Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

A neve em Portugal pode não ser tão famosa quanto em outros países europeus, mas saiba que é possível curtir férias de inverno inesquecíveis em terras lusitanas.

Junte a isso o fato de que o país está entre os mais baratos para turistas e pronto! Você terá a receita perfeita para desfrutar do cenário gelado da Serra da Estrela.

É isso mesmo que você leu: você não precisa subir as montanhas suíças ou se aventurar pelos fiordes dos países nórdicos para desfrutar de paisagens nevadas.

Separamos os melhores destinos portugueses para que você aproveite o inverno e encontre o cenário perfeito a prática de esportes radicais de inverno e muito chocolate quente! Confira!

Passagens baratas para Portugal você encontra aqui mesmo!

Neve em Portugal: onde ver?

Onde ver Neve em Portugal
Fonte: Pixabay

Você encontrará neve em cinco dos 18 distritos portugueses: Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco. 

E é justamente em Guarda e Castelo Branco, na região central do país, que você encontra a Serra da Estrela, destino ideal para quem busca uma experiência nevada completa, com direito a estância de esqui e muito mais. 

O ponto mais alto da serra chega a impressionantes 1.993 metros de altura, cenário perfeito para a prática de esqui ou snowboard durante o inverno.

A Serra da Estrela fica pertinho das principais cidades portuguesas: está a apenas 240 km de Porto e 294 km de Lisboa. 

A melhor forma de chegar até lá é de carro, pois o transporte público por ali é bastante escasso. No entanto, é possível chegar também de ônibus ou em um dos trens de Portugal.

Qual o período que neva em Portugal?

O inverno português acontece de dezembro a meados de março: será nesse período que você terá as maiores chances de ver neve em terras lusitanas.

Durante o inverno, até as partes mais baixas da Serra da Estrela ficam tomadas pela neve, mas com um pouco de sorte será possível encontrar o horizonte branquinho até o começo da primavera.

Como a Serra da Estrela é um dos pontos mais altos do país, é possível que você encontre um friozinho por lá em sua visita, mesmo durante o verão

Ou seja: mesmo na estação mais quente do ano você provavelmente vai encontrar a água das trilhas e cachoeiras da região com temperaturas congelantes.

Como é o Inverno em Portugal?

Como é o inverno em Portugal
Fonte: Unsplash

Portugal está entre os países europeus de inverno mais ameno. Ou seja, você não deve enfrentar nessa época do ano temperaturas baixíssimas.

O clima mediterrâneo atrai turistas dos países nórdicos, que visitam as terras portuguesas nessa época e arriscam até banhos de mar, algo impossível em países como Noruega e Finlândia.

Portugal é um dos países da Europa com mais dias de sol durante o ano. Apesar de o inverno ser mais chuvoso que o verão, você não deve enfrentar muitos dias consecutivos de chuva na região.

Qual a temperatura no inverno em Portugal?

As temperaturas do inverno português são bem mais agradáveis em comparação a outros países europeus.

Durante os meses de frio, os termômetros ficam em torno dos 8 graus, em média, a depender da região.

Essa estação é menos rigorosa em Portugal, em comparação ao o inverno em outros países da Europa, como Suíça e Noruega, onde as temperaturas raramente ultrapassam os 7 graus durante a estação mais gelada do ano.

Passagens aéreas para ver neve em Portugal

Portugal é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros. Agora que você já sabe que encontra até neve por lá, está na hora de encontrar passagens aéreas com os melhores preços!

As passagens podem ser o item mais caro da sua viagem, mas Portugal recebe voos diretos diários saídos do Brasil de várias companhias, o que aumenta suas chances de encontrar promoções.

Para desfrutar da arquitetura, gastronomia e cultura de Portugal com economia, utilize nosso comparador, o Passagens Promo, para encontrar ofertas de várias empresas!

Passagens promocionais imperdíveis para Portugal!
Passagens aéreas saindo de

Com a nossa ferramenta fica fácil fazer cotações simulando diferentes datas e rotas, e assim economizar nas passagens aéreas para curtir a neve em Portugal!

Onde cai neve em Portugal?

Se você está em busca de um lugar branquinho e gelado, beleza natural e atrações turísticas durante o ano inteiro, não vai se decepcionar na região serrana do país.

A Serra da Estrela é o principal destino nevado de Portugal, mas você pode encontrar neve em outras regiões, como as serras dos Gerês e do Montesinho.

Quanto maior a altitude, maior o frio. Então a Serra da Estrela, um dos pontos mais altos de Portugal, dispara no ranking de melhor lugar para encontrar neve por lá.

Mas você nem sempre precisa subir a serra para curtir a neve. Até mesmo algumas cidades de Portugal ficam com o horizonte branquinho durante os invernos mais rigorosos, inclusive a capital, Lisboa.

Parque Natural da Serra da Estrela

Neve em Portugal: Parque Nacional Serra da Estrela
Fonte: Needpix

O Parque Natural da Serra da Estrela é uma reserva ecológica com cerca de 100 mil hectares, no distrito de Castelo Branco e Guarda.

Trata-se de um dos lugares mais altos do país, chegando a 1.993 metros de altitude, e é o melhor lugar para viajar com neve!

Esse destino é rico em beleza natural e atrativos turísticos. Entre os destaques estão a Estância de Ski da Serra da Estrela e a Torre, o ponto mais alto de toda a região.

O que fazer na Serra da Estrela no inverno?

A Estância de Ski da Serra da Estrela é a única de todo o país, e tem atrações suficientes para entreter mesmo os turistas mais exigentes.

Os viajantes podem aproveitar uma das nove pistas de esqui para praticantes de diferentes níveis ou curtir uma noite romântica em um dos chalés disponíveis para hospedagem.

Confira as principais atrações que aguardam os turistas no ponto nevado de Portugal!

1. Esquiar na Estância de Ski 

Esquiar na Neve em Portugal
Fonte: Pixabay

Se você é um esquiador experiente ou está disposto a experimentar esse esporte de inverno, vai curtir bastante a Estância de Ski. 

O local oferece aulas práticas, coletivas e individuais, para os mais inexperientes e tem ingressos vendidos a partir de 35 euros

Os esquiadores de primeira viagem, que ainda não têm equipamento próprio, não precisam se preocupar. É possível alugar o material na Estância, como pranchas, esquis, bastões e até botas. Comodidade pura!

Se você quiser estender a visita e passar uma noite na belíssima região, é só alugar um charmoso chalé.

2. Se aventurar pelo Vale do Rossim

O Vale do Rossim é uma região de beleza incomparável: a água pura que desce das montanhas chega a uma linda lagoa artificial, que se tornou uma das melhores zonas turísticas de todo o país.

A infraestrutura é excelente para o turismo, com camping, restaurante, bar e até resort.

Quem gosta de aventura vai curtir a possibilidade de praticar diferentes modalidades de esportes aquáticos e radicais no espelho d’água em meio às montanhas. 

3. Conhecer Manteigas

Às margens do Vale Glaciar do Zêzere, a aldeia histórica de Manteigas mantém o charme das cidades interioranas portuguesas com uma ótima infraestrutura para turismo, com hospedagens e restaurantes diversos.

A partir de Manteigas, você poderá escolher entre várias opções de trilhas, com localização privilegiada e fácil acesso aos pontos mais procurados da região, a Estância de Ski e a Torre.

Os primeiros registros oficiais de Manteigas remontam ao ano de 1118, mas a região já era ocupada muito antes disso. Ou seja, um local ideal para apreciar o patrimônio arquitetônico e histórico dessa área do país.

4. Passear por Gouveia

Gouveia
Fonte: Vitor Oliveira, via Flickr

Gouveia é mais uma das belas cidades da região que tem orgulho de sua história e de sua belíssima paisagem.

Além de igrejas, monumentos, solares e bairros históricos, a cidade reserva a seus visitantes uma vista maravilhosa do Vale do Mondego.

Um dos principais atrativos turísticos de Gouveia é a natureza. Além da paisagem montanhosa estonteante, a cidade preserva amplos espaços verdes, como o Monte Calvário e o Parque Zoológico.

Quem gosta de história vai gostar de conhecer o Monte Calvário, onde existe um templo do século XVII, e o Convento de São Francisco, que supostamente foi construído pelos Cavaleiros Templários.

5. Aproveitar cada canto de Covilhã

Covilhã é uma das principais cidades-base da região da Serra da Estrela. É uma cidade universitária, tradicional polo de produção têxtil, cercada por muralhas medievais.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Museu da Lã, que conta a história da tradição têxtil que remonta aos tempos imperiais: as fardas reais de Portugal eram produzidas na região.

O centro histórico de Covilhã vale uma visita, com seu rico patrimônio arquitetônico, ruas estreitas e tradição religiosa.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

6. Visitar a cidade de Guarda

Cidade mais alta de Portugal, nas encostas da turística Serra da Estrela e quase na fronteira com a Espanha, guarda o registro de ocupações humanas desde as eras pré-históricas.

Considerada um dos lugares mais frios de Portugal, por lá você pode visitar a Sé Catedral, que começou a ser construída no século XIV, e o Convento de São Francisco, do século XIII.

A região também é famosa pela gastronomia local: existem diversos restaurantes especializados na culinária típica, como cabrito assado, caldo de grão e arroz doce. 

7. Sair e explorar a cidade de Seia

Seia
Fonte: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons

Seia é mais uma das cidades-base que deixa os turistas boquiabertos com a paisagem deslumbrante.

Fica na cidade a maior lagoa do alto da Serra da Estrela, a Lagoa Comprida. Ali também está a vila mais alta do país, a modesta Sabugueiro, que está a 1.051 metros de altitude.

Os amantes de história não podem deixar de visitar o Museu do Pão, uma das tradições da região, e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Aproveitar a gastronomia local

Um dos maiores atrativos portugueses é a gastronomia, como a típica de Lisboa! Por todo o país você conseguirá desfrutar de pratos deliciosos, inspirados na culinária mediterrânea, a preços justos.

A região serrana também tem seus destaques gastronômicos. Afinal de contas, todo o charme da neve e o ar puro das montanhas demandam uma culinária à altura.

Você não pode finalizar sua viagem sem experimentar o famoso queijo da Serra da Estrela, de fabricação centenária, produzido a partir do leite de ovelha e vendido por toda a região.

Além disso, experimente os azeites, vinhos, pães e frutas da Serra da Estrela nas mais diversas versões, como a aguardente de mel, o arroz de carqueja e os pratos à base de cabrito e truta.

Outros locais com neve em Portugal

Outros lugares com Neve em Portugal
Fonte: Pixabay

Se você quiser fugir de destinos badalados de neve em Portugal, na Serra da Estrela, existem alternativas turísticas que vão te encantar.

Que tal conhecer a Serra do Gerês ou a Serra do Montesinho, onde também deve encontrar horizontes branquinhos e gelados?

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma reserva ecológica protegida, ao norte de Portugal, conhecido por suas belíssimas paisagens e resquícios históricos que enriquecem a visita de qualquer turista!

Além da neve, que toma conta do lugar durante o inverno, os visitantes podem conhecer de tudo sobre Portugal, como as ruínas dos tempos da ocupação romana por ali. Um passeio imperdível!

Parque Natural de Montesinho

Na fronteira entre Portugal e Espanha, o Parque Natural de Montesinho fica em altitude elevada, o que aumenta as chances de incidência de neve durante o inverno.

Mesmo se a neve não cair, espere encontrar por belíssimas paisagens e arquitetura única, de tradição transmontana.

Você poderá visitar aldeias históricas que parecem ter parado no tempo, como as incríveis Rio de Onor e Montesinhos.

Cotação passagens aéreas para Portugal

Agora que você já sabe tudo o que te espera nas paisagens mais geladas e charmosas de Portugal, está na hora de planejar a sua viagem!

Utilize nosso comparador online, o Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas de diversas companhias com os melhores preços do mercado!

Passagens aéreas mais baratas para Portugal!
Passagens aéreas saindo de
Air Europa FOR Fortaleza LIS Lisboa 15 Nov 29 Nov R$ 2627 Air Europa FOR Fortaleza LIS Lisboa 18 Nov 25 Nov R$ 2627 Air Europa GRU São Paulo OPO Porto 13 Out 27 Out R$ 2791 Air Europa GRU São Paulo OPO Porto 10 Mar 24 Mar R$ 2791 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 11 Dez 08 Mar R$ 2802 Air Europa GRU São Paulo LIS Lisboa 08 Dez 08 Mar R$ 2802 Ver mais ofertas

Você pode até criar um alerta de preços para receber um email quando as passagens chegarem ao preço ideal para o seu bolso, garantindo a economia!

Conheça agora mesmo a nossa plataforma e realize o sonho de conhecer a neve em Portugal. De Promo você pode!

Recomendado para você
Inverno no Brasil: melhores destinos para curtir o frio

Inverno no Brasil: melhores destinos para curtir o frio

Inverno em Paris: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem

Inverno em Paris: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem

Inverno na Europa: 5 destinos para curtir o frio

Inverno na Europa: 5 destinos para curtir o frio