
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
Vai viajar pelas Serras Gaúchas? Saber o que fazer em Caxias do Sul é essencial para os turistas que desejam aproveitar ao máximo esta região.
A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul é bastante conhecida pelo cultivo de uvas e produção de vinhos, tradições enraizadas pela imigração italiana. Só que há muito mais para descobrir, tanto nos monumentos da cidade como nas paisagens do interior.
Veja o nosso roteiro com as principais atrações e importantes dicas. Caxias do Sul vai te surpreender mostrando o que há de melhor no sul do país.
Aproveite as melhores promoções de passagens aéreas no Passagens Promo e garanta as melhores ofertas com até 35% de desconto.
Índice
Que saber o que tem para fazer na Serra Gaúcha? Caxias do Sul é uma das principais cidades da região e tem atrações variadas, que encantam turistas em qualquer época do ano.
Na área serrana do Rio Grande do Sul, as vinícolas são o grande atrativo, especialmente para quem visita o local na época de frio, combinando o clima com um bom vinho.
Mas que tal se aprofundar na história de Caxias e região, conhecer sobre como a imigração italiana teve grande influência por lá?
Um resgate que pode ser feito em cantinas, museus, nas casas de pedra ou madeira e até mesmo nas igrejas, como a de São Pelegrino, santo de origem italiana.
Fora isso, as belezas naturais de Caxias do Sul são realmente encantadoras, com passeios que apresentam cachoeiras, grutas e cânions. Incrível!
Então venha descobrir muito mais sobre a cidade e os roteiros turísticos de um destino que não dá para perder.
Vai fazer uma viagem para o sul do Brasil? Não deixe de conhecer Caxias do Sul, cidade mais importante das Serras Gaúchas, a uma altitude de 817 metros acima do nível do mar.
O município está localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, distante cerca de 130 km da capital Porto Alegre.
Ao redor de Caxias estão outras importantes cidades da região serrana do sul brasileiro, como Bento Gonçalves, Farroupilha e Gramado, garantindo uma lista bem completa para quem procura o que fazer em Caxias do Sul e arredores.
Uma das opções para quem vai à Serra Gaúcha é chegar pelo Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, que fica em Caxias do Sul e recebe voos diretos de São Paulo.
A outra alternativa é viajar de avião para Porto Alegre, e de lá seguir o percurso de ônibus ou carro alugado.
Se você escolher ir por conta própria a partir da capital gaúcha, existem dois caminhos.
O primeiro, mais longo, passa pela BR-116, percorrendo um longo trecho de serra com belas paisagens. Já o trecho mais curto começa pela mesma rodovia, mas entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, o motorista deve pegar a RS-240 e depois a RS-122.
Serras Gaúchas e friozinho é uma combinação que agrada muitos visitantes, que escolhem os meses de inverno para conhecer a região.
Caxias do Sul fica encantadora no período e para quem gosta de baixas temperaturas, é só colocar um bom agasalho, botas e curtir o clima — os termômetros registram média de 12º graus.
Mas viajar no meio do ano não é uma regra. Existem muitas opções de o que fazer em Caxias do Sul o ano todo.
Fevereiro, por exemplo, é o mês que acontece a Festa da Uva, sempre em anos pares. Conhecer os parques em Caxias do Sul e fazer os roteiros turísticos são ótimas atrações para o ano todo.
Se você quer planejar uma ótima viagem para Caxias do Sul e outros destinos da região, pode começar economizando na compra das passagens aéreas.
Quer saber como? Basta fazer uma boa pesquisa e comprar os bilhetes com antecedência.
Os voos mais baratos para o sul do Brasil você encontra no Passagens Promo. São ofertas para vários destinos que não dá para perder.
Cadastre o seu e-mail e lugar para onde vai, ative o nosso alerta de preços e saiba sempre que o valor da tarifa abaixar, assim você vai viajar com mais conforto e economia.
A diversidade de atrativos em Caxias do Sul é tão grande que os visitantes podem conhecê-los seguindo rotas feitas para a divulgação do turismo local.
Criúva, Ana Rech, Estrada do Imigrante, Vale Trentino, Caminhos da Colônia, Caminhos do Interior e Trilhas Urbanas são os roteiros turísticos. Caxias do Sul mostra suas diferentes faces por cada um deles, sendo um dos destinos mais importantes da Serra Gaúcha.
Listamos as principais rotas e o que há de mais interessante para conhecer em cada uma.
O roteiro pelo Vale Trentino, na divisa entre Caxias e Farroupilha, mostra como as tradições e os costumes dos imigrantes italianos se mantêm vivos no interior da cidade.
Parreirais de uva, vinícolas e cantinas são as paradas em que os turistas veem como é feito o processo de fabricação dos vinhos e espumantes, além de degustar rótulos da bebida.
A comida típica italiana também está presente e servir muito bem o paladar de quem é de fora.
Como estamos falando de um roteiro pelo interior, pode ter certeza que não vão faltar belas paisagens naturais para encherem os olhos dos visitantes.
Mas é seguindo o roteiro de Criúva que a natureza dá as caras e mostra seus cenários mais incríveis, com muito o que fazer no interior de Caxias do Sul.
Distante cerca de 56 km do centro da cidade, a região tem como atrativos mata nativa, rios, cachoeiras, campos e cânions, sendo lugar prestigiado por praticantes de esportes radicais.
O Cânion Palanquinho, uma formação rochosa com mais de 120 milhões de anos, é a principal atração de Criúva.
Neste passeio, mergulhe também na mistura das tradições dos tropeiros, que percorrem esta rota, dos imigrantes italianos e também das raízes gaúchas.
Como quase tudo que se vê em Caxias do Sul, o roteiro turístico de Ana Rech tem profunda ligação com os costumes italianos.
O bairro é mais afastado da cidade, bem charmoso, com casas em ruas totalmente ornamentadas por flores e vegetação, principalmente os pinheiros.
No mês de dezembro o lugar vive o auge turístico. A cidade é conhecida como a “Vila dos Presépios”, pela tradição na comunidade de montar presépios com formas e cores diversos.
É lá que está uma das grandes atrações da cidade, o Chateau Lacave.
Esse é o roteiro que resgata a chegada e o caminho dos primeiros imigrantes italianos à Caxias, em 1875.
Além de história, o percurso mistura belezas naturais e um pouco de religiosidade.
Visitar a Casa do Imigrante e ver o museu com objetos e móveis da época, alguns deles vindos da Itália, e conhecer a Gruta da Terceira Légua são paradas obrigatórias aos turistas que fazem este trajeto.
Muitos dos principais atrativos turísticos de Caxias do Sul estão localizados na região central, por isso fazem parte do roteiro turístico Trilhas Urbanas.
Quer descobrir os principais pontos de qualquer lista com o que fazer em Caxias do Sul? Veja as nossas indicações e saiba quais você não deve deixar de incluir na sua visita a cidade
Bem no coração de Caxias do Sul, na região central, está um dos principais templos religiosos da cidade, a Catedral Diocesana.
Também conhecida como Catedral de Santa Teresa, em razão da santa padroeira, ela foi inaugurada em 1899 e é sede da Diocese de Caxias.
Sua construção foi inspirada na Basílica de Santo Antônio, que fica em Bologna, Itália. O templo possui arquitetura neogótico e é um dos edifícios históricos de maior importância na cidade.
A Catedral Diocesana de Caxias do Sul está localizada na praça Dante Alighieri.
Mais famoso dos parques em Caxias do Sul, o Cinquentenário é uma ótima opção de lazer, descanso e entretenimento para crianças, jovens e adultos.
Ele se destaca pela presença de vegetação nativa, com araucárias, espécie de árvore típica do Sul do Brasil, espalhadas em sua área.
Nos 2,5 hectares de parque, há espaço de recreação voltado para o público infantil, pistas para caminhadas e área própria para praticar exercícios. Por isso, ele é bem movimentado e ótima parada para relaxar entre uma atração e outra.
Só de olhar para a construção que abriga o Museu da Ambiência, ou Museu Casa de Pedra, o turista já se sentirá atraído e convidado a entrar neste espaço.
Porque realmente se trata de uma casa de pedra, tal qual eram as residências dos imigrantes italianos recém-chegados em Caxias do Sul no século XIX.
Com dois andares, ela é toda construída em pedra basáltica e rejuntada em barro.
Não apenas o seu estilo, mas o acervo com móveis e objetos relata o modo de vida dos imigrantes. Do lado de fora, chama a atenção um forno para assar pão.
Visitar um castelo em plena Serra Gaúcha é algo pelo qual você espera? Se não, vai se surpreender com a Chateau Lacave.
Feito em pedra, o castelo medieval começou a ser construído em 1968 e ficou pronto 10 anos depois.
Ele foi inspirado em uma fortaleza do século XI, possui quatro torres, bosque e está ao redor de muita vegetação nativa.
O grande atrativo de Chateau Lacave atualmente é a vinícola em funcionamento. É possível fazer um tour e degustar os produtos. O lugar funciona também como restaurante e espaço de eventos.
É no parque de exposição Mário Bernardino Ramos que está localizado o pavilhão onde acontece a Festa da Uva, o evento mais conhecido de Caxias do Sul.
A festa ocorre no mês de fevereiro, sempre a cada dois anos.
Mesmo fora do período, o local está aberto a visitação e é uma das melhores atrações para quem deseja saber o que tem para fazer em Caxias do Sul.
Além de vegetação nativa e área de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, o parque abriga a Réplica de Caxias do Sul, conjunto de 18 casas de madeira que retrata como era parte da cidade em 1885.
Durante a noite, acontece o espetáculo Som e Luz, uma narrativa sobre a chegada e a vida dos imigrantes na região.
Uma das melhores atrações para quem procura o que fazer no interior de Caxias do Sul é a Gruta da Terceira Légua.
Parte do roteiro turístico Estrada do Imigrante, ela está afastada 12 km do centro da cidade.
Também é conhecida como Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, por abrigar uma capela em seu interior, debaixo do penhasco, onde ocorrem missas no segundo domingo de cada mês.
Para acessá-la, o turista deve descer cerca de 150 degraus. Um pouco à frente, uma linda cachoeira, acessível por trilhas, deixa o cenário ainda mais incrível.
Se for viajar para Caxias do Sul com crianças, temos boas dicas para entreter os menores.
Tanto o Chateau Lacave quanto o Museu da Ambiencia Casa de Pedra mexem com o imaginário da criançada pela arquitetura, construção e o acervo interno.
Os parques em Caxias do Sul também são ótimos atrativos para quem procura o que fazer com crianças na cidade. E o Parque Cinquentenário não é o único.
Visite o Getúlio Vargas, outro parque urbano cercado de área verde e espaço de entretenimento para a garotada, além de pista de skate, ciclovia e quadras esportivas.
Comece a noite em Caxias do Sul acompanhando a “Saga dos Imigrantes”, contada no espetáculo Som e Luz nos pavilhões da Festa da Uva.
Depois, é hora de conhecer os bares e restaurantes da cidade. Se o clima estiver frio, uma boa taça de vinho vai ser ótima escolha para o momento.
O Moinho da Estação, localizado no bairro São Pelegrino, é um dos points da cidade pelos bares disponíveis. Outra opção é curtir pubs com variedades de cervejas artesanais, como o La Birra Brew Pub e o Bier Haus.
Aproveitar a viagem a Caxias do Sul é uma ótima oportunidade para conhecer outros destinos bem legais das Serras Gaúchas.
Quer descobrir as atrações ao redor? Que tal descobrir o que fazer em Bento Gonçalves, conhecido destino turístico no Vale dos Vinhedos pelas vinícolas e belezas naturais.
As vinícolas em Gramado também estão entre as principais da região e incluem atrações em Farroupilha e Canela.
Gostou da lista com o que fazer em Caxias do Sul? Agora dá para programar uma viagem e curtir as melhores atrações da cidade.
Não se esqueça de pesquisar as passagens aéreas usando a nossa plataforma, Passagens Promo. Você vai encontrar os menores preços para a cidade e outros destinos do país.
Quer conhecer Caxias e as maravilhas da Serra Gaúcha com economia? De Promo você pode!
Leia também:
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
O que fazer em São Paulo com crianças
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro