O que fazer em Caldas Novas: principais atrações e dicas para roteiro

Quando buscamos descobrir o que fazer em Caldas Novas, as respostas quase sempre direcionam para aproveitar um dia quase inteiro nas famosas piscinas de águas quentes.

Elas saem assim da nascente, já que a cidade é conhecida por ter a maior estância hidrotermal do mundo.

Mas existem outros atrativos naturais e históricos espalhados pela cidade que vão surpreender os turistas, além de comida boa e muita diversão.

Venha descobrir mais sobre uma das principais cidades turísticas de Goiás e saber o que visitar em Caldas Novas durante as suas férias. 

O que fazer em Caldas Novas: melhor época, parques e passeios

Se você é fã de parques aquáticos e adora passar o dia se divertindo nas piscinas, não perca a chance de viajar para Caldas Novas.

Eles são as principais atrações da cidade goiana, conhecida como paraíso das águas quentes por conta das nascentes em que a água “brota” a mais de 35º graus.

Não apenas os parques, mas também os hotéis oferecem uma estrutura com várias opções de piscinas para aproveitar a fama do município.

Mas as atrações em Caldas Novas não se limitam ao lazer dentro da água: existem belezas naturais, vida noturna movimentada e comércio forte para atender a demanda de mais de 3 milhões de turistas anualmente.

É por isso que Caldas Novas é um destino pronto para agradar pessoas de todas as idades, a qualquer momento do ano em busca de diversão e bons momentos.

Onde fica Caldas Novas?

Um dos destinos turísticos mais explorados no estado de Goiás, a cidade de Caldas Novas está localizada a aproximadamente 170 km de distância da capital do estado, Goiânia.

O município fica no sudeste do estado e está próxima da divisa com Minas Gerais, estando distante cerca de 200 km de Uberlândia.

Como ir para Caldas Novas?

O que fazer em Caldas Novas como ir
Fonte: Pixabay

Quer saber como chegar em Caldas Novas? O jeito mais utilizado pelos turistas é de avião, devido à praticidade e rapidez.

Caldas Novas possui um pequeno aeroporto que fica a 3 km da região central, e que conta com uma oferta de voos um pouco limitada.

Se estiver difícil achar uma rota direto para lá, é possível voar até Goiânia e seguir viagem alugando um carro ou de ônibus para o destino turístico.

Vale lembrar que a distância de Caldas Novas à Goiânia é de cerca de 170 km.

Outra possibilidade é viajar para Caldas Novas de ônibus. Apesar de ser mais demorado, é possível encontrar empresas que façam o percurso saindo do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, entre outros locais.

Voe para Caldas Novas pelo menor preço!

Que tal encontrar passagens aéreas com os menores preços para relaxar na águas naturalmente quentes de Caldas Novas?

Comece a fazer uma boa pesquisa com antecedência e não deixe de utilizar o Passagens Promo, o nosso comparador de preços com as melhores ofertas e excelentes descontos.

Cadastre o seu e-mail, ative o alerta de preços para o seu destino e fique sabendo dos menores valores e promoções para fazer a sua viagem.

Qual é a melhor época para ir para Caldas Novas?

Para conhecer Caldas Novas, não tem tempo ruim! 

Pode ser que as chuvas, mais frequentes entre novembro e fevereiro, atrapalhem algum passeio, mas a cidade pode ser conhecida durante o ano inteiro.

A temperatura média anual em Caldas Novas é de 24º graus, ou seja, nem no inverno o frio atrapalha — e o que não faltaria é água quente para combater a baixa temperatura.

Se a intenção é passar férias em Caldas Novas, já fique sabendo que os meses de janeiro e julho, coincidindo com as férias escolares, são as épocas de maior movimento na cidade. 

O que fazer em Caldas Novas no inverno?

Caldas Novas costuma estar presente na lista dos lugares frios para viajar de muita gente.

Embora não seja um destino gelado, as temperaturas naturalmente ficam mais baixas do fim de junho ao início de setembro, tornando este passeio muito gostoso.

Isso porque a pedida certa de Caldas Novas no inverno é aproveitar o clima ameno dentro de suas piscinas de água quente. Certeza que você se sentirá tão agradável dentro da água que vai desejar permanecer por lá até de noite, sem se importar com a temperatura.

O que fazer em Caldas Novas com chuva?

Junto das altas temperaturas do verão, a chuva costuma dar as caras em Caldas Novas. Entre novembro e fevereiro, é normal precipitações a partir da tarde, até a noite.

Mas como quem sai na chuva é para se molhar, muita gente costuma ignorar o fato e seguir aproveitando as piscinas naturalmente aquecidas.

Se piscina e chuva não combinam para você, aproveite outras opções da cidade.

Visitar alguns lugares históricos, como o Casarão dos Gonzaga, ou centros comerciais estão entre as alternativas para quem busca o que fazer em Caldas Novas com chuva. 

Turismo em Caldas Novas

Vá preparado, porque água é o que você mais vai ver em Caldas Novas. Para muitos, vai ser revigorante relaxar nas incontáveis piscinas da cidade.

Mas não pense que é só isso que haverá para fazer. Saiba quais os lugares para ir em Caldas Novas e aproveitar ao máximo a viagem para o destino goiano.

Parques aquáticos

O que fazer em Caldas Novas parques áquaticos
Fonte: Pixabay

Eles são, sem dúvidas, as principais atrações em Caldas Novas. Verdadeiros parques de diversão nas águas, os parques aquáticos oferecem muito entretenimento aos visitantes.

São piscinas termais, piscinas com ondas, toboáguas de diferentes alturas, bar molhado, espaços destinados para as crianças, entre outras muitas variedades de atrações.

Um dos parques mais conhecidos de lá é o DiRoma Acqua Park, com opções de diversão mais emocionantes. O Water Park é outro que vale um dia inteiro para aproveitar.

O Náutico Praia Clube e o Lagoa Termas Parque contam ainda com opções naturais em sua estrutura — Lago Corumbá e a Lagoa do Pirapitinga, respectivamente.

Não deixe de conferir também uma dica bônus: o Hot Park, que fica na cidade de Rio Quente, a 30 km, e um dos parques aquáticos mais famosos do país.

Lagoa do Pirapitinga

Foi na Lagoa do Pirapitinga que as águas quentes de Caldas Novas foram descobertas, dando origem à cidade.

Neste reservatório natural, as águas podem ultrapassar os 50º graus, sendo consideradas as nascentes mais quentes de todo o Brasil.

Para quem procura onde ir em Caldas Novas, não deixe de conhecer o Poço do Ovo, um ponto onde muitas pessoas cozinham ovos, dando origem ao nome.

Casarão dos Gonzaga

Construído em 1907, o Casarão dos Gonzaga é um dos pontos turísticos em Caldas Novas mais antigos e principal atração para quem procura pelo turismo histórico.

O local preserva a sua arquitetura colonial, além de exibir um acervo com objetos e peças da época.

Além disso, o Casarão funciona atualmente como centro de apoio aos artesãos locais, com exposição e venda de produtos.

Lago Corumbá

Não deixe o Lago Corumbá de fora da lista de lugares para conhecer em Caldas Novas.

Bastante procurado pelos praticantes de esportes náuticos (jet-ski, caiaque, stand up, passeios de barco), o lugar recebe muitas pessoas que buscam um contato mais próximo com a natureza. 

O lago faz parte das atrações de quem visita o Náutico Praia Clube e é responsável por abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

O que fazer em Caldas Novas parque da serra de caldas novas
Fonte: Wikimedia foto de Andrevruas

Também para quem gosta do contato com as belezas naturais, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é uma escolha maravilhosa para fugir da rotina das piscinas.

Suas trilhas em meio a vegetação local levam a cachoeiras de águas geladas, um contraste às piscinas termais, e mirantes com vista para a cidade.

As cachoeiras da Cascatinha e Paredão são as grandes atrações desta unidade de conservação ambiental.

Jardim Japonês

Um dos mais tradicionais passeios em Caldas Novas é o Jardim Japonês, um ambiente arborizado e de muita área verde ideal para quem procura por algo diferente.

Projetado pelo paisagista japonês Toshiyuki Murai, você encontra esculturas e ambientes sugestivos para meditar ou fazer belas fotos em uma atração mais tranquila. 

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

O que fazer em Caldas Novas cachaçaria das águas quentes
Fonte: Wikimedia foto de Eric Gandolph

As cachaçarias da cidade são atrações diferentes para quem procura o que fazer em Caldas Novas além dos parques.

Uma das mais famosas do destino goiano é a Cachaçaria Vale das Águas Quentes.

Além de experimentar os sabores feitos pela marca, é possível acompanhar o processo de produção da bebida, feitas integralmente de maneira artesanal e com caldo de cana feito na própria fazendo.

Há ainda uma lojinha onde é possível comprar diversos produtos da marca.

Shopping Serra Verde

Se estiver procurando o que conhecer em Caldas Novas, faça uma visita ao Shopping Serra Verde.

Neste centro comercial, os turistas encontram várias lembrancinhas da cidade, como camisetas e enfeites, além de produtos como vinhos e chocolates feitos no Sul do Brasil.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Monumento às Águas

    Logo na entrada de Caldas Novas está um dos cartões-postais da cidade: o Monumento às Águas.

    Feito em pedras, o monumento possui cascatas de água muito bonitas, mostrando qual é a grande atração local. Se não há muito o que fazer, o local vale ao menos belas fotos e um momento agradável.

    O que fazer em Caldas Novas à noite?

    Caldas Novas à noite oferece complemento ideal para o turista, com muita movimentação nos bares e restaurantes.

    Ao redor da Praça Mestre Orlando estão algumas das opções mais procuradas pelos locais e visitantes, em busca de música ao vivo, uma boa bebida e opções para petiscar. 

    De sábado à segunda-feira, a Feira do Luar também é parte das atrações noturnas da cidade. Tradicionalíssima, ela reúne artesanatos e lembranças que são vendidas, além de barraquinhas de comidas.

    A noite em Caldas Novas pode terminar em shows que atraem muitos jovens. O sertanejo é o ritmo presente em muitos eventos, como o Caldas Country e o Verão Sertanejo.

    Roteiro Caldas Novas

    Está animado com as atrações que te esperam em Caldas Novas? 

    Se você não vê a hora de arrumar as malas e aproveitar os melhores atrativos da cidade, veja estas dicas muito úteis para organizar um roteiro em Caldas Novas.

    O que fazer em Caldas Novas em 3, 4 e 5 dias?

    O que fazer em Caldas Novas em 3 4 5 dias
    Fonte: Pixabay

    A cidade de Caldas Novas é um lugar que merece mais do que um fim de semana para ser visitada.

    Por isso, preparamos sugestões de roteiros para quem tem três, quatro ou cinco dias disponíveis para aproveitar suas melhores atrações.

    Já está claro que os parques aquáticos e as piscinas ocuparão boa parte do tempo, certo? Se você tem 3 dias em Caldas Novas, junte a eles uma visita ao Jardim Japonês, ao Casarão dos Gonzaga e às feirinhas e centros comerciais.

    Com alguns dias a mais, é possível incluir as atrações naturais no passeio. A Lagoa do Pirapitinga e o Lago Corumbá podem integrar um roteiro de quatro dias.

    No momento de organizar o que fazer em Caldas Novas em 5 dias, surpreenda-se com as belezas do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

    O que levar para Caldas Novas?

    Não sabe o que levar na mala para Caldas Novas? Antes de qualquer coisa, garanta que os trajes de banho e o protetor solar não fique de fora.

    Como a cidade registra temperaturas agradáveis, é bom ter roupas mais leves e frescas, até mesmo para utilizar ao sair da piscina.

    Mas não deixe de garantir uma blusa de frio para não ser surpreendido caso o tempo vire.

    E como Caldas Novas é um destino que proporciona muitos momentos na água, seja prevenido e tenha um seguro viagem. 

    É um item essencial caso você tenha alguma emergência médica, de uma simples gripe a algum caso pior, como afogamento. No Seguros Promo, você vai encontrar o seguro certo e economizar com os menores preços do mercado.

    Onde ficar em Caldas Novas?

    Por atrair milhões de turistas no ano, Caldas Novas conta com estrutura hoteleira de ótima qualidade, quase sempre equipados com piscinas, toboáguas e muita diversão.

    Além disso, especialmente as grandes redes hoteleiras fecham parcerias com parques aquáticos, garantindo o acesso a estas atrações aos seus hóspedes.

    Existem muitas opções no centro da cidade, o melhor lugar para se hospedar em Caldas Novas, por estar próximo de tudo.

    Quem viaja em família, com muita gente, pode optar ainda por imóveis para temporada ou aplicativos de hospedagem compartilhada.

    Onde comer em Caldas Novas?

    Churrascos e carnes, massas, gastronomia regional… Existem restaurantes para todos os sabores, então não importa qual a sua fome, você encontrará lugar para saciá-la.

    O Centro Gastronômico Infinito Sabor reúne vários restaurantes e lanchonetes que oferecem dos sanduíches a pratos mais elaborados e regionais.

    Especializada em comida italiana, a cantina Nonna Mia está na lista dos melhores restaurantes de Caldas Novas, enquanto o Kaeli Gelateria Artesanal possui uma variedade de sorvetes artesanais, inclusive com sabores exóticos no cardápio.

    Caldas Novas com crianças

    O que fazer em Caldas Novas com crianças
    Fonte: Wikimedia foto de Eric Gandolph

    O destino de Caldas Novas está na nossa lista de 5 lugares para viajar com crianças. E não é difícil de imaginar que as águas e os parques são os principais motivos.

    A meninada vai gastar muita energia em diversas atrações durante o dia todo.

    Para quem procura o que fazer em Caldas Novas com bebê ou crianças menores conta com estruturas apropriada no Clube Privé, que possui espaço infantil entre os mais elogiados da cidade.

    Fora da água, o Parque de Diversões Kitakas Center Park, no centro da cidade, é uma atração fixa de Caldas Novas e tem aqueles brinquedos que a garotada sempre quer andar. 

    O que fazer em Caldas Novas com pouco dinheiro?

    Viajar para Caldas Novas pode exigir mais ou menos do orçamento, a depender das atividades programadas.

    Os parques aquáticos cobram entradas, portanto quanto mais forem visitados, mais dinheiro ficará por lá. Quer saber como economizar em Caldas Novas? 

    Como dissemos, os hotéis oferecem excelente estrutura, por isso aproveitar as piscinas e atrações aquáticas dos complexos pode representar um alívio para o bolso.

    Existem ainda opções gratuitas na cidade, como a Lagoa do Pirapitinga e as cachoeiras do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, ótimas para desfrutar o dia próximo à natureza.

    Caldas Novas ou Rio Quente?

    É comum muitos turistas aproveitarem a viagem para conhecer Rio Quente, vizinha a Caldas Novas. 

    O município abriga os famosos Rio Quente Resorts e Hot Park, atrações que estão no topo das listas de lugares para conhecer na região.

    Na dúvida sobre para onde ir, a melhor opção é justamente se basear em uma cidade e tirar um dia para visitar a outra. A distância entre Caldas Novas e Rio Quente é de apenas 30 km, o que viabiliza o passeio pelos dois lugares.

    Promoção de passagens aéreas para Caldas Novas!

    Já viu que não faltará o que fazer em Caldas Novas ao viajar para um dos principais destinos turísticos de Goiás, não é mesmo?

    Então, hora de planejar, fazer as malas e embarcar para a diversão. E você já sabe que os melhores preços e promoções imperdíveis nas passagens aéreas e no Passagens Promo.

    Que tal relaxar nas águas quentes de Caldas Novas pagando menos? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    O que fazer em Olinda: guia turístico por 10 atrações imperdíveis

    O que fazer em Olinda: guia turístico por 10 atrações imperdíveis

    O que fazer em Cuiabá: pontos turísticos e passeios imperdíveis!

    O que fazer em Cuiabá: pontos turísticos e passeios imperdíveis!

    O que fazer em Belém do Pará: 11 atrações e roteiro de 3 dias

    O que fazer em Belém do Pará: 11 atrações e roteiro de 3 dias

    O que fazer em Juazeiro do Norte: dicas, vida noturna e pontos históricos

    O que fazer em Juazeiro do Norte: dicas, vida noturna e pontos históricos

    Cidades do Norte do Brasil: características, principais destinos e mapa

    Cidades do Norte do Brasil: características, principais destinos e mapa

    Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região

    Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região