Madagascar.
Palácio da Rainha
Localizado no alto de uma colina, o Palácio da Rainha, esbanja sobre a história e cultura malgaxe. Foi construído no século XVII com elementos da arquitetura local e europeia.
O complexo abriga o Museu Histórico, que guarda artefatos da realeza, desde trajes a joias. Na exposição, você vai compreender a trajetória de cada monarca e entender a importância da realeza.
Outra área do palácio, são os túmulos reais, uma das áreas de destaque. Tenha um momento relaxante nos jardins do palácio, que tem uma atmosfera serena e depois suba ao alto do Rova, para ter uma vista única da cidade.
Museu de Arte e Arqueologia de Madagascar
Faça uma visita ao Museu de Arte e Arqueologia de Madagascar. É uma instituição cultural e educacional dividida em áreas, são elas:
- coleção de artefatos arqueológicos: com uma coleção de utensílios, cerâmicas e ferramentas, desde os primeiros habitantes de Madagascar, até os dias de hoje.
- arte malgaxe tradicional: com obras de arte, esculturas de madeira, máscaras e têxteis sobre a cultura local.
- arte contemporânea: expressões artísticas modernas em Madagascar.
- arte funerária e túmulos: com réplicas e artefatos que são usados em rituais, também tem artefatos de túmulos.
- joias e adornos: com praças de joalheria de ouro e de outros materiais.
Para compreender mais do museu e suas exposições, faça uma visita guiada para entender sobre o contexto histórico. Participe de eventos e oficinas culturais, apresentações de músicas, danças tradicionais e mais.
Catedral de Andohalo
Faça uma visita na Catedral de Andohalo, seu estilo neogótico traz um charme para a cidade, além de está no alto duma colina. Suas torres altas e janelas com vitrais esbanjam riqueza e elegância.
É considerada um símbolo da fé católica na ilha. Na frente da catedral tem uma praça, onde os antigos reis Merina faziam seus discursos e cerimônias.
Antes de sair da catedral, aprecie a beleza da cidade em cima da colina. É um bom lugar para relaxar e se recarregar espiritualmente.
Museu de Piratas
Explore a história dos piratas em Madagascar, no Museu de Piratas, tem exposições que apresentam como foi a chegada e suas principais aventuras, com ênfase nos piratas William Kidd e Henry Every que exploraram o Oceano Índico.
Você poderá conhecer seus artefatos, como armas, mapas náuticos, réplicas das bandeiras, moedas antigas e outros objetos que eram usados no dia a dia dos piratas.
Também tem uma parte reservada para as réplicas dos navios e o museu também aborda a história de Saint-Marie e os impactos que recebeu por causa da chegada dos piratas.
Explore as belezas de Madagascar
O que comer em Madagascar?
Nos restaurantes de Madagascar, você irá encontrar receitas que tiveram influência da culinária africana, asiática e francesa, muitos pratos tem arroz, frutos do mar e especiarias.
Prove o vary que é um tipo de arroz servido com peixe, vegetais ou carnes. Também experimente o famoso Romazava, um cozido de carne com vegetais, temperado com gengibre, alho e algumas folhas.
Quem gosta de sopa, precisa provar lasopy, é feita de legumes, cenoura, batata e tomate, geralmente é servida como entrada, apesar de ser leve é bastante nutritiva.
De sobremesa, escolha o koba, feito com pasta de amendoim, açúcar mascavo e embrulhado em folhas de bananeira que vão ao fogo. Além de tudo isso, você também encontra muitos frutos do mar, como peixe, polvo, lagosta e camarão.