Moeda argentina: quanto levar, onde trocar e dicas de viagem

Vai viajar para a terra dos nossos hermanos? Então, é preciso entender sobre a moeda argentina. Quanto levar, melhores cotações e onde trocar são informações importantes para a sua viagem.

Para te ajudar nesta tarefa, aqui você encontrará tudo o que precisa saber para fazer uma viagem inesquecível no país do tango.

Moeda argentina: tudo que você precisa saber sobre o dinheiro

Com quase 30 anos de circulação no país, o peso argentino é também chamado de ARS. 

Assim que a moeda entrou em vigor, em 1992, a sua cotação era bem próxima ao dólar. Porém, a partir de 2002, como a revogação da lei que mantinha essa paridade, ela começou a ser desvalorizada. 

No país, você encontrará notas de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 pesos argentinos, além de moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos. 

É importante ressaltar que as cédulas de 2 pesos estão um pouco desvalorizadas no país, desde 2018. Além disso, a partir de fevereiro de 2020, as notas de 5 pesos vão parar de circular em todo o país. 

Nos últimos anos, a cotação da moeda da argentina tem sofrido com a inflação, sendo que em agosto de 2018, o peso argentino chegou em 2,5 centavos de dólar, sendo a menor cotação da sua história. 

Qual o nome da moeda argentina?

Qual o nome da Moeda Argentina
Fonte: Needpix

Na hora de fazer o nosso planejamento financeiro, a primeira coisa é saber qual é a moeda da Argentina. No país, o peso argentino é a moeda vigente, desde 1992, quando substituiu a austral. 

Quais moedas são aceitas na Argentina?

No país vizinho, além do peso argentino, o dólar é uma moeda muito usada nos mais diversos estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, hotéis e atrações turísticas. 

Aliás, a utilização do dólar na Argentina acontece há muito tempo. Entre as principais razões é que, de forma geral, a moeda americana costuma ter uma cotação mais alta em relação ao peso argentino. 

Além do dólar, o real também é bem aceito, mas não arrisque em levar somente a moeda brasileira, pois alguns lugares podem recusar receber em real como forma de pagamento. 

Qual a melhor moeda para levar para Argentina: dólar, peso ou real?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que fazem uma viagem ao país vizinho. A verdade é que definir exatamente qual moeda usar na Argentina é muito complicado.

A escolha da melhor moeda dependerá da época do ano que pretende viajar para o país, já que o câmbio é influenciado pelas alta e baixa temporadas.

Isso vale tanto para o dólar, quanto para o real ou o peso. Entre essas três moedas, o dólar costuma ser sempre a moeda mais forte no país quando o assunto são grandes transações e turismo. 

Antes de definir qual moeda levar, fique de olho nas variações do dólar, peso e real. Dessa forma, você saberá qual dinheiro será mais vantajoso levar.

Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

Onde comprar a moeda argentina?

Onde comprar a Moeda Argentina
Fonte: Good Free Photos

Depois de entender como funciona a moeda na Argentina, é importante que você saiba onde comprar. 

É possível escolher entre casas de câmbio no Brasil, na Argentina ou aeroportos. Entenda qual é a melhor opção!

Casas de câmbio no Brasil

Se você está pensando em comprar pesos argentinos no Brasil, reveja essa sua ideia. Isso porque, as casas de câmbios brasileiras cobram caro e você poderá perder dinheiro no câmbio.

Porém, a nossa dica é que você pesquise antes de fazer a troca da moeda. Para ficar por dentro das cotações, acesse o site do Banco Nacional Argentino.

Casas de câmbio na Argentina

Para trocar a moeda da Argentina, as casas de câmbio do país são boas opções. Ao desembarcar na terra do tango, vá até a rua Flórida, na região central de Buenos Aires.

Nessa região, você encontrará casas de câmbio e muitos bancos, que ficam abertos também aos finais de semana para atender principalmente os turistas. 

Antes de comprar, a regra é pesquisar as melhores cotações. 

Aeroporto

Outra opção bem interessante na hora de fazer a conversão da moeda são os aeroportos argentinos. 

Você encontrará boa cotação no aeroporto de Ezeiza, que fica na grande Buenos Aires e na agência do Aeroparque Jorge Newbery, também na capital. 

Quanto vale o peso em relação ao real?

Quanto vale a Moeda Argentina em relação ao Real
Fonte: Pexels

Para fazer a conversão real para moeda argentina, você precisa levar em consideração a cotação do dia. No início de fevereiro de 2020, por exemplo, 1 peso valia cerca de R$ 0,071.

Lembrando que o câmbio entre as moedas pode sofrer variações, dependendo do dia, além de outros fatores. 

Como fazer a comparação do peso com o real?

Hoje em dia, fazer a comparação entre o peso argentino e o real é simples. 

Na internet, você encontra muitos sites que apresentam a cotação do dia. Uma dica é fazer as pesquisas no site do Banco Central, que é muito confiável

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Como usar a moeda argentina?

Como usar a Moeda Argentina
Fonte: Pxhere

Em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, é sempre recomendado levar mais de um meio de pagamento para facilitar as transações. 

Isso porque, mesmo com tanta tecnologia, é possível que o cartão de crédito ou débito apresente problema na hora de efetuar o pagamento. Confira os prós e contras de cada forma de pagamento.

Dinheiro

Na Argentina, dinheiro em espécie é bem aceito assim como em qualquer lugar do mundo. A vantagem de levar dinheiro vivo é que você deixa de pagar o IOF de 6%, que é cobrado em cartões de crédito. 

Ao optar por essa forma de pagamento, fique atento a sua segurança na hora de efetuar os pagamentos nos estabelecimentos.

Cartão de crédito

A vantagem de usar essa modalidade de compra é a segurança, mas em contrapartida você paga o IOF de 6%, que já falamos dele aqui. 

Aliás, fique atento também ao usar o cartão de crédito, pois algumas bandeiras, como Mastercard e Visa podem não ser aceitas em determinados lugares. 

Quanto dinheiro levar para Argentina?

Quanto dinheiro levar
Fonte: Pixabay

Esse é um ponto que merece muita a atenção na hora de se programar financeiramente.

Afinal, definir a quantidade de dinheiro que você precisará levar para o turismo na Argentina dependerá do período que permanecerá no país.

Dependendo da quantidade de dias que ficará por lá, leve, pelo menos, entre 500 e R$ 1 mil que serão convertidos na moeda local. Isso sem contar os custos com hospedagem, por exemplo.

Essa grana é destinada aos gastos do dia a dia, como refeições, transporte, atrações turísticas, entre outros.

Viaje conectado com 10% de desconto utilizando o CUPOM PROMO10. Registre cada momento, comunique com amigos e familiares com muita economia! Confira clicando aqui.

Dicas para trocar seu dinheiro pela moeda argentina

Uma das principais dicas para fazer a troca da moeda argentina é jamais cair na tentação de comprar no mercado paralelo em razão das melhores taxas de câmbio.

Isso porque, além de não ser uma atividade legal, pegar uma nota falsa durante a troca das moedas é muito fácil. Aliás, tenha esse cuidado também no transporte e nos estabelecimentos comerciais do país. 

Outra dica para verificar se as notas são falsas, é saber quais são as características das cédulas argentinas. 

Para você não ser enganado, saiba que as notas do peso argentino possuem a mesma medida de 65 mm de altura e 155 mm de largura. 

As cédulas contam com uma marca d’água e são confeccionadas em papel relevo bem levinho. 

Passagem aérea para Argentina

Além de saber tudo sobre a moeda da Argentina, as passagens aéreas devem estar no topo do seu planejamento. 

Se quer encontrar opções de passagens que cabem no seu bolso, uma dica é contar com a ajuda do nosso site de buscas, Passagens Promo, que apresenta os preços mais baixos, descontos e promoções.

Passagens imperdíveis para Buenos Aires!
Passagens aéreas saindo de

Para não perder nada, faça seu cadastro no alerta de preços para ser avisado sempre que os valores das passagens tiveram redução.

Moeda argentina: 5 destinos para gastar

Depois de entender tudo sobre a moeda da Argentina, chegou a hora de saber onde gastar a sua grana. Para te ajudar nessa prazerosa tarefa, separamos os destinos mais interessantes para conhecer. 

1. Buenos Aires

Buenos Aires
Fonte: Pixabay

Claro que passeios pela bela Buenos Aires deve fazer parte da sua jornada. A atmosfera que encontrará é de uma cidade toda cosmopolita, vibrante e moderna, mas que preserva sua história.

No seu passeio pela cidade, os edifícios datados do século 19, como a Casa Rosa, que é o palácio presidencial do país e a Praça de Maio merecem uma visitinha. 

Se gosta de arte e cultura, conheça o Teatro Colón, palco de espetáculos de ópera, inaugurado em 1908.

Claro que um passeio pelo bairro La Boca, o mais alegre da capital não pode faltar. No local, você ficará encantado com as casas coloridas desta região muito charmosa. 

Não deixe de fazer um tour pelas atrações ao ar livre, como o Bosques de Palermo, repleto de campos floridos e lagos, além do Jardim Japonês, que é puro encanto. 

2. Mendoza

Sem dúvida, uma das melhores formas de usar o dinheiro da Argentina é com os vinhos produzidos na cidade de Mendoza na região de Cuyo. 

A grande atração do local são as vinícolas que oferecem degustações e passeios entre as plantações de uva. Além disso, você poderá visitar edifícios históricos e museus espalhados por toda a cidade.

Conheça o Parque General San Martin com mais de 300 hectares de muito verde, árvores, fontes, pistas de caminhadas e parques infantis, além da Plaza Independencia e das Ruínas Jesuíticas de San Francisco. 

Não deixe de tomar um belo vinho apreciando a espetacular paisagem da Cordilheira dos Andes. Uma experiência inesquecível!

Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

3. Córdoba

Córdoba, Argentina
Fonte: Pixabay

Ela respira história e cultura. Córdoba é famosa pelos seus edifícios inspirados na arquitetura espanhola. 

Por lá, pontes, igrejas, catedrais e jardins dão o charme à cidade, conhecida também pela Universidad Nacional de Córdoba, considerada uma das mais antigas do continente sul americano. 

Em Córdoba, visite a Capela Jesuit Block, o Quarteirão Jesuíta e Estâncias de Córdoba, a Igreja dos Capuchinhos, construída em estilo neogótico, além da Plaza San Martín, que tem a bela Catedral de Córdoba. 

4. Bariloche

Para quem pretende conhecer a Argentina no inverno, a cidade de Bariloche é um prato cheio. 

Localizada na região da Patagônia argentina, ela é muito procurada entre os turistas que querem ver neve e esquiar. 

Famosa também pela arquitetura inspirada nos Alpes suíços. Passeie pelo Parque Nacional Nahuel Huapi, com muito verde, montanhas e lagos, além do Cerro López, onde é possível praticar esporte radicais de inverno.

Se quer ver neve, o seu destino deve ser o Cerro Catedral, que fica no alto de uma montada e abriga uma estação de esqui. Piedras Blancas também é uma ótima opção para praticar o esporte. 

5. Ushuaia

Ushuaia
Fonte: Pixabay

Conhecida como o fim do mundo, Ushuaia é dona das mais lindas paisagens argentinas. 

E não é por mesmo, a cidade é rodeada pelo Estreito de Beagle e também pela Cordilheira Martial, repleta de montanhas cobertas pela neve. 

A região faz parte da rota de cruzeiros em direção à Antártida. Entre as principais atrações da cidade estão os Montes Martial, a Ushuaia Bay e o Yatana Park.

Se gosta de história e cultura, os museus precisam estar na sua lista de atrações. Ao visitar a cidade, conheça o Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia, o Museo Historia Fueguina e o Presídio del Fin del Mundo.

Para quem quer esquiar, saiba que em Ushuaia também é possível. A Escuela de Esqui Ushuaia oferece ótimas experiências para quem não domina o esporte. Você vai amar!

Passagem aérea na promoção para Argentina

Já sabe como funciona a moeda argentina e onde gastar, que tal encontrar passagens aéreas em promoção para viajar pelo país? 

Nosso site buscador Passagens Promo é o lugar certo para você adquirir suas passagens com ótimo preços.

Passagens imperdíveis para Buenos Aires!
Passagens aéreas saindo de
Gol GIG Rio de Janeiro EZE Buenos Aires 06 Jan 01 Jun R$ 1141 Ethiopian GRU São Paulo EZE Buenos Aires 13 Mai 19 Mai R$ 1188 Ethiopian GRU São Paulo EZE Buenos Aires 04 Mar 17 Mar R$ 1194 Gol CNF Belo Horizonte EZE Buenos Aires 01 Fev 28 Fev R$ 1214 Gol GIG Rio de Janeiro EZE Buenos Aires 24 Dez 02 Jan R$ 1222 Gol CNF Belo Horizonte EZE Buenos Aires 01 Mar 08 Mar R$ 1266 Ver mais ofertas

Por isso, na hora de fazer as suas pesquisas, conte conosco e garanta os mais baixos do mercado. Quer viajar para a Argentina gastando pouco? De Promo você pode!

Confira outros posts sobre a América do Sul:

Recomendado para você
O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

O que fazer em Buenos Aires: passeios, pontos turísticos e gastronomia

Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

Cidades da Argentina: 9 destinos para conhecer pelo país

Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Turismo em Buenos Aires: quando ir, o que fazer e dicas de turismo

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

Ushuaia na Argentina: melhor época, dicas e passeios incríveis

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

O que fazer em Mendoza na Argentina: quando ir e dicas de turismo

Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro

Patagônia Argentina: quando ir, informação, turismo, dicas e roteiro