O que fazer em Bento Gonçalves: roteiro turístico no Vale dos Vinhedos

Já sabe o que fazer em Bento Gonçalves na sua próxima viagem de férias? O destino, considerado a capital brasileira do vinho, é puro encanto e oferece roteiros turísticos espetaculares pelo Vale dos Vinhedos.

Para curtir o melhor de Bento Gonçalves, preparamos um guia turístico com as rotas mais famosas e aquelas que não podem ficar de fora do seu tour pela serra gaúcha.

O que fazer em Bento Gonçalves: vinícolas, rotas e atrações essenciais

Fazer uma viagem para esse cantinho do Rio Grande do Sul é mais do que apreciar bons vinhos — é conhecer um pouco mais sobre a cultura da região, que tem forte influência do povo italiano.

Na hora de degustar os melhores vinhos de Bento Gonçalves, não precisa se preocupar, pois há centenas de vinícolas que oferecem passeios por plantações e produção da bebida, além de degustações de vinho.

Além de apreciar bons vinhos, você pode se aventurar também pelos parques e visitar construções históricas, muito antigas da cidade. Claro que a gastronomia também não pode ficar de fora.

Faça a pesquisa de sua passagens aérea no Passagens Promo e garanta descontos incríveis de até 35%. Aproveite!

Onde fica Bento Gonçalves?

O que fazer em Bento Gonçalves onde fica
Fonte: Pixabay

Bento Gonçalves está localizada no sul do Rio Grande do Sul, mais precisamente na encantadora e charmosa Serra Gaúcha.

Com cerca de 270 metros quadrados, a cidade fica bem pertinho da capital Porto Alegre, a apenas 109 quilômetros de distância.

Como chegar em Bento Gonçalves?

O trajeto mais comum até Bento Gonçalves é desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho.

Depois de descer na capital do Rio Grande do Sul, você pode alugar um carro e subir a serra, aproveitando para visitar as cidades que ficam no percurso até Bento Gonçalves.

Mas se preferir, é possível fazer uma viagem a Bento Gonçalves a partir da cidade de Caxias do Sul, que possui um aeroporto e recebe voos de algumas capitais do país.

O trajeto é de 45 quilômetros de distância, e a viagem dura cerca de 45 minutos. Em ambas as rotas, você também pode optar por fazer o trecho de ônibus.

Cidades próximas à Bento Gonçalves

Dona de paisagens exuberantes, história e vinícolas aos pés de montanhas, uma viagem para Bento Gonçalves pode incluir um tour por outros destinos gaúchos — como Garibaldi, que fica a apenas 15 quilômetros de distância.

Caxias do Sul também está do ladinho de Bento Gonçalves, a menos de 40 quilômetros. Inclua também cidades como Passo Fundo, a 185 quilômetros, Santa Maria, a 286 quilômetros e Criciúma, que fica a 402 quilômetros.

Que tal saber como ir de Gramado para Bento Gonçalves? A cidade fica a pouco mais de 100 quilômetros e é possível fazer o trajeto de ônibus. Você vai adorar conhecer as vinícolas de Gramado.

Porto Alegre também deve fazer parte da sua rota. Afinal, o que não faltam na capital gaúcha são atrações turísticas, belas paisagens e muita animação.

Encontre passagens aéreas mais baratas para o Rio Grande do Sul!

Já pensou em conhecer a serra gaúcha com economia? Encontre passagens aéreas mais baratas para o Rio Grande do Sul na nossa plataforma buscadora, Passagens Promo.

No nosso site, você encontra os preços mais vantajosos do mercado, as melhores promoções e descontos.

Para fazer a rota dos vinhedos e ainda economizar, faça o cadastro do seu e-mail no nosso site para ser notificado sempre que os preços das passagens do trecho escolhido baixarem, ou quando surgirem ofertas.  

O que fazer em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Não é à toa que Bento Gonçalves é uma das cidades mais procurados quando o assunto é turismo. 

Além do Vale dos Vinhedos, a região também oferece passeios turísticos, um roteiro por construções históricas, vales e parques.

Pode se preparar, pois não faltarão pontos turísticos em Bento Gonçalves para conhecer.  

1.      Vinícolas

As principais atrações dessa região, sem dúvida, são as vinícolas, já que a cidade pertence à uma região denominada Vale dos Vinhedos, considerada a maior produtora de vinhos e espumante do país.

A região possui vinícolas dos mais diferentes portes, de pequenas à grandes produções.

Normalmente, os passeios têm a duração de cerca de 1 hora e meia, e o tour compreende visitas aos espaços de produção, vinícolas e degustação dos vinhos.

Entre as melhores vinícolas do Vale do Vinhedo, não deixe de visitar as vinícolas Milantino, Aurora, Miolo, Casa Valduga, Piazzato, Milantino, Torcello, Marco Luigi, Lidio Carraro e Almaúnica

A melhor forma de fazer turismo de vinho é alugando um carro, pois você terá mais autonomia e liberdade em todo o trajeto. Uma dica é contratar um motorista, pois você não poderá dirigir após ter ingerido álcool.

2. Parque Cultural Epopéia Italiana

O Parque Cultural Epopéia Italiana faz parte do passeio de Maria Fumaça, que falaremos logo abaixo.

O espaço, localizado bem perto da estação de trem de Bento Gonçalves, é uma vila com temática italiana. 

Durante o tour, você poderá assistir também à uma apresentação teatral, que conta a história dos imigrantes que se firmaram na região, vindos da Itália.

 3. Passeio de Maria Fumaça

O que fazer em Bento Gonçalves passeio de maria fumaça
Fonte: Wikimedia foto de Halley Pacheco de Oliveira

Entre os passeios em Bento Gonçalves, a viagem a bordo de uma Maria Fumaça é um dos mais interessantes.

O tour acontece em uma locomotiva a vapor, datada dos anos 50, e percorre cerca de 20 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

A viagem dura cerca de 1 hora e meia e você passa por montanhas, campos floridos, lagos e muito mais.

Durante o passeio há apresentações de dança e música dentro dos vagões, além de degustações de vinho e espumantes. O trem faz uma parada na estação de Garibaldi.

 4. Caminhos de Pedra

O turismo em Bento não envolve apenas vinícolas e degustações de vinho. A história da região também faz parte das principais atrações da cidade.

Um dos passeios mais interessantes é pelos Caminhos de Pedra, que percorre construções antigas, erguidas por imigrantes italianos.

Você ficará encantado com a arquitetura das casas e casarões em meio à natureza, além conhecer um pouco dos costumes que ainda são preservados pelos moradores locais. O passeio oferece ainda uma boa gastronomia e atrações culturais. 

No trajeto de pouco mais de 12 quilômetros, você passará por lugares como a Casa da Tecelagem, Casa das Massas e Artesanato, Casa da Erva Mate, Casa das Cucas Vitiaceri, Salumeria Caminhos de Pedra e Casa da Ovelha.

5. Rota Encantos de Eulália

O que fazer em Bento Gonçalves encantos de Eulália
Fonte: Wikimedia foto de Glauco Umbelino

Na serra gaúcha, Bento Gonçalves oferece outros passeios encantadores, como a Rota Encantos de Eulália.

Nesse trajeto, você percorrerá pequenas vinícolas em meio a paisagens naturais encantadoras, com montanhas, campos e casas antigas. 

A grande atração da Rota dos Encantos é o Parque de Aventuras Gasper, que fica no alto de um penhasco.

No local é possível praticar esportes, como tirolesa, rapel e escalada. Para quem gosta de aventura, o parque é ideal.

6. Vale do Rio das Antas

Belos cenários em meio à natureza serão companhias constantes durante todo a sua viagem. 

Na hora de decidir o que fazer em Bento Gonçalves, a rota no Vale do Rio das Antas não pode ficar de fora do seu roteiro.

O passeio é realizado às margens da BR-470, que faz a ligação entre as cidades de Veranópolis e Bento Gonçalves.

O caminho percorre um imenso vale com muito verde, enormes árvores e lagos, além do mirante do Vale da Ferradura do Rio das Antas, que é uma das principais atrações.

Para completar o cenário, a Ponte dos Arcos também merece um registro fotográfico. Você percorrerá também vinícolas, como a Casa Bucco, Vinícola Salton, Cachaça Casa Bucco e muitas outras.

7. Rota Cantinas Históricas

Para quem gosta de história, a Rota Cantinas Históricas também precisa fazer parte dos seus passeios pelo Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves.

Esse percurso, chamado também de Linha Faria Lemos, oferece um passeio por belíssimos vinhedos e cantinas com degustação de espumantes, sucos de uva e vinho.

8. Ponte Ernesto Dornelles

O que fazer em Bento Gonçalves ponte Enersto Dorneles
Fonte: Wikimedia foto de Andy-mazza

A Ponte Ernesto Dornelles é um espetáculo à parte, e completa a paisagem natural ao entorno do Rio das Antas.

Ela faz parte da rodovia BR-470, fazendo divisa com os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis.

A construção possui dois arcos paralelos com uma extensão de pouco mais de 200 metros, sendo que a pista passa entre os arcos. A ponte é belíssima e é considerada uma das maiores do mundo com essas características.

9. Pórtico Pipa

Entre as dicas Bento Gonçalves, o Pórtico Pipa também entra na lista. Localizado na entrada da cidade, ele é uma estrutura de madeira de 17 metros de altura, que foi construído em 1985.

O monumento, que e faz referência à um barril de vinho, é o principal cartão-postal da cidade e, claro, vale uma parada para fotos. 

10. Igreja Cristo Rei

Além de belas paisagens, que tal conhecer a arquitetura de Bento Gonçalves? A Igreja Cristo Rei, inaugurada em 1954, faz parte da rota turística da cidade.

Localizada na Praça das Rosas e com enormes torres em estilo gótico moderno, ela se destaca na paisagem urbano de Bento. 

A parte interior tem um vão de cerca de 40 metros de altura, além de abrigar três belíssimos altares.

11. Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante

O que fazer em Bento Gonçalves Igreja de São Bento
Fonte: Wikimedia foto de Eugenio Hansen, OFS

No centro de Bento Gonçalves, a Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante é outra atração encantadora.

Inaugurada em 1984, ela foi construída em formato de pipa, e no seu interior, a decoração faz referência à produção de vinho. Inclusive, ela é chamada por muitos como a igreja do vinho. 

As visitas acontecem de segunda a sábado, das 8h às 11h, e das 14h às 18h. Aos domingos, você pode conhecê-la das 14h às 18h.

12. Memorial do Imigrante

Já deu para perceber que vinho e história fazem parte do circuito Vale dos Vinhedos? Não deixe de visitar o Memorial do Imigrantes, que está localizado em um antigo prédio datado de 1913, patrimônio histórico da cidade.

Fundado em 1974, o memorial também faz parte do Museu do Imigrante, que tem como objetivo resgatar e preservar a história da imigração italiana na região.

Além de conhecer as esculturas do lado de fora, não deixe de visitar o museu e visitar salas temáticas, como Arte Sacra, Sala de Gaitas, Objetos Pessoais e Ofícios e muito mais.

13. Casa de Artes

Não deixe de conhecer também a Casa de Artes, uma fundação que tem como finalidade fomentar a cultura local.

Com mais de quatro mil metros quadrados, o espaço recebe exposições artísticas, oficinas e eventos culturais. Entre os eventos mais famosos está a tradicional Feira do Livro, que acontece todos os anos.

14. Via del Vino

O que fazer em Bento Gonçalves via del vino
Fonte: Wikimedia foto de Vagner XX

No seu guia roteiro do vinho, inclua o Via del Vino, um tour histórico que percorre as principais construções e monumentos antigos da região central de Bento Gonçalves.

Durante a caminhada, você passará por casarões de famílias tradicionais e prédios que foram importantes bancos e clubes.

O Santuário de Santo Antônio, a Prefeitura e a Praça Walter Galassi fazem parte do passeio, que acontece diariamente e é gratuito.

15. Parque Gasper

Que tal muita aventura pelas terras gaúchas? O Parque Gasper é procurado pelos turistas que querem uma dose de adrenalina durante a viagem.  

O local, em meio à natureza, oferece atividades de ecoturismo, arvorismo, tirolesa, escalada e até salto de bungee jump para os mais corajosos.  

16. Cantina Strapazzon

Para fechar o roteiro turístico Serra Gaúcha, faça uma parada na Cantina Strapazzon, que fica em uma casa construída em 1880 por Giovanni Strapazzon, um imigrante italiano que morou na região.

A casa, feita de pedra, é um convite à história da primeira geração da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Inclusive, o local, que hoje é um restaurante, serviu de cenário para o filme “O Quatrilho”.

Além de apreciar bons vinhos, suco de uva, graspa, queijo, pão e frios, no local você entenderá também um pouco sobre a produção da bebida.

Onde comer em Bento Gonçalves?

O que fazer em Bento Gonçalves o que comer
Fonte: Pixabay

Bom vinho e ótima gastronomia formam um belo par, não é mesmo? Fazer a rota dos vinhedos e não apreciar as comidas típicas do Rio Grande do Sul é um verdadeiro pecado.

Além de degustar os mais diferentes vinhos da serra gaúcha, não deixe de fazer um tour pelos restaurantes mais tradicionais da região.

Na sua lista inclua o restaurante Di Paolo, um verdadeiro clássico na cidade. O local serve dois tipos de rodízio, sendo um de carne e outro de galetos.

Esse segundo serve um rodízio no estilo colonial, que inclui massas, sopa de capeletti, queijo e saladas, além de sobremesa.

No Vale do Vinhedo, a Risoteria Vallontano é um dos locais mais populares, principalmente entre os turistas que querem fugir dos rodízios de carne. O local serve os mais diferentes tipos de risoto e, claro, o melhor do vinho da serra gaúcha. 

Leopoldina Restaurante também não deixa nada a desejar quando assunto é uma boa gastronomia. Localizado dentro de um hotel, o local serve comidas típicas da Europa, como o delicioso brunch.

Voos em superpromoção para o Rio Grande do Sul!

Separamos os melhores preços de passagens aéreas para Porto Alegre aqui
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 02 Ago 04 Ago R$ 187 Latam Brasil CWB Curitiba POA Porto Alegre 13 Mai 17 Mai R$ 187 Gol CWB Curitiba POA Porto Alegre 22 Fev 01 Mar R$ 271 Latam Brasil BSB Brasília POA Porto Alegre 29 Jun 06 Jul R$ 291 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro POA Porto Alegre 17 Nov 27 Nov R$ 297 Ver mais ofertas

Agora que você sabe o que fazer em Bento Gonçalves, comece agora a mesmo a fazer as cotações de passagens aéreas.

No nosso buscador, Passagens Promo, você tem acesso às melhores opções de voos para o Rio Grande do Sul com os menores preços, além de promoções e ofertas.

Que tal fazer a viagem dos seus sonhos pela serra gaúcha gastando pouco? De Promo você pode!


Leia também:

Recomendado para você
Pontos turísticos Gramado: 11 atrações para conhecer na cidade

Pontos turísticos Gramado: 11 atrações para conhecer na cidade