Manila: veja as praias e atrações turísticas no mapa para saber o que fazer nesta cidade filipina!

Manila não é o destino turístico mais badalado da Ásia, nem mesmo das Filipinas, mas isso não significa que não valha a pena incluir a cidade em seu roteiro de viagem.

Cosmopolita e multicultural, o destino tem muito a oferecer a seus visitantes: parques, baladas, museus, shoppings, um charmoso centro histórico que preserva heranças da colonização espanhola e muito mais.

Pegue o papel e a caneta, pois vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem. Vamos lá!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Manila, Filipinas: tudo o que a capital do país tem a oferecer!

A cidade de Manila, em Filipinas, pode ser considerada o lugar em que o mundo se encontra.

Localizada na Ásia, colonizada pela Espanha e ocupada por etnias de todos os cantos do globo, a metrópole pode render vários roteiros diferentes: depende da versão da cidade que você quer conhecer.

É possível passar os dias a explorar as atrações coloniais de Intramuros, o centro histórico da cidade, ou dedicar-se a conhecer a gastronomia filipina, em todas as suas nuances. 

Quem sabe, se perder pelas ruas de Chinatown ou Little Tokio, curtir as animadas baladas locais ou visitar as belezas naturais, incluindo belas praias, espalhadas pelos arredores da metrópole.

Você também poderá aprender mais sobre a cidade no tour guiado, no fantástico Ayala Museum e no Memorial Americano, além de se deslocar de maneira divertida nos coloridos jeepneys.

Em outras palavras, seja de passagem rumo a uma das ilhas filipinas ou como destino principal, a Pérola do Oriente pode ser o lugar perfeito para mergulhar na diversa cultura local!

Qual o país de Manila?

ilha de Corregidor
Fonte: Unsplash

Capital das Filipinas, Manila foi fundada pelo explorador espanhol Miguel López de Legazpi, em meados do século XVI. No entanto, a região em que fica a cidade já era ocupada muito antes disso.

Existem evidências arqueológicas de que este ponto do globo já era povoado desde 3.000 a.C. Além disso, antes da chegada dos espanhóis, China e Brunei também dominaram a região.

O nome da cidade teria sido originado da expressão “may nilad”, no idioma tagalog, que significa “onde há nilá”, em referência ao nilá, um tipo de arbusto abundante na região.

Há quem diga, porém, que o verdadeiro significado é outro: “lugar onde algo prevalece”.

Onde fica Manila no mapa?

Para entender onde fica a capital filipina, é necessário entender como o país está dividido. As Filipinas são um arquipélago formado por mais de 7.000 ilhas em meio ao Oceano Pacífico.

A cidade, por sua vez, está a noroeste do mapa, em uma baía natural que abriga o maior porto do país e um dos maiores da Ásia.

O Ninoy International Airport, localizado ao sul da capital, é a principal porta de entrada nas Filipinas. 

O aeroporto não é muito grande ou moderno, mas recebe voos e oferece conexões a partir de vários países e cidades.

Por isso, é possível que você vá passar por Manila em algum momento da sua viagem pelo país, então que tal estender sua estadia por dois ou três dias para conhecer as atrações locais?

Informações e curiosidades sobre Manila

Makati Manila
Fonte: Wirestock / Freepik

Os viajantes que esperam encontrar uma cidade “tipicamente” asiática podem se surpreender ao desembarcar na capital filipina.

Em muitos momentos, a vibrante Manila em muito lembra São Paulo: gigante e diversa, a cidade é um verdadeiro “caldeirão” de culturas, idiomas e sabores.

As semelhanças não param por aí. Assim como o Brasil, a região também foi colonizada por um país ibérico, abriga inúmeras belezas naturais e um povo hospitaleiro, sempre de braços abertos para receber seus visitantes.

Confira outras curiosidades locais!

Qual o idioma em Manila?

A capital filipina é uma verdadeira Torre de Babel, onde se falam os mais variados idiomas e dialetos. 

As línguas oficiais são o filipino (ou tagalog) e o inglês, mas você também ouvirá japonês, chinês, híndi e até português

O espanhol é uma das línguas mais faladas na cidade e pode ser visto, inclusive, em placas, nomes de rua e documentos oficiais.

População

Estamos falando de uma das maiores megalópoles asiáticas, cuja região metropolitana engloba nada menos que 16 municípios localizados na ilha de Luzon. 

A chamada Grande Manila é o lar de mais de 13 milhões de pessoas, sendo 2 milhões de habitantes apenas no “núcleo” da cidade!

Passagens aéreas para Manila? Encontre no Passagens Promo!

Você não precisa sacrificar o seu bolso para conhecer a Pérola do Oriente. É possível economizar na hora de garantir suas passagens aéreas para Manila, Filipinas!

Para isso, recomendamos que o viajante pesquise bastante antes de comprar suas passagens, de preferência com antecedência de três meses em relação ao embarque.

Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você pode encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques.

É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da estadia e escolher a melhor oferta.

Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a capital filipina ou qualquer outro destino!

O que fazer em Manila?

Vai visitar a Pérola do Oriente? Um roteiro de viagem pode ser o seu melhor amigo! Afinal, estamos falando de uma megalópole com atrações espalhadas por todo canto.

Confira o que fazer em Manila, Filipinas!

Intramuros

A antiga cidade murada que os espanhóis fundaram em Filipinas no século XVI acabou se transformando no centro histórico da atual capital do país, onde você poderá conhecer o rico patrimônio colonial que restou desse período.

Intramuros foi, por muito tempo, o centro urbano, entreposto comercial e polo religioso colonial mais distante da Espanha.

A região é pontilhada por igrejas, fortes, monastérios e conventos, além de um rico casario colonial.

Por essas e outras, não há lugar melhor no país para conhecer mais sobre a história local e o período de dominação espanhola.

É bem fácil visitar este ponto da cidade a pé: Intramuros foi uma região muito bem-planejada, com ruas que se estendem a partir do marco zero da cidade, a antiga “calle Real del Palacio”, hoje chamada “calle General Luna”.

Você não precisará nem de carro para conhecer tudo. As principais atrações, como a Catedral de Manila, o Forte Santiago e a fotogênica Igreja San Agustin, estão separadas por curtas distâncias.

Durante seu passeio, você provavelmente vai perceber o assédio dos condutores das chamadas “calesas”, um tipo de charrete que era utilizada no século XVIII. 

No entanto, não recomenda-se utilizar esse serviço, pois além dos cavalos que puxam a carroça não aparentam serem bem tratados, não é incomum a prática de golpes ou extorsões durante o passeio.

Para garantir a sua segurança e comodidade, caso você não queira caminhar entre as atrações, dê preferência a transportes motorizados, como triciclos que rodam pela região!

Forte Santiago

Informações e curiosidades sobre Manila
Fonte: David Stanley / Flickr / CC BY 2.0

Um dos principais mecanismos de proteção da região de Intramuros, o Forte Santiago, construído em 1596, também cumpria o estratégico papel de prisão durante o período colonial.

Ali ficaram detidos dissidentes políticos e revoltosos que poderiam oferecer risco à estabilidade da colônia e da Coroa, como José Rizal, um dos maiores nomes da luta nacionalista filipina.

Os passos que o revolucionário deu de sua cela até o ponto de execução por traição à Coroa foram eternizados no piso da fortaleza, onde você também encontra o Museo ni Jose Rizal, para que os filipinos nunca se esqueçam de sua importância.

Além disso, como o forte dispõe de amplas áreas verdes, você pode aproveitar a sua visita para relaxar em um quase oásis em plena megalópole asiática!

Tour Guiado

A maneira mais agradável de conhecer Manila é com um city tour pelos principais pontos turísticos locais. 

A agência Walk This Way oferece um dos roteiros mais populares pela cidade, que percorre lugares simplesmente imperdíveis de Intramuros, mas você também pode contratar guias que oferecem seus serviços pelas ruas do centro histórico.

O visitante pode fazer o tour a pé ou em triciclos motorizados, bastante comuns na cidade: é só escolher a opção que mais te agrada e se preparar para conhecer a história da Pérola do Oriente!

Jeepney

À primeira vista, o Jeepney pode parecer apenas um meio de locomoção pela capital filipina, mas não se engane: essas lotações cheias de estilo são herança de um dos episódios mais marcantes da história do país!

Esses veículos coloridos nada mais são que jipes abandonados pelos soldados dos Estados Unidos no país após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Os filipinos adaptaram os veículos, alongando a parte traseira, e capricharam na decoração para utilizá-los no transporte de passageiros!

Makati

Makati
Fonte: Unsplash

Principal centro financeiro do país, Makati é o distrito da elite de Manila, onde você encontrará arranha-céus modernos, shoppings e restaurantes, além de trabalhadores em um eterno vai e vem, entre um escritório e outro.

A região tem até sua própria versão da Avenida Paulista, a Ayala Avenue, endereço dos maiores bancos filipinos e de sedes de multinacionais instaladas no país, bem como algumas praças arborizadas bastante agradáveis.

Como existem bons hotéis instalados na região, Makati é também um dos melhores lugares para ficar na capital filipina, especialmente se você não abre mão de conforto e comodidade!

Ayala Museum

Nada melhor que uma visita ao Ayala Museum para conhecer mais sobre este incrível país asiático. A propriedade tem um andar inteiro dedicado a contar a história das Filipinas.

As exposições permanentes incluem maquetes que reproduzem edifícios históricos e grandes eventos que se passaram na cidade, desde a Antiguidade até os tempos atuais.

Entre os personagens retratados no museu estão nomes da história nacional, incluindo o antigo presidente Ferdinand Marcos, que governou o país por mais de 20 anos, e sua esposa, Imelda Marcos, figura excêntrica, conhecida por sua paixão por sapatos.

Green Hills

Se você gosta de ir às compras quando viaja, não deixe de conhecer a galeria Green Hills, um dos principais centros comerciais da cidade, comparado ao Mercado do Ouro, em Dubai.

Em outras palavras, é o lugar ideal para adquirir pedras preciosas, incluindo rubi, esmeralda, diamante e pérolas em diversos tamanhos e formatos.

O quanto você paga vai depender da pedra escolhida: as pérolas e acquamarinas tendem a ser mais baratas, enquanto pedras mais raras, como diamantes e safiras, podem ter preços bem salgados.

De qualquer forma, pode ser a oportunidade perfeita para garantir souvenirs e lembrancinhas para os amigos e familiares!

Ilha de Corregidor

Qual o país de Manila?
Fonte: H.Abanil / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se você vai passar um período mais extenso na capital filipina, vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer a fantástica Ilha de Corregidor.

Localizada a 1 hora de Manila, a ilha fica bem na entrada da baía da cidade: posição estratégica que resultou em invasões norte-americanas e japonesas desde a Segunda Guerra Mundial.

É possível percorrer tours guiados a pé ou até mesmo de ônibus para explorar as ruínas que restaram das ocupações militares, uma oportunidade ímpar de aprender sobre o período de guerra na região do Pacífico.

Vale a pena pontuar que este é um dos pontos turísticos mais badalados da cidade. Por isso, agende a sua visita com o máximo de antecedência possível para não correr o risco de “perder viagem”.

Memorial Americano

A Embaixada dos Estados Unidos na capital das Filipinas abriga o Memorial Americano, dedicado à memória de soldados norte-americanos e filipinos que sucumbiram durante a Segunda Guerra Mundial no país.

Ali estão registrados os nomes de cada um dos mais de 16,8 mil soldados que morreram em batalha, como um lembrete perene dos horrores da guerra.

O memorial fica aberto diariamente, das 9h às 17h, e só fecha em 25 de dezembro e 1º de janeiro. Para visitá-lo você deverá estar com seu passaporte em mãos.

Little Tokio

O bairro de Little Tokio é um pedacinho do Japão nas Filipinas, onde estão distribuídas lojas de artigos japoneses e construções no estilo arquitetônico típico do país do Monte Fuji.

A região é frequentada não apenas por turistas, mas também por imigrantes japoneses e até mesmo filipinos interessados em conhecer os sabores do Japão, já que existem inúmeros restaurantes espalhados por todas as ruas.

Praias de Manila, Filipinas!

Manila, Filipinas
Fonte: Stocksnap / CC0

Apesar de estar localizada em plena Baía de Manila, a capital filipina não dispõe de praias em seu perímetro urbano. 

Isso, no entanto, não será um problema para os viajantes que desejam trocar o caos da cidade grande pelo sossego à beira-mar.

A capital do país está a uma curta distância de praias paradisíacas, incluindo Zambales, Batangas, Nasugbu e Baler.

As praias filipinas são simplesmente paradisíacas, rodeadas por densas florestas tropicais, com faixas de areia extensa e mar azul intenso. Além disso, é possível chegar a todas elas de ônibus a partir da capital.

Onde comer em Manila?

Que tal aproveitar a sua viagem para conhecer a riqueza gastronômica das Filipinas? 

A capital do país é um celebrado polo gastronômico, que abriga restaurantes étnicos e estabelecimentos especializados nos pratos mais tradicionais do arquipélago.

Na região de Makati estão alguns dos melhores restaurantes da cidade, como o animado El Chupacabra, a churrascaria Raging Bull e o elegante Blackbird.

No mercado popular Market Market você também poderá saborear comidas de rua cheias de sabor e tempero.

Por fim, não deixe de conhecer o premiado The Test Kitchen, destaque em Little Tokio, que serve um menu-degustação superexclusivo. 

É necessário fazer reserva, pois o restaurante só recebe 20 clientes por vez e costuma ter lista de espera de até um mês!

Compre passagens aéreas com 35% de desconto!

A multicultural Manila está esperando por você! Só falta garantir suas passagens aéreas com desconto para conhecer uma das metrópoles mais encantadoras da Ásia.

Nessa missão, você pode contar com a ajuda do Passagens Promo, o melhor site de buscas do Brasil, que te ajuda a comprar suas passagens com o máximo de economia, não importa o destino.

Lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma oferta e não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das melhores novidades e dicas do mundo das viagens.

Visitar a Pérola do Oriente com economia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Manila, Filipinas: praias, pontos turísticos e dicas de viagem!

Manila, Filipinas: praias, pontos turísticos e dicas de viagem!