Mangue Seco, Bahia: o que visitar, onde comer e passeios na região

Cenário da clássica novela Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a vila de Mangue Seco, Bahia, tornou-se um dos destinos mais procurados do estado em razão das suas praias de águas cristalinas, dunas douradas e um vilarejo encantador.

Se está em busca de uma viagem de férias relaxante em um cenário praiano de beleza singular, esse artigo foi feito para você! 

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse cantinho do litoral baiano, as melhores atrações, onde comer e se hospedar!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Mangue Seco, Bahia: como fazer um roteiro turístico pela vila?

Mangue Seco, na Bahia, é um destino surpreendente e que apaixona os turistas mais exigentes, não somente pelas suas paisagens naturais, mas também pela sua atmosfera pacata, perfeita para quem curte um destino mais rústico. 

Que relaxar? Ter dias de sombra e água fresca? Então, esse é o seu lugar na Bahia. Em toda a região é possível curtir suas praias, fazer passeios de buggy, mergulhar em lagos para alimentar peixes, além de nadar nas águas doces do Rio Real.

Aliás, a gastronomia também é um ponto que merece destaque, já que você encontra ótimos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. Você vai se deliciar na culinária baiana!

Onde fica Mangue Seco?

Onde fica Mangue Seco?
Fonte: Pixabay

Depois de toda essa apresentação, você pode estar se perguntando onde fica Mangue Seco, Bahia, saiba que esse pequeno vilarejo de pescadores está localizado na cidade de  Jandaíra, no extremo norte do litoral baiano.

O local faz divisa com o estado de Sergipe e tem uma população de cerca de 200 habitantes. 

Mapa de Mangue Seco, Bahia

Escondido no litoral baiano, essa vilinha cheia de charme reserva as experiências mais deliciosas para seus turistas e dias de descanso em praias de beleza única. 

Mas para visitar o local, nada melhor do que analisar antecipadamente o mapa de Mangue Seco, Bahia. Dessa forma, você consegue entender melhor quais as rotas mais viáveis para chegar ao local e as principais atrações. 

Para te ajudar, dá uma olhadinha no guia turístico que preparamos para você já começar o seu planejamento de viagem. 

Como chegar em Mangue Seco, Bahia?

Agora que você já tem um mapa, fica mais fácil escolher as melhores rotas para chegar ao vilarejo. A cerca de 240 quilômetros de Salvador, a forma mais fácil para viajar para o destino é desembarcar no aeroporto da capital baiana. 

Depois, você pode fazer o trajeto de ônibus ou carro, mas se preferir a última opção, é bom alugar um veículo 4×4, pois para chegar ao local um carro de tração facilita o percurso. 

Outra possibilidade é desembarcar no aeroporto de Aracaju, capital de Sergipe, que fica a cerca de 130 quilômetros de distância.

A viagem por essa rota dura cerca de duas horas e você também pode fazê-la de ônibus ou carro alugado. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas mais baratas para Salvador e Aracaju!

    Agora que você já sabe como chegar em Mangue Seco, só falta definir em quais dos destinos prefere desembarcar. 

    Independente da sua escolha, se você quer garantir as passagens aéreas mais baratas para Salvador e Aracaju, seu lugar é no nosso site de buscas, Passagens Promo.

    Na nossa plataforma, você pode pesquisar voos em dias, rotas e companhias aéreas diferentes até encontrar aquela que atende às suas necessidades.

    Visite Mangue Seco, Bahia, a partir de Salvador!
    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder os melhores descontos e ofertas, não deixe de ativar o alerta para ser avisado sempre que os preços do trecho escolhido baixarem. E não precisa se preocupar em caso de dúvida, pois temos uma central de atendimento disponível para te ajudar!

    História de Mangue Seco, Bahia

    A história de Mangue Seco,Bahia, começa em 1548 quando há registros de um naufrágio de padres, que foram salvos e, depois, chegaram na região, dando o nome para o local de Vila de Santa Cruz da Bela Vista. 

    Após esse fato, o vilarejo começou a ser povoado e prosperar, sendo que muitas construções foram erguidas, na época, como a Igreja de Bom Jesus dos Navegantes, datada do século XIX. 

    Nesse período, a então Santa Cruz da Bela Vista era privilegiada no comércio nordestino por conta da sua localização, já que muitas embarcações atravessavam a região em direção a portos localizados nos rios Piauí e Real.

    Essa parte do litoral baiano era produtora de óleo de coco e artesanato feitos à base de tucum, que é uma  palmeira de onde se extrai a fibra das suas folhas, além de possuir muitos e armazéns e sobrados para armazenamento dos produtos. 

    Em 1930, a rua onde estavam localizados esses depósitos e edifícios desapareceu completamente por conta da maré alta na baía de Estância. 

    Depois disso, Mangue Seco, Bahia, praticamente parou no tempo, mantendo-se apenas como uma vila de pescadores.

    Em 1977, com o lançamento do livro de Jorge Amado, Tieta do Agreste e, depois, com a novela de mesmo novo, a região voltou aos holofotes. 

    Qual é a melhor época para visitar Mangue Seco?

    Qual é a melhor época para visitar Mangue Seco?
    Fonte: Nico Kaiser / Flickr / CC BY 2.0

    É possível conhecer o vilarejo o ano todo, afinal, na Bahia há sol e axé em todas as estações. Lembre-se que a melhor época para visitar o vilarejo será sempre aquela que atende aos seus interesses. 

    No verão, considerado a alta temporada, o Mangue Seco na Bahia fica bem movimentado de turistas vindos de todas as partes do mundo, o que torna o local sempre divertido e animado. 

    No entanto, se você está em busca de um destino mais tranquilo e menos lotado, os meses de outono e primavera podem ser uma boa opção, assim como o inverno, pois as temperaturas estão mais amenas e a vila mais calma. 

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    O que fazer em Mangue Seco, Bahia?

    Antes de fazer as malas para curtir as belezas naturais do estado, que tal descobrir tudo o que fazer em Mangue Seco, Bahia? Fizemos uma seleção das atrações mais disputadas no litoral da Bahia. Confira!

    Praia de Mangue Seco

    A Praia de Mangue Seco é o destino ideal para quem gosta de um lugar mais pacato e rústico. 

    Ao chegar no local, é possível avistar uma praia cercada por coqueiros e um clima mais simples com algumas barracas e quiosques de palha, que dão ainda mais charme à paisagem. 

    Durante a semana, a região é mais tranquila, mas aos finais de semana, feriados e na alta temporada, ela costuma ficar um pouco mais movimentada. Suas águas são calmas e as ondas sem bem fracas, perfeito para quem deseja mergulhar. 

    Para quem gosta de praticar esportes, como windsurf e vela, essa Praia de Mangue Seco é ideal, já que os ventos que sopram no local garantem as melhores condições para se aventurar pelo mar da região. 

    Passeio de buggy em Mangue Seco

    Passeio de buggy em Mangue Seco
    Fonte: Pxhere / CC0

    Além da praia, o vilarejo também é cercado de dunas, tornando o passeio de buggy uma das atrações mais disputadas entre os turistas. 

    Que tal sentir o vento no rosto e um friozinho na barriga ao descer pelas dunas? Sem dúvida, é um passeio que você vai amar! 

    No local é possível fazer o passeio mais simples que faz somente a travessia do povoado para a famosa praia de Mangue Seco, fazendo uma parada nas dunas. O tour dura 20 minutos de buggy e custa cerca de R$ 90,00. 

    Já o passeio intermediário é o mais recomendado, pois ele faz cinco paradas em lugares, como Bela Vista, Pôr do Sol, Skibunda, Morro do Caju e Romeu e Julieta, onde existem dois coqueiros plantados um do lado do outro. 

    Esse tour pelas dunas e praias da região tem duração de cerca de 45 minutos e custa R$ 130,00. *

    * Valores pesquisados em mar/21

    Rio Real

    Além de conhecer a Praia de Mangue Seco, Bahia, e fazer um passeio de buggy, não deixe de tomar um delicioso banho no Rio Real, que corta também o estado de Sergipe.

    As águas do rio são claras e agradáveis, permitindo que seus visitantes possam se deliciar e se refrescar em dias quentes e ensolarados. Não há estrutura turística no local, mas em um trecho do rio há um bar flutuante, que vende bebidas e petiscos. 

    Onde comer em Mangue Seco, Bahia?

    Onde comer em Mangue Seco, Bahia?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Ao viajar para o estado, a gastronomia baiana não pode ficar de fora do seu planejamento, afinal, a comida da Bahia é apreciada em todo o mundo. 

    Para os turistas que querem comer bem, saiba que no local, você encontra as mais diversas opções de restaurantes do local.

    O Restaurante Mangue Seco, Bahia, na Praia da Costa, é um dos mais famosos da região. Localizado à beira-mar, o local oferece com um cardápio de peixes e frutos do mar de dar água na boca. 

    Quer experimentar porção de caranguejo,  moquecas, iscas de peixe, caipirinhas e cervejas em um ambiente tranquilo e de frente para o mar? 

    Então, não deixe de conhecer o Restaurante Asa Branca, que tem um clima descontraído e agradável, fazendo o maior sucesso entre os turistas.  

    Há quem diga que o melhor peixe ao molho de Mangue Seco, você vai experimentar no  Restaurante Frutos do Mar. O local também faz o maior sucesso por servir o melhor robalo de camarões do litoral baiano. Vale a pena experimentar!

    Onde se hospedar em Mangue Seco?

    Não precisa se preocupar, pois pousadas e hotéis em Mangue Seco, Bahia, não vão faltar e você encontrará sempre aquele que combina com seu estilo e cabe no seu orçamento. 

    Na região, é possível encontrar pousadas baratas com ótimos serviços e quartos confortáveis para aqueles turistas que prezam pela economia. 

    Para quem prefere ficar em locais mais confortáveis, saiba que em Jandaíra há também hotéis excelentes que agradam os turistas mais exigentes. 

    Na hora de encontrar as melhores opções de hospedagens na Bahia, faça as suas pesquisas no site de buscas, El Quarto, que apresenta as mais diferentes opções de acomodações em destinos nacionais e internacionais com ótimos preços. 

    O que conhecer nas proximidades de Mangue Seco, Bahia?

    O que conhecer nas proximidades de Mangue Seco, Bahia?
    Fonte: Pixabay

    Além de fazer turismo Mangue Seco, Bahia, saiba que nas proximidades do vilarejo há também muitos lugares belíssimos, que vale a pena conhecer. 

    Dá uma olhadinha nas atrações que listamos para você aproveitar ao máximo a sua viagem para o litoral baiano e sergipano. 

    Praia do Saco

    Bem pertinho do vilarejo, na cidade de Estância, em Sergipe, a Praia do Saco também é um local muito visitado pelos turistas, bem pertinho da Praia Mangue Seco, Bahia, sendo separadas apenas pelo Rio Real. 

    Inclusive, ela é considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo pela revista francesa Grands Voyageurs. No local, você encontrará uma praia de cerca de cinco quilômetros de extensão, faixa de areia fina e um mar calmo com águas mornas e transparentes. 

    Uma das principais atrações da região é o encontro do Oceano Atlântico com rios, que é um espetáculo. Ao redor, há manguezais e dunas deslumbrantes.

    Além disso, a praia conta ainda com quiosques que servem petiscos e ótimos drinks. Em frente a praia, é possível avistar a Ilha da Sogra, dona de águas claras e cercada por muito verde. Não deixe de incluí-la no seu roteiro. 

    Lagoa Grande

    Lagoa Grande
    Fonte: Vilamir Azevedo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Na hora de escolher o que fazer em Mangue Seco, Bahia, não deixe de visitar a Lagoa Grande, chamada também de Lagoa Azul, Lagoa dos Tambaquis e Lagoa Cristal, considerada a maior do Sergipe. 

    Com nove quilômetros de extensão, no local é possível nadar em meio aos tambaquis, que podem ter até 10 quilos,  além de poder alimentá-los com ração. 

    Praia de Abaís

    A Praia de Abaís, também no município de Estância, a cerca de 10 quilômetros de distância da Praia do Saco, é um local que vale a pena conhecer.

    Cercada por coqueiros e uma extensa faixa de areia, em toda a sua orla há muitos bares, restaurantes e pousadas, mas aqui é bom tomar cuidado, pois as águas são bem agitadas, perfeitas para os praticantes de surfe e  kitesurfe.

    Voe para a Bahia e Sergipe pelo menor preço do mercado!

    O vilarejo de Mangue Seco, Bahia, é um dos lugares mais gostosos para passar as férias no litoral baiano. Além de montar um roteiro bacana com as melhores atrações, não se esqueça de dar prioridade para a reserva das suas passagens aéreas. 

    Para garantir as melhores ofertas e os valores mais baixos do mercado, comece a pesquisar com antecedência as opções mais vantajosas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo.

    Visite Mangue Seco, Bahia, a partir de Salvador!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil SDU Rio de Janeiro SSA Salvador 10 Nov 18 Nov R$ 415 Latam Brasil GRU São Paulo SSA Salvador 24 Set 29 Set R$ 461 Latam Brasil CGH São Paulo SSA Salvador 10 Nov 19 Nov R$ 464 Azul REC Recife SSA Salvador 26 Ago 30 Ago R$ 499 Gol REC Recife SSA Salvador 26 Ago 30 Ago R$ 499 Ver mais ofertas

    No nosso site, você consegue simular voos em diferentes dias e horários para encontrar as opções com os melhores custos-benefícios. Quer garantir as melhores promoções para turistar pelo litoral da Bahia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Costa do Sauípe, onde fica: descubra as melhores atrações e praias

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Ilha dos Frades: onde fica, como chegar, o que fazer e dicas

    Cumuruxatiba: conheça o litoral deserto na Costa das Baleias

    Cumuruxatiba: conheça o litoral deserto na Costa das Baleias

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Praia do Forte, Bahia: guia de viagem completo pela vila

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Comida Baiana: principais pratos típicos!

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo

    Chapada Diamantina, Bahia: guia turístico completo