Noruega: conheça o turismo e as principais cidades e atrações

Quando falamos em Noruega, turismo é uma das primeiras palavras que vêm à cabeça da maioria das pessoas. 

Esse pequeno país escandinavo é o destino perfeito para quem gosta de cenários em que a natureza é a protagonista, seja no verão ou no inverno.

Por todos os cantos, a aurora boreal colore o céu noturno, lagos se formam em meio a montanhas e vales, cachoeiras caem sobre a pedra e fiordes desafiam o relevo com sua beleza incomparável. 

E não é só isso: a Noruega é capaz de surpreender em relação à infraestrutura: afinal, trata-se de um dos países mais desenvolvidos do mundo e um dos melhores lugares para morar.

Está curioso para saber o que esse intrigante destino europeu reserva? Então vem conhecer algumas dicas que podem te ajudar a montar seu roteiro!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Noruega: turismo no país dos fiordes!

A Noruega é um lugar simultaneamente antigo e novo, que surpreende em quase todos os aspectos.

Embora fique em um dos pontos mais gelados do globo terrestre, o país recebeu vários apelidos que indicam o que o visitante vai encontrar por lá: “país do verde”, “país das quedas d’água”, “país das águas”, e por aí vai.

Entre fiordes, vales e montanhas, os visitantes encontram lagos de água cristalina, trilhas ecológicas, cachoeiras com dezenas de metros de altura e até mesmo o espetáculo de cores da aurora boreal.

Nos núcleos urbanos, a impressão não muda muito: você vai caminhar por ruas muito limpas, onde construções históricas e edifícios futuristas dividem espaço, sobretudo nas maiores cidades, como Oslo e Tromsø.

Na prática, isso significa que fazer turismo na Noruega é o mesmo que conhecer vários lugares em um só, o que reforça a importância de planejar bem a sua viagem para não deixar nenhuma atração para trás.

Já imaginou voltar para casa sem conhecer o divertido Oslo Summer Park ou o milenar forte Akershus Fortress? Não avistar fiordes gigantescos, como Hardangerfjord, Sognefjord e Aurlandsfjordw? 

Sem o planejamento adequado, pode não sobrar tempo para curtir a vida cultural em Stavanger, as atividades ao ar livre das Ilhas Lofoten nem as construções coloridas de Trondheim!

Por essas e outras, neste artigo você encontra tudo que você precisa saber para visitar a Noruega: turismo, melhor época para visitar o país, o que fazer, dicas, entre outros. Veja só!

Onde fica a Noruega?

Onde fica a Noruega?
Fonte: Unsplash

Quem está pensando em viajar para Noruega deve planejar bem sua chegada ao país, que fica no extremo norte da Europa e não recebe voos diretos a partir do Brasil.

O país está localizado em uma região conhecida como Escandinávia e fica em uma estreita faixa de terra quase do tamanho de Mato Grosso do Sul, dividindo fronteiras com Rússia, Suécia e Finlândia, praticamente no círculo polar ártico.

Para chegar até lá, brasileiro precisa voar até uma cidade europeia, como Paris, Londres, Lisboa, Madrid, Frankfurt ou Amsterdam, e então embarcar em outro voo rumo ao Aeroporto Internacional de Oslo-Gardermoen.

Onde fica a Noruega no mapa?

Você pode encontrar esse apaixonante país no ponto mais alto da Europa no mapa-múndi, pertinho da Groenlândia e Islândia, espremido entre o Mar do Norte, o Mar da Noruega e o Mar de Barents, em uma das regiões mais frias do mundo.

Confira o mapa da Noruega turismo!

Qual a melhor época para visitar a Noruega?

Tratando-se da Noruega, turismo é possível em qualquer época do ano, desde que você se prepare adequadamente para isso.

Afinal, o inverno norueguês é gelado, com termômetros em até -40ºC em algumas regiões e muita neve, o que pode ser desconfortável para brasileiros que não estão acostumados com frio extremo.

O verão, por sua vez, é ameno, com máximas de 24ºC entre junho e agosto, tem bastante incidência de chuva e dias longos, em que o sol brilha por mais de 21 horas por dia, o que gera o fenômeno “sol da meia-noite”!

A melhor época para visitar o país, portanto, depende dos objetivos da sua viagem, veja só!

Turismo no inverno norueguês

Qual a melhor época para visitar a Noruega?
Fonte: Pexels

Na Noruega, turismo de inverno é bastante procurado por quem deseja ver a espetacular aurora boreal, um fenômeno que colore o céu nas noites mais frias com luzes graças aos chamados ventos solares.

Entre setembro e março, viajantes do mundo inteiro se concentram em diferentes pontos do país para assistir ao show de luzes.

Essa é também a ocasião perfeita para conhecer os museus noruegueses, visitar estações de esqui e, é claro, se divertir muito na neve!

O verão na Noruega

Você já pensou em escolher a estação mais quente do ano para visitar a Noruega? Turismo de verão é possível, divertido e badalado no país dos vikings!

Os dias mais quentes são perfeitos para conhecer os parques noruegueses, praticar esportes ao ar livre e visitar os impressionantes fiordes, que podem ter acesso bastante complicado durante o inverno.

É também a época do ano em que o viajante pode curtir as atrações locais praticamente 24 horas por dia, já que o sol praticamente não se põe e ocorre o fenômeno do sol da meia-noite.

Faça já a sua cotação de passagem para Noruega!

Quando falamos sobre a Noruega, turismo e economia nem sempre são conceitos que combinam. A maioria dos viajantes acredita que é impossível conhecer o país escandinavo sem gastar rios de dinheiro.

Isso, no entanto, não precisa ser a regra: você pode economizar uma boa grana se fizer a cotação de suas passagens aéreas no Passagens Promo!

Pesquisar as passagens mais baratas é fácil: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. A plataforma do Passagens Promo te mostra as melhores ofertas para o trecho.

Você pode até turbinar sua pesquisa com a ferramenta gratuita de alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Dica importante para o seu turismo na Noruega

Antes de embarcar para o seu roteiro Noruega, vale a pena fazer o dever de casa para evitar imprevistos. Isso significa tomar providências em relação a hospedagem, planos de deslocamento e até orçamento da viagem.

Confira dicas de turismo na Noruega! 

Reserve a sua hospedagem o quanto antes

Reserve a sua hospedagem o quanto antes
Fonte: Unsplash

Em geral, quando falamos na Noruega, turismo é sempre bastante disputado, não importa a data da viagem. 

Enquanto o verão é conhecido pelas multidões de turistas em busca de um lugar ao sol, o inverno é popular entre quem gosta de atrações de neve e a aurora boreal.

Por isso, tenha em mente que o setor de turismo é bastante disputado no país, especialmente em cidades como Oslo, Bergen e Tromsø.

Ou seja, é melhor reservar sua hospedagem com antecedência mínima de 4 meses para garantir a acomodação que você quer por um preço mais acessível.

Para realizar o seu planejamento de hospedagem sem abrir mão da economia, recomendamos uma visita ao nosso parceiro ElQuarto, o melhor buscador de hotéis, pousadas e resorts do Brasil!

Você pode fazer tudo em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de quartos e até o pagamento das diárias, em reais, sem incidência de IOF.

Quanto dinheiro levar para Noruega?

Como a maioria dos países europeus, especialmente no norte do continente, a Noruega não é exatamente um destino barato para turismo, mas isso não significa que não haja margem para economia.

Passeios de barco para ver fiordes custam a partir de 36 euros, enquanto os ingressos para os principais museus podem custar a partir de 10 euros.

Uma refeição simples em um restaurante padrão pode sair a 20 euros e uma cerveja de 500 ml tem preço médio de 9 euros.

As diárias de hotel, por sua vez, variam entre 110 euros e 300 euros, a depender do conforto do estabelecimento escolhido.

Esses preços foram cotados em dezembro/2021 e podem sofrer alteração a depender da data da sua viagem, então não deixe de fazer uma pesquisa de preços antes de embarcar, para conferir se seu orçamento será suficiente para a viagem.

Para economizar durante a sua viagem, você pode trocar refeições em restaurantes por lanches comprados em supermercados e aproveitar os passeios gratuitos das cidades, como parques e praças.

Como se locomover na Noruega?

Como se locomover na Noruega?
Fonte: Pixabay

Uma das maiores vantagens em planejar uma viagem para Noruega é a eficiência da rede de transporte público do país: você pode viajar por todos os cantos até mesmo se não estiver de carro.

Embora nem todas as cidades norueguesas disponham de rede de metrô, são conectadas via barco expresso, trem e ônibus, com passagens a preços acessíveis e pontualidade.

Se, mesmo assim, você prefere viajar de carro para ter mais autonomia durante a sua estadia, não se preocupe, pois as estradas do país são excelentes.

O seguro viagem é obrigatório!

Na Noruega, turismo só é possível se você contar com um bom seguro viagem, item obrigatório para qualquer estrangeiro que queira visitar o país.

Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem garante a segurança do viajante em diversas situações, como atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, acidente ou problema de saúde, entre outros.

Além disso, o seguro viagem pode ser bastante útil ao visitar um país com idioma tão diferente do nosso, como o norueguês, já que você terá acesso a atendimento 24 horas em português!

Você pode fazer a cotação de seguro viagem barato no buscador Melhor Seguro, que disponibiliza ferramentas gratuitas para comparação de coberturas e preços das melhores seguradoras do mercado.

As 5 cidades imperdíveis na Noruega

Nos lugares mais bonitos da Noruega, turismo é levado a sério, garantindo excelente infraestrutura a viajantes de todos os cantos do mundo.

Confira o que fazer no país escandinavo!

1. Oslo 

Oslo Noruega
Fonte: Pexels

Oslo deve estar no topo da sua lista de cidades para conhecer na Noruega, especialmente por ser a capital e principal porta de entrada no país.

A cidade é cosmopolita e moderna, cercada por belíssimas paisagens e capaz de oferecer a seus visitantes atrações de todos os tipos.

O Oslo Summer Park é o lugar perfeito para praticar esportes radicais, especialmente nos meses mais quentes do ano, enquanto a fortaleza Akershus Fortress é indicada para quem gosta de história.

O destino também abriga várias áreas verdes, parques e reservas ecológicas, por onde você poderá praticar esportes, caminhar, fazer piqueniques e passar tempo de qualidade ao ar livre.

Se sobrar algum tempinho no seu roteiro, que tal fazer um passeio de barco para conhecer a cidade sob uma perspectiva diferente?

2. Bergen 

Ainda está na dúvida sobre o que visitar na Noruega? Você pode se apaixonar pela medieval Bergen, uma das cidades mais simpáticas do país.

A paisagem urbana é formada por casinhas em estilo tradicional norueguês pintadas em cores vivas, formando um belíssimo mosaico urbano.

A cidade é também um ponto de partida estratégico para quem quer conhecer os incríveis fiordes noruegueses, como Hardangerfjord e Sognefjord.

Antes de deixar a cidade, não deixe de curtir a animada cena noturna da região, com muitos bares e restaurantes. 

3. Tromsø

Tromsø Noruega
Fonte: Pexels

Um dos principais lugares turísticos na Noruega é a clássica Tromsø, localizada na região do Ártico é indicada para quem deseja curtir o frio e as atividades de neve.

Quem visita a cidade pode fazer trekking pelas montanhas, passear de trenó, fazer safári de observação de baleias, pescar no Mar da Noruega e conhecer os excelentes museus locais.

Tromsø também é perfeita para quem sonha em conhecer a aurora boreal, no inverno, ou o sol da meia-noite, no verão: várias agências da cidade oferecem esses passeios simplesmente imperdíveis!

4. Ilhas Lofoten 

Sua intenção é apreciar a natureza norueguesa? Então você não pode deixar as Ilhas Lofoten de fora do seu roteiro de viagem!

O arquipélago, vizinho a Tromsø, é considerado o melhor lugar de todo o país para apreciar a aurora boreal e o sol da meia-noite, além de abrigar uma cidade charmosa, rodeada por imponentes fiordes.

Durante sua estadia, que tal aproveitar para fazer passeios de caiaque, mergulhar nas águas geladas do Mar da Noruega ou percorrer trilhas na montanha?

5. Fiordes 

Em qualquer roteiro pela Noruega, não importa a estação do ano, os fiordes devem estar no topo das prioridades do viajante.

Esses cânions cercados por penhascos com centenas de metros de altura são banhados pelo mar, gerando paisagens dignas de cinema!

A cereja no bolo é o fato de que os fiordes estão espalhados por todo o país: tem o Geiranger, em Sunnmøre, o Sogn e o Nærøy, em Sogn og Fjordane, o Lyse, em Forsand, e dezenas de outros.

Em outras palavras, não importa qual o seu destino na Noruega, as chances são de que haverá um fiorde pertinho de você!

Onde ver a Aurora Boreal?

O maior motor do turismo na Noruega é a aurora boreal, um espetáculo da natureza que colore os céus, formado por uma combinação de ventos solares, condições atmosféricas e visibilidade.

O fenômeno acontece entre os meses de outubro e março em praticamente todo o país, mas tende a ser mais visível em regiões mais distantes de centro urbanos, onde existe menos iluminação visual.

Se você quiser aumentar suas chances de ver as luzes do norte, vale a pena visitar as cidades de Tromsø e Stavanger ou a comuna de Nordland.

Encontre passagem para Noruega em promoção!

Se você deseja combinar Noruega, turismo e economia no mesmo roteiro, é melhor fazer sua cotação de passagens aéreas em nosso buscador, Passagens Promo.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, apontar as datas de ida e volta, e pronto. Nosso sistema te mostra as ofertas mais imperdíveis para o trecho que você procura.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

Quer conhecer as belezas da Noruega com economia e comodidade? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Veja também: 

Recomendado para você
Conheça Oslo, a capital da Noruega e os seus 9 pontos turísticos

Conheça Oslo, a capital da Noruega e os seus 9 pontos turísticos