O que fazer em Arraial do Cabo: quando ir, informações e dicas de turismo

Vai viajar para o litoral fluminense e quer saber o que fazer em Arraial do Cabo? Você está no lugar certo!

Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse belíssimo destino, também conhecido como o caribe brasileiro. Vem com a gente e descubra este paraíso tropical!

Veja as melhores passagens aéreas para o Rio de Janeiro no Passagens Promo!

O que fazer em Arraial do Cabo: natureza, beleza e diversão

Praias paradisíacas, mar que mistura tons de verde e azul, areia branquinha e belezas naturais, Arraial do Cabo faz muito sucesso entre os turistas de todo o país.

Por lá, algumas praias como a do Pontal do Atalaia, a do Forno e a do Farol se revelam como um verdadeiro paraíso em terras fluminenses.

Muitas delas são ideais para quem não quer muito agito, por possuírem um mar menos agitado e a orla mais vazia. 

Outras, no entanto, são muito badaladas e repletas de turistas, que aproveitam os arredores para curtir os bares e restaurante. 

Além de apreciar as paisagens, é possível conhecer as belezas naturais em passeios de barco ou jipe por toda a região. 

As atividades de mergulho também são frequentes no litoral. O charme da atração fica por conta dos vilarejos e dos moradores locais, simpáticos e hospitaleiros. 

Quantos dias são necessários em Arraial do Cabo?

O que fazer em Arraial do Cabo: quando visitar?
Fonte: Pxhere

O verão é considerado o período de alta temporada em todo litoral brasileiro. Em Arraial do Cabo não seria diferente. 

Se preferir fugir do agito e ainda aproveitar um clima mais ameno, a melhor época para visitar Arraial é durante a primavera, entre os meses de setembro e dezembro, ou o outono, que ocorre entre março e junho

Neste período, as temperaturas podem variar de 21°C a 30°C. Além disso, as chuvas são pontuais, mantendo um clima agradável para aproveitar os passeios. 

Quantos dias em Arraial do Cabo?

Para decidir quantos dias ficar na cidade, é preciso planejar onde ir em Arraial do Cabo e quais passeios você pretende fazer. Assim, você já terá uma noção de quantos dias serão necessários para cada um. 

Os gastos diários com alimentação, hospedagem e deslocamento até as atrações também devem ser levados em consideração.

O ideal é que você permaneça na cidade, pelo menos, por três dias, para que consiga conhecer as principais praias com calma.

Viajar para um destino tão lindo e ter que fazer tudo correndo, é um desperdício. Então se puder, fique uma semana, pois a cidade tem muito para oferecer!

Como faço para ir para Arraial do Cabo?

Como ir para Arraial do Cabo
Fonte: Pxhere

Existem algumas formas de chegar até Arraial. A mais confortável é de avião. 

Embora a cidade de Cabo Frio, possua um aeroporto, ainda não é muito interessante fazer essa rota, já que os voos comerciais são limitados. 

Uma boa opção para chegar em Arraial é desembarcando na capital do Rio de Janeiro e de lá alugar um carro ou viajar de ônibus até o destino.

Passagens aéreas na promoção

Falando em como chegar em Arraial do Cabo, que tal encontrar passagens aéreas em promoção para conhecê-lo? 

Aqui no Passagens Promo você encontra o melhores preços, um série de descontos e promoções vantajosas.

Melhores voos para visitar Arraial do Cabo!
Passagens aéreas saindo de

Se quiser encontrar valores que caibam no seu bolso, conte com a nossa ajuda! Por exemplo, se estiver querendo fazer uma bela viagem pelo Brasil!

Cadastre-se no nosso site e receba notificações sempre que tivermos ofertas para o seu destino. 

O que fazer em Arraial do Cabo: principais atrações

A cidade é um verdadeiro espetáculo e, por isso, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre o que conhecer em Arraial do Cabo. 

Separamos aqui as principais atrações para você montar um roteiro incrível. Vamos nessa?

Passeios de barco

O que fazer em Arraial do Cabo: passeio de barco
Fonte: Unsplash

Além de curtir algumas das melhores praias do Brasil, os passeios de barco proporcionam uma experiência inesquecível para quem visita Arraial do Cabo. 

Inclusive, muitos locais, como a praia do Farol, só podem ser visitados dessa forma. Os passeios pela região tem duração de cerca de quatro horas. 

O passeio inclui paradas na praia do Pontal do Atalaia, na praia do Forno, na do Farol e também na Gruta Azul

Além disso, dá para escolher o tipo de barco, desde os mais simples até os maiores, até mesmo com tobogãs, de onde os turistas podem escorregar até a água.

Passeios de jipe

Falando em passeios incríveis, uma opção legal é conhecer a região a bordo de um jipe. O passeio passa por várias praias locais e costuma agradar todas as idades. 

O trajeto passa pela praia do Pontal, pela Prainha, praia Grande e outras como a praia dos Anjos e o Pontal do Atalaia. Uma parada legal é no mirante. Suba e faça uma foto do lindo cenário. 

Esportes aquáticos e mergulho

Esportes de mergulho
Fonte: Unsplash

Claro que em águas tão cristalinas, os mergulhos são quase uma regra, afinal, a cidade é conhecida como a capital brasileira do mergulho. 

Por lá, é possível mergulhar com snorkeling ou praticar mergulho profissional. Existe uma diversidade enorme de espécies marinhas na região. 

Além disso, também é possível praticar kitesurfe e pegar umas ondas na praia Brava, o lugar mais adequado para a atividade. 

Trilhas

Arraial é dona de belas praias e de uma incrível vegetação. Por isso, as trilhas fazem muito sucesso por lá. 

Uma das mais famosas é a trilha da Praia dos Anjos, que dá acesso à praia do Forno. Durante o trajeto, você verá um belo mar azul e montanhas repletas de vegetação. 

A trilha da Praia Grande também faz muito sucesso e é considerada uma das melhores da região. O percurso te renderá belas fotos. 

Inclua ainda a trilha Rota dos Naufrágios, de onde é possível conhecer o Mirante do Vigia, passando pelo Boqueirão e depois pela Ilha dos Franceses. Você vai amar!

Aliás, essas são apenas algumas ilhas, há muitas outras para desbravar por lá.

Passagens aéreas para o Rio de Janeiro com preços impressionantes você encontra no Passagens Promo!

O que fazer em Arraial do Cabo: praias imperdíveis

O que fazer em Arraial do Cabo: praias imperdíveis
Fonte: Pixabay

Falar de Arraial do Cabo e não falar das praias, é o mesmo do que viajar para Paris e não falar da Torre Eiffel. 

Por isso, separamos algumas das mais bonitas da região e que você não pode deixar de conhecer.

Prainhas do Pontal do Atalaia

As praias do Pontal do Atalaia possuem um mar que se mistura em tonalidades de verde e azul, uma água com temperaturas sempre agradáveis e uma areia bem fininha. 

Na região, as praias são cercadas por lindas montanhas cobertas de vegetação, que tornam a paisagem ainda mais espetacular.

Você verá muitos barcos atracados bem pertinho das praias. Prepare-se para se apaixonar!

Praia do Forno

Aqui a paisagem também é de tirar o fôlego. A praia do Forno é considerada uma das melhores praias de Arraial do Cabo. 

O cenário é aquele bem característico da região. Areias brancas, mar de um azul espetacular e bela vegetação ao seu redor. É possível subir no mirante e observar a paisagem do alto.

Na região há bares, barracas e muitos guarda-sóis. E se gosta de esportes marítimos, a praia do Forno oferece opções de mergulho e passeios de caiaque pela região. 

Praia do Farol

Praia do Farol
Fonte: Wikimedia Commons

A praia do Farol é conhecida como um dos melhores lugares turísticos de Arraial do Cabo e da região dos Lagos. 

Ela é conhecida como uma das praias mais belas do Brasil em razão da sua belíssima paisagem, preservação e pureza das águas. 

Protegida pela Marinha do Brasil, o acesso é restrito, sendo possível conhecê-la apenas por passeios autorizadas com, no máximo, 250 pessoas em um período de 45 minutos. 

Não é possível ficar o dia todo no local, mas aproveite cada minuto neste paraíso de águas transparentes e areia branca. 

Praia Brava

Na hora de decidir o que conhecer em Arraial do Cabo, não deixe de incluir a praia Brava no seu roteiro. O lugar, de visual rústico, é perfeito para quem gosta de tranquilidade e belas paisagens. 

Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha e depois descer uma escadaria, de onde você vai se surpreender com o cenário deslumbrante. 

Prainha

Quer curtir dias de agito, sombra e água fresca? Então, você não pode deixar de ir à Prainha. 

Diferente das outras praias da região, ela tem ótima infraestrutura com quiosques e bares em toda sua orla. 

Suas águas são menos agitadas e bastante transparentes. A vegetação ao seu redor torna o cenário perfeito para fotografias. 

Qual é a melhor praia de Arraial do Cabo?

Melhor praia de Arraial do Cabo
Fonte: Pixabay

Com tantos lugares incríveis, fica difícil eleger qual a melhor praia da cidade. Mas como é preciso selecionar uma, para nós, a melhor praia em Arraial do Cabo é a Praia do Farol

Mesmo com o acesso restrito, vale muito a pena aproveitar cada minuto neste paraíso. Não deixe conhecê-la e fazer um mergulho em suas águas cristalinas. 

O que fazer na noite de Arraial do Cabo?

A cidade é incrível de dia e de noite. Por isso, é importante saber que há muito o que fazer na noite de Arraial do Cabo. 

Depois de curtir algumas das belas praias no Rio de Janeiro, chegou a hora de aproveitar o que a vida noturna local tem para oferecer.

Não deixe de curtir o Espaço Cultural Mestizo, na praia Grande. O lugar possui um deck onde há um bar que toca música ao vivo e serve saborosos drinks, petiscos e porções. 

Na mesma região, inclua também o Bar do Peri, que é famoso por servir a cerveja mais gelada da cidade. Por lá, a boa música é quase que uma regra e as noites costumam ser bastante animadas.

Conheça também os restaurantes e os bares da praia do Anjos, sempre animados e com ótimos drinks, pratos e porções. 

Opções sobre o que fazer em Arraial do Cabo à noite não vão faltar na sua lista. Imperdível!

O que fazer em Arraial do Cabo com chuva?

Em dias mais chuvosos, é possível aproveitar para conhecer os vilarejos e a história da cidade. Arraial possui muitos lugares interessantes e cobertos. Ótimos para dias nublados.

Por isso, aproveite e faça um passeio pelo Museu Oceanográfico do IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira) e pelo Marco Histórico 1503.

Aproveite também para fazer um passeio pelas lojas da cidade. Outra opção legal é aproveitar o clima curtir os bares e restaurantes da cidade. 

O que fazer pelos arredores de Arraial do Cabo?

O que fazer nos arredores de Arraial do Cabo
Fonte: Pixabay

O seu roteiro não precisa se limitar somente a Arraial do Cabo. Você pode estendê-lo pelos arredores da cidade. A região conta com lindas paisagens e pontos turísticos no Rio de Janeiro e seu litoral.

Cabo Frio

Vai conhecer Arraial? Então, uma esticadinha até Cabo Frio é obrigatória. As cidades ficam a menos de 14 quilômetros de distância. 

Por lá, há belas praias de mar azul e areia branquinha. As mais populares são as praias das Dunas, a do Forte e a das Conchas. 

Você também pode conhecer o centro histórico da cidade, com construções da época colonial, como a Capela São Benedito, datada do ano de 1701.

Visite ainda o Forte de São Mateus e os canhões antigos e enferrujados que ainda permanecem por lá.

Búzios

Este lindo paraíso também fica ao lado de Arraial do Cabo, a pouco mais de 30 quilômetros de distância. 

Encantadora e com belas paisagens, Búzios é conhecida por ser uma região mais sofisticada.

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer as praias mais famosas, como a Praia da Armação, a da Ferradura e a Praia Azeda. 

Aproveite e faça um passeio pela Rua das Pedras, cheia de lojinhas, bares e restaurantes. Não deixe de fazer uma foto com a famosa estátua de Brigitte Bardot, atração imperdível na cidade. 

Cotação passagens aéreas

Depois de conhecer tudo sobre este destino e saber o que fazer em Arraial do Cabo, chegou a hora de encontrar as passagens aéreas mais vantajosas.

Se quer encontrar promoções, não deixe de fazer as suas pesquisas aqui no Passagens Promo! Temos os preços mais em conta!

Melhores voos para visitar Arraial do Cabo!
Passagens aéreas saindo de
Azul CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 10 Mar 25 Mar R$ 198 Azul CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 24 Mar 02 Abr R$ 198 Azul CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 18 Mar 20 Mar R$ 198 Latam Brasil BHZ Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 22 Jun 07 Jul R$ 199 Azul CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 11 Mar 16 Mar R$ 205 Azul CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 12 Mar 17 Mar R$ 211 Ver mais ofertas

Quer viajar para Arraial do Cabo e ainda economizar? De Promo você pode!

Leia mais e se prepare para suas melhores viagens!