O que fazer em Cuba: roteiro de 4, 3 e 2 dias pelo país

Vai viajar para esta ilha e tem dúvidas sobre o que fazer em Cuba, este paraíso caribenho? Pronto! Nosso artigo vai ajudar você a traçar um roteiro delicioso por este país. 

Nosso post irá mostrar os principais pontos turísticos de Cuba para conhecer, se apaixonar e se deslumbrar com tanta beleza! Preparado para saber muito sobre o turismo em Cuba?

Não perca excelentes preços de passagens aéreas a Cuba neste link!

O que fazer em Cuba: histórias e tradições

O que fazer em cuba: conhecer a história e as tradições
Fonte: Pixabay

Ao conhecer Cuba você terá um leque de atrativos para se apaixonar: praias paradisíacas, povo receptivo, arquitetura inconfundível e muita história estampada nos pontos turísticos de Cuba. Conhecer essa ilha do Caribe irá te surpreender e deixará você apaixonado por ela.

Cristóvão Colombo foi quem descobriu Cuba, em 1492, e ela ficou dominada pela Espanha até 1898. Depois, sob a liderança de Fidel Castro, Cuba ficou proibida de receber os produtos capitalistas.

E foi por causa disso que até os dias de hoje, o país parece ter parado no tempo com seus carros desatualizados percorrendo as ruas, as construções antigas e os costumes de seus moradores.

Mas com a Revolução Cubana houve uma mudança muito forte na sociedade deste país. As mulheres, por exemplo, conseguiram independência financeira e a ascensão no mercado de trabalho.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Muitas leis foram criadas para defender e proteger as mulheres. Inclusive, os seus filhos que passaram a ter direito às creches enquanto elas trabalham. 

Em Cuba, o analfabetismo está quase erradicado. Mais de 95% da população sabe ler e escrever. Legal, né? Sem contar que o país tem um sistema de saúde pública fantástico e que pode funcionar como exemplo.

Tanto na culinária quanto nas vestimentas, dança e religião, Cuba sofreu influência direta da Espanha, África, América do Sul e um pouco também dos Estados Unidos.

Durante sua estadia por esta ilha linda do Caribe, o que fazer em Cuba será de fato a pergunta que você mais irá se fazer. Afinal, é um roteiro melhor que outro para conhecer, se apaixonar e ampliar seu conhecimento cultural e histórico.

Ser turista em Cuba é uma experiência única que você não irá se arrepender de viver. Vale a pena conhecer esse país e descobrir na prática o que Cuba tem de bom.

Qual a melhor época para ir a Cuba

Qual a melhor época para ir a Cuba
Fonte: Pexels

Cuba é a maior ilha do Caribe e tem suas particularidades climáticas. Isso significa que é importante, realmente, analisar com critério a melhor época para ir a Cuba.

Os meses de novembro a abril são vistos como os melhores para visitar Cuba e cumprir aquele roteiro maravilhoso sobre o que fazer em Cuba. Durante esses meses, o clima por lá é seco e o turismo está em alta.

Nos outros meses – maio, junho, julho – o período é muito chuvoso e entre agosto e outubro o risco de furacões aumenta. Então, melhor escolher outro período, não é mesmo? 

Mas, no geral, o clima em Cuba é subtropical moderado e os ventos são constantes, o que refresca bastante quando as temperaturas estão mais altas entre os meses de maio a outubro, e as chuvas também são intensas.

Viaje conectado com 10% de desconto utilizando o CUPOM PROMO10. Registre cada momento, comunique com amigos e familiares com muita economia! Confira clicando aqui.

Como é o clima em Cuba

Diferentemente do Brasil, onde em muitas cidades temos as quatro estações do ano num único dia, em Cuba elas são bem distintas. 

Isso vai facilitar para você saber em qual período prefere conhecer o país e montar seu  roteiro Cuba.

Na estação seca, o clima é menos úmido e mais fresco. As temperaturas máximas, por exemplo, dificilmente vão ultrapassar os 28ºC e as mínimas não serão inferiores a 18ºC.

Já nos meses de verão, a umidade aumenta consideravelmente, as chuvas tomam conta e a temperatura oscila em 30 graus. Inclusive, há muitas tempestades entre os meses de outubro e setembro por causa da alta umidade no ar.

Mas o interessante é que a temperatura da água do mar em Cuba sempre fica em torno dos 28ºC durante o ano inteiro. Então, se você quiser tomar um banho de mar, mesmo nos dias frios, poderá arriscar sim.

Se interessou por alguma época? Comece a pesquisar os preços de passagens o quanto antes:

Qual a moeda de Cuba

Essa explicação é importante para quem quer conhecer as cidades turísticas em Cuba. É preciso saber qual moeda levar para lá, porque essa ilha caribenha tem duas moedas. Isso mesmo que você leu. Duas moedas!

O CUC (Peso Cubano Convertível) – que é utilizado somente pelos turistas e a CUP (Moeda Nacional) – que é a predominante entre os cubanos e suas relações comerciais. A CUP vale menos do que o CUC = 1 CUC é igual a 25 CUPs.

Preste atenção, porque tudo o que você, turista, for comprar em Cuba estará com o preço marcado em CUC. Não se confunda, hein! Até as estadias nos hotéis, tarifas de táxis serão cobradas em CUC.

Além de saber o que fazer em Cuba, outra dica legal para você anotar aí é que as notas em CUC – que é a moeda do turista – possuem imagens de monumentos. E as notas em CUP têm imagens das personalidades históricas cubanas.

Portanto, o indicado é você levar euros e trocá-los quando chegar em Cuba. Basta ir a uma Cadeca, que funciona como banco e trabalha apenas com a troca de moeda estrangeira. As Cadecas são estatais e costumam ser mais vazias.

Evite levar cartões de crédito para serem usados em Cuba! Lembre-se que lá é como uma volta ao passado. Em alguns lugares até existirá a possibilidade do uso do cartão de crédito, mas são raríssimos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Havana Cuba: o que ver e fazer

    O que fazer em Cuba e o que ver
    Fonte: Pixabay

    Uma vasta opção de pontos turísticos toma conta de Havana! Escolha o que fazer em Havana – Cuba, desde igrejas históricas, museus charmosos, edifícios antigos, vilas marcadas pelo tempo…

    Durante o dia, estes são locais que os turistas mais gostam de frequentar. Principalmente, nas ruas de Habana Vieja.

    E não deixe de incluir no seu roteiro em Havana, uma visita ao Capitólio Nacional e também uma paradinha para saborear aquele mojito refrescante num dos charmosos restaurantes da capital, o La Bodeguita del Medio.

    Quando estiver muito calor, as praias em Santa Maria del Mar são pontos obrigatórios. A garantia de muita diversão!

    À noite, prepare-se para muita badalação! Som ao vivo, cabarés, muito ritmo, além e bebidas, comidas e danças típicas de Havana.

    Você também o que Cuba tem de bom ao chegar em em Havana. Um dos principais destinos dos turistas na capital cubana é caminhar pela Malecón.

    Malecón é uma avenida que fica à beira mar de Havana. Dono de um pôr do sol que encanta os turistas enamorados. Larga e com sobrados antigos, a Malecón é um dos cenários preferidos para fotografias.

    Ah, se você sentar-se na mureta, esteja certo que irá se molhar. O mar agitado do outro lado da Malecón te dará boas vindas com respingos! 

    O que fazer em Cuba: 4 dias

    Preparamos um roteiro fantástico para você curtir Cuba em 4 dias! São tantas atrações turísticas que escolher as principais não é uma tarefa fácil para decidir em sua viagem a Cuba! Aproveite ao máximo a terra dos charutos e da História.

    1. Havana

    Capital de Cuba, Havana não esconde que parou no tempo! Porém, isso não significa que ela não tenha centenas de atrativos. As cidades turísticas em Cuba são muitas.

    Visite o Parque Histórico Militar Morro-Cabaña. O local é surpreendente! Um museu dentro do Parque mostra, por exemplo, os métodos de defesa da época.  

    2. Varadero

    Praia em Varadero, Cuba
    Fonte: Pexels

    Com 22 quilômetros de muita praia, Varadero é uma rede hoteleira que oferece aos turistas desde os resorts do mais alto luxo até hotéis com hospedagens mais acessíveis.

    Varadero fica a 140 quilômetros de Havana e é o lugar preferido para quem gosta de mergulhar, andar de caiaque e enfim, curtir a praia.

    Durante sua viagem por lá, conheça a Varadero Velha, onde residem os moradores de Havana, e a Varadero Nova, onde está localizada a indústria do turismo.

    Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

    3. Viñales

    Sabe os famosos e tradicionais charutos cubanos? Pois é! É lá que eles serão mais encontrados pelos turistas: na região do Vale de Viñales. Um dos roteiros mais interessantes de Cuba.

    Cercado por montanhas gigantes, Viñales surpreende com sua paisagem alucinante! Com terra fértil, dela brotam os melhores tabacos do mundo.

    Os pequenos agricultores produzem os charutos, muitas vezes, ainda de forma artesanal. Esses charutos são únicos e somente serão encontrados em Viñales.

    A produção tradicional desses charutos demora mais de um ano para ser feita, desde a plantação do tabaco, a secagem das folhas, os procedimentos e o produto final.

    4. Cayo Jutias

    Cayo Jutias
    Fonte: Unsplash

    Águas transparentes, de um azul lindíssimo e muito tranquilo. Assim é a praia de Cayo Jutias. São cinco quilômetros de extensão e o melhor: ela é pouco procurada pelos turistas.

    O acesso é ruim, porque as estradas não são bem conservadas, mas se sair de Viñales rumo a Cayo Jutias o trajeto será de aproximadamente 2 horas.

    5. Cayo Santa Maria

    Com excelente infraestrutura turística, essa praia tem uma preservação ambiental invejável e levada a sério. Todo o desenvolvimento dessa região está sendo controlado.

    Cayo Santa Maria oferece resorts fantásticos e tem acesso muito fácil, seja de ônibus, carro ou avião. As centenas e centenas de espécies da fauna e flora estão sendo protegidas pelo governo cubano.

    No seu roteiro sobre o que fazer em Cuba não pode faltar uma ida – mesmo que rápida – à praia de Cayo Santa Maria.

    Por lá, não há aglomerações e nem tumulto de visitantes. Tudo é controlado garantindo as paisagens paradisíacas. É só deitar nas espreguiçadeiras e curtir o sol e o mar.

    Aluguel de carro com muita economia. Utilize o cupom PASSAGENSPROMO e ganhe 5% de desconto! Economia para você conhecer muitos destinos. Confira clicando aqui.

    6. Isla de La Juventud

    Mergulho em Isla de la Juventud
    Fonte: Pexels

    Localizada no sul de Cuba, nesta ilha estudaram milhares e milhares de jovens que ajudaram a reconstruí-la quando sofreu destruição após a passagem de um furacão, em 1966. Daí o nome de Isla de La Juventud.

    O mar azul e transparente é um convite irrecusável para mergulhos junto aos recifes de corais. Mas a “Ilha da Juventude” não se limita às praias.

    Ela também oferece ruas lindas com muita cultura por causa da presença de museus pela sua extensão.

    O que fazer em Cuba: 3 dias

    Esse roteiro também vai atender perfeitamente suas expectativas de conhecer os melhores lugares de Cuba, durante sua estadia na ilha caribenha. Vamos lá?

    1. Havana

    De fato, Havana merece vários dias de uma viagem para ser conhecida. Mas se poucos dias de sua viagem forem destinados à capital cubana, vamos te dar uma dica.

    Na hora de decidir o que fazer em Cuba dê uma atenção especial para Havana e não deixe de conhecer alguns pontos turísticos desta bela capital.

    Plaza de la Revolución, em Vedado, é um dos lugares típicos de Cuba para ser conhecido, em Havana. As Playas del Leste, também são passeios certeiros. Experimente conhecer Tarará, que é ideal para mergulhos.

    2. Trinidad

    Foto de Trinidad
    Fonte: Pixabay

    Longe de Havana cerca de seis horas, Trinidad é uma cidade que ostenta casarões com cores fortes e suas ruas de pedras.  

    A cidade é pequena, mas o turismo por ela está garantido! Praias, parques históricos, praças belíssimas e super conservadas e centros culturais. A Playa Ancon e suas cachoeiras não podem ficar de fora do seu roteiro.

    Visitar Trinidad, certamente, é um dos principais passeios para você saber o que fazer em Cuba.

    3. Cienfuegos

    Uma cidade encantadora e conhecida como o coração francês de Cuba, Cienfuegos tem aproximadamente 150 mil habitantes e está no trajeto de quem vai visitar Trinidad.

    Vale muito a pena parar um pouquinho em Cienfuegos e conhecer de perto duas edificações estupendas que têm a influência da colonização francesa.

    O Parque José Martí é um dos locais mais visitados pelos turistas. Ah! As edificações com arquitetura ímpar já são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco.

    4. Santa Clara

    A “cidade de Che Guevara”. Che Guevara é argentino, mas em novembro de 1958, foi em Santa Clara que ele comandou um grupo de guerrilheiros que   desencarrilhou um trem blindado transportando armamentos e soldados.

    Isso contribuiu diretamente no sucesso da Revolução Cubana. Por isso, Santa Clara – que é uma cidade pacata, no centro de Cuba, atrai tantos turistas.

    Ela não tem praias e nem tantas obras históricas ou com arquiteturas onipotentes, mas a figura de Che Guevara é seu principal atrativo.

    5.     Santiago de Cuba

    Santiago, Cuba
    Fonte: Wikimedia Commons

    Ela fica do outro lado de Havana, e precisa estar na lista do seu roteiro Cuba. 

    Com a maior diversidade étnica da ilha caribenha, Santiago de Cuba é praticamente um pedaço da cultura africana. Até porque, fica muito próxima às ilhas caribenhas da Jamaica e Haiti, por exemplo.

    Santiago de Cuba é a segunda cidade mais importante da ilha e  também a mais festiva, como a “La Fiesta del Fuego”. No roteiro para Cuba, inclua esta cidade como ponto turístico.

    O que fazer em Cuba: 2 dias

    1. Havana 

    Você acha que em dois dias não conseguirá conhecer Havana? Fique tranquilo. Vai, sim!

    Com o tempo mais curto dê preferência aos passeios que mais atendem ao seu perfil de turista e não se perca entre tantas opções do que visitar em Cuba. 

    Se você é festeiro, por exemplo, Callejon de Hamel é uma excelente pedida. Nela a cultura africana está presente com muita alegria e animação.

    Mas se você quer um passeio mais calmo e cultural experimente conhecer o Museu Nacional de Belas Artes. 

    No museu você encontrará as artes dos cubanos e também as artes universais. A parte do museu que abriga a arte cubana é imperdível!

    2. Cayo Coco

    Praia em Cayo Coco
    Fonte: Pixabay

    Localizada ao norte de Cuba, ela tem as mais belas praias do mundo. Popular, a Cayo de Coco é sensacional!  Por lá, você irá se deparar com lindas lagoas.

    Muitas delas com íbis-branco enfeitando ainda mais a localidade. Ah! E ainda é possível ver nessas lagoas colônias nativas de flamingos. Essas colônias são consideradas as mais significativas das Américas.

    Seguro Viagem para Cuba

    Numa viagem internacional, uma das maiores preocupações é com o seguro viagem. Já pensou, ficar desprotegido num país tão distante?

    Fazer um bom seguro viagem vai ajudar a garantir o sucesso da sua estadia em terras estrangeiras. Tão logo você marque sua viagem já contrate também o seguro viagem.

    Ele vai te deixar ainda mais tranquilo e, caso você precise usá-lo, irá te amparar muito bem!

    Por isso, a nossa dica é fazer uma cotação no site Seguros Promo, onde você encontra sempre as melhores opções de seguros para tornar a sua viagem ainda mais espetacular. Dê uma olhada:

    Seguro Viagem:

    Aliás, se tiver alguma dúvida na hora da cotação, acione a nossa equipe de atendimento, que pode tirar todas as suas dúvidas e, claro, te ajudar da melhor forma possível.

    Passagens aéreas para Cuba

    Gostou de saber como a capital cubana pode ser um roteiro de viagem incrível e tudo o que fazer em Cuba? Já está querendo fazer as malas, não é mesmo?

    Mas, calma! As passagens aéreas também merecem dicas. Quer voar para Cuba e gastar bem menos nos preços das passagens? Pesquise muito e faça várias cotações para encontrar a melhor opção com menor preço.

    Os sites comparadores de passagens aéreas, como o Passagens Promo são as melhores opções para isto. E outra dica bem bacana são as nossas redes sociais. Você ainda não segue?

    Então, comece a segui-las agora e não perca mais nenhum roteiro de viagem sugerido por nós. Qual será seu próximo destino? De Promo você pode!

    Não perca as melhores dicas de viagem no nosso blog!

    Recomendado para você
    Havana Cuba: quando ir, passeios, gastronomia e dicas de viagem

    Havana Cuba: quando ir, passeios, gastronomia e dicas de viagem