O que fazer em Bonito: dicas para uma viagem perfeita

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos para ecoturismo no Brasil. Seu nome faz jus ao destino, que é um dos lugares mais bonitos do mundo!

Há muito o que fazer em Bonito, por ser um destino de muitos atrativos. Por isso, é necessário planejar tudo com antecedência!

E o planejamento é a palavra-chave da viagem, uma vez que, pensando na preservação ambiental, muitos dos passeios são limitados a um número máximo de pessoas por dia. Por isso, é preciso que sejam reservados antes mesmo da viagem. 

Pensando nisso, reunimos aqui uma listinha de atrações imperdíveis para te ajudar a decidir o que fazer em Bonito durante sua viagem.

Aproveite as ofertas de passagens aéreas com até 35% de desconto no Passagens Promo.

Onde fica Bonito? 

Bonito está localizado no Mato Grosso do Sul, cerca de 300 km da capital Campo Grande. Apesar de pequena, a cidade é hoje uma referência em ecoturismo e preservação ambiental. 

Mas não foi sempre assim, a menos de duas décadas a cidade passou por uma revitalização de suas nascentes e rios. A iniciativa teve como objetivo aumentar o interesse turístico na cidade. 

E deu super certo, a cidade possui muitos atrativos, se tornando um dos principais lugares para viajar no Brasil, seja em família, em casal ou com os amigos.  

Como chegar

O que fazer em Bonito como chegar
Fonte: Wikipedia foto de Matheusfo

O acesso até a cidade de Bonito é bem fácil, pois na própria cidade existe um pequeno aeroporto que recebe voos algumas vezes por semana. Além disso, a distância para a Campo Grande é de apenas 300 km (cerca de 3h30 de viagem). 

Logo, o turista que vem de outros estados tem essas opções para chegar na cidade, além dos transfers, ônibus, táxis e carros de aluguel que ficam disponíveis nos aeroportos. 

Voando direto para Bonito

Essa é definitivamente a forma mais fácil de chegar a Bonito, afinal o aeroporto fica apenas a 15 km do centro da cidade. A Azul faz voos diretos de Campinas para Bonito 3 vezes por semana. 

Como as atrações não são muito próximas uma das outras, o ideal é alugar um carro, ou contratar passeios direto com as agências, que disponibilizam vans ou ônibus para levar os viajantes aos pontos turísticos.

Voando para Campo Grande

Para quem quer ter opções de voos diários ir para Campo Grande é a melhor escolha, pois o aeroporto é maior e recebe voos de diversas regiões. 

É preciso se programar para ir até Bonito, pois são cerca de 3h30 de viagem do aeroporto da capital até a cidade. No próprio aeroporto é possível alugar um carro, pegar um táxi ou um ônibus para finalizar a viagem. 

Como encontrar passagens aéreas para Bonito?

Encontre nossas promoções para Bonito
Passagens aéreas saindo de

Ir de avião é a melhor opção, seja indo direto para Bonito-MS, seja pousando em Campo Grande. 

Para que as passagens não sejam o item mais caro da sua viagem a dica é pesquisar e comprar com antecedência. Para isso, use o buscador do Passagens Promo

Você pode fazer uma simulação de datas e horários, para assim encontrar passagens com bons preços e dentro do período que deseja viajar. 

Se não encontrar nenhuma opção que te agrade na hora, fique tranquilo, pois é só ativar o alerta de preços e receber por email sempre que tiver uma promoção. 

Muito simples de usar e a melhor forma de você economizar com as passagens aéreas. 

O que fazer em Bonito: Principais atrativos

O que fazer em Bonito é o que não falta, afinal, a cidade possui mais de 30 atrativos para a prática de turismo de aventura, vários balneários, grutas, trilhas e mirantes. 

Para quem vai a cidade existem alguns passeios que são obrigatórios, e não conhecê-los é o mesmo que não ir à Bonito. Flutuação, mergulho, bóia cross, escalada e trekking são apenas alguns deles. 

É importante saber que todos os atrativos de Bonito ficam em áreas privadas, a fim de manter a preservação e controle ambiental. Por conta disso, são passeios pagos e  devem ser reservados com antecedência. 

Reunimos abaixo as principais atrações que devem estar no seu roteiro. 

Flutuação 

O que fazer em Bonito flutuação
Fonte: Wikipedia foto de leonardo silva

A flutuação é a atração mais famosa e também a mais procurada da cidade. Isso porque as águas são tão cristalinas, que nem é preciso mergulhar para ver os peixinhos, os cardumes e a flora subaquática.

Diferente do mergulho, na flutuação o corpo da pessoa fica o tempo todo boiando na superfície. Para curtir o passeio, você só vai precisar de uma máscara, um snorkel e um colete salva-vidas. O resto fica por conta da correnteza!

É importante saber que por motivos de preservação existem cuidados especiais para essa prática. Sempre siga as regras de cada local. 

Onde praticar flutuação em Bonito?

Como os atrativos são em propriedades privadas,  existem muitas opções de onde fazer flutuação em Bonito. Os valores na cidade são padronizados, por isso, na hora de escolher o passeio leve em conta a profundidade, correnteza e extensão do local. 

O Rio da Prata é o destino mais procurado pelos turistas para fazer flutuação em Bonito. O motivo é o percurso, que é mais extenso que os demais. É ideal para quem curte mais adrenalina, já que a correnteza irá te levar por trechos com corredeiras e pedras.

A flutuação no Aquário Natural é um passeio mais calmo, sem correnteza e pode inclusive ser feito de barquinho. Mas é totalmente imperdível para quem quer ver muitos peixinhos e tirar fotos incríveis em um cenário que, como o próprio nome diz, lembra um aquário natural.

A flutuação na Nascente Azul é ideal para crianças e adultos que tenham menos intimidade com a água. O passeio por lá é mais curtinho, bem tranquilo, já que quase não tem correnteza e não deixa de ser igualmente lindo.

Apesar de não ser o lugar onde você vai encontrar mais peixes, o Rio Sucuri é considerado o 3º mais cristalino do mundo, além de ter o segundo percurso mais longo entre os principais lugares para fazer flutuação em Bonito.

O Abismo Anhumas é um desses lugares capazes de te fazer vencer qualquer medo para conhecer. O lugar só é acessível através de uma descida de 72 metros de altura feita de rapel, que termina em uma lagoa linda que pode chegar a 80 metros de profundidade. É possível flutuar e mergulhar também, desde que você tenha uma credencial para isso.

Trilhas 

Pra galera que curte trilhas, Bonito tem diversas opções de trilhas que passam por várias cachoeiras. Das mais fáceis e curtas, até as mais longas e com mais obstáculos. Mas o diferencial mesmo fica por conta das trilhas com acessibilidade, que foram adaptadas para receber turistas cadeirantes ou com dificuldade de locomoção. 

Onde praticar trekking em Bonito?

O que fazer em Bonito trekking
Fonte: Pixabay

Assim como a flutuação, existem muitos locais para praticar as trilhas, em alguns casos esse passeio é vendido em conjunto com outro, como um mergulho, flutuação, visita a gruta ou aos balneários. 

A trilha da Boca da Onça é um percurso de 4 km, contemplada com quedas de até 7 metros, piscinas naturais e o maior rapel do Brasil, com 90 metros de altura. Um dos lugares mais recomendados é o Buraco do Macaco. Mas para chegar até essa cachoeira é preciso nadar por baixo de uma rocha.

A Estância Mimosa é uma fazenda especializada em ecoturismo. Lá, o visitante pode fazer os 3 km de trilha, encontrar cerca de 7 cachoeiras no caminho e nadar em 5 delas. Na entrada da fazenda, você vai encontrar um lago cheio de jacarés. Também é possível fazer observação de aves e andar a cavalo.

Quem opta por fazer o passeio na Fazenda Rio do Peixe, será apresentado a um circuito, dividido em 2 partes. A primeira parte se resume em fazer uma trilha de 2 km e conhecer 7 cachoeiras. Depois do almoço, o viajante faz mais 800 m de trilha e conhece mais 3 cachoeiras. Haja pique, né?

O balneário de mesmo nome do rio possui trilha acessível para crianças e turistas com dificuldade de locomoção. Existem algumas opções de trajetos que é definida de acordo com o nível de cada um, as mais curtas possuem 600 metros.

Além de serem o acesso ao balneário e praia de água doce da Nascente Azul, também proporcionam algumas das vistas mais bonitas da cidade. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Arvorismo e bóia cross

    A prática de bóia cross no Rio Formoso é mais uma das atrações mais famosas em Bonito. Para quem não sabe, bóia-cross se resume em descer as corredeiras de um rio montado em uma bóia inflável.

    Esse é um passeio ideal para fazer com a família e os amigos, que vão se divertir descendo um dos melhores rios da cidade. 

    Para completar o dia, nada melhor do que praticar arvorismo. A prática é muito simples e consiste principalmente em um circuito suspenso nas árvores, onde o visitante tem que passar por obstáculos diversos. No final, ainda tem a possibilidade de voltar em uma super tirolesa. 

    Gruta Lagoa Azul 

    O que fazer em Bonito gruta lagoa azul
    Fonte: Wikipedia foto de Marcel Favery

    A Gruta Lagoa Azul é um dos cartões postais e consequentemente, um dos pontos turísticos mais visitados de Bonito. Beleza e curiosidade são dois fatores que atraem os visitante para conhecer o lugar. Além disso, é preciso disposição para descer os 300 degraus que levam até lá.

    Uma curiosidade interessante é que ninguém sabe ao certo qual a profundidade do lago. O máximo já alcançado foi 87 metros. Na gruta já foram encontrados fósseis de uma preguiça gigante e de um tigre dente de sabre. É um dos passeios mais disputados de Bonito, já que a quantidade de visitantes por dia é limitada a 305 pessoas.

    Balneários

    Os balneários são mais uma opção do que fazer em Bonito. Consistem em locais com estrutura completa para quem deseja aproveitar um dia de descanso. 

    Com brinquedos aquáticos, tirolesa, praias de água doce, pequenas trilhas, restaurantes e até mesmo churrasqueiras para quem quiser fazer seu próprio churrasco. 

    Para quem vai à Bonito em família é uma ótima opção, pois você pode ficar o dia todo desfrutando da estrutura e aproveitar as atividades internas dos balneários. 

    Algumas práticas de flutuação e mergulho acontecem dentro dos próprios balneários, desse modo, o turista que compra uma flutuação, por exemplo, tem acesso liberado  a estrutura no restante do dia. 

    Qual a melhor época para visitar Bonito?

    Bonito se divide em duas estações principais, a época de seca, que acontece durante o inverno – entre os meses de maio e agosto – e a época de chuva, que coincide com o verão – entre os meses de dezembro a março.

    Mas não existe tempo ruim para visitar a cidade. Isso porque toda a estrutura das atrações foi pensada em receber turistas o ano todo. No inverno, por exemplo, existem roupas especiais para quem vai praticar mergulho ou flutuação, possibilitando que experiência seja a mesma que durante o verão. 

    Entretanto, assim como todo destino turístico existem as épocas que são mais procuradas. No caso de Bonito, os feriados mais longos são as épocas mais concorridas, carnaval, réveillon, semana santa e as férias de julho são os períodos que a cidade está mais cheia. 

    Quantos dias ficar em Bonito?

    O que fazer em Bonito quantos dias ficar
    Fonte: Wikipedia foto de Sérgio (Savaman) Savarese

    É importante saber que Bonito não é um destino de fim de semana, isso porque todos os atrativos da cidade possuem limite máximo de visitantes por dia. Então, se você não conseguiu reservar com antecedência, antes da viagem, não consegue chegar no dia e comprar na hora. 

    Logo, o ideal é no mínimo 4 dias na cidade, isso porque deve-se levar em conta o tempo de chegada e de partida. 

    Muitas atividades começam pela manhã, por isso, é preciso acordar bem cedo para não perder!

    Algo que é muito importante saber antes de viajar é que todos as atividades devem ser reservadas com muita antecedência, cerca de 60 dias antes na baixa temporada e pelo menos 120 dias antes do período de alta temporada. 

    O que fazer em Bonito à noite?

    Depois de fazer trilhas, mergulhos e aproveitar o dia nos mais diversos esportes aquáticos você ainda tem fôlego para mais um pouco?

    A noite na cidade não é tão cheia de opções quanto o dia, mas ainda assim você encontra o que fazer em Bonito à noite. 

    Provar a típica culinária do centro-oeste é indispensável. Nada melhor do que repor as energias com a famosa traíra sem espinhos. 

    Para quem gosta de algo mais animado, os bares oferecem mesas ao ar livre e música ao vivo. 

    A cidade tem seu foco principal no ecoturismo, por isso, não existem casas noturnas ou baladas famosas. Ainda assim, passear pelo centro da cidade é uma ótima opção para as noites em Bonito. 

    Encontre aqui sua passagem aérea para Bonito!

    Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para conhecer Bonito! Faça sua pesquisa e comprove.

    Utilize o buscador para programar a sua viagem, crie alerta de preços e promoções e faça quantas pesquisas quiser até encontrar a melhor opção de passagens e voos para o destino. 

    Se você nunca usou o Passagens Promo, é muito simples. Insira a data da viagem, origem e o destino. Em alguns segundo o buscador te mostra a lista com todas as opções de horários e preços em diversas companhias aéreas. 

    Depois é só você escolher e pronto, já pode finalizar os preparativos da sua viagem. Para viajar com muito economia e agilidade. De promo você pode!


    Leia também: