Liverpool: a terra dos Beatles e de ótimas atrações
O que fazer em Campo Grande, a cidade que é o principal acesso para os destinos turísticos mais conhecidos do Mato Grosso do Sul?
Mesmo não sendo tão explorada por visitantes de outros lugares, mais interessados em atrações como o Pantanal e Bonito, a capital do estado não faz feio quando o assunto é surpreender turistas.
Parques, construções relevantes e muitos atrativos dedicados à cultura sul-mato-grossense puxam a fila dos pontos que ninguém deve deixar de conhecer por lá.
Venha conferir as principais opções de lazer em Campo Grande, MS, separe alguns dias e se surpreenda com o que a cidade tem a oferecer!
Índice
O que fazer em Campo Grande: a entrada para o Pantanal
Conhecida como a “Cidade Morena”, por conta da cor escura do seu solo arenítico, Campo Grande é o ponto de partida para o Pantanal, a maior planície inundável, rico por sua fauna e flora.
Porém, por mais que seja a porta de entrada deste e outros destinos conhecidos do estado, a cidade em si acaba sendo esquecida por quem passa por lá.
Você sabia que Campo Grande é a região dos parques públicos? Eles são uma das principais atrações para quem quer saber o que fazer em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
A capital do Mato Grosso do Sul se orgulha em ser uma das cidades mais arborizadas de todo o Brasil e, além das belezas naturais, é um centro de preservação da cultura pantaneira e dos povos indígenas.
Achou pouco? Mesmo sendo uma capital com mais de 895 mil habitantes, ela conserva um ar de interior capaz de agradar qualquer pessoa durante alguns dias de passeio.
Se você ainda não conhece ou pretende voltar ao estado, saiba mais sobre o seu centro político e econômico e o que o lugar tem a oferecer para chamar a sua atenção!
Como chegar à Campo Grande?
O Aeroporto Internacional de Campo Grande, localizado a cerca de 8 km da região central da cidade, recebe voos diariamente vindos das principais capitais brasileiras.
Portanto, a forma mais rápida e eficiente de chegar ao destino é de avião.
Do aeroporto ao centro, o trajeto pode ser feito de maneira bem fácil e acessível, por meio de táxi, aplicativos de mobilidade urbana ou ônibus.
Mapa da cidade
Quem observa com atenção o mapa de Campo Grande percebe que o município foi planejado.
Com ruas largas, a fluidez do trânsito é muito grande. Além disso, encontrar as principais atrações turísticas de lá se torna uma tarefa ainda mais fácil.
Tome por base a Avenida Afonso Pena, principal a cortar a cidade, e a Praça Ary Coelho. A partir delas, se localizar e encontrar os pontos que você busca será uma tarefa muito simples.
Quando ir para Campo Grande?
Não existe tempo ruim para conhecer ou visitar Campo Grande, Mato Grosso do Sul. E a expressão pode ser levada bem ao pé da letra mesmo.
A escolha da melhor época do ano para viajar à capital sul-mato-grossense vai depender apenas do gosto dos turistas.
Durante o verão, faz bastante calor e é quando ocorre volume maior de chuvas. Já mais próximo ao inverno, as temperaturas ficam mais amenas, mas não muito baixas, e o tempo, seco.
Quem optar por combinar uma descoberta por o que fazer em Campo Grande com uma aventura pelo Pantanal deve levar as características em consideração.
As cheias acontecem durante a estação chuvosa e a época é mais propícia à observação de aves. A partir de abril, com o fim das chuvas, formam-se lagoas que ficam cheias de espécies de peixes da região.
Já a partir de julho, na época de seca, é o momento de avistar boa parte da fauna e flora locais.
Passagens promocionais para Campo Grande
Depois de ver o que tem para fazer em Campo Grande, o melhor para fazer é começar a planejar uma viagem para conhecer um novo destino incrível no Brasil.
E se você vai de avião, sabe que economizar nas passagens aéreas é ótimo para o orçamento. Comprando com antecedência e fazendo uma boa pesquisa, isso é possível.
Entre no Passagens Promo e compare as opções de voos das principais companhias aéreas em dias e horários diferentes.
Além dos melhores preços do mercado, você encontrará promoções surpreendentes para o seu destino.
Cadastre o seu e-mail, ative o nosso alerta de preços para a sua viagem e receba os menores preços de voos, além de descontos excelentes para viajar pagando menos.
O que visitar em Campo Grande?
Mato Grosso do Sul é um destino desejado por quem é fã do ecoturismo. Embora a capital Campo Grande não tenha atrações tão grandiosas, ela encanta fãs de belezas naturais.
Nos parques da cidade (e, sendo justo, nela toda) não faltam áreas verdes boas para relaxar, admirar a beleza da flora e até a presença de pequenos animais.
Mas Campo Grande, MS, exalta também a sua história e cultura local nos museus e lugares como o Mercadão Municipal e a Casa do Artesão.
Conheça um pouco mais sobre as atrações que são imperdíveis e devem fazer parte de qualquer roteiro pelo município.
Parque das Nações Indígenas
Principal cartão-postal da cidade de Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas está na lista dos maiores parques urbanos do mundo.
São 119 hectares em que não faltam alternativas para os turistas e os moradores locais, que frequentam diariamente o lugar.
Quem gosta de esportes encontra por lá locais para caminhada, quadras e espaços para andar de skate e patins.
Se a intenção é aproveitar um dia em família, existem jardins com vegetação nativa, um enorme lago com uma pequena ilha e píer, e o parque infantil, ideais para relaxar ou fazer um piquenique.
E as atrações não acabam aí. O Parque das Nações Indígenas possui concha acústica onde acontecem shows e eventos, e alguns dos museus mais importantes da cidade, o Museu Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea.
De quebra, não importa o que você vá fazer por lá, existe a chance de observar alguns animais da fauna regional, como capivaras, araras, tatus e tucanos.
Morada do Baís
Construído entre 1913 e 1918, o casarão foi uma das primeiras construções em alvenaria da cidade e, hoje, é tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande.
Mas não é por isso que a Morada do Baís é um dos pontos turísticos locais. Por lá, acontecem exposições, apresentações e outras programações voltadas para a valorização da cultura local.
O lugar recebeu este nome por ter sido a residência da família do imigrante italiano Bernardo Franco Baís, um dos homens mais ricos da cidade na época.
No Museu Lídia Baís, que funciona dentro da casa e leva o nome da filha de Bernardo, estão expostos objetos e itens que pertenceram à família.
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Mercadão Municipal
Visitar o Mercadão Municipal é uma opção para quem busca o que fazer em Campo Grande, MS, para conhecer os sabores e um pouco da cultura local.
Sim, é possível encontrar quase de tudo por lá: temperos, doces, especiarias e ervas medicinais.
Há também produções artesanais e outros utensílios que são vendidos por preços justos, valendo uma conferida por parte dos turistas que desejam levar uma lembrança da cidade.
Casa do Artesão
Para se aprofundar ainda mais na cultura sul-mato-grossense, a Casa do Artesão expõe o trabalho de indígenas e artistas locais.
São trabalhos manuais em cerâmica e argila, além de outros elementos. A maioria das peças não estão apenas expostas, mas à venda, e por um ótimo preço.
O casarão onde a Casa do Artesão está em funcionamento desde a década de 70 também vale a visita.
Construído na década de 1920, ele preserva a sua arquitetura original até os dias atuais e é considerado patrimônio histórico do estado.
O que fazer em Campo Grande no fim de semana?
Em dois dias, é possível visitar e conhecer os principais pontos turísticos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Por isso, um ótimo momento para ir à cidade é no final de semana.
Museus e outras atrações em espaços culturais recebem o público no sábado, de forma que roteiros com estes lugares não ficam prejudicados.
E o que fazer em Campo Grande no domingo? Aproveite os parques, praças e feiras da cidade para admirar a natureza e entender um pouco mais da cultura sul-mato-grossense.
Feira Central
Embora esteja aberta desde a tarde nos dias de funcionamento, é depois que o sol se esconde que a Feira Central ganha vida em Campo Grande.
A “Feirona”, como é conhecida pelos locais, é, na verdade, uma feira gastronômica e atração imperdível daqueles que buscam o que fazer em Campo Grande à noite.
Experimente alguns pratos tradicionais da região, em especial o sobá (uma espécie de yakisoba com ovo e carne), que de tão popular por lá, virou um monumento na entrada da feira.
Também é possível comprar produtos caseiros, como doces e temperos, além de lembranças da cidade.
A Feira Central está aberta ao público de quarta-feira a domingo.
Culinária regional
As noites de Campo Grande costumam ser bastante movimentadas. Antes de buscar alguma festa, é interessante aproveitar para conhecer pratos típicos da culinária local.
Cozinha com influência das culturas japonesa (há um grande número de imigrantes por lá), paraguaia e da região Centro-Oeste, a gastronomia sul-mato-grossense tem pratos que podem ser pouco comuns para os visitantes.
Além do Sobá, o “queridinho” da Feira Central, a linguiça de maracaju é outro prato famoso na cidade. Ela fica de molho em caldo de laranja e é temperada, carregando um sabor surpreendente.
Da culinária paraguaia, a chipa (uma espécie de pão de queijo) e a sopa paraguaia são os destaques, além do tereré, o mate que é tomado gelado.
O que fazer nos arredores de Campo Grande?
Como já dissemos, Campo Grande serve como porta de entrada para a maioria dos turistas que vão em busca de outros destinos mais famosos do Mato Grosso do Sul.
Mas, afinal, o que fazer em Campo Grande e arredores?
As dicas para curtir a capital do estado você já viu, com muitos parques, museus e atrações que valorizam a cultura local.
Rompendo os limites da cidade, o Mato Grosso do Sul possui lugares fascinantes para os fãs de ecoturismo, como o Pantanal e a cidade de Bonito.
Pantanal
Muita gente do Brasil e de outros lugares do mundo são atraídos ao estado sul-mato-grossense pelo turismo no Pantanal.
Maior planície alagada do mundo, o bioma possui uma rica diversidade de fauna e flora nativas, um presente para quem curte fazer ecoturismo.
Dependendo da época, é possível percorrer as suas áreas alagadas, ou em tempos de seca, avistar espécies de mamíferos.
Saindo de Campo Grande, os turistas podem completar este passeio percorrendo o trecho de 220 km até Miranda no Trem do Pantanal. É garantia de admirar belas paisagens antes de um contato mais próximo com a natureza.
Bonito
Considerada a capital nacional do ecoturismo, a cidade de Bonito faz jus ao nome com as belíssimas paisagens em meio à natureza.
Vá despreocupado porque há muito o que fazer em Bonito: são pelo menos 50 atividades diferentes, todas ligadas às belezas naturais do local.
Flutuação e mergulho nos rios de águas cristalinas, trekking pelas trilhas e arvorismo são algumas das possibilidades nos quais os visitantes poderão se aventurar neste paraíso.
Bodoquena
Que tal aproveitar a estadia em Bonito para conhecer uma unidade de preservação de extrema importância para a região?
No Parque Nacional da Serra da Bodoquena, os últimos resquícios de Mata Atlântica no estado se fundem a outros ecossistemas, como o cerrado e o Pantanal.
Divirta-se nas cachoeiras e rios, admire a fauna e flora deste ponto turístico de enorme potencial, mas ainda pouco explorado pelos visitantes de fora.
Seguro viagem com desconto para Campo Grande
[seguros_promo_shortcode tags=”o-que-fazer-em-campo-grande,plu,fundo” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]Como o Mato Grosso do Sul oferece diversas atrações voltadas ao ecoturismo, algumas com a prática de esportes radicais, considere um seguro viagem para Campo Grande.
Por mais que tudo seja trabalhado para prevenir maiores riscos, acidentes podem acontecer a qualquer momento.
Longe de casa, o seguro viagem pode oferecer a assistência necessária diante de diversos imprevistos, seja uma torção mais grave durante uma trilha ou um susto maior enquanto se aventura em alguma atividade radical.
No Seguros Promo, encontre diversos planos de seguro viagem pelos menores preços e com descontos sensacionais, para oferecer ainda mais tranquilidade ao seu passeio.
Compre passagens baratas para o Mato Grosso do Sul
Se você está de viagem programada para o Mato Grosso do Sul, agora sabe tudo o que fazer em Campo Grande, a capital deste estado cheio de belezas naturais incríveis.
Lembre-se que dá para economizar bem na compra das passagens aéreas. Faça uma comparação de preços utilizando o Passagens Promo e se surpreenda com excelentes ofertas para o seu próximo destino.
Quer ir para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pagando barato? De Promo você pode!
Leia também:
- Toulon: uma das belezas costeiras da França
- Decole com passagens baratas: como encontrar os melhores preços
- Hotéis em Joinville: valores, locais e mais
- Alicante: praias, histórias e uma vida noturna agitada
- Peniche: surf, história e beleza natural
Descubra a Lituânia: conheça as principais cidades e mais!
Irlanda: ilha de encantos e de cidades históricas
9 cidades mais baratas da Europa
8 cidades europeias para conhecer na primavera
Sinta a magia dos contos de fadas em belíssimos destinos da Europa