
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
Pensando em fazer uma viagem para a capital do Mato Grosso? Saber o que fazer em Cuiabá é uma ótima maneira de aproveitar melhor a passagem por uma das mais importantes cidades da região Centro-Oeste.
Embora seja pouco explorado pelos turistas brasileiros, este destino possui vários encantos.
A história se faz presente através das igrejas, museus e monumentos, juntando às belezas naturais dos parques cuiabanos, enquanto a culinária local dá um tempero a mais ao lugar.
Conheça os principais pontos turísticos da cidade de Cuiabá, roteiro capaz de surpreender seus visitantes bem no nosso país.
Os melhores preços de passagens aéreas você encontra no Passagens Promo. Acesse e aproveite!
Índice
Não é estranho que Cuiabá seja utilizada pelos turistas apenas como porta da entrada para destinos ligados ao ecoturismo, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Mas, que tal aproveitar para conhecer um pouco da capital mato-grossense?
Aqueles que tirarem alguns dias para explorar a cidade vão se encantar com suas belezas e história.
Várias prédios e construções, monumentos importantes e igrejas contam um pouco sobre o lugar e estão na lista de atrações e o que fazer em Cuiabá, Mato Grosso.
Quando o calor apertar (e fique certo que isto vai acontecer), os parques e praças são belos refúgios para se refrescar e renovar as energias para o próximo passeio. E eles não vão faltar.
Cuiabá conta ainda com uma vida boêmia bastante agitada, com bares e casas de shows. Se a preferência for por algo mais tranquilo, nos restaurantes é possível encontrar delícias características da gastronomia desta região.
Portanto, não faltarão atrações que agradem todos os gostos para curtir na estadia neste destino.
Sabia que bem no meio da América do Sul existe uma cidade e ela é justamente Cuiabá?
A capital do Mato Grosso está localizada bem na metade da distância entre as extremidades sul e norte, leste e oeste do continente.
Este fato costuma atrair muitos curiosos, especialmente pessoas que acreditam em pontos místicos e coisa parecida. Bem no ponto central há um monumento sobre o marco.
O destino também é conhecido como “Cidade Verde”, por conta das diversidades naturais e áreas arborizadas, principalmente nos parques encontrados por lá.
Uma outra curiosidade é muito importante para quem vai para Cuiabá. O fuso-horário mato-grossense não acompanha o de Brasília, estando uma hora atrás.
Portanto, se você está de malas prontas para este lugar, não se esqueça de ajustar o relógio para não perder os horários de visitas.
No momento de planejar uma viagem, muitas pessoas procuram saber qual a melhor época do ano para conhecer determinados destinos.
As atrações cuiabanas podem ser conhecidas a qualquer momento, não existe um período que seja melhor ou pior. Assim, vai do gosto pessoal de cada um.
Mas, atente-se para um fator: faz muito calor em Cuiabá! Logo, se você quiser evitar as altas temperaturas, é recomendado fazer este passeio próximo ao meio do ano.
Como falamos logo acima, Cuiabá é uma cidade onde faz calor o ano todo.
As médias de temperatura anuais alcançam os 26º graus, mas os termômetros podem registrar temperaturas próximas aos 40º graus no verão.
Também é na estação que ocorre o maior índice de chuvas na região, principalmente entre janeiro e março.
Para quem vai visitar não somente Cuiabá, mas lugares próximos como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, o ideal é fazer a viagem entre maio e setembro, considerado o período de seca.
É de avião a forma mais rápida e simples que os turistas terão para chegar em Cuiabá e conhecer passeios incríveis e belos lugares pela cidade.
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon está localizado em Várzea Grande, município vizinho, mas que está a apenas 8 km do centro cuiabano, e recebe vôos de todo o país e do exterior.
Não à toa, muitos turistas dão início às rotas para o Pantanal Norte e pela Chapada dos Guimarães por Cuiabá, em função da facilidade de deslocamento até esta capital.
Está animado com as atrações e opções de o que fazer em Cuiabá? Sabendo ainda mais sobre a cidade, será mais fácil dar início ao planejamento para uma trip por lá.
E quando o assunto é viagem, as passagens aéreas costumam consumir boa parte do orçamento. Por isso, é importante uma boa pesquisa e comprá-las com antecedência.
Você já conhece o Passagens Promo? É o nosso comparador de preços de passagens, que mostra os valores das principais companhias aéreas e oferece ofertas incríveis.
Além disso, você pode aproveitar as nossas promoções para o seu destino. Cadastre o seu e-mail, ative o nosso alerta de preços e receba excelentes descontos para a sua viagem.
Que tal conhecer um pouquinho mais sobre os principais pontos turísticos e aqueles passeio que não podem faltar no seu roteiro?
Veja algumas dicas essenciais de o que fazer em Cuiabá, Mato Grosso, para você aproveitar ao máximo a viagem para este lindo destino.
Quem gosta de admirar prédios e casas que conservam a arquitetura antiga deve passar pelo centro histórico de Cuiabá.
Até os dias de hoje, a região preserva as formas originais das construções, que datam do período colonial. Percorrer seus lugares é compreender um pouco da história da cidade.
Algumas destas edificações foram transformadas em museus, enquanto as igrejas conservam a arquitetura original, mesmo após algumas terem sido restaurados.
O significado da área é tão grande que ela é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Iphan.
Entre um passeio e outro, aproveite os bares e restaurantes presentes no centro histórico, que permitem desde lanches rápidos a uma boa conversa durante uma cerveja.
Talvez este seja uma das atrações cuiabanas mais inusitadas. Um museu que conta um pouco da história da cidade e do próprio local instalado em uma antiga caixa d’água.
O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha foi transformado nesta galeria em 2007, ocupando o espaço do antigo reservatório de água de Cuiabá, fundado em 1882.
A exposição conta com fotografias antigas que registram a história e o desenvolvimento da capital mato-grossense. Também há um espaço dedicado a mostrar um pouco sobre a caixa d’água, que teve papel relevante para o município.
Em uma das históricas construções do centro de Cuiabá funciona a Casa do Artesão, espaço dedicado para venda e exposição do trabalhos de artistas da região.
Pela vista do casarão, construído em 1910 e tombado pelo Iphan, a visita ao local já se faz valer a pena.
Só que dentro de um ambiente bem aconchegante, há muito mais para ver. Os turistas encontrarão trabalhos manuais em cerâmica, têxteis, indígenas e até doces e licores.
Vale abrir a carteira e levar alguma lembrança local comprada por aqui.
Há ainda um espaço na Casa do Artesão onde funciona um café, com bolos e bebidas, ideal para dar uma pausa durante as visitas do dia.
É algo incomum, mas em Cuiabá você encontrará uma igreja dedicada a dois santos ao mesmo tempo: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Não bastasse tal peculiaridade, esta igreja acompanha o município desde a sua fundação.
Construída em 1730, onde foram descobertas as minas de ouro que favoreceram o desenvolvimento da região, ela conserva aspectos da arquitetura barroca e do rococó em seu interior.
Por isso, não se engane pela fachada simples, porém muito simpática. Você estará diante de um dos marcos cuiabanos neste templo.
Ao contrário da simplicidade da fachada externa da Igreja do Rosário e São Benedito, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho toma a atenção ao primeiro olhar.
Sua arquitetura neogótica traz inspiração na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Embora o interior seja mais simples, este fato é suficiente para esta ser considerada a igreja mais bonita da capital do Mato Grosso.
Aproveitando a visita, conheça também o Museu de Arte Sacra, que funciona em anexo.
Ele relata parte da história cuiabana sob o viés religioso. Seu acervo exibe ainda peças ligadas à escravidão no Brasil.
Para visitar o museu, aberto à visitação de quarta-feira à domingo e é cobrada uma taxa para entrar.
Quando não estiver aguentando mais o calor entre um passeio o outro, é porque chegou a hora de fazer uma parada no Parque Mãe Bonifácia.
Mais do que se refugiar das altas temperaturas debaixo de suas árvores e vegetação abundante, o parque é um dos cartões-postais mais frequentados de Cuiabá.
O local conta com trilhas, pista para caminhadas, parque infantil, aparelhos para exercícios físicos e até um mirante.
É o tipo de passeio ideal para ser feito em família, até mesmo realizar um piquenique por lá. Portanto, não se incomode de passar um bom tempo nesta área verde em plena cidade.
Construída para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal se tornou um ponto turístico da cidade.
Moderna, ela se difere da maioria dos demais estádios do Mundial por seu formato retangular.
Entre as semelhanças com outros estádios construídos para a competição, especialmente nos grandes centros, está a pouca utilização no pós-Copa.
Eventualmente, o estádio recebe alguns jogos, seja de times do estado, como a Luverdense, ou de equipes de outras praças.
Um obelisco de cerca de 20 metros, feito em mármore, marca o ponto exato onde está o centro da América do Sul.
O monumento do Centro Geodésico da América do Sul é uma atração à parte, uma vez que Cuiabá é a única cidade localizada nesta região.
Pode não parecer muito atrativo, principalmente pelo lugar ser ocupado apenas pela presença do monumento. Mas vale muito a visita para fazer um registro no lugar, que é cercado por misticismo para algumas pessoas.
A noite cuiabana oferece bastante diversão para moradores locais e também aos turistas que visitam a cidade.
Quer saber o que fazer em Cuiabá à noite? Os principais bares da cidade estão concentrados em duas praças.
Na principal região boêmia, a Praça Popular, é onde há uma maior concentração de gente e boas pedidas para tomar uma bebida, comer uns petiscos e ouvir música.
Já a Praça da Mandioca, conhecida como a “Lapa Cuiabana” possui opções mais baratas de bares e pubs e é muito frequentada pelos jovens.
Quer algo menos casual? Aposte em um jantar em algum restaurante pela cidade e experimente alguns pratos tradicionais da região, que utilizam ingredientes locais, como o pequi e peixes de água doce, entre eles o pintado e o pacu.
Até aqui, você já sabe que Cuiabá, Mato Grosso, é muito utilizada como porta de entrada para turistas que desejam conhecer lugares próximos na região.
Mas quais são as opções e o que fazer em Cuiabá e arredores? Confira os principais destinos além da capital mato-grossense procurados por visitantes de outros lugares.
Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, o Pantanal está entre os principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Não só os brasileiros, mas gente do mundo inteiro, se interessa pelo turismo no Pantanal. Afinal, a riqueza de fauna e flora e as belas paisagens enchem os olhos de quem gosta deste tipo de viagem.
Partindo de Cuiabá, você pode conhecer a região do Pantanal Norte a partir da cidade de Poconé.
Uma das experiências indispensáveis é percorrer a Transpantaneira, uma estrada de chão que chega até a divisa com o Mato Grosso do Sul e percorre 150 km de belas paisagens.
Outro lugar que está entre os melhores destinos para ecoturismo no Brasil e pode ser visitado a partir de Cuiabá é a Chapada dos Guimarães.
Percorra trilhas e cavernas, visite os mirantes e se delicie nos lagos e nas cachoeiras deste lugar, que tem a Cachoeira Véu de Noiva entre as principais atrações.
Os paredões de arenito formam ainda uma belíssima paisagem, a apenas 67 km da capital do estado.
Imagine poder nadar em rios e lagos de água cristalinas, mergulhar com os peixes e visitar nascentes de águas azuis, quase esverdeadas.
Estas são as atrações do distrito de Bom Jardim, localizado na cidade de Nobres, distante 150 km de Cuiabá.
O local vem se tornando um expoente do ecoturismo no estado.
Não espere por nada muito requintado. O gostoso deste lugar é sua simplicidade, das ruas de terra às acomodações locais.
Não restam dúvidas de que há boas opções de o que fazer em Cuiabá. Agora, é preparar as malas e desfrutar da riqueza histórica e cultural da capital mato-grossense.
Para conhecer Cuiabá pagando menos, conte com a ajuda da plataforma Passagens Promo, onde você compara os valores das passagens aéreas e encontra os melhores preços para o seu destino.
Quer aproveitar as maravilhas de Cuiabá pagando menos? De Promo você pode!
Leia também:
Hotéis em Jericoacoara: valores, locais e mais!
O que fazer em São Paulo com crianças
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
Festas populares: tradição e alegria pelo Brasil!
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro