
10 cidades medievais da Europa
Saber o que fazer em Cascais, uma das regiões mais bonitas e interessantes de Portugal, é uma ótima opção para quem vai fazer um tour pelo país.
Neste artigo, você encontrará um guia completo com as 11 atrações turísticas que precisam fazer parte dos seus passeios, a melhor época para conhecer a cidade e a melhor forma de chegar ao destino.
Índice
Portugal é um dos países mais desejados entre os turistas que viajam para Europa. Além da sua gastronomia, que é apreciada em todo mundo, suas belezas naturais e histórias são os grandes atrativos.
Cascais sabe como ninguém unir paisagens naturais, praias exuberantes e badaladas, cultura e muita diversão.
É bom se preparar, pois você viverá dias intensos nesse cantinho do litoral português, curtindo o melhor de Cascais.
Cote sua passagem aérea para Cascais, Portugal no Passagens Promo e aproveite nossas promoções incríveis.
Com status de vila, o município está localizado no extremo sul-ocidental da Península de Lisboa, fazendo fronteira ao norte com a cidade de Sintra, Oeiras e com o Oceano Atlântico.
Inclusive, a cidade de Cascais faz parte da área metropolitana de Lisboa, que está a 33 quilômetros de distância.
Mais de 210 mil habitantes moram nessa região de Portugal, que está em uma área de quase 100 quilômetros quadrados.
Para conhecer o destino, há voos diários que partem de aeroportos das principais capitais do Brasil.
O trajeto tem duração de 9 horas e, para chegar à cidade, o desembarque acontece no Aeroporto Internacional de Lisboa, que é o mais próximo de Cascais.
Para quem se pergunta como ir à Cascais saindo de Lisboa, saiba que o trajeto é bem rápido e tranquilo.
Como as cidades ficam bem próximas uma da outra, você pode fazer o percurso de trem, que custa 4,30 euros, sendo que os vagões partem a cada 15 minutos. Os trens saem da estação do Sodré até Cascais.
Uma dica é reservar a poltrona da janela para apreciar a paisagem, já que todo o percurso é feito pelo Rio Tejo, que garante cenários lindos.
Se preferir, também é possível alugar um carro, que proporcionará uma viagem mais rápida e confortável durante o trajeto Lisboa x Cascais. O caminho é feito pela estrada A2/A5, com excelente infraestrutura.
Quer garantir as melhores imagens de Cascais em Portugal? Então, vá preparado com um bom mapa em mãos.
Embora não seja uma grande metrópole, a região possui atrações espetaculares espalhadas por toda a cidade.
Para conhecer cada cantinho de Cascais, elaboramos um guia turístico bem bacana com os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Independentemente do tamanho do seu orçamento, economia é uma palavrinha sempre bem-vinda em um planejamento de viagem, não é mesmo?
Se você quer garantir as melhores promoções de passagens aéreas, comece a pesquisar com antecedência e opte por viajar em dias de semana, quando os valores estão bem mais em conta.
Para viajar para Cascais, em Portugal, faça também as suas buscas em plataformas comparadoras — como o nosso site, Passagens Promo, que reúne passagens com os menores preços e as promoções mais vantajosas do mercado.
Como a cidade é litorânea, a melhor época para passar as suas férias em Cascais acontece entre os meses de abril e setembro, quando as temperaturas em todo o continente começam a subir e as chuvas diminuem consideravelmente.
Nessa época, Cascais está belíssima com dias ensolarados, temperatura agradável e muitas pessoas perambulando pelas ruas e parques.
Tudo vai depender das intenções da sua viagem. Se quer curtir as belas praias e belezas naturais da região, saiba que o verão, entre junho e setembro, é a melhor temporada para conhecer os pontos turísticos de Cascais.
As praias nessa época estão sempre lotadas e os quiosques localizados em toda a orla oferecem programação especial aos seus turistas, com muita música e agito.
Tanto o verão como a primavera, que acontece de março à junho, são ótimos períodos para conhecer as atrações culturais e históricas da cidade.
Uma coisa é certa: a chuva não vai atrapalhar o seu roteiro de viagem pela bela Cascais. Basta um guarda-chuva ou uma capa para facilitar os seus passeios.
Em dias mais chuvosos e carrancudos, as atrações em ambientes fechados, como museus e prédios históricos, são as melhores opções.
Na hora de decidir o que fazer em Cascais com chuva, não deixe de fazer um tour gastronômico pela cidade, que é repleta de bares e restaurantes com pratos típicos saborosos e ótimos preços.
Para te ajudar a curtir tudo que a cidade tem de melhor, listamos aqui as atrações mais populares que todo turista deve conhecer, de praias à museus, mercados, parques, monumentos históricos e muito mais. Confira!
A cidade é uma vila praiana com paisagens naturais de tirar o fôlego, praias belíssimas, além de oferecer a prática de esportes aquáticos, como surfe.
Entre as regiões mais bonitas, a Praia do Abano não pode faltar na sua lista. Rodeada por falésias, ela é um pouco mais afastada e menos badalada, mas garante momentos de relaxamento deliciosos. Se quer tranquilidade, ela é ideal.
A Praia do Guincho é um espetáculo à parte, sendo muito frequentada por surfistas e praticantes de kitesurf.
A Praia da Rainha é uma das praias em Cascais mais famosas e o cartão-postal da cidade. Escondida por rochedos, suas águas são calmas e areia é bem branquinha. Vale a pena conhecê-la.
Além de belas paisagens, o centro histórico também ganha destaque nos roteiros turísticos. A região é cheia de charme e repleta de construções e monumentos antigos, além de ruas floridas e charmosas.
Na hora de escolher o que fazer em Cascais, em Portugal, não deixe de passar pela Rua Frederico Arouca, com muitos comércios, restaurantes e artistas de rua. Visite o Palácio Seixas que, hoje em dia, é o Clube dos Oficiais da Marinha.
Conheça ainda a Praça de Outubro, rodeada por prédios importantes como a Câmara Municipal da Vila e o Palácio dos Condes da Guarda.
No local, dá para ver os restos da antiga muralha. Nessa área, há também a Praia da Ribeira e a Roda Gigante da cidade.
Uma das atrações mais disputadas em Cascais é a Boca do Inferno, uma formação rochosa que fica às margens do mar.
Reza a lenda que o local era uma gruta no passado, mas com a força das ondas, a estrutura foi cedendo, dando origem ao formato atual, que é uma cavidade a céu aberto.
Depois de percorrer o centro Cascais, faça uma parada no local para apreciar a paisagem, e claro, registrar o momento.
Às margens do Rio Tejo, a Cidadela de Cascais faz o maior sucesso nos roteiros turísticos.
A atração é um espaço fortificado, que abriga estruturas como o Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais, o Palácio da Cidadela de Cascais e a Torre de Santo António de Cascais.
No século XV, a fortaleza tinha como o objetivo proteger e defender a costa portuguesa naquela localidade. No ano de 1870, o complexo foi a casa de verão dos reis de Portugal.
Hoje em dia, ela também é usada como residência de veraneio do Presidente da República Portuguesa.
Seguindo as nossas dicas em Cascais, visite o Museu Condes de Castro Guimarães, construído entre os anos de 1897 e 1900.
O prédio, localizado na enseada de Santa Marta e integrado ao Parque Marechal Carmona, é considerado uma obra importante da arquitetura cascalense.
No passado, o espaço era conhecido como a Torre de S. Sebastião, mas passou a ser um museu em 1909.
O acervo é composto por pinturas portuguesas e estrangeiras datadas entre os séculos XVII e XX, esculturas, mobiliários e peças chinesas.
E por falar em história, não deixe de conhecer o Farol de Santa Marta, que fica bem na Ponta do Salmodo.
A estrutura de 20 metros de altura, construída de forma quadrangular e em alvenaria, é revestida de azulejos brancos e azuis. Um charme! O espaço é um centro museológico, e faz parte de um complexo cultural.
No local, você encontrará exposições permanentes e também temporárias. Se quer garantir as fotos de Cascais, Portugal, mais bonitas, vá até as baterias do forte para admirar o oceano.
Sua história é datada do ano de 1952 e, mesmo depois de tanto tempo, o Mercado da Vila de Cascais ainda continua um importante centro de comercialização dos mais diversos tipos de alimentos, além de ser uma atração turística.
O espaço fica aberto todos os dias e tem barracas que vendem os mais diferentes tipos de produtos, desde frutas, verduras, legumes, flores e muito mais.
Portugal não é feita apenas de construções histórias. As belezas presentes em cidades, como Cascais, também chamam a atenção dos seus visitantes.
O Parque Natural de Sintra-Cascais é exemplo de que o destino é completo quando o assunto são atrações turísticas.
Ao escolher o que fazer em Cascais, reserve um dia para conhecer esse complexo natural, onde você pode fazer caminhadas, praticar esportes ou apenas observar a sua vasta fauna e flora.
No verão, não deixe de passar algumas horas na famosa Piscina Oceânica Alberto Romano, que em dias quentes e ensolarados, fica lotada de turistas e moradores da região.
O complexo foi construído em um paredão, às margens do mar. Além da piscina, no local há guarda-sóis e espreguiçadeiras para acomodar os banhistas.
Mas fique atento, pois a atração fica aberta apenas entre junho e setembro, na alta temporada.
Inclua no seu roteiro uma visita à pequena cidade de Estoril, em Portugal, que é dona de uma das orlas mais lindas da região.
Às margens do mar, boa parte da orla é composta por um enorme paredão, que torna a paisagem ainda mais incrível.
Em dias ensolarados, que tal uma caminhada para admirar a paisagem e curtir o clima agradável?
Para quem quer um passeio mais tranquilo, a Casa da Guia é uma ótima alternativa.
Instalada em um prédio antigo, datado do século XIX, ela é cercada por lindos jardins, e fica sobre uma enorme falésia.
O espaço é enorme, e conta com lojas, restaurantes, confeitaria e bares. Do alto, é possível admirar o mar da área externa, onde há mesas e cadeiras. Uma delícia para passar uma tarde agradável!
A cidade também tem uma vida noturna agitada. Durante o dia, as principais atrações são suas praias e locais culturais, mas quando chega a noite, os bares, restaurantes e baladas tornam-se os protagonistas.
Seus dias serão bem agitados, mas nem pense em ficar no hotel, pois há muito o que fazer em Cascais à noite.
Na Baía de Cascais, o Blue Bar Baia é um dos points para quem quer apreciar o visual e curtir um ambiente descontraído.
Com decorações em estilo praiano, não deixe de apreciar as bebidas do local, que são deliciosas.
O Bar do Guincho é clássico e também segue uma linha mais descolada, com mesas de madeira e quiosques na orla. Uma delícia!
Que tal unir agito e boa gastronomia? O Palm Tree International, bem pertinho da praia, é o seu lugar. O ambiente é bem semelhante à um pub tradicional, e os pratos são de comer rezando.
Mas se você é um turista mais baladeiro, a Discoteca Jézebel é pura diversão em temporadas mais frias. No verão, a Discoteca do Tamariz é o grande destaque.
Se fará um bate-volta e tem apenas um roteiro de 1 dia em Cascais, terá que escolher com cautela o que conhecer por lá.
A nossa sugestão é reservar, pelo menos, a parte da manhã para conhecer as praias da cidade, como a Praia do Abano e da Rainha.
No período da tarde, não deixe de fazer um tour pelo o centro histórico, que inclui visitas também ao Farol Museu de Santa Marta, Mercado da Vila de Cascais e Casa da Guia. Se der tempo, conheça o Museu Condes de Castro Guimarães.
Não será difícil encontrar o que fazer em Cascais. Com um roteiro bem definido, você certamente vai curtir tudo que a cidade tem melhor.
Comece agora mesmo a fazer as cotações das passagens aéreas no nosso site, Passagens Promo, onde é você encontrar as melhores opções. Quer economizar na sua viagem? De Promo você pode!
Leia também:
10 cidades medievais da Europa
Liverpool: a terra dos Beatles e de ótimas atrações
Descubra a Lituânia: conheça as principais cidades e mais!
Irlanda: ilha de encantos e de cidades históricas
9 cidades mais baratas da Europa
8 cidades europeias para conhecer na primavera