Morretes, PR: conheça as praias, restaurantes e dicas de turismo desta cidade!

Morretes, PR, é uma cidade pitoresca e cheia de charme, tendo uma forte herança do período colonial, além de ser cercada pela Serra do Mar, o que torna a natureza sua principal companhia. 

Fundada no século XVIII, a cidade é considerada uma das pérolas do litoral do Paraná, normalmente procurada por turistas que estão em busca de descanso, clima agradável, boa gastronomia e história.

Preparado para conhecer um pouco mais sobre esse destino surpreendente? Então, confira as melhores atrações, quando viajar, onde comer e muito mais. 

Compre passagens aéreas com os melhores preços e descontos neste link!

Morretes, PR: história, cultura e belezas naturais!

Morretes é um destino encantador, famoso por preservar a arquitetura colonial das suas igrejas e casarões que, hoje, abrigam restaurantes e lojas. 

Além das suas memórias que ainda estão vivas nos cenários da cidade, a natureza também é um espetáculo à parte.

Cercada pela Serra do Mar, ao entorno da região você encontra montanhas, vales, riachos, rios e cachoeiras, que podem ser conhecidos de pertinho em viagens de trem ou caminhadas.

Como se não bastasse, a gastronomia também é excelente, agradando aos paladares mais exigentes.

Onde fica Morretes?

Onde fica Morretes?
Fonte: Pexels

Ao fazer uma viagem para o Paraná, é importante que você entenda onde fica Morretes, pois, assim, fica mais fácil elaborar o seu roteiro. 

A cidade está localizada na região litorânea paranaense e aos pés da Serra do Mar, coladinha com a capital Curitiba.

Como ir para Morretes?

Por ficar bem pertinho de Curitiba, a rota mais comum para chegar ao destino é desembarcar no Aeroporto Internacional.

Ao chegar, você pode seguir viagem até Morretes de carro alugado ou, se preferir, é possível fazer o percurso de ônibus, que é operado pela Viação Graciosa.

Há veículos que partem da capital paraense várias vezes ao dia e a passagem custa em torno de R$ 30 (cotação feita em junho de 2021).

Qual a distância de Curitiba a Morretes?

Qual a distância de Curitiba a Morretes?
Fonte: Pixabay

Para quem se pergunta qual a distância de Curitiba à Morretes, saiba que é de menos de 70 km de distância, o que favorece, inclusive, uma viagem bate-volta, para quem estiver hospedado na capital.

A viagem entre os destinos é bem rápida e tem duração de aproximadamente 1h30, podendo variar de acordo com o meio de transporte escolhido. 

Como é o clima em Morretes?

A 11 metros acima do nível do mar, o clima da cidade é quente e temperado ao longo do ano e as temperaturas são agradáveis na maioria dos meses, o que torna o destino uma boa opção em qualquer estação.

Dessa forma, a melhor época será sempre aquela que atende aos seus gostos e necessidades. 

No inverno, por exemplo, as temperaturas ficam em torno de 15°, um clima perfeito para quem quer aproveitar o frio da serra. 

Mas se a intenção é fugir das baixas temperaturas, uma boa pedida é a temporada entre a primavera e o verão, que vai de setembro a março, quando as temperaturas estão mais elevadas e as chuvas não são tão significativas.

Passagens aéreas para Morretes, PR

Para fazer um delicioso passeio turístico para Morretes, nada melhor do que economizar, sempre que possível, não é verdade?

Para os turistas que estão sempre em busca de preços baixos, principalmente, quando o assunto são as passagens aéreas, seu lugar é no nosso site de buscas, Passagens Promo.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Nossa plataforma tem ganhado a preferência dos viajantes por reunir os voos mais baratos do mercado, além de apresentar sempre as promoções mais vantajosas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Para não perder as melhores ofertas, cadastre o seu e-mail no nosso site para que possamos te enviar notificações sempre que o trecho de viagem desejado entrar em promoção. 

Aproveite e siga-nos nas redes sociais, pois você ficará por dentro dos melhores descontos.

Mapa de Morretes, PR

Para aproveitar a viagem e elaborar o melhor roteiro turístico, tenha um bom mapa Morretes, PR, pois ele será essencial mesmo antes de chegar ao destino.

Com um guia turístico completo, fica mais fácil entender onde a cidade fica no estado do Paraná e as rotas mais fáceis e rápidas para chegar em Morretes com economia e agilidade.

O que fazer em Morretes?

Para te ajudar a escolher o que fazer em Morretes, nada melhor do que conhecer as principais atrações antecipadamente. 

Por isso, listamos aqui os pontos turísticos que todo mundo tem que conhecer ao viajar para a cidade paranaense. Veja só!

Estrada da Graciosa

A estrada da Graciosa é um local que você precisa conhecer nas suas andanças, já que ela é considerada uma das vias mais bonitas do Brasil.

A estrada está localizada no maior trecho preservado da Mata Atlântica do país, marcada por florestas, pequenos jardins de hortênsias, cachoeiras, riachos, picos e montanhas, que tornam o cenário um verdadeiro espetáculo.

Ao fazer esse passeio turístico Morretes, é bom ficar atento durante o trajeto, pois ele é longo e bem sinuoso, mas saiba que cada quilômetro é uma surpresa diferente com paisagens naturais de tirar o fôlego.

Passeio de trem

Passeio de trem
Fonte: Pexels

E que tal percorrer as ferrovias da Serra do Mar a bordo de uma locomotiva? Esse, sem dúvida, é um daqueles passeios que todo turista deve fazer ao viajar para essa região do estado.

O trajeto é oferecido pela empresa Serra Verde Express e proporciona aos seus passageiros uma viagem inesquecível pela histórica Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que foi inaugurada pela princesa Isabel, em 1885.

Além da história da região, que é contada pelos guias, o grande destaque desse passeio em Morretes é justamente o caminho, cercado de muito verde, vales, montanhas, túneis e quedas d’águas em meio à mata fechada, um cenário perfeito para fotos. 

O trajeto dura cerca de três horas e meia e você poderá fazer uma “viagem ao Brasil dos séculos XVIII e XIX” a bordo de um trem, inspirados nas antigas locomotivas da época. 

Centro Histórico

E por falar em suas memórias mais antigas, o seu roteiro turístico só ficará completo depois que percorrer as ruas estreitas do centro histórico de Morretes, PR, cercadas de casarões em estilo colonial.

O mais legal é que a cidade soube preservar a arquitetura das casas e edifícios construídos naquela época, que hoje abrigam lojinhas de souvenires, restaurantes, bares e sorveterias.

Caminhe também pelo Largo Dr. José dos Santos Pereira Andrade, às margens do Rio Nhundiaquara, para observar a cidade de Morretes, do século 18. 

Paróquia Nossa Senhora do Porto

Ainda no centro histórico, inclua nos seus passeios pela cidade de Morretes, PR, uma visita à Paróquia Nossa Senhora do Porto, datada do ano de 1812.

No alto de uma escadaria, essa charmosa igreja preserva a arquitetura colonial, com um sino imperial, vindo de Portugal, que possui o brasão do Império, datado de 1854, além de uma cruz e um relógio.

No interior, há uma pintura em óleo da via sacra, uma obra do pintor morretense Theodoro de Bona.

Parque Estadual Pico do Marumbi

Parque Estadual Pico do Marumbi
Fonte: V.Agostinelli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Além de muita história, belas paisagens não faltam nos roteiros turísticos. 

Para quem gosta de contato com a natureza, não deixe de contratar um guia para visitar o Parque Estadual Pico do Marumbi, um dos pontos turísticos em Morretes, PR, mas visitados da cidade.

O local abriga o Conjunto Marumbi, um complexo de montanhas com nove 9 picos, na Serra do Mar, considerado o berço do montanhismo no país, já que foi a primeira região utilizada para a escalada esportiva.

O mais legal é que o trekking até as montanhas têm diferentes níveis de dificuldade e você pode escolher a mais adequada para o seu estilo. 

Durante o trajeto, você terá a companhia de muita verde e ainda poderá admirar a fauna e flora da região. 

Rio Nhundiaquara

O Rio Nhundiaquara é um importante local turístico para a cidade, pois ao seu redor existem muitos bares e restaurantes, que ficam sempre movimentados aos finais de semana, feriados e durante a noite.

Além disso, o rio também é uma verdadeira atração para quem curte esportes radicais, já que você pode se aventurar no boia cross e descer por suas pequenas corredeiras.

Parque temático Hisgeopar

Na hora de escolher o que fazer em Morretes, PR, o Parque Hisgeopar é uma ótima opção especialmente para os turistas que viajam com as crianças.

O parque possui uma enorme maquete que conta um pouco do estilo de vida da cidade em vários períodos e apresenta também diferentes fases da economia no estado do Paraná, a partir de cenários muito reais.

Os visitantes podem conhecer um pouco da geografia da região com maquetes de praias, montanhas, vegetação e muito mais. 

O mais legal é que essa “cidade de mentirinha” também é acompanhada de personagens importantes, como os tropeiros, que habitavam a cidade, no passado. 

Cachaçaria Morretes

Cachaçaria Morretes
Fonte: Pxhere / CC0

As cachaças de Morretes, PR, estão entre as mais famosas do país

Inclusive, a cidade já teve até rótulo premiado, que é a cachaça Porto Morretes Premium, considerada a melhor cachaça do Brasil na Cúpula da Cachaça, um dos concursos mais importantes do setor.

Para conhecer um pouco da história da bebida e experimentar uma das cachaças mais gostosas do Brasil, não deixe de visitar a Cachaçaria Morretes e fazer uma degustação oferecida pelo local.

A Cachaçaria tem ainda lojinhas, que vendem bebidas em miniaturas para você levar para a casa.

Cachoeiras

Em dias de sol e calor, que tal se refrescar nas cachoeiras de Morretes? Cercadas por muito verde, a maioria delas tem fácil acesso e você pode aproveitar para se divertir em meio à natureza. 

As cachoeiras do Jajá, Salto Bom Jardim e Salto do Sagrado estão entre as mais visitadas por conta das suas belezas e também por proporcionar grandes quedas d’água com bons poços, perfeitos para o banho.

A cachoeira dos Macacos é considerada um dos pontos turísticos em Morretes, PR, mais bonitos da cidade.

Com 70 metros de altura, a queda d’água fica em uma formação rochosa, que escorre por um paredão até cair em uma piscina de águas cristalinas. Um espetáculo!

Tem praia em Morretes, Paraná?

Mesmo localizada em uma área litorânea do estado, saiba que não tem praia em Morretes, Paraná.

Se você quiser aproveitar o mar, saiba que a Praia do Leste, no Pontal do Paraná, é uma boa opção, já que fica a cerca de 65 km de distância e é considerada uma das praias do Paraná mais bonitas.

Restaurantes em Morretes, PR

Restaurantes em Morretes, PR
Fonte: Pxhere / CC0

Não faltam restaurantes em Morretes, PR, que servem o melhor da gastronomia paranaense.

A Villa Morretes é um restaurante para quem gosta de uma boa refeição na companhia de uma linda vista. 

Localizada às margens do Rio Nhundiaquara, o local oferece um cardápio variado de peixes, frutos do mar. Experimente o linguado ao molho de maracujá.

Outro restaurante em Morretes, PR, que faz o maior sucesso entre os turistas e moradores locais é o Celeiro Ecogastronomia, o endereço certo para os turistas que querem comer bem e ficar bem pertinho da natureza.

Instalado em um celeiro e cercado por muito verde, o restaurante oferece pratos típicos preparados no fogão à lenha, o que garante ainda mais sabor às comidas.

A maioria dos pratos são preparados com ingredientes orgânicos e há uma mesa farta de vegetais, legumes e saladas.

Aproveite a sua visita à cidade para experimentar o famoso barreado, prato de origem açoriana típico da região, feito com carne bovina cozida por horas em panela de barro com farinha. Vale a pena conhecer!

O que fazer em Morretes em 1 dia?

Se você não tem muito tempo para ficar na cidade e quer saber o que fazer em Morretes em 1 dia, opte pelas atrações históricas e também por pontos turísticos que ficam próximos um do outro. 

Em uma viagem bate-volta, faça um passeio pelo centro histórico, visite a Paróquia Nossa Senhora do Porto, o Parque temático Hisgeopar e a Cachaçaria Morretes

Se puder, faça o trajeto entre Curitiba e Morretes de trem. Você vai amar o espetáculo da natureza, além de conhecer um pouco da história da cidade. 

Cotação de passagens aéreas para Morretes, PR

Já sabe o que conhecer em Morretes, PR? Então, que tal começar a fazer as cotações das passagens aéreas para visitar o litoral do Paraná?

Se você é daqueles turistas que não dispensam a economia, é bom reservar o seu voo com bastante antecedência, pois os valores das passagens começam a subir ao passo que a data de embarque se aproxima.

Faça as suas buscas na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que apresenta as opções mais baratas do mercado e também as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 244 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 18 Jun 19 Jun R$ 257 Gol GYN Goiânia BSB Brasília 15 Jun 20 Jun R$ 266 LATAM BSB Brasília GYN Goiânia 15 Jun 20 Jun R$ 272 Azul CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 02 Mai 04 Mai R$ 273 Ver mais ofertas

Ative o alerta de preços e receba avisos sempre que o trecho de viagem escolhido entrar em promoção. 

Quer viajar para o Paraná com economia e com as melhores condições? De Promo você pode!

Recomendado para você
Praia de Guaratuba: conheça onde fica e o que fazer nesse destino

Praia de Guaratuba: conheça onde fica e o que fazer nesse destino

Clima em Londrina: médias das estações, quando viajar e o que fazer

Clima em Londrina: médias das estações, quando viajar e o que fazer

Cidades do Paraná: 10 lugares que vão te fazer se apaixonar!

Cidades do Paraná: 10 lugares que vão te fazer se apaixonar!