Maiores aeroportos do Brasil: quais são, onde ficam e mais!

Você é um ávido viajante ou é daqueles mais esporádicos? Independente do seu perfil, conhecer os maiores aeroportos do Brasil pode te ajudar a escolher aqueles mais indicados para embarcar e desembarcar tanto para destinos nacionais e internacionais.

Pensando nisso, selecionamos aqui os 10 aeroportos mais movimentados e com as maiores e melhores estruturas do Brasil. Vem com a gente!

Compre todo tipo de passagens aéreas com descontos incríveis neste link!

Maiores aeroportos do Brasil: listamos os 10 principais!

Ao planejar uma viagem, um dos principais cuidados está relacionado às áreas de embarque e desembarque, visto que o aeroporto exerce papel fundamental nos roteiros turísticos. 

Isso porque, a partir deles, você precisa conseguir definir quais serão os melhores os transportes para chegar e sair do complexo, quais as estruturas oferecidas, quais tipos de voos recebem e por aí vai.

Pensando em te ajudar, criamos essa lista dos principais aeroportos do país para que você possa entender melhor onde e como desembarcar nos maiores complexos do Brasil.

Qual é o tamanho do maior aeroporto do Brasil?

Qual é o tamanho do maior aeroporto do Brasil?
Fonte: Pixabay

Para os viajantes que se perguntam qual é o tamanho do maior aeroporto do Brasil, saiba que o Aeroporto de Guarulhos, considerado o maior do país e também da América do Sul com uma área de 14 quilômetros quadrados com seu próprio sistema viário.

Inclusive, o complexo de embarque e desembarque é também o segundo mais movimentado em termos de número de passageiros da América Latina, totalizando 50,5 milhões de pessoas por ano, atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Mapa do maior aeroporto do Brasil

Para você entender melhor a estrutura do Aeroporto de Cumbica, como também é conhecido, confira esse mapa do maior aeroporto do Brasil, que fica na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Passagens aéreas para o Brasil com desconto!

Independentemente do aeroporto que você embarcar ou desembarcar durante as suas viagens, sejam elas de negócios ou turismo, saiba que as melhores opções de passagens aéreas, você encontra no nosso site de buscas, Passagens Promo.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Nossa plataforma é uma das mais visitadas do Brasil por reunir as ofertas mais vantajosas, os preços mais baixos do mercado e as melhores opções de voos para destinos nacionais e internacionais.

Outra vantagem de utilizar o nosso site é que a navegação é simples e intuitiva, permitindo que os viajantes possam localizar de maneira rápida os voos certos com os preços mais vantajosos. 

Além de escolher entre os maiores aeroportos do Brasil, sempre que for viajar, não deixe de cadastrar o seu e-mail no nosso site e selecionar o trecho desejado para que possamos enviar notificações sempre que os preços baixarem ou surgirem promoções.

Quais os 10 maiores aeroportos do Brasil?

Antes de escolher os seus destinos de viagem e fazer as malas, dê uma olhadinha na lista dos 10 maiores aeroportos do Brasil para que você possa definir os locais mais viáveis para embarcar e desembarcar. Veja só!

1. Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP
Fonte: Piqsels

Já falamos dele aqui, mas em razão da sua grandiosidade e importância, ele volta ao cenário e, inclusive, ocupa a primeira posição da nossa lista.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos fica na cidade de mesmo nome, bem pertinho da capital paulista, a cerca de 25 quilômetros de distância.

Por estar localizado estrategicamente em uma área de fácil acesso, algumas companhias aéreas oferecem transportes para que os passageiros possam chegar e sair de forma facilitada.

Com 36 anos de existência, ele também é chamado de Aeroporto de Cumbica, sendo um dos principais e mais importantes HUBs da América Latina, recebendo voos nacionais e internacionais de mais de 40 companhias aéreas e 100 destinos diferentes.  

Todos os dias, aproximadamente 100 passageiros passam pelos terminais. Além das áreas de embarque e desembarque, o local possui ainda áreas destinadas para o entretenimento, gastronomia e compras.

2. Aeroporto de Congonhas –SP

O Aeroporto de Congonhas, localizado na cidade de São Paulo, também está no ranking dos maiores aeroportos do Brasil, sendo fundado em 1936.

Esse é um dos principais aeroportos da região sudeste por ter uma ótima localização, já que ele fica na zona sul da capital paulista, facilitando o acesso dos passageiros na hora de embarcar ou de embarcar.

Fundado em 1936, Cumbica é também o segundo aeroporto mais movimentado do país, recebendo cerca de 60 mil passageiros por ano e operando com quatros companhias aéreas, que possuem mais de 580 voos diários.

No entanto, vale lembrar que o complexo recebe apenas voos domésticos de várias partes do Brasil. 

3. Aeroporto de Brasília – DF

Aeroporto de Brasília - DF
Fonte: Senado Federal / Wikimedia Commons

Localizado no centro do país, no Distrito Federal, o Aeroporto de Brasília também ganha destaque entre os 5 maiores aeroportos do Brasil, recebendo cerca de 400 voos diários, o que representa quase 150 mil viagens por ano.

Com pouco mais de 60 anos de existência, ele é considerado o 3º maior do país em movimentação internacional de viajantes.

Todos os dias, passam pelo Aeroporto de Brasília cerca de 46 mil passageiros entre conexões, embarque e desembarque.

O complexo possui dois terminais independentes, usados, principalmente, para conexões entre voos e diversos destinos, além de abrigar o terminal com a maior capacidade de pista do país.

Somado a isso, ele também é o único da América do Sul com operação de pistas paralelas simultâneas de forma independente.

4. Aeroporto do Galeão – RJ

Na lista de maiores aeroportos do Brasil, o Galeão, no Rio de Janeiro, também tem seu lugar de destaque nos maiores complexos de embarque e desembarque do Brasil.

O aeroporto Tom Jobim, nome oficial, é dividido em dois terminais e uma pista de pouso e decolagem com cerca de quatro mil metros, instalado em uma área de 280 mil metros quadrados de extensão.

O complexo tem ainda uma excelente infraestrutura e abriga 213 balcões de check-in, que funcionam 24 horas por dia, além de receber 23 linhas aéreas, sendo seis voos domésticos e 17 internacionais.

Sem contar que ele ganha destaque também no transporte de cargas, ocupando a quarta posição no ranking dos aeroportos, que oferecem esse tipo de serviço no país. 

O local é usado ainda para a aviação militar e geral, sendo fundado em 1924 na Ilha do Governador, bem pertinho da região central da cidade do Rio de Janeiro.

5. Aeroporto de Confins – BH

Aeroporto de Confins - BH
Fonte: Pixabay

O Aeroporto de Confins, na capital Belo Horizonte, também é um dos 10 maiores aeroportos do Brasil, possuindo uma grande movimentação de passageiros todos os anos.

Inaugurado em 1984, o nome oficial do complexo é Tancredo Neves, sendo considerado um dos mais modernos do Brasil.

Mesmo ficando um pouco mais distante da área central de BH, a cerca de 10 quilômetros de distância, ele oferece uma ampla operação, oferecendo voos para mais de 40 destinos nacionais e cinco internacionais.

O complexo também recebe 5 milhões de passageiros por ano, sendo operado desde 2013, pelo grupo CCR e Zürich Airport e Infraero.

6. Aeroporto de Viracopos – Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado na cidade de Campinas, no interior paulista, é um dos centros de tráfego aéreo do país, sendo também o maior centro de carga aérea por superfície na América do Sul.

Entre os dez maiores Aeroportos do Brasil, Viracopos é hub da Azul Linhas Aéreas e o principal hub de carga aérea da Latam.

A menos de 20 quilômetros de distância do centro de Campinas e a aproximadamente 100 quilômetros da capital paulista, ele é considerado o segundo principal terminal aéreo de cargas do Brasil com uma área de 81 mil metros quadrados.

7. Aeroporto do Santos Dumont – RJ

Aeroporto do Santos Dumont - RJ
Fonte: Pixabay

No Rio de Janeiro, o Aeroporto de Santos Dumont também é um importante centro de embarque e desembarque doméstico do estado, garantindo seu lugar na lista de maiores aeroportos do Brasil.

Construído na década de 30, o complexo de tráfego aéreo está localizado às margens da Baía de Guanabara, sendo considerado o segundo aeroporto mais movimentado do estado e o sétimo mais movimentado do Brasil.

Com capacidade para nove milhões de passageiros por ano, o grande destaque do aeroporto é a sua sala de embarque, a primeira no país revestida com material transparente, que proporciona uma linda vista da Baía de Guanabara.

8. Aeroporto do Recife – Recife

O Aeroporto Gilberto Freyre de Recife é considerado o principal do estado de Pernambuco com capacidade para receber 16,5 milhões de passageiros por ano, considerando também um dos 10 maiores aeroportos do Brasil.

A pouco mais de 10 quilômetros da região central do Recife, o complexo dos Guararapes, como também é conhecido, recebe voos nacionais e internacionais, sendo o maior, em capacidade anual, das regiões norte e nordeste do país.

O Aeroporto de Recife é grandioso, abrigando um pátio de 21 posições de aeronaves dotadas de jetways, 64,2 mil vagas de estacionamento e uma pista tem 3 mil metros de extensão.

9. Aeroporto de Porto Alegre

Aeroporto de Porto Alegre
Fonte: Rhcastilhos / Wikimedia Commons

Para quem se pergunta quais são os maiores aeroportos do Brasil, o Aeroporto de Porto Alegre também é o maior e mais movimentado do estado do Rio Grande do Sul e o nono do Brasil em termos de volume de passageiros transportados.

O complexo tem um total de 850 mil metros quadrados, tendo um sistema de acesso viário próprio e uma estrutura dividida em um terminal de passageiros e um prédio administrativo com dezenas de salas e repartições.

Desde 2018, o Aeroporto de Porto Alegre é operado pela concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que detém a concessão do complexo pelo período de 25 anos.

10. Aeroporto de Salvador

Entre os maiores aeroportos do Brasil, o Aeroporto de Salvador também se destaca como um dos mais movimentados do país, na décima posição.

Atualmente, o local recebe diariamente cerca de 25 mil passageiros, sendo que na alta temporada, esse número pode chegar a 35 mil pessoas. 

Para você ter uma ideia do movimento no aeroporto, somente em 2018, o complexo recebeu 8 milhões de passageiros vindos dos mais variados destinos.

Localizado a cerca de 30 quilômetros de distância da região central de Salvador, ele possui uma área de sete milhões de metros quadrados com uma completa infraestrutura aeroportuária.

O Aeroporto de Salvador conta ainda com um terminal de passageiros, que consegue receber 11 milhões de pessoas por ano, além de um amplo pátio, que comporta 26 aeronaves simultaneamente.

Qual aeroporto no Brasil tem a melhor estrutura?

Além de ser o maior do Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é considerado também o melhor em termos de infraestrutura.

Segundo o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, referente ao quarto trimestre de 2017, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, o complexo na Grande São Paulo é o melhor aeroporto do país na categoria acima de 15 milhões de passageiros por ano.

O estudo apontou que, em uma escala de 1 a 5, ele alcançou a nota de 4,43, tendo como base 37 indicadores que medem o nível de satisfação dos viajantes.

Esses critérios de avaliação feito com os passageiros incluem estrutura comercial, qualidade nas informações dos painéis, tempo de fila para check-in e cordialidade dos colaboradores.

Vai viajar pelo o Brasil ou mundo? Compre no Passagens Promo!

Agora que você já sabe quais são os maiores aeroportos do Brasil, lembre-se que ao definir um destino de viagem, seja de férias ou para negócios, as passagens aéreas precisam ter prioridade no seu planejamento.

Isso porque, quanto antes iniciar as suas pesquisas, mais chances você tem de garantir as melhores ofertas e os preços mais vantajosos, já que os preços costumam ficar mais salgados em datas próximas ao embarque. 

Na hora de garantir os melhores preços e ofertas, faça as suas pesquisas na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que permite a comparação de preços e rotas para que os viajantes possam encontrar a melhor alternativa para garantir economia.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul BSB Brasília CGH São Paulo 22 Mar 02 Abr R$ 204 Gol CGH São Paulo BSB Brasília 12 Abr 22 Abr R$ 208 Gol CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 28 Mai 05 Jun R$ 235 Gol CGH São Paulo CWB Curitiba 07 Jun 09 Jun R$ 243 Azul CWB Curitiba GRU São Paulo 25 Abr 03 Mai R$ 250 Gol CNF Belo Horizonte CGH São Paulo 19 Jun 21 Jun R$ 253 Ver mais ofertas

Para garantir as melhores promoções e os descontos mais vantajosos, não esqueça de ativar o  alerta, que dispara notificações sempre que a viagem buscada sofre alteração de preços. 

Quer viajar para destinos nacionais e internacionais com muito mais economia e as melhores vantagens? De Promo você pode!

Leia também

Recomendado para você
Aeroporto de Guarulhos: guia para viajantes não se perderem!

Aeroporto de Guarulhos: guia para viajantes não se perderem!