O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã

A capital da Alemanha se destaca por sua história e por ser um destinos mais bonitos e visitados do mundo. Quem procura o que fazer em Berlim não vai se decepcionar, pois é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa.  

Além de ser um ótimo destino para quem quer curtir o frio e aproveitar a neve. Também possui atrativos no verão, quando você pode passear pela capital e conhecer os pontos turísticos. 

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas de como aproveitar o melhor da cidade alemã, não tem problema. Nós listamos 15 lugares incríveis para você não perder nenhum passeio. Vamos lá?

O que fazer em Berlim, capital da Alemanha

O que fazer em Berlim capital alemanha

Berlim é uma cidade rica em tradições e atrações históricas. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim.

Situada ao nordeste da Alemanha, ela tem uma população de mais de 3 milhões de habitantes e é considerada a maior cidade do país. A capital é um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência.

Além disso, a cidade é influenciada por um clima temperado sazonal e sua área é composta por florestas, parques, jardins e lagos.

Com tanta coisa pra fazer em Berlim, dá vontade de arrumar as malas e viajar logo, não é mesmo? Mas afinal, qual a melhor época para conhecer a capital alemã? Nós te contamos e ajudamos a se programar!

Compre passagens aéreas internacionais com desconto neste link!

Quando ir a Berlim?

O que fazer em Berlim quando ir

A cidade é muito plural e pode ser visitada em qualquer época do ano. As estações são bem definidas, então basta você decidir se quer curtir o calor ou o friozinho.

Pra quem gosta de calor, a dica é viajar entre junho e agosto, quando acontece a estação mais quente. Além de curtir as temperaturas mais altas, você ainda aproveita a época de festas, festivais de músicas e eventos ao ar livre.

Já se você gosta de frio e quer ver neve, o ideal é ir entre dezembro e março, mas se prepare, pois o inverno na Europa  é intenso e as temperaturas podem chegar a zero graus.

Na primavera e no outono a dica é aproveitar as belas paisagens para tirar várias fotos. A cidade fica linda!

Passagens aéreas para Berlim

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Agora que você já sabe qual a melhor época para viajar, chegou a hora de pensar nas passagens aéreas para Berlim

Este costuma ser o item mais caro da viagem, por isso a dica é pesquisar bastante antes de comprá-las. Outra dica é pesquisar em dias e horários alternados e evitar os finais de semana.

Além disso, você pode usar o comparador de passagens, Passagens Promo. Ele vai te ajudar a achar o menor valor dos bilhetes.  Você pode também usar um alerta de preços, desse modo, sempre que um trecho da viagem sofrer alteração de valor, você fica sabendo.

O que fazer em Berlim: principais pontos turísticos

Uma coisa é certa, Berlim é uma das cidades da Alemanha que mais respira cultura. São dezenas de museus, casas de óperas, festivais culturais e lugares históricos. Ao decidir viajar para a cidade você não vai ter problema com falta de opções do que fazer. 

No entanto, existem aqueles pontos turísticos que são parada obrigatória devido a sua fama, como o Muro de Berlim, o Museu do Holocausto o Portão de Brandemburgo, entre tantos outros. Ir à cidade e não visitá-los é o mesmo que não conhecer Berlim.   

A cidade tem atrações para todos os gostos, idades e bolsos. Apenas os pontos turísticos principais, que destacamos abaixo, são suficientes para montar um roteiro de no mínimo 3 dias. 

Vamos conferir o que fazer em Berlim?

Mapa de pontos turísticos de Berlim

1. Portão de Brandemburgo

Pra quem está procurando o que fazer em Berlim, uma dica é começar o passeio por um dos símbolos mais importantes do país.

O Portão de Brandemburgo, construído em 1791, é um símbolo do triunfo da paz sobre as armas. Com 26 metros de altura e estilo neoclássico, a construção chama atenção pela imponência e remete às antigas construções de Atenas.

Apesar de ter cinco entradas, a passagem central do Portão só podia ser usada por membros da família real.

Assim como o Muro de Berlim, também foi símbolo da divisão da cidade por mais de 28 anos. Na estação de metrô em frente ao portão existe uma exposição permanente que conta toda a história do monumento, desde a sua construção até os dias atuais. 

Esse é um dos principais pontos turísticos na cidade, reunindo milhares de turistas ao redor, dia e noite. O local também é cenário para uma grande festa de réveillon e de diversos festivais culturais. 

Compre passagens aéreas internacionais com desconto neste link!

2. Reichstag (Parlamento Alemão)

O que fazer em Berlim dicas

E já que você está no Portão de Brandemburgo, que tal conhecer o Reichstag? O local fica bem pertinho e abriga o parlamento alemão.

O monumento histórico foi palco da proclamação da República Alemã em 1918, e sua arquitetura chama atenção pela beleza e tamanho.

Ah, a cúpula e o terraço do prédio são abertos à visitação, basta se inscrever pelo site com pelo menos 2 dias de antecedência.

No gramado, em frente ao prédio, muitos berlinenses aproveitam o verão para tomar sol, jogar bola, ler e fazer piqueniques em família. Se você quer ter uma experiência típica dos moradores da cidade, reserve algumas horas para relaxar no local. 

3. Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Fonte: Imagem de domínio público

Outra dica do que fazer em Berlim é conhecer o Memorial do Holocausto, um dos pontos históricos mais importantes da Alemanha. Ele também fica bem pertinho do Portão de Brandemburgo e dá para você conhecer tudo a pé.

O local foi construído entre 2003 e 2005 e é composto por 2.711 blocos de concreto de diferentes alturas. O visitante pode escolher qual caminho de entrada e saída quer percorrer.

Além disso, no Centro de Informações, há uma sala cujas paredes são cobertas com os nomes e anos de nascimento e morte das vítimas do holocausto.

O monumento funciona todos os dias do ano e a entrada é gratuita. Já o Centro de Informações funciona de abril a setembro, de terça a domingo, das 10:00h às 20:00h, e de outubro a março, de terça a domingo, das 10:00h às 19:00 h.

Ah, é importante lembrar que o Memorial do Holocausto de Berlim não é o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, aquele em que você pode fazer um tour pelo campo de concentração. Este fica na Polônia!

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    4. East Side Gallery (Muro de Berlim)

    Chegou a hora de conhecer o ponto turístico mais famoso da cidade (e do país): o Muro de Berlim!

    Construído em 1961, o muro dividia a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental, e mais que isso, era a prova física da guerra ideológica entre socialistas e capitalistas.

    Com sua queda em 1989, o local se tornou um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Em alguns locais da cidade é possível encontrar ainda alguns pedaços do muro, mas nenhum é tão extenso como na East Side Gallery, que fica ao longo do rio Spree.

    A East Side Gallery é composta por 1,3 quilômetros do que sobrou do Muro de Berlim,  no local estão obras de artistas de toda a parte do mundo. A construção da galeria aconteceu em fevereiro de 1990, apenas 4 meses após a queda do muro.

    O valor simbólico é indescritível, pois artistas se apropriaram de um local que até pouco tempo era intocável. Desde então passou a ser uma representação de liberdade e otimismo. 

    Uma das obras mais famosas é a de um Trabant (carro mais popular da Alemanha Oriental), atravessando o muro. 

    5. Checkpoint Charlie

    Outro lugar para conhecer na cidade é o Checkpoint Charlie. Ele era uma das únicas passagens permitidas entre a Alemanha Oriental e Ocidental.

    Alguns moradores do lado ocidental conseguiam uma espécie de visto diurno, que permitia que eles ficassem por algumas horas do outro lado, mas retornassem no horário indicado. 

    Ainda assim, através deste caminho, vários alemães tentaram migrar para o lado ocidental de maneira ilegal e tentando enganar os militares. Alguns tiveram sucesso, mas aqueles que eram reconhecidos pela vigilância eram mortos no local.

    Atualmente, o local traz uma réplica do cartaz que diz “Você está abandonando o setor americano”. Além disso, há uma pequena fronteira onde os turistas podem tirar fotos.

    6. Topografia do Terror

    Topografia do Terror berlim

    Fonte: Imagem de domínio público

    Outra opção para quem se interessa por história e está procurando o que fazer em Berlim, é conhecer a Topografia do Terror.

    O museu funciona no antigo prédio da GESTAPO, a Polícia Secreta do Estado Nazista, onde também funcionava a SS (Schutzstaffel), famosa tropa de proteção nazista. Era lá que os oponentes ao regime ditatorial de Hitler eram presos e interrogados.

    Após o regime de Hitler, durante muitos anos, o local foi usado para fins comerciais e somente em 1987, a exposição “Topografia do Terror” foi aberta ao público. A data marcou a comemoração dos 750 anos de Berlim.

    Tanto a exposição ao ar livre quanto o Centro de Documentação trazem documentos históricos importantes do regime nazista. A entrada é gratuita e você pode chegar ao local de trem ou de ônibus.

    7. Potsdamer Platz

    Nem só de passeios históricos vive a capital alemã, não é mesmo? E se você está procurando o que fazer em Berlim, mas não quer perder o agito da cidade, a dica é conhecer a Potsdamer Platz, uma praça com prédios grandes e modernos.

    Lá você vai encontrar várias opções de lazer. Tem lojas, bares e restaurantes, cinemas e até casinos. Ah, e dá pra chegar até lá de ônibus e de trem. Não deixe de ir!

    8. Gendarmenmarkt

    Gendarmenmarkt

    Fonte: Imagem de domínio público

    Outra praça que vale a pena conhecer é a Gendarmenmarkt. Ela fica no centro de Berlim e tem três prédios harmoniosos; a Casa de Concertos, a Catedral Francesa e a Catedral Alemã.

    Além disso, lá tem vários restaurantes e bares, e uma estátua linda do poeta Friedrich Schiller, inaugurada em 1871. Incrível né?

    9. Alexanderplatz e a Torre de TV de Berlim

    Alexanderplatz e a Torre de TV de Berlim

    Fonte: Imagem de domínio público

    Quem está procurando o que fazer em Berlim não pode deixar de visitar a Alexanderplatz, outra praça da cidade.

    Lá fica uma das principais estações de metrô, de onde saem diversas linhas para vários lugares da capital. Além disso, a praça tem muitas opções para quem deseja fazer compras.

    No local você também vai encontrar a Torre de TV, uma das construções mais altas de Berlim. Ao subir nela, o visitante consegue ter uma visão 360 graus da cidade. Incrível né? E se você quiser conhecê-la uma dica é comprar os ingressos antecipadamente pelo site.

    10. Kurfürstendamm (Kudamm)

    Outra opção do que fazer em Berlim para quem gosta de compras é conhecer a Kurfürstendamm, uma das avenidas mais famosas da cidade. Lá você vai encontrar lojas, restaurantes e teatros.

    Entre as principais lojas, você vai encontrar marcas famosas como Zara, Chanel, Gucci, Bulgari, entre outras. Ah, mas também tem farmácias, lojas de souvenirs e redes de lojas mais populares. Opções para todos os gostos e bolsos, não é mesmo?

    11. Catedral de Berlim (Berliner Dom)

    Berliner Dom

    Se você está procurando o que fazer em Berlim, uma dica é conhecer a Catedral da cidade ou Berliner Dom, como é chamada a maior e mais importante igreja protestante da da Alemanha.

    A construção é imponente e chama atenção pelo tamanho e beleza. Sua cúpula, que foi destruída em 1944 devido ao bombardeio da cidade na época da guerra, foi totalmente reconstruída em 2002 e tem, hoje, uma das vistas mais bonitas da cidade. Incrível né? Não deixe de ir!

    12. Ilha dos Museus em Berlim

    Localizada em uma ilha no rio Spree, o local abriga cinco museus renomados mundialmente. Além disso, a ilha é reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO e é um lugar dedicado exclusivamente à arte e a ciência.

    Os museus que compõem a ilha são:

    13. Parque Tiergarten

    Parque Tiergarten

    Se você gosta de curtir a natureza e está procurando o que fazer em Berlim, então o Parque Tiergarten é o lugar ideal! O local é o segundo maior parque da cidade, tem 210 hectares de área verde e é considerado o “pulmão de Berlim”.

    Lá você vai poder andar de bicicleta, fazer caminhadas ao ar livre, piqueniques, jogar bola ou simplesmente relaxar nas sombras das árvores. Ideal para um passeio de manhã, não acha?

    14. Mauerpark

    Outra opção pra quem gosta de natureza e está procurando o que fazer em Berlim é o Mauerpark. O local fica no bairro Prenzlauer Berg e tem esse nome por causa do Muro de Berlim.

    Isto porque, o local funciona onde antes era a famosa “faixa da morte”; faixa de terra que ficava entre os dois lados do Muro de Berlim.

    O que antes era ocupado por cercas elétricas e espinhos, hoje abriga uma pequena quadra de esportes, playground e um gramado. Lá você pode fazer piqueniques, praticar esportes, andar de bicicleta e até fazer churrasco. Incrível, né?

    Ah, e o local ainda conta com uma parede de escaladas e aos domingos acontece o mais famoso mercado de pulgas da cidade. Não tem como perder, não é mesmo?

    15. Curry 36

    E já que estamos fazendo um roteiro sobre o que fazer em Berlim, é claro que não poderíamos de deixar de citar um lugar para comer as famosas salsichas alemãs, não é mesmo?

    A Curry 36 é uma das lanchonetes mais famosas de Berlim e tem as melhores salsichas da cidade. A lanchonete tem duas filiais: uma em Kreuzberg, na Mehringdamm 36 (linha U6, estação Mehringdamm) e outra na Hardenbergplatz 9, pertinho da estação Zoologischer Garten.

    Ah, se você quiser conhecer fique atento: as duas lojas funcionam diariamente das 9h às 5h da manhã. Imperdível, né?

    Seguro Viagem para Berlim

    Na hora de planejar a sua viagem não basta apenas programar os passeios e esquecer da segurança, né?

    Por isso, para viajar tranquilo e não se preocupar com nada um seguro viagem internacional é a opção ideal. Além disso, em alguns países ele é obrigatório.

    Para te ajudar a encontrar o seguro mais adequado e não gastar muito a dica é pesquisar bastante.

    E pra te ajudar nisso a dica é acessar o Melhor Seguro, um comparador de seguros viagem. Lá você encontra um atendimento rápido e eficiente, e ainda encontra o melhor seguro com o menor preço. Incrível, né?

    Passagens aéreas para Berlim

    passagens-promo
    Passagens aéreas saindo de

    Agora que você já sabe o que fazer em Berlim, é só arrumar as malas e partir para a Alemanha.

    A maneira mais rápida e segura de chegar até lá é indo de avião. E para não perder nenhuma promoção e não pagar caro na passagem, a dica é ficar de olho no nosso site.

    Com o Passagens Promo você monitora os preços das passagens aéreas para a Alemanha e consegue ótimas promoções. 

    Outra dica é cadastrar um alerta de preços, assim sempre que algum trecho sofrer alteração no valor, nós te avisaremos.

    Ah, e não deixe de seguir as nossas redes sociais, lá você encontra várias promoções e descubra novos destinos para suas próximas viagens. Legal né?

    Agora é só compartilhar esse texto com os amigos e boa viagem. Quer viajar com tranquilidade? De Promo, você pode!

    Leia também:

    Recomendado para você
    Stuttgart: uma viagem pelo coração da Alemanha!

    Stuttgart: uma viagem pelo coração da Alemanha!

    Rota romântica: um destino apaixonante 

    Rota romântica: um destino apaixonante 

    Hamburgo: veja as atrações mais indicadas para visita no mapa da cidade!

    Hamburgo: veja as atrações mais indicadas para visita no mapa da cidade!

    O que fazer em Munique: dicas para o roteiro perfeito!

    O que fazer em Munique: dicas para o roteiro perfeito!

    Onde fica Frankfurt: principais atrações e dicas de viagem

    Onde fica Frankfurt: principais atrações e dicas de viagem

    Conheça os principais pontos turísticos de Munique, Alemanha!

    Conheça os principais pontos turísticos de Munique, Alemanha!