Monumentos de Brasília: o que conhecer na capital do Brasil?

Tem interesse em conhecer os principais monumentos de Brasília? Então esse artigo é para você! Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre essas obras de arte tão importantes e emblemáticas para a história do nosso país.

Conhecida por ser sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a cidade de Brasília, nomeada como Patrimônio Mundial pela Unesco, tem ainda muitas atrações carregadas de história e tradições, que vão te surpreender. 

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Monumentos de Brasília: beleza, modernidade e importância histórica

Brasília não é somente um destino muito procurado para negócios e política. A cidade foi projetada por nomes importantes, como Oscar Niemeyer e também é um lugar bem interessante para turistar.

Isso porque, em todos os cantos, você pode conhecer prédios importantes para o país, como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, além de museus, parques, memoriais e muito mais.

Durante a sua viagem, você terá a oportunidade de visitar os monumentos e prédios de Brasília mais importantes para a história nacional.

História da capital brasileira

História da capital brasileira
Fonte: Unsplash

Antes de escolher o que fazer em Brasília, que tal entender um pouco da história da capital federal e a sua importância para o Brasil?

Fundada no dia 21 de abril de 1960, Brasília surgiu após uma série de discussões começarem a ser feitas visando o deslocamento do poder político para o centro do Brasil

Em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek, enviou para o Congresso Nacional a “Mensagem de Anápolis”, que sugeria Brasília como nome para a nova capital. 

Nessa época, o governo já estava de olho em um terreno no interior de Goiás, onde, hoje, é o Distrito Federal. 

A história dos monumentos de Brasília, DF, tem início, de fato, com a aprovação do projeto urbanístico de Lucio Costa como vencedor entre outros 26 projetos apresentados para a construção da nova capital, em 1957.

Depois disso, Juscelino sancionou a lei para fundação de Brasília. Ao todo, foram 41 meses de construção, sendo que, nessa época, havia cerca de 12 mil pessoas morando na região de Planaltina, atraídos pela construção da nova capital.

Por muito tempo, a economia do Distrito Federal era baseada nas atividades de construção de Brasília e também por pequenos produtores agrícolas.

Nos primeiros anos, o município foi dividido em regiões administrativas, coordenadas individualmente por um administrador-geral, que era escolhido pelo prefeito. 

Foi apenas no ano de 1969, com a escolha do primeiro governador do estado, nomeado pelo presidente da República, que esse sistema sofreu alteração.

O primeiro governador da capital federal foi Hélio Prates da Silveira. Ao longo da sua existência, Brasília já teve 16 governadores.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mapa dos monumentos de Brasília

    Se você é aquele tipo de turista que não gosta de perder nada e quer visitar os monumentos de Brasília, é bom ter um mapa em mãos para localizar as principais atrações e os trajetos mais fáceis para chegar em cada uma delas.

    Dá uma olhadinha nesse guia turístico com a localização do Distrito Federal no estado de Goiás.

    Como chegar à cidade?

    Para visitar a capital do Brasil, os turistas não encontram dificuldade, afinal, por ter uma localização central, seu acesso é ainda mais facilitado.

    Você poderá desembarcar no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e depois pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar ao hotel em que ficará hospedado.

    Na hora de encontrar as passagens mais baratas e as melhores ofertas, conte com a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que tem feito o maior sucesso por oferecer uma navegação rápida e intuitiva e os descontos mais vantajosos do mercado.

    Passagens aéreas ideais para conhecer os Monumentos de Brasília
    Passagens aéreas saindo de

    Para conseguir os preços mais baixos e conhecer os monumentos históricos de Brasília, a dica é fazer seu cadastro no alerta do nosso site para ser notificado sempre que os valores do trecho escolhido ficarem mais baratos.

    E em caso de dúvidas, não precisa se preocupar, pois temos uma central de atendimento sempre pronta para te ajudar.

    Quais são os principais monumentos de Brasília?

    Para fazer uma viagem rica em história e cultura, é bom conhecer com antecedência quais são os principais monumentos de Brasília que todo turista deve visitar ao viajar para a capital federal.

    Pensando em te ajudar a montar um roteiro bacana, selecionamos os lugares que são as atrações turísticas mais legais da cidade. Confira!

    Biblioteca Nacional de Brasília

    Biblioteca Nacional de Brasília
    Fonte: Webysther / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A Biblioteca Nacional de Brasília, Leonel de Moura Brizola, é também um projeto de Oscar Niemeyer, que integra o Complexo Cultural da República João Herculino

    O espaço conta com mais de 15 mil exemplares, que foram doados por artistas e comunidade em geral.

    Além de contar um pouco da história do Distrito Federal, a biblioteca também oferece serviços, exposições fotográficas, eventos voltados à educação e espaço para estudos, que são abertos ao público.

    O funcionamento do local acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45 e aos sábados e domingos, das 8h às 14h

    As visitas guiadas podem ser feitas das 9h30 às 11h30 ou das 14h00 às 18h00.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Museu Nacional

    Entre os monumentos de Brasília, o Museu Nacional também deve entrar na lista em razão do seu rico acervo e também por conta da sua arquitetura, desenhada por Oscar Niemeyer

    O edifício chama a atenção pelo seu formato moderno e despojado, com destaque para a sua grande e imponente cúpula, que possui uma rampa de acesso.

    No seu calendário programático, o espaço oferece ao público exposições itinerantes, seminários, palestras e mostras de filmes, que são abertas ao público. A visitação acontece de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita.

    Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

    Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
    Fonte: Pixabay

    A Catedral Metropolitana de Brasília é um dos edifícios mais visitados da cidade em razão da sua arquitetura, que conta com belos arcos de concreto e vitrais que mudam a coloração dependendo do movimento e da quantidade de sol do dia.

    Além de ser uma importante imagem dos monumentos de Brasília, seu interior também é belíssimo. 

    Ao entrar na igreja, você verá magníficas esculturas de anjos, feitas em bronze, penduradas e vários painéis que foram pintados pelo artista Di Cavalcanti. A Catedral fica aberta ao público diariamente, das 8h às 19h30.

    Ponte JK

    A Ponte Juscelino Kubistchek é uma construção que jamais passará despercebida na sua visita à capital federal. Com uma estrutura grandiosa, ela faz a ligação dos lagos Sul, Paranoá e São Sebastião à área central do Distrito Federal.

    A estrutura foi projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, tem mais de mil metros de extensão, três arcos na sua parte central e já foi considerada a ponte mais bela do mundo.

    Não deixe de conhecer a ponte em diferentes horários, tanto durante o dia, quanto à noite vale a pena parar e observá-la toda iluminada, deixando o cenário ainda mais bonito.

    Torre de TV de Brasília

    Torre de TV de Brasília
    Fonte: Pixabay

    Um dos melhores monumentos de Brasília para conhecer é a Torre de TV, que oferece uma vista panorâmica da cidade. 

    Do seu topo, é possível ver lugares, como a Fonte Luminosa, que fica ainda mais bonita à noite, além dos edifícios da Esplanada dos Ministérios, entre outros.

    Projetada por Lúcio Costa, a torre tem 224 metros de altura e possui uma estrutura metálica, que faz referência à Torre Eiffel, na capital francesa.

    Se você quer assistir à fonte luminosa, é possível visitar o local de terça a sexta, das 18h30 às 20h00. 

    O funcionamento geral do complexo acontece de terça a domingo, das 9h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 21h10.

    Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

    O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é um dos monumentos de Brasília, DF, para visitar em dias de sol. 

    Trata-se de uma área verde com 420 hectares, com muito verde e equipamentos para a prática de esportes e momentos de lazer.

    O espaço conta com lago, quiosques, pistas para caminhada, ciclovia, parque de diversões e uma área coberta para a realização de feiras e exposições. Também é possível encontrar quadras para a prática de diversos esportes como vôlei, futebol e basquete.

    O lugar fica aberto ao público todos os dias e a entrada é gratuita. No local, é possível alugar bicicletas para percorrer todo o parque.

    Memorial JK

    Memorial JK
    Fonte: Unsplash

    Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial Juscelino Kubitschek faz uma homenagem ao então presidente, que foi o responsável por idealizar a cidade de Brasília.

    No local, é possível conhecer mais sobre a história de Juscelino, que é contada a partir de uma coleção de objetos que eram de uso pessoal do ex-presidente.

    Além disso, no espaço você encontrará fotos da época da construção da capital, reproduções fidedignas de cômodos que pertenciam a ele. Durante o passeio, você poderá visitar a sepultura onde estão os seus restos mortais. 

    O horário de visitação acontece de segunda a domingo, das 9h às 18h.

    Memorial dos Povos Indígenas

    Entre as imagens de monumentos de Brasília mais interessantes, não podemos deixar de citar o Memorial dos Povos Indígenas, projetado Niemeyer em formato de espiral, que faz referência a uma maloca redonda dos índios Yanomami.

    O espaço apresenta exposições de peças sobre diversas tribos indígenas de várias regiões do país, além de uma área destinada para a realização de eventos educativos.

    O local funciona de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

    Esplanada dos Ministérios

    Esplanada dos Ministérios
    Fonte: Edilson Rodrigues/Agência Senado / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A Esplanada dos Ministérios é um dos lugares na capital federal que todo turista deve conhecer ao visitar Brasília. Esse espaço possui um enorme gramado, que abriga os 17 prédios administrativos dos Ministérios.

    Nesse local, é possível visualizar os prédios de Brasília construídos de maneira uniformes e enfileirados dos lados da avenida que corta a Esplanada. Aproveite para registrar tudo com belas fotos!

    Praça dos Três Poderes

    A Praça dos Três Poderes é um dos locais mais visitados do Distrito Federal, pois é neste local que estão localizados os principais edifícios do Governo.

    É lá que estão o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, que representam os três poderes do Brasil: executivo, judiciário e legislativo.

    A Praça é palco de grandes eventos da cidade e fica sempre movimentada durante cerimônias oficiais como o hasteamento da bandeira e a troca da guarda do palácio presidencial. 

    Congresso Nacional

    Considerado o cartão-postal da capital do Brasil, o Congresso Nacional abriga os dois edifícios do Poder Legislativo, sendo um dos monumentos de Brasília mais importantes do país.

    Ao chegar ao local, você vai se deparar com duas cúpulas, que representam os plenários, sendo a cúpula côncava, onde está localizada a Câmara dos Deputados e a cúpula convexa, o Senado Federal.

    O Palácio do Congresso Nacional recebe visitas das 8h30 às 17h30. O lugar não fica aberto para visitação às terças e quartas-feiras.

    Quem projetou os principais monumentos da cidade de Brasília?

    Para os leitores que se perguntam quem projetou os principais monumentos da cidade de Brasília, saiba que muitos dos mais importantes edifícios e estruturas foram projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, como já falamos, além de Burle Marx e Lucio Costa.

    Esses foram os três principais profissionais que atuaram no projeto arquitetônico da capital federal, mas muitos outros nomes, tanto famosos como anônimos contribuíram para a criação da cidade mais importante do Brasil.

    Passagens aéreas para conhecer os Monumentos de Brasília

    Conhecer os monumentos de Brasília é “mergulhar” em uma parte muito interessante da história do Brasil e entender um pouco mais sobre o funcionamento dos principais poderes.

    Para turistar pela capital federal economizando desde o início, a dica é não deixar a compra das suas passagens para a última hora. 

    Esperar para reservar o seu voo em cima da data de embarque pode custar um pouco mais caro. Pense nisso!

    Se você quer garantir economia, concentre as suas pesquisas na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo que, além de apresentar os preços mais baratos do mercado, também permite uma navegação facilitada.

    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife CPV Campina Grande 22 Set 26 Set R$ 218 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 19 Nov 21 Nov R$ 225 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 24 Out 05 Nov R$ 225 Azul MVF Mossoro NAT Natal 27 Ago 30 Ago R$ 228 Azul NAT Natal MVF Mossoro 27 Ago 30 Ago R$ 228 Azul MAO Manaus PIN Parintins 20 Ago 23 Ago R$ 261 Ver mais ofertas

    No nosso site, os viajantes podem comparar voos em dias, horários e companhias aéreas diferentes

    Para conseguir uma viagem ainda mais em conta, realize o seu cadastro para ser notificado sempre que o trecho escolhido mudar.

    Quer voar barato para Brasília com as melhores vantagens? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Turismo em Brasília e arredores: dicas de passeios incríveis

    Turismo em Brasília e arredores: dicas de passeios incríveis

    O que fazer em Brasília: 27 principais pontos turísticos da capital federal

    O que fazer em Brasília: 27 principais pontos turísticos da capital federal