O que fazer em Colmar: melhores atrações e famosas vinícolas 

Uma cidade que promove uma viagem inesquecível e com boas opções de lazer é Colmar, fica em uma das regiões mais deslumbrantes da França, a adorável Alsácia.

Quer passeios tranquilos e históricos? Escolha este belíssimo destino francês para viver dias especiais cercado por uma arquitetura medieval.

Onde fica Colmar? 

A pequena Veneza da França  é Colmar, uma cidade que fica na região da Alsácia, e faz fronteira com a Alemanha  e a Suíça

Foi fundada na dinastia carolíngia na era medieval, é conhecida pelos seus pequenos canais no Rio Lauch e também pela sua grande quantidade de vinícolas, tanto que faz parte da Rota dos Vinhos da Alsácia, por ser uma das suas principais produtoras de vinhos brancos.

Colmar é aquela típica cidade que surpreende a todos, tem uma arquitetura medieval que proporciona todo charme e romantismo, sem dúvidas é o destino perfeito para vivenciar uma atmosfera elegante e tranquila.

Como chegar em Colmar na França? 

Uma das principais curiosidades de quem vai a um novo destino é como realizar o trajeto, para ir a Colmar na França  precisa ao menos encarar uma escala, normalmente são nas principais cidades europeias, são elas: Frankfurt, Paris ou Zurique.

Após realizar a conexão, segue viagem para o Aeroporto EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg que é o mais próximo do destino final, ele fica na tríplice fronteira entre França, Suíça e Alemanha e serve para os três países.

Após o desembarque pode optar em alugar um carro e realizar o trajeto de forma autônoma ou solicitar um serviço de transfer, mas a melhor opção é pegar um trem para Colmar, a viagem dura em torno de 1h. 

Outra questão que não pode ser esquecida é procurar saber alguns meses antes quais são os documentos necessários para conseguir entrar na França sem nenhum transtorno.

Geralmente, é o passaporte que deve ter validade de pelo menos 6 meses, se o turista for ficar mais de 90 dias vai precisar do visto, caso sua situação seja mais específica alguns outros documentos podem ser cobrados.

Quando ir a Colmar, França? 

Não existe a melhor época para ir a Colmar, tem a que mais se encaixa com as suas preferências, cada turista deseja fazer uma viagem personalizada e uma boa forma de garantir isso é escolher por uma que possibilite seus passeios.

A primavera (março a maio) é muito escolhida por quem busca um clima ameno e também gosta de uma paisagem florida. Aliás, é um período em que a cidade tem um fluxo menor de turistas, ideal para fugir das multidões.

O verão  (junho a agosto) é alta temporada por causa das suas temperaturas quentes e dias mais longos. Como também, é a época em que mais acontecem festivais e eventos.

Aos amantes do vinho a melhor estação é o outono (setembro a novembro) é quando ocorre a colheita das uvas e seus festivais, além de ter uma paisagem deslumbrante das folhas de outono.

Quem quiser viver um natal mágico precisa ir no inverno (dezembro a fevereiro) suas ruas ganham decorações natalinas,seus estabelecimentos e feiras livres disponibilizam degustações de vinhos quentes e o melhor de tudo é o clima romântico que Colmar fica.

O que fazer em Colmar, França? 

Alguns afirmam que Colmar foi a inspiração para o famoso conto de fadas “A Bela e a Fera”, apesar de não ter nada confirmado, ela mexe com o imaginário de muitos, suas casas no estilo enxaimel são um verdadeiro charme e promovem uma atmosfera acolhedora.

Além de ser uma cidade com uma boa quantidade de atrações, é também responsável por fornecer as vinícolas mais incríveis da Rota dos Vinhos da Alsácia. 

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

Preço baixo e qualidade no atendimento você encontra no Passagens Promo . Um site que guarda as melhores passagens aéreas para os seus clientes. É só acessar e usar seu buscador de pesquisa que não tem nenhum segredo, basta colocar qual o destino e a data. 

Vai surgir na tela diversas opções, escolha e inicie o processo de pagamento que pode ser finalizado em poucos minutos, quem escolhe como pagar é o cliente, pode ser via:

No cartão de crédito pode parcelar em até 10X sem pagar juros, para oferecer o máximo de autonomia e flexibilidade na hora da compra. E qualquer dúvida é só entrar em contato com a central de atendimento.

Cidade Velha 

Cidade Velha 

A Cidade Velha é um verdadeiro espetáculo ao ar livre, tem ruas de paralelepípedos, casas de enxaimel e edifícios históricos com uma arquitetura medieval e renascentista.

Também é onde se encontra o La Petite Venise, que é uma área atravessada pelos canais do Rio Lauch, um lugar belíssimo. Outra atração conhecida que fica no Centro Histórico é o Maison Pfister que é um dos edifícios mais importantes e foi construído em 1537, sua arquitetura renascentista é o que mais chama atenção.

Durante um passeio pela Cidade Velha também vai encontrar a Igreja de São Martinho, o Museu Unterlinden que abriga uma coleção impressionante da era medieval.

Não há dúvidas, que essa localização de Colmar permite aos seus turistas uma rica compreensão sobre a história e arquitetura da região, além de garantir o privilégio de se encantarem com as fachadas deslumbrantes das casas repletas de flores.

Vale mencionar que em dezembro recebe o famoso Mercado de Natal que acrescenta um toque mágico com suas luzes festivas e também barracas de madeira com o melhor da culinária francesa.

Pequena Veneza

Pequena Veneza

Uma das áreas mais lindas e desejadas da cidade, é um bairro que ganhou o nome de Pequena Veneza por causa dos seus canais que lembram o da cidade italiana, eles passam pelo Rio Lauch e as margens ficam casas de enxaimel que trazem uma atmosfera pitoresca.

Para conseguir atravessar tem a Ponte Saint-Pierre que promove um ambiente romântico e onde os turistas amam fotografar e registrar toda a beleza ao redor. Também aproveitam para realizar passeios de barco e contemplar uma vista diferente do local.

E quem busca provar pratos típicos em um lugar com uma paisagem magnífica seus restaurantes e cafés são excelentes, que servem chucrute (repolho fermentado) e o tarte flambée (massa de pão enrolada com cobertura de queijo) são deliciosos e valem muito a pena serem provados. 

No natal a região é responsável pelo principal Mercado de Natal de Colmar, recebe barracas de madeiras que comercializam produtos locais e artesanatos, além de garantir um clima mágico e natalino.

Igreja Colegiada de Santo Martinho

Uma das igrejas mais visitadas da região da Alsácia é a Igreja Colegiada de Santo Martinho que tem uma arquitetura gótica, sua fachada com gárgulas e elementos esculpidos chama atenção de todos que passam pelo centro da cidade. 

Ela é um dos símbolos mais relevantes para a reflexão da transição do estilo românico para o gótico, porque foi erguida sobre uma antiga basílica carolíngia, este é só mais um dos fatores que a tornam tão especial para Colmar. 

No interior o destaque são os seus vitrais dos séculos XIII e XIV, alguns têm cenas bíblicas e outros figuras de santo. O que a diferencia é o seu órgão de tubos no estilo barroco, bastante usado para concertos e recitais, por isso, muitos eventos ocorrem na igreja que tem uma acústica maravilhosa. 

Museu Unterlinden

O Museu Unterlinden fica em um antigo convento dominicano e atualmente é uma das atrações mais visitadas, ele abriga uma imensa coleção que vai desde a Idade Média até o século XXI.  A sua peça mais importante é o Retábulo de Isenheim do Matthias Grunewald, uma verdadeira obra-prima renascentista.

Além das suas inúmeras obras de arte medieval e renascentista, que inclui artefatos sacros, esculturas, pinturas e etc. Como também, a arte moderna se encontra lá, com criações dos mais renomados artistas modernos. 

Em 2016, recebeu uma expansão comandada pelos arquitetos suíços que acrescentaram novos espaços ao museu, que já recebe exposições temporárias para agregar mais valor histórico e artístico aos seus visitantes, também tem atividades educativas para o público interagir. 

Museu Bartholdi

Na antiga residência do famoso escultor francês Auguste Bartholdi, responsável pela criação da Estátua da Liberdade, que é localizada em Nova York, é o Museu Bartholdi dedicado às suas principais obras, sua inauguração foi em 1822 e até hoje é aberto ao público.

Mais uma das suas grandes obras é o Leão de Belfort, uma escultura feita em arenito, criada para a cidade de Belfort, que fica a cerca de 54 min de Calmar. Um dos maiores benefícios de conhecer a antiga residência desse artista, é participar de atividades educativas e de eventos que promovem um grande valor cultural.

Exibe coleções de maquetes detalhadas de como ocorreram os processos dos seus projetos, além dos seus desenhos e esboços que registram suas principais criações. Também no museu tem fotografias e documentos que fazem parte de um acervo pessoal da vida e carreira de Bartholdi.

Igreja Dominicana

Igreja Dominicana

A Igreja Dominicana guarda tesouros valiosos da Alsácia, sua fundação foi pelos monges dominicanos no estilo gótico. Ela abriga o Retábulo da Virgem no Rosal, pintada por Martin Schongauer, uma das maiores obras renascentistas, também tem os famosos vitrais medievais que retratam cenas bíblicas. 

Durante o tour guiado o turista vai se deparar com túmulos e monumentos de figuras simbólicas da região e que foram de extrema importância para a França. Como ainda ocorre frequentemente serviços religiosos, tem que procurar saber quais são os horários dedicados à visita guiada. 

Casa Koïfhus

Casa Koïfhus

No ano de 1433 começou a construção da Casa Koïfhus que só foi concluída em 1480, antigamente tinha como função ser um local para abrigar mercados e mercadorias, atualmente é uma das principais atrações de Calmar, além de sediar eventos e festivais.

Não se pode deixar de mencionar a sua arquitetura deslumbrante no estilo gótico e renascentista, com janelas amplas arqueadas e telhados de mansarda. A fachada tem brasões e emblemas que representam algumas cidades.

Ao entrar vai encontrar grandes salões que abrigam exposições de arte, feiras de artesanatos e até mercados de produtos locais. Visitar essa antiga alfândega é ter o privilégio de desvendar as raízes de Colmar e seus aspectos culturais. 

Principais vinícolas de Colmar 

Próximo de Colmar tem as principais vinícolas da região de Alsácia, conhecidas por produzir uns dos melhores vinhos franceses. 

Além de garantir aos apreciadores da bebida a oportunidade de conhecer os seus vinhedos e como são produzidos, e também participar de degustações. 

Foram apenas citadas algumas das mais visitadas vinícolas que ficam nos arredores de Colmar, até quem não tem costume de beber vinho realizar um tour nos vinhedos é uma experiência memorável que proporciona conhecimentos novos e profundos.

Delícias da culinária de Colmar

A culinária de Colmar mistura a gastronomia francesa com a alemã, não é de se estranhar, já que faz fronteira com o país alemão. Confira alguns dos seus principais pratos típicos:

Para viver uma experiência tradicional é recomendável optar pelos restaurantes locais e que servem principalmente pratos típicos da culinária de Colmar. Também visite seus mercados para degustar suas iguarias e ter o privilégio de interagir com a comunidade.

Viagem tranquila e segura! 

Para uma viagem tranquila e segura é importante optar por companhias aéreas que são comprometidas pela segurança e conforto dos seus passageiros.

E você pode encontrá-las no Passagens Promo , que tem as melhores parcerias do mercado aéreo, assim seus clientes podem ter um voo sem nenhum transtorno e com um serviço de qualidade. Não deixe para depois e adquira a sua no site em até 35% off para qualquer lugar do mundo. 

Quais são os tipos de hospedagens em Colmar?

Para quem vai a Colmar e não sabe quais são os tipos de hospedagens que vai encontrar nessa cidade, aqui tem reunidos alguns, são eles:

O mais importante é escolher uma hospedagem que esteja de acordo com as suas preferências e também tenha uma boa localização, para facilitar sua locomoção no destino. Faça a sua reserva com antecedência para garantir os melhores preços e não correr o risco de ficar sem uma boa acomodação, principalmente em alta temporada.

Veja Também: