Morar na França: guia completo com dicas e custos e mais!

Para muitos, morar na França é um sonho — pergunte para a Emily em Paris. O histórico de revolução e vanguarda, atrai a atenção de milhares, tornando o país em um destino preferido.

Além das belas paisagens e monumentos, as cidades francesas são conhecidas pela sua organização e o cuidado com a sua população.

Como é morar na França? 

Conhecida internacionalmente pela sua arte, moda e beleza arquitetônica, a França é um país de tirar o fôlego.

Sua beleza campestre mistura-se harmonicamente com a modernidade dos prédios e edifícios. 

Por ser um país economicamente estável — um dos destaques dentro da União Europeia —, proporciona equilíbrio para a maioria dos seus moradores.

Além disso, a França é repleta de pontos e cidades turísticas. Por isso, é natural que os franceses e imigrantes que ali vivem interajam com uma diversidade de culturas.

Se você está buscando qualidade de vida e oportunidades de crescimento profissional e pessoal, a França é um excelente país para morar. 

Como faço para morar na França legalmente?

Há alguns passos que ajudam a conseguir a liberação para morar em território francês. 

Os principais requisitos são:

Visto 

Brasileiros que desejam morar na França necessitam ter um visto de permanência no país europeu.

Cada tipo de visto serve para um determinado objetivo e sua escolha deve ser de acordo com os seus planos no país. 

No momento de verificar a permissão do seu pedido, o Ministério das Relações Exteriores vai levar em consideração se aquele visto é adequado para os seus planos.

São várias as modalidades de vistos que possibilitam a entrada no país. Para solicitá-lo é preciso dirigir-se ao Consulado Francês, antes da viagem.

As principais modalidades de vistos para viver na França, são:

Documentos para imigração

É necessário apresentação de alguns documentos para conseguir entrar no país. A documentação varia conforme o visto, mas o padrão solicitado é: 

Carte de Séjour 

Para morar na França é obrigatório ter um documento chamado Carte de Séjour (cartão de residência).

Para consegui-lo é necessário dirigir-se até o consulado francês — assim que chegar no país — e preencher um formulário que se chama Office Français de I’Immigration et de I’Intégration.

O Carte de Séjour é basicamente uma carteira de identidade para o estrangeiro. Após a solicitação, ele ficará pronto em até três meses.

Carte Vitale 

A França tem um diferencial que outros países não oferecem, que é o Cartão Vitale. Ele funciona como um seguro de saúde. Os estrangeiros que o solicitam, podem ter de 60% a 70% de todas despesas médicas custeadas pelo governo francês.

Não é nada bom estar em um outro país e não ter um plano de saúde ou algo que possa fornecer segurança a você. Por isso, quando completar uns três meses de estadia no país, você pode solicitar o seu Carte Vitale na Caisse Primaire d’Assurance Maladie (CPAM).

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

Está empolgado para morar na França? Já está na hora de pensar em garantir sua passagem aérea, um lugar confiável e com um preço que cabe no seu bolso é só nas Passagens Promo.

Custo de vida na França

O custo de vida na França varia conforme o estilo de vida. Algumas características são fundamentais para encarecer a estadia nas cidades francesas, tais como:

Algumas cidades oferecem melhores condições de vida, com imóveis mais baratos. É o caso de Saint-Étienne, na região dos Alpes franceses. O preço médio do metro quadrado é de 7,8€, com plano mensal de transporte em torno de 47€.  

Geralmente, as cidades com moradias mais baratas têm números populacionais menores. Além de Saint-Étienne, as outras regiões mais baratas são:

Melhores cidades da França para morar 

A França é um país composto de várias cidades turísticas, algumas mais metropolitanas e outras com características mais de vila. 

Um país que agrada todos os gostos por causa da sua diversidade e da sua economia bem desenvolvida. 

E oferece boas oportunidades de trabalho e de estudo. É um território composto por belas cidades e paisagens cativantes.

Cada uma reserva um estilo de vida, para escolher qual cidade morar é fundamental avaliar qual combina mais com você. 

O país, como um todo, oferece boa qualidade de vida, segurança e excelentes passeios. 

Paris 

A cidade luz e do amor é um dos destinos mais românticos do mundo. Paris possibilita várias oportunidades para quem escolhe morar lá. 

O turismo é o carro-chefe da cidade, puxando várias oportunidades de emprego. Além disso, é esse turismo que mantém a cidade agitada.

Existem várias opções de coisas para fazer nessa cidade: passeios, cafeterias, restaurantes, teatros, museus, palácios e etc. 

Paris é a cidade mais cara para se viver na França. Reservando para seus moradores lugares badalados e luxuosos.

Lille

Lille é a quarta maior cidade da França, lá você pode encontrar excelentes oportunidades de emprego e de estudos. Muitas instituições de ensino oferecem oportunidades para intercâmbio.

Reserva um clima chuvoso e uma arquitetura metropolitana, que ainda está mesclada com imóveis do século XVII com tijolos avermelhados.

A proximidade com Paris faz com que muitos moradores de Lille viagem para a cidade luz nos finais de semana. O trajeto é fácil de fazer com um Train à Grande Vitesse (trem de alta velocidade).

Lourdes

Lourdes é uma cidade bastante conhecida e admirada entre os católicos. Ela reserva vários santuários, carregando a história da cidade. 

Uma cidade que cativa vários fiéis e a admiração de muitas pessoas, por causa da história e da tranquilidade que oferece aos seus moradores.

Enquanto Paris é uma cidade badalada, Lourdes é mais pacata. É um ponto de turismo religioso, recebendo uma série de cristões ao longo do ano.

Com este grande número de turistas, várias vagas de emprego são disponibilizadas no ramo. 

Estrasburgo

Estrasburgo tem um visual deslumbrante com diversas influências culturais que podem ser vistas em sua arquitetura e culinária. 

Apesar do estilo de vida mais calmo, próximo a uma vila, há uma harmoniosa mistura com a modernidade, principalmente nos edifícios mais novos. 

Lyon 

Lyon é considerada a cidade do futuro, isso devido aos seus vários laboratórios de pesquisa. Um ambiente propício para a formação educacional, atrativo ideal para pessoas estudiosas do mundo.

É a terceira maior cidade da França (atrás de Paris e Marseilles). Por isso, é um ambiente com boas oportunidades de emprego e uma economia cada vez mais crescente.

Se o seu maior intuito é ter um bom emprego e estudar em uma das melhores instituições de ensino da França, a sua melhor escolha será Lyon .

Cannes

Cannes é conhecida principalmente por causa do Festival de Cinema, um dos mais reconhecidos no mundo. Quando ocorre, a cidade recebe milhares de turistas e aquece a economia da cidade.

De tal maneira, que os setores do turismo tem uma grande demanda por mão de obra de profissionais qualificados para este setor.

É uma cidade bastante elegante, com vários hotéis de luxo e praias lindas. Morar em Cannes é viver perto do glamour e ter à sua disposição várias atrações. Levando em consideração esses aspectos o custo de vida é alto. 

Nimes 

Nimes é diferente das grandes cidades metropolitanas da França, seu estilo é mais camponês e cheio de monumentos históricos. 

Morar nela é ter uma vida mais pacata e rodeada de história. É uma cidade que mantém os traços franceses e romano, pois teve grande influência do Império Romano.

Cassis 

Cassis é um verdadeiro paraíso, com seu mar azulado trazendo um contraste magnífico para esta cidade. 

A beleza das suas praias e das suas ruas trazem um visual único para essa cidade.

Suas ruas estreitas e suas lojas de artesanato são excelentes para os turistas que estão buscando uma viagem mais sossegada. 

Agora, imagine morar lá! Um lugar tranquilo e com uma paisagem belíssima.

Montpellier

Montpellier é a cidade adequada para quem vai morar na França com a família, o seu clima é agradável, não é uma cidade tão movimentada e também tem ótimas oportunidades de emprego. 

Uma característica que a tornou referencial é o transporte público, ele é bem organizado e percorre toda a cidade.

Além disso, ela é a precursora dos écoquartier que são bairros em áreas urbanas com um planejamento sustentável.

Rennes

Rennes é uma daquelas cidades que é bastante agradável para morar, dispõe de um patrimônio histórico fenomenal, sua economia é estável e  segurança também. 

Para quem procura qualidade de vida e tranquilidade, morar em Rennes é perfeito, com uma arquitetura que prevalece mais o estilo de vila e que não deixa a desejar nas suas inúmeras opções de atrações. 

Bordeaux

Bordeaux é uma das cidades mais conhecidas da França, principalmente pelos seus vinhos. É rica em beleza arquitetônica e de paisagens naturais.

O custo de vida não é um dos mais altos na França, podendo ser uma opção acessível para viver.Ela também não deixa a desejar em seus restaurantes e cafeterias, a culinária é uma referência em Bordeaux.

Toulouse 

Toulouse  é uma cidade bastante desenvolvida. Oferece qualidade de vida e oportunidades para crescimento profissional, principalmente para quem é da área de TI.

O transporte público também é referência, assim como as universidades. Para quem busca desenvolvimento, Toulouse é uma opção para intercâmbios. 

Mercado de trabalho na França 

A França é um dos países mais procurados na Europa para morar, já que oferece diversas oportunidades para o crescimento profissional e uma qualidade de vida que dificilmente você encontraria em outro país. 

Alguns setores que estão em alta no país e mantém expectativa de crescimento, são:

Se você não tem um diploma ou não é especializado em uma dessas áreas não fique triste, a França também oferece mercado profissional para:

A demanda de profissionais varia conforme a cidade e região, uma pesquisa importante de se fazer antes de mudar.

Outro fator que torna a França um bom país para viver é porque há algumas políticas assistencialistas. 

Qual o salário mínimo na França?

Atualmente o salário mínimo da França é R$1.539,42 EUR, um salário que trás conforto. 

Na rotina de trabalho, os feriados e finais de semana não são contabilizados nas férias — como acontece no Brasil. Elasserão totalmente calculadas pelos dias úteis. 

Como estudar na França? 

A França é um importante pólo de desenvolvimento acadêmico. Diversos estudantes procuram o país para fazer intercâmbio.

A fim de facilitar o ingresso em universidades, o governo francês oferece vários benefícios. Além disso, há opções de bolsa de estudos.

Para conseguir esses benefícios pode entrar em contato com a Campus France que é responsável por ofertar o ensino superior para os estrangeiros. Uma dica é procurar quais são as melhores universidades da França e sua localização. 

Dessa forma, você poderá compreender o custo de vida na cidade da universidade. Escolher uma boa universidade envolve também pensar na qualidade de vida.

Como é o lazer na França? 

No verão os franceses escolhem realizar atividades ao ar livre, nesse momento eles aproveitam as praias e os lugares mais paradisíacos do país. 

No inverno, muitos preferem lugares mais fechados como museus, restaurantes, teatros e cafeterias. O país tem uma rica história na gastronomia. 

Vantagens de morar na França

A França oferece aos seus turistas e moradores uma experiência única. É um país cheio de benefícios e pontos positivos. Algumas das principais vantagens de morar na França é:

São os principais aspectos que tornam este país um dos mais procurados. Além disso, é  um lugar bastante turístico, durante todo o ano tem um bom número de visitantes. 

Já que suas cidades reservam belezas peculiares em cada época do ano. No frio você pode curtir mais os restaurantes e ambientes luxuosos e no calor, praias. 

Desvantagens de morar na França

Todo o país reserva seus pontos positivos e negativos, apesar da França ser um lugar repleto de oportunidades e de boas opções de lazer, há algumas desvantagens em morar lá. 

A principal desvantagem é se adaptar a uma língua nova, leis e costumes, algumas pessoas têm mais facilidade nesse processo, enquanto outras sofrem até alcançarem o ritmo da nova vida.

Geralmente, brasileiros sofrem com aspectos culturais, como a forma mais reservada dos franceses Por isso, no começo, podem sentir um certo desconforto. 

Morar na França é uma oportunidade de crescimento profissional e cultural. Embora haja percalços na adaptação, é possível aproveitar ao máximo a cultura e vantagens em se viver no território francês.

Encontre os melhores preços de passagens aéreas 

Agora, chegou o momento de adquirir sua passagem para morar no país dos seus sonhos. Nada melhor do quê utilizar do buscador das Passagens Promo para te ajudar a encontrar os melhores preços e promoções de passagens aéreas.

Recomendado para você
Annecy: belezas, passeios, localização e mais!

Annecy: belezas, passeios, localização e mais!

Monte Carlo, Mônaco: onde fica, como é, quantos dias leva para conhecer e mais!

Monte Carlo, Mônaco: onde fica, como é, quantos dias leva para conhecer e mais!

O encantos e belezas da cidade de Lille, França

O encantos e belezas da cidade de Lille, França

Lourdes, França: o que você precisa saber antes de visitar!

Lourdes, França: o que você precisa saber antes de visitar!

Lugares da França: cidades e regiões para visitar e contemplar as belezas!

Lugares da França: cidades e regiões para visitar e contemplar as belezas!

Cidades turísticas na França: quando ir, documentos e cidades imperdíveis

Cidades turísticas na França: quando ir, documentos e cidades imperdíveis