O que fazer em Carrancas: melhor época, atrações e dicas de roteiro

Está planejando uma viagem para Minas Gerais e quer saber o que fazer em Carrancas?

Saiba que esse refúgio no sudeste do Brasil é repleto de cachoeiras, paredões, cânions e piscinas naturais de águas transparentes, um destino perfeito para quem curte contato com a natureza.

Que tal conhecer tudo que Carrancas tem de melhor? Preparamos um guia completo sobre essa bela cidade de Minas. Vem com a gente!

O que fazer em Carrancas: melhores cachoeiras e pontos turísticos

É impossível viajar para Carrancas em Minas Gerais e não se encantar pelas belezas naturais da região. Por toda a cidade, há diversos complexos com belas cachoeiras, poços de águas cristalinas, paredões, cânions e, claro, muito verde.

Se você faz aquele estilo de turista que está sempre em busca de novas descobertas e lugares para descansar e relaxar, esse destino é perfeito.

No seu roteiro, não deixe de conhecer o Paredão de Carrancas e Chapada dos Perdizes, locais onde é possível fazer trilhas e apreciar cenários naturais de tirar o fôlego.

As grandes atrações são as quedas d’água como a Cachoeira da Zilda, Véu de Noiva, Cachoeira da Fumaça, Escorregador da Zilda, Poço da Proa, Cachoeira da Esmeralda, Cachoeira do Salomão e muito mais.

Onde fica Carrancas?

A cidade de Carrancas está localizada na região sul de Minas Gerais, na Bacia Alto do Rio Grande, a cerca de 30 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte e também perto de outras cidades turísticas e históricas do estado.

Quando ir a Carrancas?

Quando ir para Carrancas
Fonte: Pixabay

Com tantos encantos naturais, você pode ir a qualquer momento. Claro que, dependendo da estação, você pode pegar chuva, mas, mesmo nessas temporadas, é possível curtir muitas atrações.

Mas se você não quer correr o risco de encontrar o tempo fechado, evite viajar entre os meses de dezembro e janeiro, que são as temporadas mais chuvosas no sudeste do Brasil.

Os meses entre março e setembro são as épocas com menor incidência de chuvas em Carrancas, Minas Gerais e, por isso, é o período perfeito para curtir a natureza.

O que fazer em Carrancas com chuva?

Se porventura você não der sorte e pegar um dia ou outro chuvoso, não precisa se preocupar, pois é possível curtir e muito essa bela cidade do interior de Minas Gerais.

Na hora de escolher o que fazer em Carrancas com chuva, saiba que você pode turistar pela área histórica da cidade, que tem todo aquele charme das cidades interioranas mineiras com praça, igreja e casinhas antigas.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

O que fazer em Carrancas no inverno?

Quer descobrir o que fazer em Carrancas no inverno? Saiba que a cidade também é uma boa pedida nesta temporada, já que reúne pousadas charmosas e aconchegantes.

Mesmo durante o inverno, é possível se divertir na região, já que há muitos passeios ao ar livre. Que tal um tour de quadriciclo ou de jipe 4×4 na Serra das Broas e na Chapada dos Perdizes?

Para os turistas mais corajosos, voo de parapente e rapel também são atividades oferecidas na cidade. É possível ainda fazer o cicloturismo, que é um passeio de bicicleta pelos complexos naturais.  

Voe para Minas Gerais com os menores preços da Internet!

Para aproveitar tudo que tem de melhor em Carrancas em Minas Gerais e ainda economizar, comece a pesquisar suas passagens aéreas com bastante antecedência.

Lembre-se que os preços dos voos costumam ficar um pouco mais salgados em datas próximas às viagens.

Se você quer encontrar os melhores preços do mercado, utilize a nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que apresenta os valores vantajosos, além de ótimas promoções.

Melhores passagens para viajar para Carrancas!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

O que fazer em Carrancas, MG?

A cidade de Carrancas em Minas Gerais possui lugares incríveis, cachoeiras deliciosas, piscinas naturais com águas refrescantes e muitas atrações de lazer para seus visitantes.

Com tantos lugares incríveis para conhecer, certamente você não vai querer perder nada, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos uma seleção dos locais mais bonitos e interessantes da cidade. Confira!

Paredão de Carrancas

O Paredão de Carrancas proporciona a vista mais linda de toda a região. Para apreciar o visual, você precisará subir uma estrada estreita, que te levará ao alto do paredão. 

Visite a região no fim de tarde para assistir ao pôr do sol, que é um espetáculo à parte. Leve roupas quentes, pois o vento é bem forte por lá neste horário.

Chapada dos Perdizes

Chapada dos Perdizes
Fonte: Donizete C da Silva, via wikimedia commons

A Chapada dos Perdizes é também uma das principais atrações da cidade de Carrancas, uma vez que também oferece um dos visuais mais surpreendentes da região.

O local possui características de mata atlântica com áreas de campina, cachoeiras e muito verde, um lugar perfeito para quem aprecia contato com a natureza. Muitos turistas visitam a Chapada para fazer trilhas, passeios de jipe e acampar.

Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas

Construída na metade do século XVIII, a Igreja Nossa Senhora da Conceição está localizada bem no coração da cidade, sendo palco de missas e muitas celebrações importantes, como a festa de Nossa Senhora da Conceição.

O templo é todo feito em quartzito e composto por enormes blocos de até uma tonelada. No interior, o grande destaque é o teto do altar com pinturas de Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho.

Fazenda Grão Mogol

Ao decidir o que fazer em Carrancas, não deixe de visitar a Fazenda Grão Mongol, cercada por natureza e dezenas de poços e quedas d’água cristalinas, que escorrem pelas rochas, sendo um cenário de puro deslumbre.

O local está sempre aberto ao público, exceto em dias de chuva. O horário de funcionamento da Fazenda é das 09h00 às 17h00.

Cachoeiras em Carrancas

O que fazer em carrancas: cachoeiras
Fonte: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons

Sem dúvida, as cachoeiras em Carrancas são as atrações mais cobiçadas entre os turistas que decidem visitar o destino. 

Para conhecer as cachoeiras mais bonitas da região e praticar atividades de ecoturismo, listamos aqui aqueles lugares que você jamais pode deixar de visitar. 

Não perca os melhores preços de passagens aéreas do Brasil neste link!

Complexo da Fumaça

O complexo da Fumaça possui belezas naturais exuberantes e belas cachoeiras, onde você pode se refrescar em dias quentes e ensolarados. O local fica a menos de 10 quilômetros da região central e a entrada é gratuita.

O complexo conta com quatro lindas quedas d’água, como a Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira do Luciano, da Serrinha e da Fumaça, sendo que essa última tem o mergulho proibido, já que suas águas estão poluídas.

Complexo da Zilda

Na cidade de Carrancas, o complexo da Zilda também guarda lugares de puro encanto e proporciona experiências mais gostosas aos seus turistas. Para quem gosta de atividades de ecoturismo, esse lugar é ideal.

A região possui o maior número de poços e cachoeiras de toda a cidade. Por isso, é sempre bom reservar algumas horas para visitar o complexo. 

Entre as cachoeiras mais famosas estão a Cascata da Zilda, Escorregador da Zilda, o Poço do Guatambu, a Racha da Zilda e a Cachoeira dos Índios.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Parque Serra do Moleque

    O Parque Serra do Moleque é famoso por abrigar as cachoeiras mais lindas de Carrancas, Minas Gerais. A Cachoeira da Zilda é uma verdadeira pintura e, inclusive, já foi cenário de novelas da Rede Globo.

    Nesse local, a queda não é muito alta, mas seu poço é bem grande e indicado para atividades de mergulho. 

    O Poço da Proa tem uma pequena queda e suas águas descem por uma pedra íngreme, formando uma deliciosa lagoa. No complexo, há também a Cachoeira Guatambú com uma cachoeira bem tímida, mas um lindo poço de águas cristalinas.

    Complexo Vargem Grande

    arrancas: vargem grande
    Fonte: Pixabay

    Viajar para a cidade de Carrancas em Minas Gerais e não conhecer o Complexo Vargem Grande é um erro. O local possui natureza exuberante, piscinas naturais, corredeiras e muitas áreas para descansar à sombra das árvores.

    A grande atração do complexo é a Cachoeira da Esmeralda com uma queda d’água que escorre pelas pedras e um amplo poço de águas cristalinas. Uma delícia para mergulhar em dias quentes e de sol.

    Complexo da Ponte

    O Complexo da Ponte está localizado logo na entrada da cidade e você pode visitá-lo a pé. A Cachoeira do Salomão, escondida por mata nativa e protegida por enormes árvores e rochas, é uma das principais atrações do parque.

    As quedas da cachoeira despencam sobre degraus esculpidos nas rochas, formando um poço de águas clarinhas. A Cachoeira do Moinho tem uma queda menor que a sua vizinha, mas um lago perfeito para se refrescar. 

    Complexo da Toca

    Entre as melhores cachoeiras em Carrancas, MG, não podemos deixar de citar o Complexo da Toca, muito frequentado por famílias com crianças. O local é famoso por ter um poço em formato de coração, que é uma graça.

    Ao visitar o parque, não deixe de conhecer a Gruta e o Escorregador da Toca, onde você pode descer pela pedra até cair no poço de águas clarinhas.

    Complexo do Grão Mogol

    O que fazer em carrancas: Complexo Grão Mogol
    Fonte: PxHere

    O Complexo Grão Mogol é também uma das áreas naturais mais bonitas da cidade, mas somente pode ser acessado na companhia de um guia turístico. Para entrar no complexo, você precisa pagar uma taxa de R$ 15.

    O local conta com diversos poços de águas cristalinas, pequenas cachoeiras em meio a muito verde e cânion. Vale muito a pena conhecer esse lugar!

    O que fazer em Carrancas à noite?

    Na hora de decidir o que fazer em Carrancas à noite, saiba que as atrações ficam por conta dos bares e restaurantes espalhados pela cidade. A vantagem é que você encontra as mais diversas propostas gastronômicas.

    O Recanto Café Bar e Café é um local com um clima descontraído com culinária deliciosa, música ao vivo, drinks e cerveja artesanal. Para quem quer apreciar a boa cozinha mineira, o Restaurante Virada do Largo é uma ótima opção.

    Com decoração rústica, o local serve pratos típicos, cerveja gelada e drinks saborosos. O Restaurante Feliz serve também bons pratos e drinks, além de oferecer shows ao vivo.

    O Restaurante Uai Tchê também deve estar na sua lista. O local é famoso por servir comida mineira e doces caseiros deliciosos. Durante a noite, o cardápio ganha caldos, petiscos e pizzas.

    O que fazer em Carrancas em 1 dia?

    Para os turistas que só tem apenas algumas horas para curtir as atrações da cidade, escolher as melhores atrações é essencial.

    Na hora de definir o que fazer em Carrancas em 1 dia, recomendamos que no período da manhã, você visite o Paredão das Carrancas, que oferece uma linda paisagem da região.

    No período da tarde, não deixe de conhecer os Complexos da Fumaça e da Zilda com cachoeiras e poços de águas cristalinas, um convite perfeito para se refrescar em dias quentes.

    Onde se hospedar em Carrancas?

    Onde se hospedar em Carrancas
    Fonte: Wirestock, via freepik

    Em Carrancas, MG, pousadas não faltam. Por isso, escolher sua hospedagem não será um problema, já que a cidade reúne diversas opções para todos os gostos, bolsos e estilos de viajantes.

    Se preza por um clima mais rústico, não deixe de se hospedar em locais mais afastados da região central e próximos da natureza.

    A Pousada Céu e Serra é uma opção perfeita para os turistas que querem aproveitar a viagem para relaxar e descansar em meio a muito verde. O local conta com chalés coloridos e confortáveis, com varandas, frigobar, televisão e lareira.  

    Ao decidir onde se hospedar em Carrancas, a Pousada Mirante Serra Verde, localizada bem no trecho de serra, também é uma escolha acertada. Com chalés novos e varanda, ela é ótima para os turistas que viajam com animais.

    O local tem restaurante e oferece um café da manhã delicioso para os seus hóspedes. Você pode escolher chalés com hidromassagem ou opções mais modestas.

    Ao pesquisar as acomodações que mais combinam com o seu perfil de viagem, não deixe de considerar a Pousada Eldorado das Gerais com chalés aconchegantes e lareira.

    Cidades próximas de Carrancas, MG

    Para você que se pergunta quais as cidades próximas de Carrancas, MG, saiba que ela fica bem pertinho de destinos históricos, como os municípios de Tiradentes e São João del Rei, que estão a 90 e 53 quilômetros de distância, respectivamente.

    A famosa cidade de São Tomé das Letras também fica ao lado de Carrancas, a pouco mais de 40 quilômetros. 

    Promoção de passagens aéreas para todo o Brasil!

    Depois de decidir o que fazer em Carrancas, lembre-se de dar prioridade para a compra das suas passagens aéreas. Se quer garantir ofertas e os valores mais baixos do mercado, seu lugar é na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo.

    Melhores passagens para Carrancas!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CGH São Paulo SDU Rio de Janeiro 21 Abr 21 Abr R$ 174 Azul SDU Rio de Janeiro CGH São Paulo 21 Abr 21 Abr R$ 174 Azul GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 24 Abr 25 Abr R$ 185 Azul GRU São Paulo SDU Rio de Janeiro 01 Mai 31 Mai R$ 185 Latam Brasil BSB Brasília BHZ Belo Horizonte 29 Abr 14 Mai R$ 191 Ver mais ofertas

    No nosso site é possível simular voos em diferentes dias e horários para encontrar aquele que mais se encaixa ao seu perfil e bolso. Quer garantir as melhores promoções para viajar para Minas Gerais? De Promo você pode!


    Leia também: