Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

Nimes, França, é uma cidade com rico patrimônio histórico e paisagens inesquecíveis na região de Provença, no sudeste do país.

A cidade teve grande importância dentro do Império Romano por mais de dois milênios, o que até hoje é motivo de grande orgulho para seus cidadãos.

Conheça tudo sobre uma das cidades mais charmosas da França, entre o Mediterrâneo e as colinas de Cévennes: quando visitar, quanto tempo ficar na cidade e o que fazer em Nimes. Confira!

Confira aqui as promoções de passagens aéreas do Passagens Promo e garanta as melhores ofertas do mercado.

Nimes, França: um pedacinho de Roma na França!

A França é o país mais visitado do mundo, com atrações para os mais variados perfis de turistas, de norte a sul.

Enquanto a capital, Paris, vibra com sua energia cosmopolita, a Costa Azul atrai pela exuberância natural da região do Mediterrâneo. Provença parece hipnotizar com seus imensos campos de lavanda, e por aí vai.

Nimes, porém, parece levar os turistas para um lugar ainda mais inusitado: o passado. Mais especificamente a Roma Antiga, que dominava o mundo há cerca de 2.000 anos.

Esta cidade pacata, com pouco mais de 150 mil habitantes, mais parece um museu a céu aberto, com uma rica e bem preservada história, bem como diversos monumentos antigos que podem figurar em breve na lista de Patrimônio Mundial.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Curiosidades sobre a cidade

Nimes França curiosidades
Fonte: Pixabay

Considerada um pedaço de Roma na França, Nimes foi uma das cidades mais importantes do Império Romano, há mais de dois milênios, e é um destino imperdível em um roteiro na Europa para amantes de história e cultura.

Assim como a cidade de Roma, Nimes foi construída sobre sete colinas, por onde se espalham monumentos, aquedutos e o mais bem conservado anfiteatro romano de todo o mundo.

O Les Arènes é o principal símbolo da era romana na cidade: apenas as mais importantes cidades de Roma ganhavam um anfiteatro, que se tornava um ícone da prosperidade local.

Hoje, a cidade é um importante sítio arqueológico e destino turístico, e pode ser considerada um museu a céu aberto no coração da antiga Gália Romana.

Mapa

A região de Nimes parece um trecho da própria Roma na França, com templos, anfiteatros, aquedutos, estradas milenares e diversos monumentos. 

A cidade é pequena e bastante plana, o que significa que você não terá problemas em explorar os principais pontos turísticos a pé.

Confira o mapa da cidade!

Como chegar?

Não existem voos diretos do Brasil para o pequeno aeroporto da cidade, mas se você está interessado em fazer turismo em Nimes, França, terá algumas opções para chegar até seu destino. 

A melhor alternativa é embarcar em um voo até Paris, e a partir da capital francesa, voar até Marselha, que fica a 80 quilômetros de Nimes. 

Se você tiver sorte e fizer uma pesquisa caprichada, é possível até encontrar alguns voos que fazem escala na cidade.

Caso você já esteja fazendo um tour pela Europa, é possível utilizar a rede ferroviária, com trens de alta velocidade que partem de Paris, Lyon, Lille e Estrasburgo, entre outras cidades europeias.

Prefere viajar por terra? A cidade fica na principal rota francesa, que liga Paris à Barcelona, bem como na rota do Mediterrâneo, que liga a Itália à Espanha, sendo atendida pelas rodovias A9/E15 e rota A54/E80, a partir de Marselha.

Algumas empresas de ônibus oferecem o trecho entre Paris e Nimes, com duração de cerca de 14 horas de viagem.

Aprenda a encontrar passagens aéreas em promoção!

Separamos aqui as melhores ofertas para NImes
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

As passagens aéreas podem ser o item mais caro de qualquer viagem, mas isso não significa que você não possa economizar! Seguindo algumas dicas simples, é possível poupar bastante dinheiro para investir em sua próxima viagem!

Para garantir os melhores preços para as passagens aéreas, o ideal é fazer uma pesquisa com bastante antecedência, de 60 a 120 dias antes da data de embarque.

Na hora de fazer a cotação de passagens aéreas para Nimes, recomendamos o uso de sites comparadores, como o Passagens Promo, que busca as melhores ofertas entre as principais companhias aéreas.

Você pode simular diferentes datas, rotas e horários de viagem para encontrar o momento mais econômico para viajar, além de poder criar alertas para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção.

O que fazer em Nimes, França?

Uma das principais cidades turísticas da França, em Nimes o que fazer não deve ser um problema: difícil é escolher quais pontos turísticos visitar primeiro. 

O ponto forte da cidade é o turismo histórico, que leva os visitantes a anfiteatros romanos, arcos com vários metros de altura, templos, museus, pontes e jardins.

Além disso, a cidade fica na turística região de Provença, famosa pelos amplos campos de lavanda e vinhedos que produzem excelentes rótulos de vinho rosé.

Quando ir? 

Nimes França quando ir
Fonte: Pixabay

Assim como boa parte da França, Nimes é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Como fica na região sul do país, a cidade tem clima mediterrânico, de temperaturas amenas o ano inteiro.

Os verões são particularmente quentes em Nimes, com temperaturas que chegam a 30°C, enquanto os invernos são menos intensos que em outras regiões do país, com temperaturas mínimas entre 2°C e 3°C.

Quem prefere clima seco para explorar os destinos turísticos, deve optar entre o verão e o inverno. A meia estação, por sua vez, pode ser mais chuvosa, tanto na primavera quanto no outono.

A alta temporada acontece entre os meses de julho e agosto, quando a cidade é invadida por turistas do mundo inteiro. 

Para evitar os altos preços da estação de férias e curtir as temperaturas agradáveis do verão, a melhor época para visitar Nimes é no fim do verão, em setembro.

Quantos dias ficar na cidade? 

Você precisará de pelo menos um dia inteiro em Nimes, França, para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

O ideal é reservar entre três e quatro dias para explorar o destino com calma e conhecer as principais atrações. Com um pouco mais de tempo, entre sete e 10 dias de viagem, também será possível conhecer os arredores de Nimes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Nimes, França: pontos turísticos

    Como você pôde notar, a riqueza histórica de Nimes é inquestionável, e serão muitos os locais que comprovam esse fato.

    Reunimos tudo o que você precisa saber sobre Nimes, França: o que visitar, pontos turísticos imperdíveis e dicas para curtir ao máximo a cidade. Confira nossas sugestões!

    Les Arènes

    Nimes França Les Arenes
    Fonte: Pixabay

    O Les Arènes é o anfiteatro romano mais bem preservado de todo o mundo, com mais de 2.000 anos de história e capacidade para 24 mil espectadores.

    A arena foi construída para sediar embates de gladiadores, no século I, e ajudou a consolidar Nimes como uma das cidades mais importantes da Roma Antiga

    O local é menor, mas bastante parecido com o famoso Coliseu de Roma, e está em funcionamento até hoje: o Les Arènes é palco de touradas, eventos e celebrações, como a cerimônia de abertura da tradicional Feira de Nimes, em maio.

    Vale lembrar que o anfiteatro está aberto a visitação: durante o passeio é possível visitar praticamente todas as partes da arena, inclusive o espaço onde aconteciam as batalhas entre gladiadores na Antiguidade.

    Para ter uma experiência ainda mais rica, aproveite os áudio-guias que apresentam informações minuciosas sobre a arena e a cultura dos gladiadores romanos.

    Maison Carrée

    A Maison Carrée é considerada um grande exemplo da arquitetura vitruviana popularizada durante a era romana, com colunas clássicas e um impressionante pórtico com mais de sete metros de altura.

    O templo dedicado a Caio e Lúcio César, netos do lendário imperador Augusto, foi erguido no século I, e desde então, já teve diversas finalidades — como casa, igreja, celeiro e até mausoléu —, além de ter sido fórum romano na cidade.

    A edificação foi inspirada no famoso Templo de Apolo, na Grécia, e chegou a ser sede do governo local durante o período medieval.

    Atualmente, a Maison Carrée oferece a exibição de um curto filme sobre a história de Nimes.

    Uma boa dica é fazer uma visita combinada a Les Arènes, Maison Carrée e Torre Magna, com desconto na entrada em bilhete válido por um dia.

    Temple de Diane

    Nimes França temple de diane
    Fonte: Pixabay

    Pertinho dos famosos Les Jardins de la Fontaine fica Temple de Diane, praticamente escondido em meio a uma floresta de pinheiros.

    As ruínas da antiga biblioteca, que foi batizada em honra da deusa romana da lua e da caça, consistem em uma câmara com uma grande abóbada, construída há séculos.

    Logo na entrada da atração foi instalada uma placa, que narra a história do Temple de Diane desde a Idade Média.

    Musée des Beaux-Arts de Nîmes

    Um dos principais museus de arte da Provença, o Musée des Beaux-Arts de Nimes, França, tem um amplo acervo com obras da França, Itália, Espanha e Holanda, com peças produzidas entre os séculos XVI e XIX.

    Fundado em 1821, o museu foi instalado originalmente na Maison Carrée até ser transferido a um salão na na Rue de la Cité Foulc, no começo do século XX.

    A principal obra exposta no Musée des Beaux-Arts de Nimes é o “Casamento de Admetus”, maior mosaico da cidade, com quase 9 metros de largura e 6 metros de altura.

    Les Jardins de la Fontaine

    Principal parque de Nimes, França, o Les Jardins de La Fontaine foi projetado no século XVIII, a mando do rei Luís XV, com amplos jardins, várias fontes e belas estátuas.

    Um dos maiores parques públicos de toda a Europa, Les Jardins de La Fontaine foi construído ao redor de ruínas de termas datadas da Roma Antiga, e ganha uma coloração exuberante durante a primavera.

    A entrada no parque é gratuita, mas fique de olho no horário de funcionamento no site oficial da atração.

    Aproveite a visita ao Les Jardins de La Fontaine para conhecer a Torre Magna, ponto mais alto da cidade e a única remanescente das mais de 80 torres que cercavam Nimes na Idade Média.

    Pont du Gard

    Nimes França pont du guard
    Fonte: Pixabay

    Uma das mais impressionantes construções de Nimes, a Pont du Gard fica a pouco mais de 20 quilômetros de distância da cidade, sobre o Rio Gardon.

    Herança do período romano, a ponte fez parte de uma ampla rede de aquedutos, com mais de 50 metros de altura, e possui três fileiras de arcos.

    Considerada uma das pontes mais bonitas da Europa, a Pont du Gard está em pé há mais de 2.000 anos e foi listada como Patrimônio Mundial pela Unesco pelo design inovador, em três níveis.

    Les Halles de Nîmes

    Muitos viajantes gostam de mergulhar na cultura local das cidades que visitam. Se essa é a sua intenção em Nimes, França, não deixe de visitar o Les Halles de Nîmes, o mercado coberto da cidade.

    Local ideal para experimentar a culinária mediterrânea e comprar frutos do mar, carnes, embutidos e vegetais frescos, o mercado é o endereço de excelentes restaurantes especializados na gastronomia local.

    Nimes Cathedral

    Nimes França Nimes Cathedral
    Fonte: Pixabay

    Um dos principais edifícios históricos da cidade, a Nimes Cathedral existe há mais de 20 séculos e já foi usada para diversas finalidades.

    O prédio foi originalmente projetado para abrigar um templo romano em homenagem a Augusto, e teve parte da fachada e da torre reconstruídos no começo do século XII.

    Alvo de guerras francesas religiosas nos séculos seguintes, pouco restou da construção original, que acabou refeita em estilo neogótico no século XIX.

    Atualmente, a catedral é dedicada à Virgem Maria e a São Castor de Nîmes, o santo padroeiro da cidade.

    O edifício fica bem no centro histórico de Nimes e tem entrada gratuita.

    Passagens aéreas para a França com os menores preços

    Encontre as melhores promoções para Nimes aqui.
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Agora que você já sabe tudo sobre Nimes, França, está na hora de encontrar as passagens aéreas mais baratas! Para encontrar os melhores preços entre as melhores companhias aéreas do mercado, utilize o nosso site, Passagens Promo.

    Nosso buscador tem interface moderna e simplificada, que permite a comparação dos preços das principais empresas para o trecho desejado em poucos cliques.

    Você pode até criar alertas de preço e simular diferentes rotas e datas de viagem para encontrar a melhor opção para o seu bolso e a sua necessidade.

    Conhecer um pedaço de Roma na França com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Comidas típicas da Alemanha: 13 pratos deliciosos da culinária alemã

    Comidas típicas da Alemanha: 13 pratos deliciosos da culinária alemã

    Rotterdam, Holanda: Vale a pena conhecer? Vem saber!

    Rotterdam, Holanda: Vale a pena conhecer? Vem saber!

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades