
Apaixone-se pelas árvores mediterrâneas de Montreux, uma comuna na Suíça que promove uma viagem única aos seus turistas.
Não tem como não desejar conhecer suas charmosas ruas de paralelepípedos e também suas áreas modernas que ficam às margens do lago.
Além dos seus arredores ter um castelo da era medieval, uma verdadeira fortaleza majestosa que permite aos seus visitantes uma viagem no tempo.
Leia o conteúdo a seguir para descobrir suas atrações imperdíveis, melhor época e mais curiosidades.
Índice
Onde fica Montreux?
No meio da vegetação mediterrânea às margens do Lago de Genebra, no cantão Vaud, encontra-se Montreux, uma tranquila cidade da Suíça. Cercada pela beleza da paisagem alpina, com montanhas majestosas.
Aproximadamente 90 km de Genebra e 25 km de Lausanne, ela favorece os seus turistas que desejam explorar as cidades vizinhas e também tem mais uma vantagem que é o seu clima ameno.
Além de ser famosa pela sua história no Jazz, tanto que há um festival dedicado a esse estilo musical que é comemorado desde 1967. Mais um motivo para conhecer Montreux e o seu castelo com uma beleza autêntica da era medieval.
O que não faltam são atrações que merecem ser visitadas, uma mais atraente que a outra, sua atmosfera promove uma viagem marcante aos seus turistas.
Como ir do Brasil a Montreux?
Para uma viagem tranquila é bom se preparar antecipadamente, desde o voo até a chegada ao hotel. A viagem de avião para Montreux exige algumas etapas.
A primeira etapa é pegar um voo para Zurique ou Genebra com escala em Lisboa , Paris ou Frankfurt . A maioria dos viajantes prefere desembarcar em Genebra, por ser a cidade mais próxima.
Pode escolher seguir viagem de trem ou carro, a primeira alternativa leva cerca de 1 hora e presenteia os turistas com uma paisagem deslumbrante e de carro a duração é um pouco maior.
A melhor escolha é o trem , o sistema ferroviário é eficiente e rápido, garantindo aos seus visitantes conforto e praticidade. E os brasileiros, não precisam se preocupar com visto, podem entrar no país sem visto caso a estadia não ultrapasse 90 dias.
Dessa forma, é muito mais fácil para conseguir explorar as belezas suíças, ao invés de gastar seu tempo com a burocracia, poderá começar a montar o seu roteiro de viagem.
Melhor época para viajar à Montreux
Preparar uma viagem é uma das partes preferidas de alguns viajantes, é o momento de criar expectativas, saber um pouco mais sobre o destino e fazer boas escolhas.
Uma delas é qual a melhor época para viajar, cada estação proporciona atividades autênticas. Por isso, é bom escolher uma que combine mais com o seu estilo.
Primavera (março a maio)
Para viagens mais tranquilas, a primavera é uma excelente escolha. Nesse período, também sua paisagem fica irresistível, repleta de flores.
Não tem como dispensar fazer uma trilha para aproveitar do seu clima agradável e conhecer suas belezas. Além disso, o Château de Chillon não fica lotado na estação das flores.
Verão (junho a agosto)
Meses badalados, cheio de turistas e festivais, como o famoso Montreux Jazz Festival, acontecem em julho.
Uma época ideal para fazer atividades no lago, explorar os alpes e conhecer suas vinícolas vizinhas que oferecem um verdadeiro tour pela produção de vinho.
Outono (setembro a novembro)
A época outonal garante uma viagem mais barata, em comparação ao verão, inverno e até mesmo à primavera.
A cidade recebe um fluxo menor de turistas, o que favorece a diminuição dos valores de hospedagens, alimentação, transporte e mais.
E quem gosta de conhecer vinícolas, suas regiões estão no auge da colheita e com uma paisagem de tirar o fôlego. Aproveite e viva uma experiência enogastronômica, não vai ter como esquecer.
Inverno (dezembro a fevereiro)
Curta o final do ano de um jeito diferente, em Montreux, ganha uma beleza natalina irresistível, seus mercados de natal é um dos mais lindos da Suiça.
Há chalés de madeira com produtos típicos da região, um excelente momento para provar seus principais pratos e conhecer a culinária tradicional.
Para contagiar mais o público com a magia do natal, tem o Papai Noel que chega voando sobre o lago, não tem como ficar com os olhos brilhando.
Participe do Montreux Jazz Festival
Aos apaixonados pelo jazz, em Montreux tem um festival bastante prestigiado que acontece todos os anos. Para abranger outros estilos musicais, foi acrescentado o blues, rock, soul, pop e música eletrônica.
Ele ocorre no mês de julho, são duas semanas dedicadas a esse festival, onde a cidade se transforma em um palco musical, com vários shows espalhados nas suas arenas, hotéis e barcos. Em grande maioria, acontecem em locais sofisticados e com uma atmosfera descontraída.
Além dos concertos pagos, tem shows gratuitos ao ar livre em pequenos bares de Montreux, também vale a pena participar dos eventos especiais promovidos pelos hotéis e oferecer uma experiência marcante.
Preços acessíveis e condições exclusivas
Atrações imperdíveis em Montreux
Um dos destinos luxuosos da Suíça é Montreux, uma cidade que revela sua beleza medieval no seu centro histórico e a modernidade às margens do Lago de Genebra.
O que não faltam são opções de atrações imperdíveis que reservam aos seus turistas uma experiência autêntica e apaixonante.
Para te ajudar a montar um roteiro repleto de boas alternativas de passeios, veja a seguir o que não pode deixar de fora.
Castelo de Chillon

Um dos cartões-postais da cidade é o Castelo de Chillon, localizado às margens do Lago de Genebra. Um castelo da era medieval que remonta ao século XIII e foi originalmente uma fortaleza, residência nobre e prisão.
Atualmente, é uma atração muito visitada na Suíça. Seus visitantes podem explorar os salões e conhecer o local onde dos Duques de Saboia moraram e apreciar a beleza da arquitetura preservada, além dos seus móveis antigos, tapeçarias e armas expostas.
Não deixe de ir nas masmorras que oferecem uma verdadeira viagem ao tempo, onde os prisioneiros ficavam. Para ter uma visão panorâmica pode subir às suas torres para observar o lago os alpes.
Há uma capela da era medieval com afrescos que promovem uma atmosfera serena e marcante. O castelo também tem exposições que abordam sobre a sua trajetória e os antigos habitantes.
Escultura de Freddie Mercury

Quem ama os Queen não podem deixar de conhecer o símbolo mais famoso da cidade, a escultura de Freddie Mercury, um dos artistas mais renomados da música.
Ela fica à beira do lago, na Place du Marché, feita de bronze com 3 metros de altura, reflete sua energia e vida das suas apresentações nos palcos.
Após 5 anos da sua morte, ela foi inaugurada, iniciativa da sua amiga Mary e dos membros da sua banda. Embora não tenha nascido em Montreux, o vocalista viveu muitos anos, tanto que gravou alguns álbuns em um estúdio localizado na cidade.
Vários fãs não perdem a oportunidade de tirar fotos e também de visitar o memorial para colocar flores para prestar homenagens.
Museu Queen: The Studio Experience
Continue conhecendo um pouco dos Queen, em um museu dedicado, ele fica dentro do Cassino Barrière de Montreux, que está aberto desde 2013, onde ficava o antigo estúdio.
Faça uma visita para conhecer onde a banda gravou seus famosos álbuns, sua mesa de mixagem original e mais. Não tem como não se encantar com seus bastidores.
Além disso, tem roupas que foram usadas por Freddie em seus shows, manuscritos com letras de músicas, instrumentos e equipamentos.
Para tornar o tour mais emocionante, pode experimentar como ocorreu o processo de gravação, ouvir suas faixas e mixagens de famosas canções.
Há algumas ideias e entrevistas que são exibidos para que os fãs possam descobrir algumas curiosidades. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e também pode colaborar com a fundação Mercury Phoenix Trust que combate a AIDS.
Rochers-de-Naye

Um passeio inesquecível será no Rochers-de-Naye, uma montanha com 2.042 metros de altitude, próxima de Montreux. Ela garante uma vista apaixonante do Lago de Genebra e faz montanhas.
Aos apaixonados pela natureza, não podem deixar de fora esse passeio, tem como ir ao topo de trem que oferece uma vista panorâmica. Com certeza, ficará em sua memória, o trajeto é de 55 minutos e passa pelos vilarejos e paisagens de tirar o fôlego.
Quem é acostumado em fazer trilhas longas e desafiadoras pode chegar por meio de uma. Ao chegar no topo é possível ver o Mont Blanc nos dias claros.
Não deixe de passar no parque das marmotas, que é um santuário para espécie, permitindo que seus visitantes possam vê-las de perto.
Passe uma noite em suas cabanas no alto da montanha, sem dúvidas é algo diferente e marcante. E durante o inverno, pode se aventurar em suas estações de esqui.
Centro histórico

Contemple a beleza do seu Centro Histórico em uma caminhada, localizado nas colinas acima do lago, suas ruas estreitas de paralelepípedos revelam casas antigas e uma atmosfera medieval.
Suas casas são de pedra e madeiras com varandas que preservam a tradição de flores ao lado de fora. Conheça suas belas pequenas praças e tome um chocolate que tem nos seus elegantes cafés.
No Centro Histórico, tem a Igreja de Saint-Vincent, do século XV, apesar do seu interior simples, ela permite uma vista apaixonante ao lado da cidade.
Sem dúvidas, fazer esse passeio é uma forma de descobrir mais sobre Montreux, seus principais acontecimentos desde a época romana até tornar-se um destino turístico.
Museu de Montreux
Se aprofunde mais na história da cidade em seu museu, situado no centro histórico em uma antiga casa com uma arquitetura suíça. Sua exposição relata detalhadamente a origem da evolução.
Apresenta como o lago a tornou uma das cidades mais escolhidas pelos turistas que desejam ir à Suíça. Os móveis antigos permitem uma viagem no tempo, como também suas roupas tradicionais e objetos usados ao longo dos séculos.
Para garantir uma aproximação com os antigos moradores, têm fotografias e pinturas. Em uma das suas seções, você vai encontrar informações dos seus festivais locais e como o turismo e a vinicultura são fundamentais para a região.
Um espaço magnífico é o dedicado a mostrar um pouco da trajetória dos artistas e escritores que viveram na cidade, como Igor Stravinsky e Freddie Mercury.
Gorges du Chaudron

Recarregue as energias no Gorges du Chaudron, um desfiladeiro que fica vizinho da cidade. É um verdadeiro paraíso selvagem que oferece trilhas e um contato único com a vida natural.
Nas trilhas, você vai passar pelas suas cachoeiras, formações rochosas, penhascos e passarelas de madeira que tem ao longo do percurso que é rodeado pela vegetação.
Normalmente, os visitantes conseguem percorrer a trilha de 1h30 a 2h. Uma oportunidade de conhecer belíssimos riachos cristalinos e rochas únicas. Durante o outono, recebe uma beleza autêntica, com suas folhas douradas.
Uma dica incrível é fazer uma visita a uma vila alpina que tem no final da trilha, a Les Avants é um excelente lugar para conhecer o cotidiano tradicional de Montreux.
Não é muito recomendado ir nos dias chuvosos, pois pode ficar perigosa a trilha e ficar mais suscetível à queda. Independente da época, escolha calçados adequados, existem caminhos escorregadios.
Confira o valor da passagem aérea para qualquer destino da Suíça
Explore 3 vilarejos que ficam ao redor
Ao redor de Montreux, há 3 vilarejos que merecem sua visita, eles oferecem uma experiência belíssima e sua atmosfera encantadora apaixona qualquer um.
Cully
Comece por Cully, que fica na região de Lavaux, cheio de vinhedos em seus terraços que são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.
Uma boa oportunidade para experimentar vinhos marcantes que seu paladar nunca vai esquecer, suas paisagens bucólicas também são capazes de conquistar o coração.
Vevey
Charlie Chaplin morou por mais de 20 anos em Vevey, que fica à beira do lago. Há a Chaplin ‘s World que permite que os fãs do ator façam uma imersão na sua trajetória.
Além disso, o vilarejo tem a sede da famosa indústria de chocolate, a Nestlé e o seu museu que apresenta sobre a origem e mais curiosidades.
Não deixe de fazer um passeio no calçadão que fica à beira do lago e garante um momento relaxante.
Les Avants
Explore Avants, um vilarejo charmoso que fica a poucos minutos de trem de Montreux e no inverno vai conquistar o seu coração, com suas montanhas cobertas de neve.
Faça um passeio de trenó e quem sabe esquiar. Já no verão o que ganha o coração dos turistas são suas trilhas e os campos floridos na primavera trazem uma atmosfera de contos de fadas.