Mérida, México: história, como chegar, mapa e o que fazer na cidade

Mérida, México é a principal cidade da província de Yucatán é um dos melhores destinos para visitar, de acordo com o prêmio da Travel+Leisure.

Formada por ruas antigas repletas de casarões históricos, a capital cultural mexicana oferece um curioso contraste entre as heranças maias, astecas e coloniais com a energia cosmopolita do século XXI.

Além de um rico centro histórico, o viajante pode conhecer excelentes restaurantes, boutiques e lojas de grifes famosas, galerias de arte, museus, shoppings e muito mais.

Montar um roteiro turístico é um dos passos essenciais para o sucesso de qualquer viagem, e nós vamos te ajudar nessa tarefa! Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber antes de embarcar em uma viagem incrível! Veja só!

Confira as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Mérida, México: conheça a capital cultural do país!

Considerada uma das melhores cidades do planeta pelo Readers Choice Awards 2019, Mérida surpreende os visitantes logo no primeiro contato.

A cultura na cidade é relativamente diferente da cultura encontrada no resto do México: nesta antiga cidade cercada por muralhas, a influência dos colonizadores espanhóis foi ainda mais forte.

Essa herança ficou marcada na arquitetura, na gastronomia e nas atrações turísticas, dividindo espaço com a sempre presente cultura maia pré-colombiana.

Afinal, Mérida foi construída sobre as ruínas de uma antiga cidade maia no coração arqueológico do México, a apenas 120 km das ruínas de Chichen-Itzá.

Este é um indício de como a tradição e a modernidade convivem lado a lado nesta cidade de 800 mil habitantes, tendo a história como grande protagonista: Mérida conta em detalhes sua rica história em cada um de seus prédios, monumentos e praças.

História de Mérida, México

História de Mérida, México
Fonte: Pxhere

Em Mérida, México, o turismo floresce na esteira da história, marcada pelas heranças dos povos pré-colombianos e dos colonizadores espanhóis.

Desde o século VIII, quem vivia na região eram os maias, considerada a civilização mesoamericana mais desenvolvida, com um rico sistema de escrita e matemática, calendário próprio e estudos astronômicos.

No século XVI chegaram os colonizadores espanhóis, que dominaram a região e fundaram, em 1542, uma cidade murada construída sobre o que restou de uma grande cidade maia.

Mérida recebeu o nome de uma cidade espanhola de onde vinham os conquistadores que se instalaram na região. 

Alguns estudiosos apontam que a semelhança das ruínas maias com as ruínas romanas da Mérida espanhola podem ter sido a principal inspiração para o nome da cidade mexicana.

Como chegar em Mérida?

Mérida, México tem seu próprio aeroporto, o Aeroporto Internacional Manuel Crescencio Rejón, atendido por diversas companhias aéreas que voam do e para o Brasil, como Aeromexico, Latam, American Airlines, United, Copa e Delta.

O aeroporto também recebe voos domésticos a partir dos principais destinos mexicanos, como Cancún e Cidade do México, facilitando a vida de quem já está no país e quer dar uma “esticadinha” até a capital cultural mexicana.

Se você estiver em Cancún, a viagem por terra é uma alternativa de deslocamento: a rota pela rodovia Cancun-Kantunil/México 180D tem 300 km de extensão e pode ser percorrida em 3h20.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Mérida, México

    A maneira mais fácil de chegar até Mérida, México é pelos céus: a cidade tem seu próprio aeroporto internacional, que recebe voos regulares a partir do Brasil, com uma ou duas conexões.

    Faça uma simulação em nosso site buscador, Passagens Promo, para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas para viajar sem abrir mão da economia.

    Passagens aéreas para Mérida, Mexico!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Você precisa digitar sua cidade de origem e o destino desejado, além da data da viagem, e pronto. Nossa plataforma faz o resto e te apresenta as melhores ofertas das principais companhias aéreas.

    Vale a pena acionar o alerta para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alguma alteração de preço. Não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para não perder nenhuma novidade!

    Mapa de Mérida, México

    Localizada na famosa província de Yucatán, a cidade reúne sítios históricos, praia e centros comerciais modernos, além de bons museus e belas praças. Confira o mapa de Mérida, Yucatán!

    O que fazer em Mérida, México

    Procurando um destino que combine atrações históricas com a energia vibrante das cidades cosmopolitas? Você encontrou o lugar ideal para suas próximas férias!

    Confira em Mérida, México, os pontos turísticos mais visitados!

    Centro Histórico 

    Centro Histórico de Mérida, México
    Fonte: Pxhere

    Se você está em dúvida sobre o que fazer em Mérida, a “Ciudad Vieja” pode ser um excelente ponto de partida e até render atrações para um dia inteiro!

    Bem-preservado e grande (menor apenas que o centro histórico da Cidade do México), o centro histórico de Mérida é o lugar perfeito para caminhar sem pressa e sem rumo, descobrindo as belezas locais a cada esquina.

    Uma boa dica é começar o seu passeio pela Plaza de la Independencia, que reúne diversos pontos turísticos, como a antiga Catedral de San Ildefonso e o Palácio Municipal, sede do poder municipal.

    Depois, você pode conhecer a Casa Montejo, onde viveu um dos maiores conquistadores de Yucatán, o Museu Fernando García Ponce, cujo acervo reúne obras de arte contemporânea locais, e o Parque Idalgo.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Para conhecer mais sobre os principais pontos turísticos e curiosidades sobre a cidade, recomendamos o Free Walking Tour, com duração de 1h30 e dois horários diários, às 9h30 e às 18h, nos idiomas inglês e espanhol.

    Mas fique atento! Para curtir o Free Walking Tour você precisa se inscrever com até 15 minutos de antecedência no Escritório do Turismo, no centro histórico. 

    Além disso, apesar de ter “free” (“gratuito”) no nome, não deixe de levar alguns trocados para oferecer de gorjeta ao guia no fim do passeio, pois muitas vezes essa é a única fonte de renda dos guias turísticos.

    Plaza Grande

    Considerada uma das praças mais bonitas do país, a Plaza Grande, ou Plaza de la Independencia, já foi palco de touradas, festas populares, eventos históricos e até execução de indígenas que se revoltaram contra o domínio espanhol.

    Frequentada por moradores e visitantes, a praça passou por uma recente revitalização e ganhou dezenas de bancos, calçadas amplas e canteiros floridos, se transformando em uma espécie de oásis em meio à selva urbana.

    Ao redor da Plaza Grande estão diversos atrativos turísticos da cidade, como o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e a histórica Catedral de San Ildefonso. Também fica na praça um dos fotogênicos letreiros com o nome da cidade.

    A região mais ao sul da praça é um importante polo comercial, com movimento intenso a qualquer hora do dia, onde você encontra diversas lojas de produtos populares, o Mercado Lucas de Gálvez e o Museu de la Ciudad.

    Catedral de San Ildefonso

    Catedral de San Ildefonso
    Fonte: Pxhere

    Primeira catedral da América, construída no século XVI, a Catedral de San Ildefonso é uma atração à parte, localizada no centro histórico, em plena Plaza Grande.

    O templo impressiona pelas proporções, tanto por dentro quanto por fora. A decoração é sóbria, mas chama a atenção do visitante durante o dia e à noite, quando ganha iluminação especial.

    Atrás da nave e do altar principal está instalado um imenso crucifixo que representa a harmonia entre os povos espanhóis e maias.

    Ao lado da catedral fica uma capela que abriga a obra Cristo de las Ampollas, ou Cristo das Bolhas, uma réplica fiel de uma obra recuperada após um incêndio em uma igreja na cidade de Ichmul.

    Paseo Montejo

    Principal avenida de Mérida, México, o Paseo Montejo é o endereço de casarões coloniais, edifícios em estilo Porfiriato (resultado da influência francesa no século XIX na região) e lojas chiquérrimas.

    Grande parte dos casarões coloniais da avenida foi transformada em centros comerciais modernos, como restaurantes requintados, lojas de marcas famosas e grifes, museus e até luxuosos hotéis.

    Ficam no Paseo Montejo o Museu Regional de Antropologia, com rico acervo sobre a civilização maia, e o Monumento à Bandeira.

    Para garantir uma experiência ainda mais charmosa, você pode conhecer os principais pontos turísticos da avenida em um passeio de carruagem puxada por cavalos.

    Aos domingos, porém, o trânsito na região é fechado e o Paseo Montejo recebe uma animada feira de artesanato, com barraquinhas de comidas e atrações culturais.

    Monumento a la Patria

    Monumento a la Patria
    Fonte: Pxhere

    Parada obrigatória durante seu passeio pelo centro da cidade, o Monumento a la Patria foi inaugurado nos anos 1950 para celebrar as origens e a história da cidade e do país.

    Este belíssimo monólito inclui traços em estilo maia, além de mais de 300 figuras entalhadas à pedra manualmente para contar a história do México.

    Entre os destaques do monumento estão um chac mool, elemento ligado à civilização maia, e uma árvore da espécie ceiba cercada por borboletas e onças, símbolo oficial da cidade.

    Museus de Mérida

    Mérida, México é uma cidade que se orgulha por ter preservado bem sua história. Os museus espalhados por todo o centro histórico representam bem o sucesso dessa empreitada.

    Um dos museus mais interessantes da cidade é o Palácio Casa de Montejo, localizado na Plaza Grande, onde viveu o conquistador da cidade, Francisco de Montejo, na primeira metade do século XVI.

    Na mesma região, o pequeno Museu Fernando García Ponce, por sua vez, exibe o melhor da arte contemporânea de Yucatán.

    Localizado no Paseo Montejo, o Museu La Quinta Montes Molina é uma casa-museu que serviu de residência oficial para o governador da província entre os séculos XIX e XX.

    Para conhecer mais sobre a história dos maias, não deixe de visitar o Gran Museo del Mundo Maya, que reúne mais de mil artefatos da antiga civilização em seu acervo.

    Praia de Puerto Progreso

    Mérida não tem uma praia para chamar de sua, mas fica a apenas 40 km (ou meia hora de viagem) da belíssima Praia de Puerto Progreso, no meio do caminho entre o Caribe e o Golfo do México.

    A praia é o mais importante porto de Yucatán e um badalado destino de verão, com águas cristalinas em diferentes tons de azul e areia branca bem fina, bastante parecida com a vizinha Cancún. 

    O que fazer nos arredores de Mérida

    O que fazer nos arredores de Mérida, México
    Fonte: Pixabay

    Localizada em uma das regiões mais historicamente ricas do país, a famosa província de Yucatán, Mérida, México fica a curtas distâncias de diversas atrações turísticas yucatecas. 

    Confira o que fazer nos arredores da cidade!

    Zona Arqueológica Uxmal

    O sítio arqueológico de Uxmal é nada menos que o que restou de uma das maiores cidades da civilização maia, construída há mais de 1.400 anos.

    O nome da antiga cidade significa “três vezes construída”, o que leva os estudiosos a apontar que a região deve ter sido ocupada há mais de dois milênios.

    Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a zona arqueológica consiste nas ruínas de mais de 15 edifícios históricos espalhados por um raio de 2 km, destacando-se em meio à selva.

    Você pode alugar um carro e se deslocar com autonomia até Uxmal ou contratar um tour em uma das agências turísticas de Mérida.

    Ruínas de Mayapán

    Ruínas de Mayapán
    Fonte: Pixabay

    Ao sul de Mérida ficam as impressionantes ruínas de Mayapán, fundada no século X e considerada a última grande cidade maia antes da chegada dos espanhóis.

    Os estudiosos acreditam que mais de 12 mil pessoas viveram na região durante o auge econômico.

    Hoje, as ruínas estão distribuídas por um raio de 4 km e são objeto de estudo de pesquisadores e arqueólogos da atualidade, que ainda realizam escavações na região.

    Chichen-Itzá

    Uma das maravilhas do mundo moderno fica a apenas 120 km de Mérida, México: o sítio arqueológico de Chichen-Itzá, o mais importante centro econômico e político da civilização maia.

    A cidade foi inicialmente construída no século V a.C. e abandonada mais de mil anos depois, no século VI da era cristã, sendo posteriormente reconstruída pelos maias no século X.

    Uma das estruturas mais curiosas do sítio arqueológico é a pirâmide de Kikulcán, que tem mais de 30 metros de altura e é formada por escadarias que somam 365 degraus, representando a divisão dos dias no calendário maia.

    Cenotes

    Cenário perfeito para quem gosta de mergulho, os cenotes são piscinas naturais de água cristalina e bastante calma, que se formam em cavernas subterrâneas.

    Os cenotes eram considerados lugares sagrados para a civilização maia, associados à fertilidade e à chuva.

    Além das piscinas naturais paradisíacas, esses lugares reúnem milhares de peças e utensílios pré-colombianos e do período pré-histórico, com mais de 14 mil anos de história.

    Cotação de passagens aéreas em promoção

    Como deu para perceber, Mérida, México, é uma cidade com rica história, uma cultura diversa e cosmopolita, além de atrações turísticas inesquecíveis.

    Você pode conhecer todas as belezas da capital cultural mexicana sem abrir mão da economia: visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas mais baratas para o México!

    Viaje para Merida, no México, com os melhores preços!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    O viajante pode simular datas, horários e até rotas de viagem diferentes para identificar o melhor momento para viajar. Além disso, basta acionar o alerta para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção.

    Faça uma simulação para encontrar a passagem mais barata para conhecer Mérida e outros destinos do México! De Promo você pode!/


    Leia também:

    Recomendado para você
    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    O que fazer em Tulum: dicas sobre o paraíso mexicano!

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Oaxaca: informações, mapa, principais atrações e praias

    Melhores praias de Acapulco para curtir as férias!

    Melhores praias de Acapulco para curtir as férias!

    Comidas típicas do México: tacos, guacamole e muito mais!

    Comidas típicas do México: tacos, guacamole e muito mais!

    Cidade do México: o que fazer, informações e dicas de turismo

    Cidade do México: o que fazer, informações e dicas de turismo