No-show: previna-se e evite dores de cabeça na sua viagem!

Você já ouviu falar em no-show? Essa expressão em inglês é bastante importante em caso de viagens aéreas e pode representar um grande problema para o viajante.

O tema gera muitas dúvidas até mesmo em quem viaja com frequência: é possível minimizar multas ou evitar taxas? Como fazer se você não conseguir embarcar? Como proceder se você tiver as passagens de volta canceladas?

Neste artigo, vamos responder a essas e muitas outras perguntas sobre o assunto para te ajudar no seu planejamento de viagem, veja só!

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No-show: o que é, como é cobrado e como evitar a prática

Planejar bem uma viagem é indispensável para evitar problemas, pois inúmeros imprevistos podem ocorrer entre o momento em que você decide viajar e o momento em que você volta para casa depois de uma viagem.

Você pode se atrasar para chegar ao aeroporto e perder o embarque, passar por alguma situação burocrática que lhe impeça de embarcar ou simplesmente desistir da viagem.

O que nem todo mundo sabe é que esse não-comparecimento ao embarque, conhecido como no-show, pode gerar cobranças extras ao passageiro, mesmo que você já tenha pagado a passagem.

Mesmo que isso nunca tenha acontecido com você, vale a pena se informar sobre como proceder caso você enfrente essa situação. 

Afinal, existem algumas alternativas à disposição do viajante que podem salvar o seu bolso de gastos inesperados se você não conseguir embarcar no seu voo.

Neste artigo, vamos te contar o que significa esse não-comparecimento, como as principais companhias aéreas lidam com essa situação, taxas que podem ser cobradas e dicas para evitar esse problema.

O que é no-show?

O que é no-show?
Fonte: Unsplash

No-show é uma expressão em inglês que significa, em tradução direta, “não-comparecimento”.

O termo é utilizado para descrever quando o passageiro tem passagem comprada e embarque confirmado, mas, por algum motivo, não comparece ao salão de embarque e não apresenta nenhum aviso prévio.

Todas as companhias aéreas preferem voar com todos os assentos (ou pelo menos a maioria) ocupados, para garantir o máximo de aproveitamento da aeronave em todos os deslocamentos.

Quando um passageiro não comparece ao voo e não avisa a companhia aérea sobre sua ausência, a empresa não tem tempo hábil suficiente para vender aquele assento para outro cliente, mesmo com uma lista de espera. 

Afinal, o passageiro pode aparecer até o último segundo antes do fim do embarque.

Isso deixa a companhia aérea em uma situação delicada: mesmo tendo pago pela passagem, o passageiro deixou o assento vago e não foi possível repassar o lugar para outra pessoa, fazendo com que o avião levante voo mais vazio do que deveria.

Por isso, as empresas criaram políticas relativas ao não-comparecimento, como a aplicação de multas e taxas extras para compensar o problema. 

Em alguns casos, a companhia aérea pode simplesmente cancelar a sua passagem e dar o assunto por encerrado, ou oferecer o embarque em um voo alternativo, mediante pagamento de taxa adicional.

Se essas taxas não forem quitadas, o passageiro pode até mesmo ter seu nome inserido em centrais de proteção de crédito, como SPC e Serasa.

O que é considerado no-show?

Várias situações podem configurar no-show, seja ele voluntário (isto é, quando o passageiro não embarca por vontade própria) ou involuntário (por motivos alheios à intenção do passageiro).

É importante avaliar bem em qual formato a sua situação se encaixa, pois isso pode significar prejuízo ou compensação financeira ao viajante

Em geral, classifica-se como no-show quando o passageiro não faz o check-in ou quando realiza os procedimentos de check-in e não embarca. Confira!

Quando o passageiro não faz o check-in

Quando o passageiro não faz o check-in
Fonte: Pxhere / CC0

O check-in é o principal elemento que vai ditar o tipo de não-comparecimento do passageiro. 

Se você não fizer o procedimento de confirmação de embarque, seu no-show será caracterizado como voluntário, pois você nunca demonstrou sua intenção de embarcar no voo.

Isso pode acontecer no caso de atraso do passageiro para chegar ao portão de embarque ou simplesmente se você não chegar ao aeroporto.

O viajante que não comparecer ao balcão da companhia aérea, a um totem de auto-atendimento ou ao check-in online e não solicitar o cancelamento da reserva antecipadamente pode ter que arcar com algum prejuízo.

Cada companhia aérea tem suas próprias regras sobre não-comparecimento, e muitas vezes o resultado é uma multa, que deve ser paga mesmo se você já tiver quitado suas passagens.

Quando faz o check-in, mas não embarca no avião

Nem sempre o no-show é proposital. Muitas vezes o passageiro tem todas as intenções de estar no voo, mas situações que fogem ao seu controle podem impedir a viagem.

E então, o que acontece se eu fizer check-in e não embarcar? Neste caso, vale a pena avisar a companhia aérea o quanto antes!

Se você conseguir notificar a empresa a respeito da sua ausência dentro do prazo definido por cada companhia aérea, a empresa terá tempo suficiente para vender seu assento para outra pessoa e, assim, evitar prejuízos.

Nessa hipótese, você pode ser poupado de taxas extras ou multas, escapando de um prejuízo muitas vezes abusivo.

No entanto, vale lembrar que as regras variam conforme a companhia aérea, e o que é estipulado por uma empresa não necessariamente será o mesmo estipulado por outra empresa.

Por isso, leia com atenção os termos e condições da passagem comprada para evitar dor de cabeça em caso de imprevisto.

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Como funciona o no-show?

A forma de funcionamento do no-show pode variar por inúmeros fatores: motivo do não-comparecimento, companhia aérea escolhida, categoria da passagem e muito mais.

A tendência é de que passagens mais baratas tenham multas mais salgadas, enquanto passagens mais caras podem até poupar o passageiro de multa em caso de não-comparecimento.

Confira em detalhes como funciona o não-comparecimento ao voo!

O passageiro pode embarcar em outro voo?

O passageiro pode embarcar em outro voo?
Fonte: Unsplash

Vamos supor que você pegou trânsito pesado até o aeroporto e acabou perdendo o horário de embarque: o passageiro pode embarcar em outro voo para chegar ao destino da sua viagem?

Pode, sim, mas não necessariamente sem cobranças adicionais.

A companhia aérea pode simplesmente cancelar a sua primeira passagem, forçando o passageiro a pagar o valor integral por uma passagem nova, ou aplicar multas (em valor inferior ao de uma nova passagem) para realocar o passageiro em outro voo.

A depender das regras da companhia aérea e a categoria da sua passagem, você poderá embarcar em outro voo mesmo sem pagar nenhum centavo a mais. 

Para isso, você deve se dirigir ao balcão da companhia aérea e solicitar a realocação.

Idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com bebês de colo têm prioridade no embarque em voos próximos

O passageiro também pode solicitar o cancelamento da viagem, desde que faça a notificação com antecedência. Caso haja reembolso, as taxas e multas serão descontadas devidamente.

E fique atento: se a sua companhia aérea estiver cobrando multa em valor superior ao que você pagou pela passagem, você poderá acionar a empresa na Justiça por cobrança abusiva, com direito a indenização.

A companhia aérea pode cancelar voo de volta?

Algumas companhias aéreas cancelam automaticamente o voo de volta pelo não-comparecimento na viagem de ida. 

Essa situação, no entanto, é interpretada como abusiva pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pode gerar indenizações por danos morais e materiais.

Ou seja, a empresa não pode te forçar a comprar outra viagem de volta se você não comparecer à viagem de ida, pois você pode encontrar outras formas de chegar ao destino da viagem e já pagou pelo voo de volta.

O que fazer em caso de no-show?

Se você passar por uma situação de no-show, o primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea para notificar o problema.

Vá até o balcão de atendimento da empresa assim que chegar ao aeroporto para tentar ser realocado em outro voo. Neste caso, você pode ser obrigado a pagar multas ou comprar uma nova passagem pelo valor integral.

Se você não embarcou de maneira voluntária, por ter desistido da viagem, por exemplo, entre em contato com a central de atendimento da companhia aérea para avaliar se você precisa pagar alguma multa ou se pode simplesmente cancelar a viagem.

Como é cobrada a taxa de no-show pelas companhias aéreas?

Como é cobrada a taxa de no-show pelas companhias aéreas?
Fonte: Pxhere / CC0

Cada companhia aérea tem seus próprios termos e condições em caso de no-show, o que significa que você deve se informar sobre as regras da empresa escolhida para a sua viagem assim que estiver com a passagem em mãos.

Para te ajudar, reunimos como as principais companhias aéreas em operação no Brasil lidam com essa situação, veja só!

No-show Latam

Perdeu seu voo da Latam e precisa remarcar sua viagem? Você precisará arcar com a taxa de no-show Latam para garantir sua nova passagem.

O valor dessa taxa varia conforme a categoria da passagem comprada.

Se você comprou passagem com Tarifa Top, precisará pagar apenas a diferença de preço entre o voo que você perdeu e o novo voo.

Na Tarifa Plus, por sua vez, você precisará arcar com a diferença entre a passagem cancelada e a nova passagem, além da taxa de remarcação no valor de R$ 340 (em outubro/2021).

Na Tarifa Light, as taxas de remarcação saem por R$ 360 somados à diferença de tarifa entre a passagem original e a nova passagem.

As passagens adquiridas nas categorias Tarifa Promo e Latam Pass não podem ser remarcadas, ou seja, você precisará comprar uma nova passagem.

No-show Gol

Perdeu seu voo pela Gol e quer embarcar em outro voo? Você só poderá seguir viagem mediante pagamento de taxa de até R$ 350 ou valor integral de uma nova passagem aérea, o que sair mais barato.

O que vai ditar o valor da taxa é a categoria da sua passagem. Clientes MAX são isentos da cobrança, enquanto passageiros Promo não têm direito a reembolso ou remarcação, isto é, você vai precisar comprar uma nova passagem.

Se seu bilhete é da categoria Plus, você vai pagar multa de R$ 330 ou 100% do valor da passagem, o que tiver valor menor. Na categoria Light, a tarifa é de R$ 350 ou 100% do preço do bilhete.

No-show Azul

A Azul cobra uma taxa fixa de todos os passageiros em caso de remarcação de viagem: R$ 370 ou o valor total da passagem, o que for menor.

Além disso, o viajante precisará pagar a diferença tarifária entre a passagem cancelada e a nova passagem.

Comprou sua passagem com pontos do programa Tudo Azul? Você precisará pagar os R$ 370 ou a passagem integral, e a diferença na pontuação entre as duas passagens.

Como evitar o no-show

Como evitar o no-show
Fonte: Unsplash

O no-show pode ser fonte de dor de cabeça e prejuízo para os viajantes, mas a boa notícia é que ele pode ser evitado com algumas ações simples de planejamento.

Confira como diminuir o risco de perder o seu embarque!

Chegue cedo ao aeroporto

A maneira mais simples de evitar o cancelamento da viagem por não-comparecimento é simplesmente estar no aeroporto na hora do embarque. 

Ou, melhor ainda, chegar com antecedência ao aeroporto para garantir seu embarque sem correria.

O ideal é estar no aeroporto pelo menos 2 horas antes do voo. Assim, você terá tempo de sobra para fazer o check-in, despachar as bagagens e chegar ao portão de embarque do seu voo.

Despache a bagagem o quanto antes

Se você está viajando apenas com bagagem de mão, depois do check-in você pode ir direto para o salão de embarque. 

Caso você precise despachar bagagem, porém, vai precisar lidar com a fila do balcão de despacho, o que pode demandar tempo e comprometer sua chegada ao salão de embarque se você deixar tudo para a última hora.

Separe os documentos necessários

Quem vai viajar sabe que precisa apresentar os documentos necessários para embarque (carteira de identidade para viagens nacionais ou passaporte para viagens internacionais).

Por isso, separe esses documentos antes mesmo de sair de casa e guarde-os em um lugar seguro e de fácil acesso.

Dessa forma, você não vai perder tempo procurando seus documentos quando o funcionário da companhia aérea solicitar e diminui o risco de perder o embarque!

Verifique o portão de embarque

Verifique o portão de embarque
Fonte: Unsplash

A menos que você seja um viajante frequente, com amplo conhecimento do aeroporto no qual vai embarcar, é provável que você simplesmente não saiba onde fica o portão de embarque do seu voo.

Não subestime a importância de chegar ao portão de embarque com antecedência

Dependendo do aeroporto, você pode demorar vários minutos para se situar entre longos salões e corredores até encontrar a sala de embarque.

Um pequeno atraso de poucos minutos pode fazer com que você perca o seu voo, caso tenha chegado ao terminal em cima da hora para o embarque.

Fique atento aos monitores de embarque

À primeira vista, pode ser que você não dê muita importância aos monitores de embarque, mas não se engane: as telas que apontam os próximos voos e seus respectivos horários e portões de embarque podem ser bastante úteis ao viajante!

Fique de olho nos monitores para ficar por dentro de eventuais alterações no seu voo. É nos telões que aparecem mensagens notificando atraso, cancelamento ou mudança de portão.

Os viajantes mais desatentos podem perder o embarque por pura falta de atenção, mesmo já estando prontos para embarque na hora marcada.

Utilize ferramentas de gerenciamento de viagens

Planejar uma viagem é uma tarefa que demanda organização e planejamento. 

Muitas vezes, são tantas informações na cabeça do viajante que uma ou outra coisa podem simplesmente ser esquecidas na correria para o embarque.

Vale a pena utilizar ferramentas de gerenciamento de viagens, como aplicativos de celular, sites especializados ou até mesmo uma agenda, para gravar as informações mais importantes da sua viagem.

Sua lista deve incluir horários dos voos e códigos de reserva de passagem, bem como quaisquer outras informações que possam ser relevantes para o sucesso da sua viagem!

Caso tenha um imprevisto, remarque o voo o quanto antes

Em alguns casos, você simplesmente não conseguirá embarcar no dia e horário da sua passagem aérea. 

Algum familiar pode adoecer repentinamente, pode surgir algum imprevisto de trabalho ou você pode ter que remarcar sua viagem para outro momento.

Se você perceber que não poderá viajar, entre em contato com a companhia aérea para remarcar seu voo imediatamente.

Quem avisa a empresa de aviação em tempo hábil pode até conseguir escapar de taxas e multas, simplesmente porque a empresa poderá revender o seu assento e escapar de prejuízo.

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