O que fazer em Brotas: dicas para aproveitar a capital da aventura

Está de malas prontas para a capital da aventura? Já decidiu o que fazer em Brotas? Saiba que escolher as atrações é fundamental para aproveitar tudo que a cidade tem para oferecer.

O destino, que fica no interior de São Paulo, reúne muitas opções de esportes radicais, passeios, belezas naturais e muita diversão. Vem com a gente e monte o roteiro perfeito para se aventurar por Brotas.

Confira já os ótimos preços de passagens aéreas para São Paulo no Passagens Promo!

O que fazer em Brotas: natureza, aventura e diversão

Conhecida como a capital da aventura e do ecoturismo, a cidade é especialista em esportes de aventura e ecoturismo. 

As atrações de Brotas envolvem atividades que vão desde arvorismo, escalada, passeios de barco, canoagem, caiaque, tirolesa, até as trilhas por lindas vegetações.

O local possui incríveis cachoeiras com lagos de águas cristalinas, que se formam logo abaixo das quedas d’água. 

Em dias mais chuvosos, a diversão também é garantida por lá, já que as condições estão perfeitas para se aventurar em passeios de jipe e quadriciclos por estradas repletas de lama e trechos alagados. 

Mas o ponto alto das atrações é o rafting pelo rio Jacaré Pepira em um percurso de nove quilômetros, passando por corredeiras, quedas d’água e refluxos. 

Sem dúvida, é uma das atrações mais incríveis que a cidade oferece. Não deixe de conhecer!

Como chegar em Brotas?

Como chegar em Brotas?
Fonte: Hernani Arruda, via Flickr

Para quem quer viajar para a capital da aventura, uma opção é desembarcar nos aeroportos da cidade de São Paulo, que fica a 250 quilômetros de Brotas. 

Outra opção mais interessante é descer no aeroporto de Campinas, que fica bem mais perto da cidade, a 140 quilômetros de distância.

Depois disso, uma dica é alugar um carro ou viajar de ônibus até a cidade Brotas, pois há muitas empresas que fazem o trajeto de forma segura e muito confortável.

Qual a melhor época para visitar Brotas?

Esse é o tipo de destino que dá para conhecer o ano inteiro, porém, a melhor época para aproveitar todas as atrações da cidade é entre o final da primavera, no mês de novembro, e toda a temporada de verão, que vai de dezembro e março.

Nesta época, a incidência de chuvas é bem maior, fazendo com que o volume das cachoeiras e rios subam, favorecendo as atividades de aventura em toda região.

Aliás, neste período, faz bastante calor, então, nada melhor do que esportes radicais e aquáticos para curtir as atrações de Brotas. 

Passagens aéreas para São Paulo

Se vai viajar para Brotas, que tal encontrar as melhores opções de passagens aéreas?

Na hora de escolher aquelas que cabem no seu bolso, uma dica é concentrar as suas pesquisas no Passagens Promo, que oferece as passagens com os menores preços, promoções e descontos.

Aliás, é fundamental que você faça as suas pesquisas com bastante antecedência para que consiga encontrar boas oportunidades.

Não se esqueça de se cadastrar no alerta de preços, pois, assim que os valores baixarem, o nosso buscador te avisa imediatamente. 

Atrações imperdíveis em Brotas

O que não faltam são lugares para conhecer em Brotas. Então, nada melhor do que ter em mãos um roteiro com as atrações mais legais. Anote tudo aí e divirta-se!

Recanto das Cachoeiras

Recanto das Cachoeiras
Fonte: Wikimedia Commons

Na hora de escolher as atrações de Brotas, o Recanto da Cachoeiras é um local que deve ser parada obrigatória. 

Por lá, você vai se encantar com a paisagem da região, já que o parque está situado no alto da Serra da Roseira.

Ao visitar o recanto, não deixe de praticar atividades, como arvorismo, rapel, cavalgada, cascading, além de fazer trilhas, curtir a piscina e tomar um delicioso banho na belíssima cachoeira de lá.

Conheça o mirante, uma espécie de “Beach Pool” incrível, de onde é possível apreciar todo o vale repleto de montanhas. É lindo!

Ecoparque Cassorova

Essa é uma das atrações mais visitadas pelos turistas que viajam para Brotas. Por lá, as grandes atrações ficam por conta das cachoeiras Quatis e Cassorova com imensas quedas d’água. 

Não deixe de fazer um mergulho nos lagos existentes no local. Mas não é só isso! O Ecoparque Cassorova oferece ainda uma excelente infraestrutura com espaço para descanso, piscina natural, trilhas e restaurantes. 

Ah, suba ao belíssimo mirante, de onde é possível apreciar toda a paisagem do vale das Cuestas Paulista.

Parque dos Saltos

Parque dos saltos
Fonte: Wikimedia Commons

Um dos lugares para conhecer em Brotas é o Parque dos Saltos, uma atração muito interessante que fica no centro da cidade. 

Além de ser um local que atrai muitos turistas, o Parque dos Saltos serve também para produzir energia elétrica para a região, já que ele conta com uma pequena represa com três lindas cachoeiras.

Bem em cima da represa, fica uma ponte por onde é possível transitar e, claro, aproveitar para fazer belas fotos. Não deixe de fazer as trilhas, que ficam ao entorno do rio. 

Areia que Canta

No seu roteiro de atrações de Brotas, inclua o Areia que Canta, um sítio turístico e também hotel fazenda com atividades de aventura e ecoturismo.

Inclusive, esse também é um ótimo local para levar as crianças, já que por lá, você viverá experiências de uma vida rural.

Você encontrará uma das mais impressionantes paisagens de Brotas, que é uma bela nascente de águas cristalinas, onde é possível ver o fundo do lado. 

Por lá, há ainda muita área verde e campos flores, além de várias árvores frutíferas.

Represa do Patrimônio

Represa do Patrimônio
Fonte: Wikimedia Commons

Para quem curte praticar esportes náuticos, a Represa do Patrimônio é um prato cheio. 

O local oferece atividades de canoagem, caiaque, passeios de barco, stand up paddle, entre outros. E muito mais. 

Na represa, você também pode relaxar na praia e em um deck existente no local, onde muitos barcos ficam atracados. Aproveite ainda para fazer um piquenique e se divertir com a família e amigos. 

A Represa do Patrimônio está em uma área com mais de 14 mil hectares de muito verde e belas paisagens. 

Rafting pelo rio Jacaré Pepira

Uma das atrações de Brotas mais procuradas, sem dúvida, é o rafting. Prepare-se para muita adrenalina e diversão.

A bordo de um barco inflável que suporta até sete pessoas, você descerá correntezas, quedas d’água e refluxos pelo rio Jacaré Pepira em um percurso de mais de nove quilômetros.

Durante o trajeto, você passará por várias corredeiras com diferentes níveis, que podem chegar a quatro metros de altura. Além de muita emoção, no passeio, os guias fazem pausas para dinâmicas e brincadeiras.

É possível escolher ainda rafting durante manhã e tarde, rafting noturno e um mini-rafting em um percurso mais calmo e rápido também. 

Nesta modalidade, a atividade também acontece durante os períodos da manhã e tarde. 

O que fazer na noite de Brotas?

O que fazer em Brotas à noite?
Fonte: Unsplash

Não pense que a cidade é agitada somente durante o dia. Durante a noite, Brotas oferece muitas atrações bacanas para seus turistas se divertirem. Confira com a gente!

Centro de Estudos do Universo

A Brotas é muito mais do que apenas esportes radicais e aventura. A cidade oferece ainda atrações bem legais, como o Centro de Estudos do Universo, por exemplo.

Durante à noite, o local serve como um ponto de observação do céu por meio de telescópios e também a olho nu. 

Inclusive, essa prática é possível em razão da região de Brotas contar com níveis bem baixo de poluição, fazendo que esse tipo de atividade seja favorecida.

Para você entender, o Centro de Estudo conta com atividades de divulgação e ensino da astronáutica, astronomia, ciências e geologia. Inclusive, ele é um dos maiores complexos do Brasil.

Bistrô do Brotas Zen

Claro que para praticar tantos esportes, é preciso muita energia. Então, nada melhor do que fazer boas e deliciosas refeições. No seu roteiro de lugares para conhecer em Brotas, inclua o Bistrô do Brotas Zen.

Além de deliciosas refeições, o ambiente é muito agradável, confortável e romântico. Mas para jantar no local, é preciso fazer reserva. Não se esqueça!

Brotas Bar

Ele é um verdadeiro point entre os turistas que viajam pela cidade. Na hora de definir o que fazer em Brotas à noite, o Brotas Bar precisa estar entre as suas opções. 

Além de pratos deliciosos e ótimos drinks, o local chama atenção pela sua decoração, que segue um conceito rústico-chique.

Inclusive, na chegada, você já vai entender toda a sofisticação do bar, já que ele está instalado em um casarão belíssimo com mais de 100 anos de existência. 

Anand Atelier

Nas suas noites brotenses, faça uma visita ao Anand Atelier, uma bela galeria de arte, que conta com muitas peças de cerâmica esculpidas de forma artesanal. 

Durante a visita, você poderá apreciar obras com diferentes formatos, além de conferir demonstração de várias técnicas, como saggar, naked raku, raku e e copper matt.

O que fazer em Brotas com chuva?

O que fazer em Brotas com chuva
Fonte: Pexels

Se você acha que as chuvas impedem os passeios em Brotas, enganou-se! Nestes dias, as atrações ficam ainda mais interessantes e radicais. 

A maioria das atrações são operadas em dias chuvosos, desde que não seja chuvas muito fortes. Sem contar que, nesses períodos, os níveis dos rios e cachoeiras ficam ainda mais elevados. 

Bom, em dias de chuva, aproveite para fazer passeios off road com jipes e quadrículos pelas estradas cheias de lama e também por trechos alagados. Pura adrenalina!

Como já falamos, o rafting em Brotas percorre as concorrentes do Rio Jacaré por um percurso de nove quilômetros. Com o nível das águas mais altos após a chuva, prepare-se para muita adrenalina.

O que fazer em Brotas de graça?

Já falamos dele aqui, mas vale reforçar. O Parque do Salto, além de ser um local belíssimo, tem a vantagem de você não precisar pagar nada para conhecer as atrações do parque. 

Outro local bem interessante e que dá para visitar de graça é a Estação Ferroviária Brotense, que possui uma arquitetura muito antiga e preservada. Aproveite para fazer fotos.

Faça também um tour gratuito pelo Museu do Café, que conta com um belo acervo, que retrata a história do surgimento da cidade e também sua importância na produção do grão. 

A Prainha do Patrimônio também é uma atração que você não paga nada para acessar, aproveitar o local, assim como a galeria Anand Atelier, que possui lindas peças de cerâmica. 

O que fazer em Brotas no carnaval?

Esta é a temporada que Brotas fica ainda mais agitada, sendo sinônimo também de diversão e muita folia. 

Na hora de escolher o que fazer em Brotas no carnaval, no topo da lista deve estar o carnaval de rua, que é um verdadeiro sucesso na cidade.

A programação envolve shows de várias bandas, matinês, desfiles de escolas de samba da cidade, blocos e muita alegria! Mas se não quer agito, há muitas pousadas que oferecem uma programação mais tranquila.

Sem contar que as atrações de ecoturismo e esportes radicais estão a todo vapor.

Cotação passagens aéreas para São Paulo

Depois de escolher o que fazer em Brotas, chegou a hora de pesquisar as passagens aéreas que cabem no seu bolso.

Para encontrar as opções mais vantajosas do mercado, conte com a ajuda do melhor site comparador do Brasil, Passagens Promo.

Passagens em Promo para São Paulo!
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil POA Porto Alegre GRU São Paulo 07 Ago 09 Ago R$ 218 Latam Brasil POA Porto Alegre GRU São Paulo 08 Ago 09 Ago R$ 218 Latam Brasil POA Porto Alegre GRU São Paulo 07 Ago 10 Ago R$ 218 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 04 Ago 05 Ago R$ 219 Latam Brasil BSB Brasília GRU São Paulo 11 Ago 14 Ago R$ 220 Latam Brasil POA Porto Alegre SAO São Paulo 03 Ago 03 Ago R$ 221 Ver mais ofertas

O nosso site tem conquistado os viajantes por garantir sempre os menores preços, as melhores promoções e descontos do mercado. Quer viajar barato? De Promo você pode!

Gostou do post? Veja outros feitos especialmente pra você!