Namíbia: confira nossas curiosidades, como a língua, história e localização e pontos turísticos!

Ainda desconhecida por boa parte dos viajantes brasileiros, a Namíbia é um formidável destino africano que merece um lugar no seu próximo roteiro de viagem.

Badalado destino entre mochileiros por seu baixo custo, o país abriga atrações democráticas, com opções para todos os públicos, que vão desde safáris a cidades históricas, passando por praias paradisíacas e pelo deserto!

Neste artigo, vamos te contar todos os motivos para incluir o destino nos seus planos e as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro! Vamos lá!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Namíbia: informações, dicas e curiosidades sobre o país!

Conhecida como “África para iniciantes”, a Namíbia é um país que sabe receber bem seus visitantes, muitos deles interessados nas inúmeras belezas naturais espalhadas por todos os cantos.

Os viajantes podem contar com boa infraestrutura, preços baixos e muitos pontos turísticos incríveis!

É possível encontrar de tudo um pouco: cânions, extensas savanas, desertos a perder de vista, oásis, lagos habitados por flamingos e muitas praias, incluindo um dos únicos lugares do mundo onde o deserto encontra o mar.

Para conhecer todas essas belezas com segurança e praticidade, você só não pode se esquecer de fazer um bom planejamento de viagem.

Dessa forma, será mais fácil planejar seus deslocamentos entre destinos e atrações locais, montar uma previsão de gastos e escolher a melhor época para viajar.

Nesse sentido, montamos um guia com as principais informações que você vai precisar para definir o seu roteiro de viagem, veja só!

Onde fica a Namíbia?

Onde fica a Namíbia?
Fonte: Unsplash

Antiga colônia da Alemanha, a Namíbia fica na costa sudoeste da África, no meio do caminho entre o Deserto do Kalahari e o Oceano Atlântico.

O país, que tem quase o tamanho do estado do Mato Grosso, faz fronteira com outros destinos africanos badalados, como África do Sul, Angola, Botsuana e Zâmbia.

Mapa da Namíbia

O mapa namibiano é recheado de belezas naturais, como desertos, montanhas e praias, além de cidades com excelente infraestrutura, incluindo a vibrante capital Windhoek. Veja só!

Como ir à Namíbia?

Embora mais de 6.500 km separem o Brasil da Namíbia, não é difícil chegar ao país africano. 

O Aeroporto Internacional Hosea Kutako recebe voos regulares a partir de vários destinos, incluindo voos com escalas a partir do Brasil, via Qatar, Emirates, Air France, Lufthansa e outras companhias aéreas.

Você também poderá voar com praticidade a partir de países vizinhos, como Zimbábue, Botsuana e África do Sul. 

Dicas para fazer turismo na Namíbia

Dicas para fazer turismo na Namíbia
Fonte: Pixabay

Estamos falando de um dos países mais jovens da África, que só conquistou a independência na década de 1990.

Está pensando em conhecer esse destino incrível? É melhor fazer o “dever de casa” e caprichar no planejamento para garantir uma viagem tranquila. Confira!

Qual é a moeda da Namíbia?

A Namíbia é um dos poucos países com mais de uma moeda oficial. Além do dólar namibiano (NAD), o rand sul-africano também é aceito em larga escala.

A cotação das duas moedas é a mesma: R$ 0,37 (em 1 de novembro de 2021).

Namíbia: língua oficial

Namíbia: língua oficial
Fonte: Pixabay

Apesar de ser uma antiga colônia alemã, o país não adota o alemão como idioma oficial. O inglês é a língua local, falada no dia a dia e ensinada nas escolas locais.

Mas não se engane, pois o inglês não é a única língua falada por lá: boa parte dos 2 milhões de habitantes do país também fala dialetos tradicionais e idiomas regionais.

Namíbia: clima

O país africano é um dos mais áridos do mundo, onde pode não chover nenhuma gota sequer ao longo de um ano. 

Por isso, é imprescindível escolher bem a época da sua viagem para garantir a melhor experiência possível.

Vale a pena fugir do intenso verão africano, de outubro a fevereiro, quando os termômetros ficam acima dos 40ºC e os animais se dispersam, dificultando a vida dos turistas nos safáris de observação.

Nesse sentido, qualquer outra época do ano pode ser uma boa alternativa para fugir do calor extremo, especialmente no inverno, de junho a agosto, ocasião em que as temperaturas ficam amenas, entre 7ºC e 24ºC.

Encontre passagem para Namíbia em promoção!

Quer conhecer um dos destinos mais fantásticos da África com economia? 

Então faça a sua cotação de passagens aéreas promocionais em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

O sistema moderno do Passagens Promo faz um trabalho pesado de pesquisa de preços para você: o viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. 

Em segundos, nossa plataforma te mostra as melhores ofertas para o destino e o período que você procura!

Para potencializar a sua pesquisa, você pode até utilizar a ferramenta de economia em dias próximos e cadastrar seu e-mail no alerta de preços

Assim, você não perde nenhuma promoção e viaja com economia!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que fazer na Namíbia

Este apaixonante país africano é um lugar que mistura culturas ancestralidade, belezas naturais e boa infraestrutura para oferecer uma experiência de turismo inesquecível a seus viajantes.

Por lá, você poderá conhecer o segundo maior cânion do mundo, o deserto mais antigo da Terra, o lugar onde o deserto encontra o mar, savanas cheias de vida e muitos outros lugares inesquecíveis!

Confira o que fazer na Namíbia!

Etosha National Park 

Etosha National Park
Fonte: Olga Ernst / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O gigantesco Etosha National Park protege uma área de mais de 22 mil km², onde vivem centenas de espécies botânicas e animais, especialmente famosos mamíferos africanos, como leões, girafas, leopardos, zebras e rinocerontes.

Por essas e outras, um safári pelo Etosha é simplesmente imperdível para quem visita o país!

O parque abre as portas ao nascer do sol e fica aberto o dia inteiro. Também é possível agendar safáris noturnos pela reserva: uma oportunidade ímpar de conhecer a savana na madrugada!

Para curtir o passeio com mais conforto, é altamente recomendado que você faça o safári durante os meses mais frios, quando a observação de animais fica mais fácil.

De qualquer forma, não importa a data da sua viagem, prepare-se para se apaixonar por um dos principais santuários de vida animal da África!

Deserto da Namíbia E Dead Vlei 

Mais de 70% do território do país é coberto por desertos, o que significa que você provavelmente vai passar por uma região desértica em algum momento da sua viagem.

No entanto, nenhum roteiro pelo país está completo sem uma visita ao mais famoso deles, o deserto da Namíbia, ou Sossusvlei, uma faixa árida com 1.300 km de extensão e 160 km de largura na costa oceânica.

Também conhecido como Deserto do Namibe, trata-se do deserto mais antigo do mundo, formado há mais de 43 milhões de anos, onde dunas e planícies parecem dançar com o vento ao longo de todo o litoral do país.

A Big Daddy é a maior duna de Sossusvlei, chegando a impressionantes 380 metros de altura, de onde é possível contemplar boa parte do mar de areia.

Vale a pena se organizar para conhecer o deserto no nascer do dia ou durante o pôr do sol, quando as dunas são coloridas por diferentes tons de laranja e vermelho.

Se você preferir uma experiência ainda mais imersiva, que tal se hospedar em um dos hotéis instalados em Sossusvlei?

Depois de conhecer o deserto, nada melhor que visitar um dos trechos mais curiosos do país, o Dead Vlei, ou Vale Morto.

A área inóspita foi completamente bloqueada por dunas e deixou de receber água da chuva. 

Como resultado da ação do tempo e da falta de água, as árvores da região morreram e ganharam aspecto petrificado.

As árvores, que têm cerca de 900 anos, formam um cenário incrível e diferente de tudo que você já viu, especialmente por conta do contraste entre o céu sempre azul e o vermelho das dunas.

Em outras palavras, um dos lugares mais incríveis de toda a África!

Fish River Canyon

O Fish River Canyon é o maior do Hemisfério Sul e o segundo maior do mundo, atrás apenas do Grand Canyon dos Estados Unidos.

A imensa garganta cravada na terra é formada pelo rio Fish (ou Fish River, em inglês), com 160 km de extensão, 27 km de largura e 550 metros de profundidade em alguns trechos.

Todo o cânion é protegido por um parque nacional, cuja entrada fica em Hobas, onde você poderá desfrutar de boa infraestrutura e vias de acesso bem sinalizadas.

Existem até alguns hotéis instalados nos limites da reserva, que oferecem passeios de bicicleta, trilhas e rotas de 4×4 pelo cânion.

Não deixe de visitar a chamada Curva do Inferno, a 10 km da portaria do parque, de onde você poderá contemplar a imensidão do cânion de um ponto de vista privilegiado.

Skeleton Coast 

Skeleton Coast
Fonte: Sonse / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Para os portugueses, durante a época das Grandes Navegações, a região de Skeleton Coast era conhecida pelo nada sugestivo apelido de “As Portas do Inferno”.

A explicação para a alcunha nada favorável são as condições extremas do oceano na região, com ondas vigorosas a arrebentar contra as pedras incessantemente, em qualquer época do ano.

O resultado é um verdadeiro cemitério de navios, cujos “esqueletos” (daí o nome Skeleton Coast) estão espalhados ao longo da costa, formando um cenário, no mínimo, curioso.

Mas não se preocupe, pois você não verá apenas o que restou de navios por ali: várias colônias de répteis, focas, babuínos e outros animais vivem na região!

Kolmanskop 

Já imaginou visitar uma cidade-fantasma em pleno deserto? É isso que te espera em Kolmanskop, uma antiga cidade mineradora hoje completamente abandonada!

A região teve uma história-relâmpago: o primeiro diamante foi encontrado em Kolmanskop em 1908 e a pequena vila se tornou uma cidade próspera antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

As minas, porém, não demoraram a secar e a cidade acabou abandonada pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1954.

Depois de décadas de abandono, Kolmanskop foi redescoberta como um dos atrativos turísticos mais curiosos de todo o país, com acesso pela cidade de Luderitz.

Como um gigantesco museu a céu aberto, ali é possível contemplar a força do deserto, cujas dunas de areia avançaram sobre as construções: algumas ruínas estão cobertas até a altura do teto pela areia vermelha.

Que tal incluir a cidade-fantasma em seu roteiro de viagem e conhecer a África do passado?

Tribo Himba 

Quem deseja viver uma experiência diferente durante a sua viagem não deve deixar de visitar a Tribo Himba.

A comunidade do norte do país abre suas portas para oferecer uma experiência inesquecível para os turistas.

Os visitantes podem conhecer as construções da aldeia, aprender mais sobre os costumes da comunidade e tirar várias fotos com nativos que trajam suas vestes tradicionais.

Namíbia: curiosidades

Namíbia: curiosidades
Fonte: Unsplash

A Namíbia é uma terra de belezas e contrastes, onde a natureza foi bastante generosa. 

Vivem ali, por exemplo, 13 etnias africanas que falam 16 dialetos regionais, além da maior população de leopardos do mundo. 

Confira outras curiosidades sobre esse país encantador!

Qual é a capital da Namíbia?

A capital da Namíbia é a colorida Windhoek, onde vivem cerca de 13% dos 2 milhões de habitantes do país.

Embora seja considerada grande para os padrões locais, a cidade não abriga muitos pontos turísticos: a maior parte das atrações de interesse ficam nos seus arredores, incluindo o Museu Nacional e o Palácio do Parlamento.

O que significa o nome Namíbia?

A palavra Namíbia é derivada de Namibe, isto é, o deserto deu o nome ao país. 

No dialeto tradicional nama, um dos 16 dialetos falados no país, a palavra significa “vasto planalto seco”.

Qual é o país que colonizou a Namíbia?

O país africano foi colonizado pela Alemanha em 1884 e ficou livre do domínio germânico em 1921, quando o Tratado de Versalhes determinou que o país europeu renunciasse a todas as suas colônias.

No entanto, isso não significa que os namibianos ficaram livres: depois da debandada dos alemães, a África do Sul passou a exercer domínio sobre o território.

O país do apartheid se recusou a abrir mão do controle sobre o país vizinho até a década de 1980, quando começaram as negociações pela independência da Namíbia, o que só foi oficializado em 1990.

Qual é a vegetação da Namíbia?

Apesar de ter mais de 1.300 km de litoral, o país é um lugar árido, com 70% de seu território coberto por desertos.

Mais ao norte do país, no entanto, o clima tropical dá as caras e chove um pouco mais, o que sustenta áreas mais arborizadas.

Melhores ofertas de passagens aéreas para a Namíbia!

Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para a Namíbia em poucos minutos: é só fazer a sua cotação gratuita em nosso site buscador, o Passagens Promo.

O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, indique as datas de ida e volta (ou apenas ida) da sua viagem e clique em “Pesquisar”. 

Em seguida, a plataforma do Passagens Promo vai fazer uma extensa pesquisa online e vai te apresentar as ofertas das principais companhias aéreas para o trecho desejado.

Para potencializar a sua pesquisa, não se esqueça de ligar o alerta de preços: assim, você não vai perder nenhuma promoção! 

Quer viajar para a Namíbia com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 Azul GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 24 Mai 27 Mai R$ 259 LATAM CNF Belo Horizonte GIG Rio de Janeiro 21 Jun 30 Jun R$ 271 LATAM GYN Goiânia BSB Brasília 09 Out 16 Out R$ 284 Azul POA Porto Alegre PET Pelotas 29 Ago 03 Set R$ 294 Ver mais ofertas