Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

Conhecida como Cidade Sorriso, a cidade de Niterói, RJ é um dos principais destinos do litoral fluminense, onde o viajante encontra belas praias, museus interessantes e outros atrativos imperdíveis!

“Nikiti” é uma cidade histórica, que conta muito sobre a história do Brasil e oferece uma vista privilegiada do Rio de Janeiro, “cidade-irmã” localizada a menos de 20 km de distância.

Destino ideal para quem quer fugir das praias lotadas da Cidade Maravilhosa, mas não deseja abrir mão da paisagem paradisíaca, o município pode ser tudo o que você precisa para sua próxima viagem! Veja só!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Niterói, RJ: 13 atrações imperdíveis pela cidade!

Menos turístico que o Rio, seu vizinho famoso, Niterói, RJ é um destino charmoso, que conquista os visitantes com vários atrativos naturais, arquitetônicos, históricos e culturais.

Banhada pelas águas azuis do Oceano Atlântico e pela icônica Baía de Guanabara, a cidade tem pouco mais de meio milhão de habitantes e a paisagem é recortada por montanhas verdejantes e pelo mar.

A história local se confunde com a história brasileira: desde o século XVI, pouco depois da chegada dos portugueses ao Brasil, a região teve protagonismo nacional.

Por volta de 1555, quando tropas francesas tentaram ocupar a região, os portugueses se juntaram à comunidade indígena Araribóia para afastar os invasores. Vem daí o nome da cidade, Nictheroy, termo tupi-guarani para “águas escondidas”.

Ou seja, Niterói é uma cidade ainda mais antiga do que o Rio de Janeiro e foi um dos primeiros municípios brasileiros, por onde se espalharam fortes militares e construções coloniais, prato cheio para os amantes de história.

Além das atrações históricas, o visitante pode desfrutar de praias oceânicas paradisíacas, museus de renome internacional, parques ecológicos e muito mais. 

Como a cidade fica próxima ao principal destino turístico do país, é essencial planejar bem a sua viagem, e nós vamos te ajudar nessa tarefa.

Neste artigo, você encontra as principais informações sobre a Cidade Sorriso, incluindo como chegar, os pontos turísticos mais badalados, localização, entre outros. Vamos lá!

Onde fica Niterói?

Onde fica Niterói?
Fonte: Pixabay

A localização estratégica é, sem dúvidas, um dos principais trunfos da cidade, que fica a apenas 13 km da vizinha famosa, Rio de Janeiro.

O município está “espremido” entre São Gonçalo, Itaipuaçu e a Cidade Maravilhosa, com a Baía de Guanabara de um lado e o Oceano Atlântico do outro.

Como chegar em Niterói, RJ?

O acesso a Niterói, RJ pode ser feito por terra ou pelo mar, a depender da preferência do viajante.

A partir do Rio de Janeiro, o trajeto pode ser feito pela famosa Ponte Rio-Niterói ou, ainda, pela barca que parte do Terminal das Barcas, na Praça XV, no centro carioca.

Se você está saindo do norte do estado ou da região dos Lagos, o percurso é feito pela Via Lagos e pela BR-101.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para o Rio de Janeiro

    Na hora de conhecer Niterói, o viajante pode desembarcar em qualquer um dos aeroportos do Rio de Janeiro e concluir o restante do trajeto de barca, ônibus ou carro.

    Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas para os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, para viajar com o máximo de economia.

    Confira os melhores aeroportos do Rio!
    Passagens aéreas saindo de

    Basta digitar as cidades de origem e destino, além das datas de ida e volta. Em seguida, nosso sistema faz uma ampla pesquisa em poucos segundos e te apresenta as promoções mais imperdíveis para a sua viagem.

    Você pode acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção ou entrar em contato com nossa central de atendimento exclusiva em caso de dúvidas.

    Niterói, RJ: mapa

    Um dos principais destinos turísticos do litoral do Sudeste, Niterói, RJ reúne mais de uma dezena de praias paradisíacas que podem agradar a diferentes estilos de turistas. Confira no mapa!

    O que ver em Niterói?

    Em “Nikiti”, apelido carinhoso da cidade, existem atrações suficientes para encher semanas de viagem, capazes de agradar aos mais diferentes perfis de viajantes.

    Confira o que fazer em Niterói, RJ!

    Caminho Niemeyer

    Caminho Niemeyer
    Fonte: Pixabay

    Um dos principais marcos da carreira do arquiteto Oscar Niemeyer é o Caminho Niemeyer, um extenso conjunto arquitetônico que se estende desde a região de Icaraí até o centro da cidade.

    Localizado à beira-mar, o complexo reúne belíssimas construções que coexistem em perfeita harmonia com o cenário natural exuberante.

    Um dos destaques é o Teatro Popular Oscar Niemeyer, cujo projeto ondular remete aos movimentos do mar, enquanto o Centro Petrobras de Cinema Brasileiro, localizado na Praça JK, foi construído em formato de rolo de filme.

    Se você quer aprender mais sobre a arquitetura brasileira, bem como urbanismo, artes plásticas e outras áreas, vale a pena incluir o Fundação Oscar Niemeyer em seu roteiro.

    Por fim, não deixe de conhecer a Estação de Charitas, que oferece em seu terraço um excelente restaurante com vista panorâmica do Rio de Janeiro.

    Museu de Arte Contemporânea (MAC)

    Uma das paradas do Caminho Niemeyer é também um dos principais cartões-postais de Niterói, RJ: o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

    Um dos projetos arquitetônicos mais conhecidos do Brasil, o museu tem um formato futurista, que se assemelha a um disco voador, localizado à beira-mar, com vista do Pão de Açúcar.

    O Museu de Arte Contemporânea fica no Mirante da Boa Viagem, de frente para a Baía de Guanabara, e reúne mais de 1.200 obras de arte em seu acervo.

    Os ingressos para o MAC custam apenas R$ 10. Estudantes, professores da rede pública de ensino, idosos com mais de 60 anos e jovens de baixa renda pagam meia-entrada, no valor de R$ 5 (preços em março/2021). Às quartas-feiras, a entrada é franca.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praias da Região Oceânica

    Praias da Região Oceânica
    Fonte: Pixabay

    As temperaturas altíssimas durante boa parte do ano transformam as praias oceânicas nos principais atrativos de Niterói, RJ.

    Mais limpas que as praias cariocas e as praias niteroienses banhadas pela Baía de Guanabara, as praias oceânicas combinam belas paisagens e mar adequado para banho, com excelente infraestrutura para turismo.

    Um dos grandes destaques é a Praia de Itacoatiara, considerada uma das melhores praias do Brasil, com 700 metros de faixa de areia e mar cristalino, em tons azulados.

    A vizinha Praia de Piratininga é a maior da cidade, com mais de 2.700 metros de extensão, onde o viajante encontra bons quiosques, bares e restaurantes, além de areia e águas bem claras.

    Se você prefere praias menos cheias, talvez seja uma boa ideia considerar a quase deserta Praia do Sossego.

    Complexo dos Fortes

    Niterói, RJ, fica em uma das primeiras regiões ocupadas pelos europeus no Brasil, com registros que datam de 1555, ou seja, apenas 55 anos depois do descobrimento do território pelos portugueses.

    Antigo porto de importância nacional, a cidade vivia sob constante ameaça de invasões estrangeiras, motivo pelo qual os portugueses decidiram reforçar a segurança local.

    Na prática, isso se traduziu em diversos fortes militares espalhados por diferentes pontos do litoral niteroiense: o conjunto dessas fortalezas é hoje conhecido como Complexo dos Fortes, uma das rotas turísticas mais importantes do município.

    Localizados no bairro de Jurujuba, os fortes podem encher uma tarde inteira de passeio.

    O Forte Barão do Rio Branco é o mais simples de todos, mas se destaca por abrigar praias privativas que podem ser visitadas mediante autorização prévia do Exército Brasileiro.

    Ali perto ficam os fortes do Pico e São Luís, que oferecem vista panorâmica do litoral da cidade, e o Forte Imbuhy, que também tem praia privativa, além de canhões originais bem-preservados.

    A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, por sua vez, era responsável por guardar a valiosa Baía de Guanabara: por essas e outras, é também o forte mais importante de toda a cidade.

    Com mais de 400 anos de história, a fortaleza conserva canhões originais, o Mirante do Ponto Extremo, que tem vista privilegiada do pôr do sol, e até mesmo masmorras que serviam para aprisionar corsários e piratas.

    Jardim Botânico de Niterói

    Jardim Botânico de Niterói
    Fonte: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Conhecido como Horto Botânico, o Jardim Botânico de Niterói ocupa uma ampla área verde, com mais de 260 mil m², no bairro do Fonseca, a menos de 4 km do centro da cidade.

    No local, os visitantes podem desfrutar de momentos relaxantes ao ar livre, em áreas gramadas ideais para piqueniques, além de trilhas ecológicas e belos lagos artificiais.

    O Jardim Botânico de Niterói abriga dezenas de espécies botânicas raras, como árvores, plantas e flores, bem como uma das maiores pistas de skate da América.

    Parque da Cidade de Niterói

    Se você gosta de paisagens bonitas, o Parque da Cidade de Niterói, RJ é uma parada obrigatória em seu roteiro de viagem.

    Inaugurado na década de 1970, o parque tem vista do litoral e das montanhas, 13 trilhas ecológicas e diversos mirantes.

    O Parque da Cidade de Niterói fica no alto do Morro da Viração, um dos pontos mais altos da cidade, motivo pelo qual é bastante procurado para a prática de esportes de aventura, como voos de asa-delta ou parapente.

    Orla de São Francisco

    Orla de São Francisco
    Fonte: Pxhere / CC0

    Localizada de frente para a Baía de Guanabara, a Orla de São Francisco é o principal calçadão de Niterói, RJ, por onde sobram bons restaurantes, bares e casas noturnas.

    Reduto boêmio frequentado pela juventude da cidade, a região não tem praia adequada para banho, mas compensa em atrações à beira-mar, como a charmosa Igreja de São Francisco Xavier, Patrimônio Nacional, construída no século XVII.

    Solar do Jambeiro

    O Solar do Jambeiro é uma das atrações do bairro São Domingos, capaz de encantar os viajantes apaixonados por história.

    O casarão, erguido no século XIX para abrigar a família de um diplomata dinamarquês, hoje recebe eventos culturais e apresentações artísticas, como teatros, exposições e oficinas.

    Além da arquitetura primorosa, os visitantes particularmente ficam deslumbrados pelos azulejos portugueses originais, pintados à mão, que ornam as paredes do casarão.

    Mercado São Pedro

    Um dos atrativos mais tradicionais de Niterói é o Mercado São Pedro, onde é possível comprar frutos do mar, vegetais, carnes e frutas fresquinhos, além de experimentar o melhor da culinária local.

    Só o primeiro andar da construção reúne mais de 40 barracas e quiosques especializados em peixes e frutos do mar!

    O segundo nível, por sua vez, é um dos melhores endereços da cidade para experimentar pratos e petiscos saborosos, bem como cerveja gelada para afastar o calor.

    O que fazer em Niterói à noite?

    O que fazer em Niterói à noite?
    Fonte: Unsplash

    As atrações turísticas niteroienses não se limitam ao dia: mesmo depois do pôr do sol você vai encontrar motivos para estender a sua visita.

    Confira o que fazer em Niterói, RJ à noite!

    Cantareira

    Considerada por muitos a “Lapa de Niterói, RJ”, em referência ao famoso bairro boêmio carioca, a praça da Cantareira é um dos principais polos gastronômicos da cidade, com dezenas de bares e restaurantes espalhados pelos edifícios históricos.

    Antiga sede da Companhia Cantareira, a praça concentra uma grande variedade de bares baratos a uma curta distância do campus da Universidade Federal Fluminense e do badalado Centro Petrobras de Cinema, o que atrai o público jovem em massa.

    Polo Gastronômico de Icaraí

    Assim como a praça da Cantareira, o Polo Gastronômico de Icaraí é um dos pontos mais badalados de Niterói, que reúne os melhores bares e restaurantes da cidade.

    Este é o melhor lugar da Cidade Sorriso para experimentar quitutes da gastronomia internacional, como pizzas frescas, pratos japoneses e iguarias árabes.

    Se você gosta de cerveja, não deixe de visitar os armazéns, choperias e alambiques espalhados por diversos pontos do complexo gastronômico.

    O que fazer no domingo em Niterói?

    O que fazer no domingo em Niterói?
    Fonte: Pixabay

    Quer fugir das praias lotadas do Rio de Janeiro durante o fim de semana? Não se preocupe, você encontra uma grande variedade de atrações dominicais em Niterói, RJ. Veja só!

    Ilha da Boa Viagem

    Localizada pertinho do Museu de Arte Contemporânea, a Ilha da Boa Viagem é uma excelente alternativa de passeio para o fim de semana em Niterói: afinal, a ilha só fica aberta a visitação de sexta a domingo.

    Além de vegetação exuberante, o viajante encontra na ilha a charmosa Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída em meados do século XVII para abençoar marinheiros e pescadores que partiam rumo ao mar.

    Para chegar até a ilha é preciso atravessar a pé uma pequena ponte a partir do Mirante da Boa Viagem, um passeio imperdível para os dias de sol.

    Campo de São Bento

    Considerado por muitos o “Central Park” de Niterói, RJ, em referência ao famoso parque urbano de Nova York (EUA), o Campo de São Bento é um refúgio verde em pleno centro da cidade, mais especificamente na região de Icaraí.

    O parque ecológico ocupa uma área de quatro quarteirões que inclui lagos artificiais com peixes, amplos jardins, pistas de caminhada, ciclovias e parquinhos infantis.

    Aos fins de semana, o Campo de São Bento recebe uma feirinha de produtos orgânicos, além de eventos culturais espalhados pelo calendário local.

    Cotação de passagens aéreas para o Rio de Janeiro

    Niterói, RJ é uma cidade que concentra atrações para todas as idades e pode ser visitada em qualquer época do ano, com praias limpas, paisagens exuberantes e uma história riquíssima.

    Você pode conhecer esse formidável destino fluminense com economia: basta garantir suas passagens aéreas em nosso site buscador, o Passagens Promo, que permite a comparação de preços em poucos cliques.

    Confira as melhores passagens aéreas para o Rio!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 26 Nov 30 Nov R$ 246 Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 19 Ago 21 Ago R$ 300 Latam Brasil GRU São Paulo GIG Rio de Janeiro 09 Fev 13 Fev R$ 303 Latam Brasil CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 09 Jan 13 Jan R$ 312 Gol VCP Campinas GIG Rio de Janeiro 11 Mar 19 Mar R$ 313 Latam Brasil VIX Vitória SDU Rio de Janeiro 06 Dez 08 Dez R$ 315 Ver mais ofertas

    É só digitar a cidade de origem e o destino desejado, bem como as datas de ida e volta. 

    Nosso site faz uma ampla pesquisa em poucos segundos para te apresentar as melhores ofertas: você pode até simular diferentes datas e horários de viagem para descobrir o momento mais barato para voar!

    Se alguma dúvida surgir durante a sua pesquisa, nosso time de especialistas estará à disposição em uma central de atendimento exclusiva e eficiente.

    Não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Ative o alerta de preços para receber notificações via e-mail sempre que o trecho desejado entrar em promoção;

    Conhecer as belezas da Cidade Sorriso com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro