O que fazer em Campinas: pontos turísticos, passeios e gastronomia

Mesmo sendo conhecida como um polo industrial, há muito o que fazer em Campinas quando é assunto é turismo.

Com uma atmosfera cosmopolita e movimentada, a cidade, que fica a 90 quilômetros da capital paulista, preserva no seu dia a dia hábitos típicos do interior.

Assim como em toda grande metrópole, por lá há muitas atrações turísticas, passeios e badalação. Vem com a gente e surpreenda-se com os ares campineiros!

Passagens aéreas baratas para Campinas, SP!
Passagens aéreas saindo de

O que fazer em Campinas: cultura e lazer

Tenha certeza de que o marasmo não tem lugar em Campinas. O que fazer lá não vai faltar. 

Isso porque, a cidade é muito conhecida pelas suas diversas opções de lazer, que vão desde parques, locais para prática de atividades físicas, feiras e passeios, como o de Maria Fumaça.

Em um destino tão rico e eclético, as atrações culturais serão interessantes, como a Estação Cultura, um local que abriga exposições e muitos eventos, o observatório de astronomia e museus.

Ah, claro que a vida noturna também seria um dos grandes destaques da cidade. Por lá, há vários tipos de bares e restaurantes, que atendem os mais diversos perfis de viajantes. 

A gastronomia campineira é muito apreciada por contar com vários restaurantes. Então, não deixe de experimentá-la! 

Quando ir a Campinas?

O que fazer em Campinas: quando ir?
Fonte: Pexels

Já deu para perceber que a quantidade de lugares para passear em Campinas pode te deixar perdido. 

Mas na hora de montar o seu roteiro, saiba a melhor época para conhecer a cidade. 

Se quer aproveitar tudo o que o destino tem para oferecer, uma dica é viajar no período de seca, que vai de abril até outubro, entre o outono e o inverno.

Nesta época, a incidência de chuva é bem menor e as temperaturas na região ficam bem mais agradáveis.

Mas não pense que viajar durante o verão é furada. A cidade é perfeita para o turismo em todas as épocas

Claro que nesta temporada as temperaturas estão bem mais altas e há possibilidade de chuvas durante todo o período.

Vamos combinar que isso não pode atrapalhar sua viagem. Que tal: protetor solar, boné ou chapéu, roupas e calçados confortáveis e, claro, um guarda-chuva? Pronto. Tudo resolvido para o seu tour pela cidade!

Como chegar a Campinas?

Essa tarefa é bem fácil, uma vez que a cidade conta com o Aeroporto Internacional de Viracopos, que recebe voos de todo o Brasil e também do exterior. 

Então, saiba que os passeios em Campinas estão garantidos, já que fazer uma viagem para a cidade é muito tranquilo.

Passagem aérea para Campinas

Passagens aéreas para Campinas
Fonte: Unsplash

E por falar em desembarcar na cidade, que tal encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado?

Ao iniciar a pesquisa das melhores oportunidades de voos e passagens, uma dica é utilizar o site comparador Passagens Promo.

Escolher a nossa plataforma para as suas pesquisas é a certeza de garantir os preços mais baixos, além das melhores promoções e descontos.

Para não perder nada, não deixe de fazer seu cadastro no alerta de preços, pois assim que o site detectar a baixa nos valores das passagens, você será avisado.

Confira as melhores passagens aéreas para São Paulo!

O que fazer em Campinas: pontos turísticos

Para montar o seu roteiro com todas as coisas para fazer Campinas, separamos aqui as atrações que não podem ficar de fora.

Pedreira do Chapadão

Pedreira do Chapadão
Fonte: Wikimedia Commons

Para quem procura passeios em Campinas, a Pedreira do Chapadão, chamada oficialmente também de Praça Ulysses Guimarães, é o lugar certo. 

O local conta com uma praça, pistas de caminhada e corrida, pista de skate, academia ao ar livre, além de gramados para fazer piqueniques ou relaxar.

Ah, por lá, há ainda um lindo lago repleto de peixes. O mais legal é que a entrada é gratuita e abre às 6h, funcionando até 22h.

Estação Cultura

Entre os lugares para passear em Campinas quando o assunto é cultura, não deixe de conhecer a Estação Cultura, considerada um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

Inaugurada em 1872, era uma importante estação ferroviária na região. Atualmente o local serve com um espaço de cultura, sedia eventos, apresentações de arte e dança, além de outros tipos de shows. 

Para conhecer a Estação Cultura, você não precisa pagar nada, mas fique atento ao horário de funcionamento, que acontece de segunda a sábado, sempre das 8h às 22h e aos domingos, das 8h às 20h.

Lagoa Taquaral

Pedalinho na Lagoa Taquaral
Fonte: Wikimedia Commons

Esse passeio, sem dúvida, precisa fazer parte da sua lista sobre o que fazer em Campinas no final de semana ou em qualquer outro dia. Afinal, a Lagoa Taquaral fica aberta todos os dias, das 5h às 22h.

Por lá, você verá muita gente praticando atividade física, andando de bike e passeando de pedalinho pela lagoa. Aliás, é possível também fazer stand up paddle.

Além de ser sinônimo de vida ao ar livre em Campinas, o local tem atrações como o Planetário Municipal e a Concha Acústica, que são usados para apresentações artísticas, além do Museu do Esporte.

Você ficará encantado com a réplica da caravela Anunciação, ancorada na lagoa, principal atração do parque.

Fazenda Tozan

E por falar em atividades a céu aberto, belas paisagens e edifícios antigos, a Fazenda Tozan é um ponto turístico muito interessante na região.

Isso porque, o local era destinado à plantação de café e serviu, no passado, como colônia para um grupo de japoneses durante a guerra. 

Hoje em dia, a fazenda oferece passeios pela propriedade, onde é possível conhecer a cultura cafeeira da época e muitas histórias da imigração japonesa. No tour, que tal tomar aquele café gostoso? 

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim

Parque Ecológico
Fonte: Wikimedia Commons

Locais para atividades ao ar livre não faltarão entre as coisas para fazer em Campinas. Exemplo disso é o belo Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, com mais de 100 hectares de extensão.

Ao visitar o parque, coloque um calçado bem confortável e aproveite para fazer uma bela caminhada pela trilha existente por lá. 

Além de apreciar a natureza, conheça os casarões antigos, igrejas, lagoas e muito mais. A entrada para o parque é gratuita e ele funciona todos os dias 6h às 18h.

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

Nos seus passeios em Campinas, faça uma parada no Observatório Municipal Jean Nicolini, uma estação astronômica, fundada em 1977. 

O tour pelo local agrada crianças e adultos, já que é possível visualizar por meio dos telescópios o céu, planetas e estrelas. Não deixe de conhecer o museu de astronomia existente por lá.

Para visitar o observatório, a entrada custa em torno de R$ 10 e fica aberto somente aos domingos, das 17h30 às 21h30.

O que fazer no final de semana em Campinas?

O que fazer em Campinas no final de semana
Fonte: Pixabay

Esse é o tipo de pergunta muito difícil de responder em razão da quantidade de atrações interessantes na cidade. 

Para te ajudar na tarefa de escolher o que fazer em Campinas no final de semana, trouxemos neste artigo alguns lugares bem legais.

Feira Hippie

Vai viajar para a cidade no final de semana? Uma dica é conhecer a Feira Hippie, que acontece na Praça Imprensa Fluminense, no Cambuí, sempre aos sábados e domingos, no período da manhã.

No local, você vai se deparar com centenas de barracas que comercializam artesanatos, bijuterias, artigos de decoração, roupas e lembrancinhas.

Choperia Giovannetti

Fazer uma viagem e não conhecer as melhores opções de bares e restaurantes da cidade é um verdadeiro absurdo.

Por isso, na hora de definir o que fazer no final de semana, não deixe de conhecer a Choperia Giovannetti, uma das mais famosas da região.

Aliás, por lá, você pode optar pelas suas três unidades, que servem salgados, pizzas, lanches, além de petiscos e, claro, um dos chopes mais gostosos da cidade. 

Há unidades no centro, no bairro Cambuí e também no Parque D. Pedro Shopping.

Passeio de Maria Fumaça

No seu tour, passear de Maria Fumaça é item quase obrigatório. Inclusive, é um dos passeios em Campinas mais procurados pelos turistas.

O trajeto, que tem como início, a estação ferroviária da cidade, percorre um belíssimo trecho por seis estações até chegar na cidade de Jaguariúna. 

O mais é legal é que você fará uma viagem ao tempo, já que a locomotiva mantém as mesmas características do período da sua fabricação, em 1958.

Ao chegar na estação de Jaguariúna, pare para fazer uma refeição no Botequim da Estação, um bar bem famoso por lá.

O que fazer em Campinas à noite?

O que fazer em Campinas à noite
Fonte: Pexels

Campinas é badaladíssima em qualquer horário, mas é no período noturno que ela ganha ainda mais atrações. 

É um destino perfeito para quem curte momentos de diversão em bares e deliciosos jantares. Dá uma olhada no roteiro sobre O que fazer em Campinas à noite.

Bar do Carioca

Para quem aprecia uma comida de boteco, o Bar Carioca é o lugar perfeito na cidade, com muitos prêmios gastronômicos. 

No local, experimente deliciosos petiscos como o Doritos Mar, uma saborosa porção de camarão empanado com o famoso salgadinho. Ele é um dos pratos vencedores do bar. 

Ah, ao apreciá-lo, peça um chopp bem gelado. O bar fica localizado no Jardim Chapadão e funciona de segunda à sábado.

Club 88

Quer muita badalação em seu roteiro sobre o que fazer em Campinas à noite? Então, inclua o Club 88 na sua listinha.

O local é muito famoso por oferecer variados gêneros musicais, atraindo assim um público bem diversificado.

Entretanto, a música eletrônica é a mais tocada por lá. Uma dica é chegar bem cedo, pois a casa noturna fica lotada todos os finais de semana. O Club 88 fica na região central.

Jimmy Rocker

O que fazer em Campinas: shows de rock
Fonte: Pexels

Ele é conhecido por promover shows de bandas covers dos principais nomes da música internacional. Além de boa música, o local oferece ótimos pratos e drinks.

Aliás, se você curte rock, vai amar este lugar, pois o Jimmy Rocker está localizado no Delta Blues Bar, que foi o berço do rock campineiro na década de 90. Para entrar no local é preciso pagar R$ 20.

Zin’Bar

O Zin’Bar é um bar muito descontraído e perfeito para fazer happy hour e os mais diversos tipos de comemorações. 

Além da decoração bacana, o local oferece bebidas e drinks deliciosos e exclusivos, que você não encontrará em outro bar da cidade, além de porções muito saborosas. 

Para quem vai levar as crianças, o local oferece ainda uma área para recreação. Incrível, não é? 

SeoRosa

Este é o tipo de lugar que, não pode faltar no seu tour pela cidade. O SeoRosa é um bar muito famoso em toda região, por conta da sua deliciosa gastronomia, boa música e ambiente agradável.

No SeoRosa o que não faltam são petiscos bem gostosos, porções, lanches, chopp gelado e excelentes drinks. 

Se estiver na cidade às quartas ou aos sábados, não deixe de apreciar a tradicional feijoada, que é servida por lá. 

Dicas para sua viagem a Campinas

Fonte: Pixabay

Entre as principais dicas, uma está relacionada à locomoção pela cidade, uma vez que alguns pontos turísticos estão bem longe uns dos outros.

Fazer passeios em Campinas é tranquilo. A cidade possui um bom sistema de transporte público com inúmeras linhas de ônibus que percorrem todos os bairros. Pede pegar Táxi, Uber, caso prefira! 

Na hora de se hospedar, opte por hotéis que ficam na região mais central. Muitos pontos turísticos, como bares e restaurantes, estão concentrados nas proximidades.

Ah, uma boa dica é visitar o Parque Dom Pedro Shopping, o maior do Brasil em termos de extensão e quantidade de estabelecimentos. Há centenas de lojas e cerca de 8 mil vagas de estacionamento. 

Passagens aéreas na promoção para Campinas

Além de montar um roteiro incrível sobre o que fazer em Campinas, encontrar passagens aéreas na promoção seria ainda melhor, não é mesmo?

Na hora de fazer suas buscas, conte com o site comparador Passagens Promo, onde você encontra os preços mais baixos do mercado, as promoções e descontos mais vantajosos para a sua viagem. 

Passagens aéreas baratas para Campinas!
Passagens aéreas saindo de
Azul RIO Rio de Janeiro VCP Campinas 07 Ago 10 Ago R$ 229 Azul RIO Rio de Janeiro VCP Campinas 28 Jul 02 Ago R$ 229 Azul CNF Belo Horizonte VCP Campinas 04 Ago 05 Ago R$ 229 Gol RIO Rio de Janeiro VCP Campinas 04 Set 07 Set R$ 233 Gol RIO Rio de Janeiro VCP Campinas 28 Jul 01 Ago R$ 238 Azul VIX Vitória VCP Campinas 27 Jul 30 Jul R$ 250 Ver mais ofertas

Quer viajar barato? De promo você pode!

Encontre ótimas dicas de viagem no nosso blog:

Recomendado para você
Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro