Montanita, Equador: melhores dicas para a sua viagem!

A tropical Montanita, Equador, é muitas vezes considerada a Ibiza equatoriana, em referência ao badalado destino de verão da Espanha. As semelhanças, de fato, estão por todas as partes.

A vida noturna agitada é quase um atrativo à parte, com opções para todos os gostos, de espaços rústicos, que mantêm vivo o espírito hippie, a boates modernas, que atraem ricos e famosos em busca de festas que duram até o nascer do sol.

Quando a luz do dia chega a essa charmosa cidade na costa do Pacífico, tudo se transforma, e o mar surge agitado pelo vai e vem das pranchas de surfe que colorem a paisagem.

Tudo isso em meio a praias paradisíacas, como as do Parque Nacional Machalilla, onde a vida animal é diversificada e os visitantes podem avistar baleias.

Que tal conhecer um dos destinos mais encantadores do Equador? Confira as dicas que reunimos para ajudar o seu planejamento de viagem!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Montanita, Equador: como aproveitar o litoral do país?

Meca do surf no Equador, Montanita (pronuncia-se “Montanhita”, ou “pequena montanha”) é uma das paradas da Ruta del Sol, estrada turística que corta o litoral do país sul-americano.

O vilarejo é um lugar de atmosfera vibrante, particularmente popular entre o público jovem por sua vida noturna agitada e pelas condições perfeitas para a prática do esporte sobre ondas.

Ali vivem pouco mais de 5.000 pessoas em clima de tranquilidade, paz e amor: ideais hippies introduzidos na década de 1960 pelas hordas de surfistas que descobriram as ondas imperdíveis da região e nunca mais deixaram a vila.

Pelas ruas, a cena mais comum é a de jovens com bermudas despojadas e pranchas debaixo dos braços, rumo a uma das belas praias da cidade, como Puerto Lopez, La Punta e Los Frailes.

Onde fica Montanita?

Onde fica Montanita?
Fonte: Pixabay

O destino faz parte da província de Manglaralto, na região de Santa Elena, litoral sul do Equador, banhado pelas águas geladas e azuis do Oceano Pacífico.

Montanita está a apenas 170 km de Guayaquil, maior cidade do país, enquanto a capital, Quito, fica a pouco mais de 525 km de distância.

Como ir para Montanita?

O aeroporto de Guayaquil é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer Montanita, Equador: apenas 178 km separam o Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo das praias do vilarejo.

Embora não haja oferta de voos diretos do Brasil até Guayaquil, o aeroporto local recebe voos com uma ou duas escalas operados pelas principais companhias aéreas do mercado, como Copa, Latam, United, Delta, Azul e American Airlines.

O trajeto por terra entre o aeroporto e a cidade é feito pelas rodovias Vía a la Costa e E40, em pouco mais de 2h45.

Se você não estiver viajando de carro pelo Equador, é só pegar um ônibus a partir do Terminal Rodoviário de Guayaquil até o destino final: ocorrem várias saídas ao longo do dia, com passagens em torno de US$ 7 (preço em agosto/2021).

Também é possível viajar de Guayaquil a Santa Elena e, de lá, embarcar em outro ônibus até Montanita.

Essa alternativa pode parecer pouco prática, mas definitivamente é viável, especialmente em feriados prolongados, quando as passagens diretas até a cidade praiana são mais disputadas.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Quando ir para Montanita?

Montanita, Equador, é um daqueles destinos que podem ser visitados em qualquer época do ano: a proximidade com a Linha do Equador garante temperaturas estáveis, em torno de 25ºC, em todas as estações.

O verão, de dezembro a meados de março, é a estação mais chuvosa, mas não se preocupe, pois é muito improvável que as chuvas típicas da estação atrapalhem os seus dias de praia.

Se a sua intenção é curtir intensamente a noite e as festas locais, programe a sua estadia para os fins de semana, quando a cidade está abarrotada de turistas e você vai esbarrar em uma balada a cada esquina.

Caso, porém, você queira desfrutar de um pouco mais de tranquilidade, organize-se para conhecer a região em dias de semana, especialmente de segunda a quarta-feira.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Montanita, Equador

    Várias companhias aéreas operam voos para Guayaquil, o que significa que o viajante tem grandes chances de encontrar boas promoções de passagens aéreas para conhecer Montanita, especialmente se você souber onde procurar.

    Nesse sentido, nem pense em comprar suas passagens antes de fazer a sua pesquisa no Passagens Promo, o melhor buscador do Brasil!

    Nossa plataforma permite que você faça a cotação de passagens aéreas em poucos minutos, sem complicações: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

    Você pode até simular outras datas e rotas de viagem, com desembarque em Quito, por exemplo, para identificar o momento e o destino mais barato para a sua viagem!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Passagens aéreas imperdíveis para o Equador!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Montanita, Equador: mapa

    O vilarejo de Montanita, Equador, não é muito grande, mas não se engane: existem atrações turísticas suficientes para encher semanas de viagem! Confira no mapa!

    Montanita, Equador: turismo

    A grande protagonista em Montanita é a praia, em todas as suas formas e tamanhos: é sempre hora de curtir o mar, surfar e se divertir nas areias douradas da cidade.

    As ruas de terra batida parecem terminar sempre no mesmo lugar: em frente ao azul do Pacífico, onde o pôr do sol parece ainda mais exuberante.

    Mesmo se você não surfa, não vai se entediar nas areias de Montanita: o mar não é tão bravo quanto se imagina e você não vai resistir a mergulhos refrescantes para espantar o calor.

    Se você já está morrendo de vontade de conhecer um dos principais destinos de praia do Equador, prepare o papel e a caneta, pois destacamos as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja só!

    Vila de Montanita

    O melhor de Montanita está no coração da pequena vila, onde praticamente não existe diferença entre segundas-feiras e sábados: todo dia é dia de festa nas barraquinhas, nos bares e nas boates da região.

    As ruas estreitas de areia batida estão sempre repletas de transeuntes, entre estrangeiros, equatorianos de outros cantos do país e moradores locais, ávidos a trocar uma ideia divertida e a explorar as atrações culturais do vilarejo.

    O movimento na vila é intenso a qualquer hora do dia, até mesmo nas madrugadas, quando acontecem festas por todos os cantos.

    No centro, existe um pequeno morro, de onde você poderá contemplar uma vista panorâmica da região e, de quebra, tirar fotos incríveis no letreiro de Montanita.

    Depois de explorar os restaurantes e as lojinhas, não deixe de fazer um passeio pelo Malecón, o colorido calçadão do vilarejo praiano.

    Surf

    Surf
    Fonte: Pxhere / CC0

    Montanita é considerada uma das melhores praias do Equador para surf.

    Foi assim que a vila entrou no mapa internacional de turismo, há mais de 50 anos, quando surfistas do mundo inteiro se apaixonaram pelo clima rústico local.

    Ali, o mar se desdobra em ondas de até 6 metros de altura que atraem surfistas amadores e profissionais em busca de túneis perfeitos para suas manobras.

    O litoral na região é tão democrático que oferece pontos com diferentes níveis de dificuldade, incluindo aqueles adequados para surfistas iniciantes, que podem curtir aulas exclusivas com os melhores profissionais da vila.

    Entre os destaques para a prática de surf estão as praias de Olón, Manglaralto, Ayampé e Salinas

    Depois de surfar bastante pelas águas da vila, que tal aproveitar para matar a fome em um restaurante temático? Inclua o The Wave e o Buena Onda Café em seu roteiro gastronômico.

    Observação de Baleias

    As águas quentes do litoral de Montanita (isto é, mais quentes em comparação a outros pontos do gelado Pacífico) são perfeitas para as baleias-jubarte, que chegam à região entre junho e outubro para acasalamento e nascimento de filhotes.

    Neste período, os animais viajam em grandes bandos e podem ser avistados sem dificuldade pelas águas da região.

    A maior parte dos passeios sai de Puerto López e leva os visitantes até os principais pontos de observação das gigantes do mar: uma experiência inesquecível!

    Isla de la Plata

    O Equador é um verdadeiro paraíso para quem gosta de observar a vida animal: é no país sul-americano que fica o Arquipélago de Galápagos, um dos maiores santuários de vida selvagem do mundo!

    Dizem, porém, que quem não tem dinheiro para visitar Galápagos não precisa se preocupar: a paradisíaca Isla de la Plata, no litoral de Montanita, não recebeu coincidentemente o apelido de “Galápagos dos pobres”.

    A reserva faz parte do Parque Nacional Machalilla e é o principal habitat dos pássaros piqueros, cujo canto constante torna a atmosfera da ilha ainda mais encantadora.

    A ilha é cercada por coloridos arrecifes, ricos em vida marinha, que oferecem cenários perfeitos para a prática de mergulho com snorkel e cilindro.

    Várias agências oferecem passeios até a Isla de la Plata a partir do centrinho de Montanita.

    Puerto Lopez

    Puerto Lopez
    Fonte: Saraedum / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A pouco mais de 45 minutos de Montanita, Equador, fica Puerto Lopez, um dos melhores lugares para observar baleias-jubarte e surfar pela região.

    A praia fica em uma baía da província de Manabí e abriga um pequeno vilarejo, cujas principais atividades econômicas são o turismo e a pesca.

    É em Puerto Lopez que fica a sede do Parque Nacional Machalilla, além de algumas das praias mais bonitas e calmas deste ponto da costa equatoriana.

    Los Frailes

    Considerada a praia mais bonita do Equador, a tropical Los Frailes é uma parada obrigatória em qualquer roteiro por Montanita, Equador.

    Na região, as águas têm diferentes tonalidades turquesas, dignas do Caribe, e amplas faixas de areia branca, rodeadas por falésias e penhascos que contribuem para tornar o cenário ainda mais cinematográfico!

    O melhor de tudo é que o acesso à praia é gratuito e facilitado pelo transporte eficiente entre Montanita e Los Frailes: os ônibus entre as duas localidades são frequentes e fazem o trajeto em apenas 50 minutos.

    Agua Blanca

    Mais uma das atrações imperdíveis do Parque Nacional Machalilla, Agua Blanca é um complexo comunitário onde vivem menos de 100 famílias que dependem diretamente da atividade turística.

    Em meio à densa floresta tropical da região, os visitantes podem visitar um museu que guarda artefatos arqueológicos, além de percorrer trilhas e nadar em uma piscina natural com propriedades terapêuticas.

    O que fazer em Montanita à noite?

    O que fazer em Montanita à noite?
    Fonte: Csw27 / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Por mais que as praias de Montanita, Equador, sejam inesquecíveis, é a noite da vila que mais atrai visitantes: a Ibiza equatoriana é um verdadeiro paraíso para quem gosta de balada!

    As opções são diversificadas e abundantes! Tem reggae, rock, música eletrônica, luaus à beira-mar, baladas que rendem até o nascer do dia, festas em volta da fogueira e muito mais esperando pelo visitante.

    De segunda a segunda é possível encontrar eventos incríveis, para todos os gostos, embora seja no fim de semana que o movimento chega ao auge.

    Se você não curte muito balada, nada melhor que explorar os bons restaurantes do vilarejo e os bares mais tranquilos à beira-mar.

    Calle de Los Cocteles

    O coração do agito local é a Calle de Los Cocteles, uma rua de terra batida por onde estão espalhadas as melhores boates da vila, incluindo os populares Lost Beach Club e Caña Grill.

    Ao longo da rua você encontrará dezenas de barraquinhas que servem os mais variados (e deliciosos!) drinks com preços a partir de US$ 3 (em agosto/2021).

    Os mais animados podem até varar a noite para assistir ao nascer do sol na praia, no fim da Calle de Los Cocteles!

    Onde ficar em Montanita?

    Onde ficar em Montanita?
    Fonte: Elquarto / Happy Hil Hostel

    Apesar de ser uma vila relativamente pequena, Montanita, Equador, oferece inúmeras opções de hospedagem em todos os estilos e faixas de preço a seus visitantes.

    A regra é simples: quanto mais perto do centrinho da vila, mais caras tendem a ser as diárias.

    De qualquer forma, você não deverá gastar grandes quantias com hospedagem na cidade: o La Gondola Hosteria, por exemplo, tem diárias a partir de R$ 230 em quartos privativos.

    Se você faz questão de boas noites de sono e sossego para descansar, é melhor optar por um dos hotéis ou pousadas mais distantes da área central, como o Happy Hill Hostel, o Nativa Bambu Ecolodge e o Dharma Beach Hotel.

    Para encontrar as melhores acomodações, recomendamos que você faça a sua pesquisa de hospedagem no site de buscas, ElQuarto, que reúne preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito em qualquer destino!

    O viajante pode até pagar suas diárias online e sem incidência de IOF, para garantir o máximo de comodidade e economia para a sua viagem!

    Cotação de Passagens aéreas para Montanita, Equador

    Não perca tempo e comece a planejar a sua viagem para Montanita, Equador, agora mesmo sem abrir mão da economia.

    Visite o buscador, Passagens Promo, para adquirir suas passagens aéreas pelo melhor preço do mercado em poucos minutos.

    É só digitar o destino e as datas da viagem para acessar as melhores ofertas para o período desejado.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que surgir alguma promoção para o destino que você procura! 

    Quer conhecer as belezas do Equador com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas imperdíveis para o Equador!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

    Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

    O que fazer em Quito: quando ir, informações e dicas de viagem

    O que fazer em Quito: quando ir, informações e dicas de viagem

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir

    O que fazer no Equador: cidades turísticas, mapa e quando ir