Tenha uma viagem diferente ao escolher um deserto como destino. Hoje em dia, há vários que oferecem uma experiência única e todo o suporte necessário para ter momentos inesquecíveis.
O melhor de tudo é que cada um reserva atrações únicas que você não encontraria em nenhum outro lugar do mundo. É uma oportunidade de viver coisas diferentes e guardar na memória algo novo e transformador.
Além disso, muitos promovem fenômenos naturais, como gêiseres, crateras de gás e oásis, também tem aldeias e cidades vizinhas que oferecem uma imersão cultural profunda. Leia para saber mais e já começar a preparar a viagem.
Índice
Deserto do Saara, África
O maior deserto quente do mundo é o Deserto do Saara, localizado na África do Norte, nos territórios do Marrocos, Argélia, Egito, Líbia, Sudão e Mauritânia. Ele é marcado por dunas, planícies rochosas e áreas de areia que trazem um cenário impressionante.
Durante o seu tour pelo Saara, aproveite e faça passeios de 4×4 ou de camelo pelas dunas. Também inclua os oásis de Siwa no Evite ou Merzouga no Marrocos, uma boa oportunidade para conhecer a cultura local, por meio da gastronomia e artesanato.
Outras atividades optadas são sandboard e caminhadas para explorar o local e observar a fauna e flora no ambiente árido. Além disso, é possível mergulhar na história e tradições do Saara junto aos povos nômades que moram no deserto.
Se você deseja ter uma experiência imersiva, escolha se hospedar em cidades vizinhas, como Marrakech no Marrocos e na capital do Egito que é Cairo. Há hotéis de luxo e acampamentos beduínos no próprio deserto, escolha a opção mais confortável para você.
O bom de se hospedar nos acampamentos é ter a oportunidade de vivenciar como é dormir em tendas tradicionais e observar a beleza do céu estrelado em um ambiente tranquilo e remoto.
Deserto de Mojave, Estados Unidos
No sudoeste dos Estados Unidos na Califórnia, Arizona, Nevada e Utah fica o Deserto de Mojave que se destaca com suas paisagens áridas e montanhosas, também abriga o Vale da Morte e o Parque Nacional Joshua Tree. O vale é considerado a área mais seca e quente da América do Norte.
Além de oferecer paisagens dramáticas, você poderá conhecer o ponto mais baixo dos EUA, o Badwater Basin, que fica aproximadamente 86 metros abaixo do nível do mar.
Passe no parque nacional para fazer trilhas e caminhadas por suas árvores e formações rochosas, também inclua o Parque Nacional das Montanhas de San Bernardino e o Parque de Cactos de Mojave, ambos promovem um cenário impressionante.
Quem quiser se hospedar no deserto, pode optar por acampamentos, uma boa chance de ter uma experiência imersiva e de contemplar o céu estrelado. Também é possível se hospedar em cidades vizinhas, como Las Vegas em Nevada ou Palm Springs na Califórnia.
Deserto de Atacama, Chile
O Deserto de Atacama é um dos mais procurados pelos aventureiros e por quem busca uma experiência diferente. Ele fica no norte do Chile e se destaca por ser um dos desertos mais secos, sua paisagem é árida, com formações geológicas e à noite presenteia seus visitantes com um céu estrelado, ótimo para observações astronômicas.
Na sua ida ao deserto tem a oportunidade de conhecer o Vale da Lua que abriga formações rochosas que lembram a superfície lunar. É um dos locais mais fotógrafos.
Observe flamingos e outras aves de lagoas salgadas no Salar de Atacama, também tem vastas extensões de sal branco e lagoas coloridas que proporcionam um cenário deslumbrante.
Explore um dos campos geotérmicos mais altos do mundo, o Geysers del Tatio fica aproximadamente 4.300 metros acima do nível do mar. É um campo ativo com erupções de vapor e água quente que acontecem frequentemente ao amanhecer.
Flutue na Laguna Cejar, uma lagoa salgada com um alta salinidade que permite aos seus visitantes a oportunidade de flutuar tranquilamente enquanto observa um belíssimo cenário.
Se hospede em San Pedro de Atacama é a principal base para o deserto, tem inúmeras opções de hotéis. Ao escolher passar mais tempo na região, você poderá fazer passeios culturais e conhecer as tradições e a arquitetura dos povos locais e indígenas.
Passagens aéreas por preços promocionais!
Deserto de Gobi, China e Mongólia
O Deserto de Gobi divide-se entre a China e a Mongólia na Ásia Central. Ele proporciona momentos únicos, suas condições extremas e variações de temperaturas proporcionam paisagens diversas, como dunas de areia, planícies e montanhas.
Aproveite e vá ao Parque Nacional de Vashgait conheça suas formações rochosas e fósseis de dinossauros, você terá a chance de investigar aspectos da vida selvagem.
Também o deserto abriga o camelo de bacteriano, antílope saiga e o leopardo das neves, espécies que são adaptadas ao ambiente desértico. Faça um passeio pelas dunas que se estendem a mais de 100 quilômetros e garantem uma paisagem deslumbrante.
Inclua uma visita a cidade de Kharkhorin, não fica distante e guarda locais históricos, aos amantes de história e cultura é uma chance de fazer uma imersão em um local de costumes e tradições diferentes.
Se tiver mais dias disponíveis na região, faça passeios nas comunidades nômades e conheça sobre a tradição cultural mongol. Um dos melhores locais para se hospedar é em Ulaanbaatar, a capital da Mongólia.
Há uma grande quantidade de hotéis, pousadas e hostels, também tem agências de turismo que oferecem expedições com acampamentos móveis para as áreas mais remotas do deserto.
Deserto de Namibe, Angola
Tenho a experiência de conhecer um deserto costeiro no sudoeste de Angola, com dunas imensas e uma faixa costeira que faz toda a diferença.
As mais famosas são as Dunas de Sossusvlei, em altura e cor, promovendo um cenário espetacular e bastante procuradas para caminhadas e fotografias.
Conheça mais sobre a flora e fauna do deserto no Parque Nacional de Namibe, ele abriga plantas adaptadas ao ambiente desértico e animais como o guepardo.
Não deixe de passar na Lagoa de Oanob, uma lagoa localizada no meio de um deserto, é praticamente um oásis e tem um contraste surpreendente com a paisagem árida ao redor, também é um excelente local para observação de aves.
Estenda a viagem para conhecer as cidades costeiras, como Lüderitz, e explore a sua arquitetura colonial alemã e a história fascinante que ela carrega.
Aproveite e garanta uma hospedagem em Namibe em seus hotéis, pousadas ou campings, uma ótima opção para os aventureiros. Durante a sua passagem pela cidade, reserve um tempo para ir aos seus mercados locais e em outros pontos turísticos.
Deserto de Wadi Rum, Jordânia
No sul da Jordânia fica o Deserto de Wadi Rum, conhecido como Vale da Lua, tem paisagens dramáticas com gigantes formações rochosas e dunas de areia. Ele é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e já foi cenário de obras do cinema, como o “Lawrence da Arábia’ e “The Martin”
Faça passeios de jipes para conhecer o deserto e áreas como o Burdah Rock Bridge, uma belíssima formação rochosa esculpida pela erosão e promove uma ponte de pedra, também tem passe pelo Siq umm Tawaqi, um desfiladeiro. O passeio guiado oferece uma visão detalhada de cada um.
Para os mais aventureiros podem aproveitar o local e realizar trilhas, caminhadas ou escaladas em suas rochas que proporcionam uma visão panorâmica. Tenha uma experiência tradicional da cultura beduína ao andar de camelo e contemplar a beleza do deserto.
Escolha se hospedar no Wadi Rum que oferece acampamentos beduínos com tendas e refeições tradicionais. Durante à noite poderá apreciar um deslumbrante céu estrelado.
Deserto de Simpson, Austrália
Um dos maiores desertos do mundo fica na Austrália, na região central do país e chega até partes do território do norte, o Deserto de Simpson tem paisagens de dunas de areia vermelha que proporcionam um cenário único.
Em comparação a outros desertos, ele é mais isolado e não oferece muitas opções de hospedagens. Alguns turistas preferem acampar em locais específicos ou se hospedar em Queensland ou Birdsville e sair em expedição para o Simpson.
Ao chegar, você pode fazer a travessia por meio de 4×4 para ter uma experiência cheia de adrenalina em suas dunas desafiadoras, como a Big Red que surpreende a todos com a sua altura.
Também é possível observar a vida selvagem desse ambiente árido, onde há canguru, dingos e uma diversidade de répteis. Faça um tour pelas suas áreas e conheça formações naturais belíssimas, como o Lago Eyre, o maior lago da Austrália.
Dedique um tempo da sua ida a esse território para conhecer os povos aborígenes e entender a sua conexão com a terra e o deserto. Sem dúvidas, será uma oportunidade ímpar de compreender essa herança cultural.
Com certeza, o Deserto Simpsons garante aos seus visitantes momentos de aventuras e desafios em um dos lugares que carregam uma das paisagens mais belas e remotas da Austrália.
Deserto de Thar, Índia
O Deserto de Thar fica entre o noroeste indiano e ao leste do Paquistão. Considerado um dos maiores desertos do mundo, tem uma vegetação esparsa, ele é próximo de cidades que carregam uma rica herança cultural.
Em sua passagem por esse deserto, busque hospedagem nas cidades de Jaisalmer, Jodhpur e Bikaner, são vistas como principais portas de entrada para o Thar. Você encontrará desde hotéis de luxo a acampamentos no deserto.
No deserto é oferecido um safári de camelo, onde você poderá ir às dunas e aldeias remotas para fazer um tour pelo deserto e conhecer de forma autêntica seus principais aspectos e áreas habitadas. Nas aldeias há apresentações de música e dança, como da tradicional Rajasthani.
Aproveite e passe pela cidade fortificada de Jaisalmer, para explorar suas ruas estreitas e a arquitetura de arenito dourado das suas construções históricas. Se tiver um tempo a mais, vale a pena passar em Bikaner e Jodhpur, ambas também são centros históricos relevantes da cultura indiana.
Passagens aéreas por preços promocionais!
Qual é o melhor deserto para conhecer?
É uma resposta pessoal. Precisa ser levado em consideração o estilo de viagem e o ambiente que cada turista prefere. Para te ajudar a escolher qual mais combina com você, confira:
- Deserto do Saara, África: é ideal para quem busca paisagens deslumbrantes, explorar mais da cultura berbere e desfrutar de um oásis no meio do deserto.
- Wadi Rum, Jordânia: quem gosta de um cenário cinematográfico com paisagens dramáticas e deseja viver a experiência de acampar com os beduínos e fazer escaladas, ele é uma excelente opção.
- Deserto de Atacama, Chile: se você busca fazer várias atividades o deserto do Atacama é perfeito, sua passagem geológica e céu estrelado permitem várias atrações.
- Deserto de Gobi, Mongólia e China: quem quer aventura o Gobi permite várias formações rochosas, uma vida selvagem rara e a exploração de fósseis, além de garantir o contato com a cultura nômade.
- Deserto de Thar: indicado para historiadores, fica próximo de cidades históricas que possuem uma arquitetura impressionante.
- Deserto de Karakum: reserva fenômenos naturais surpreendentes, como Portão do Inferno e guarda uma história antiga fascinante.
- Deserto de Simpson: ótimo para desafios físicos e isolamento, você poderá explorar suas dunas e conhecer áreas intocadas.
- Deserto de Namibe, Angola: mescla as paisagens desérticas com as costeiras, além de ficar próximo de cidades coloniais. Quem busca uma paisagem diferente e experiências culturais o Namibe é uma excelente escolha.
Agora é só escolher qual combina mais com o seu estilo e decolar para viver dias mágicos repletos de momentos inesquecíveis.
Qual é o deserto mais visitado do mundo?
Você já deve ter escutado “No deserto do Saara procuro um grande amor” da música “Dança do ventre” do grupo Aviões do Forró. Não é de se estranhar, já que o deserto do Saara é um dos mais visitados do mundo.
A sua vastidão desperta a curiosidade de milhares de turistas que o visitam anualmente, suas principais portas de entrada são Marrocos, Egito e Tunísia.
Quem vai ao Saara tem o privilégio de conhecer acampamentos beduínos e a rica história que cerca seus territórios vizinhos e aldeias.
Além disso, ele tem uma excelente infraestrutura turística. Várias agências de viagens promovem passeios para o Saara conduzidos por guias experientes que fazem a experiência mais incrível.
Em relação a hospedagem, há diversas espalhadas em suas cidades bases e também nos acampamentos beduínos que promovem uma estadia tradicional e confortável.
Pode ficar despreocupado que a sua ida ao Saara será tranquila. É um destino que oferece aos seus visitantes todo o suporte necessário. Antes da viagem não esqueça de entrar em contato com uma agência de viagem confiável para ter um bom roteiro e toda assistência necessária para essa aventura.