Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem
Quer saber o que fazer em Cunha para planejar uma viagem inesquecível? Você chegou ao artigo certo! Criamos o guia turístico completo pela terra dos ceramistas!
Integrante do Circuito Velho da Estrada Real, que escoava a produção de ouro em Minas Gerais até Paraty, no Rio de Janeiro, a cidade tem grande patrimônio histórico, além da belíssima paisagem da Serra da Bocaina.
Destacamos tudo o que você precisa saber para montar o seu roteiro de viagem, com dicas de hospedagem e alimentação, sugestão de roteiros e os principais pontos turísticos, veja só!
Cote sua passagem aérea com até 35% de desconto no Passagens Promo!
Índice
O que fazer em Cunha: artesanato, belezas naturais e festas
A pergunta “o que fazer em Cunha?” pode ter várias respostas.
Afinal, estamos falando de um destino turístico versátil, que oferece belas paisagens, rica produção cultural e artesanal, bem como festas tradicionais que arrastam multidões de turistas.
Existem atrações para o viajante que quer fazer compras, admirar cenários bucólicos, conhecer cachoeiras e reservas ecológicas, curtir as festas locais ou simplesmente recarregar as energias.
Que tal conhecer ateliês de cerâmica ou visitar campos de lavanda a perder de vista? Prefere trilhas ecológicas e mergulhos refrescantes em cachoeiras de água cristalina? E se você aproveitar o clima de serra para uma viagem romântica?
As opções são diversas, possibilitando que o viajante monte vários roteiros em um só!
Onde fica Cunha?
Cunha fica em São Paulo, a pouco mais de 240 km de distância da capital, em uma região de grande beleza natural.
A cidade fica “espremida” no encontro da Serra do Mar, que se estende do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, com a Serra da Mantiqueira (entre Minas Gerais, Rio e São Paulo) e a Serra da Bocaina, na divisa de Rio e São Paulo.
Se você pensa em “esticar” a viagem para conhecer as cidades turísticas mais próximas, vale a pena dar um pulinho em Paraty, a 53 km, e Guaratinguetá, a 50 km de distância.
Como ir para Cunha?
Afinal, como ir para Cunha? O melhor ponto de partida é São Paulo: se você desembarcar no aeroporto de Guarulhos ou Congonhas, basta pegar a rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto até Taubaté.
A partir dali, o viajante deve seguir pela Via Dutra até chegar à cidade de Guaratinguetá, onde é preciso pegar a rodovia Paulo Virgínio até Cunha. O trajeto dura, em média, 3h30 e passa por praças de pedágio.
Se você está viajando sem carro, será necessário pegar um ônibus no Terminal Tietê até Guaratinguetá e de lá pegar um ônibus da Viação São José até o destino final.
Passagens aéreas promocionais para São Paulo!
As passagens aéreas geralmente representam a maior fatia do orçamento de viagem. Por isso, antes de descobrir o que fazer em Cunha, que tal encontrar passagens aéreas baratas para São Paulo?
As melhores ofertas do mercado estão no nosso site de buscas, Passagens Promo!
O viajante pode navegar por uma plataforma moderna e fácil de usar para comparar preços e comprar as passagens aéreas mais baratas para os principais destinos turísticos nacionais e internacionais.
Acione o alerta para ficar por dentro das melhores ofertas e novidades do mercado. Em caso de dúvidas, é só contar com o apoio da nossa central de atendimento especializada no ramo de passagens aéreas!
Quando viajar para Cunha?
Nós já vamos te contar o que conhecer em Cunha, mas antes pode ser uma boa ideia descobrir a melhor época para viajar.
Se a sua intenção é curtir o clima serrano, com direito a frio e neblina, é melhor agendar a sua viagem entre abril e outubro, com destaque para os meses de inverno.
Os meses mais quentes do ano, de novembro a março, se transformam na temporada do ecoturismo, levando movimento intenso às cachoeiras e trilhas da cidade.
O que fazer em Cunha com chuva?
Você planejou a sua viagem e acabou surpreendido pelo clima. E agora, o que fazer em Cunha com chuva? Não se preocupe, pois boas opções não faltam.
O viajante pode desfrutar das comodidades da pousada em que está hospedado ou explorar os bons restaurantes da cidade para experimentar pratos deliciosos e bons drinks.
Uma das melhores atividades para os dias de chuva é conhecer os ateliês de cerâmica da cidade, que funcionam em espaços fechados, protegidos da umidade, e podem ser cenário de passeios bastante interessantes!
Só não se esqueça de que as chuvas podem gerar riscos ao deixar rios e cachoeiras com grande volume de água. Evite atividades ao ar livre e/ou em lugares isolados para sua própria segurança em caso de chuva forte.
O que fazer em Cunha no inverno?
O período mais charmoso para conhecer a cidade é na estação mais fria do ano. Não faltam opções do que fazer em Cunha no inverno, época mais recomendada para quem quer fazer uma viagem com a pessoa amada.
O friozinho da serra parece convidar o visitante a experimentar vinhos à frente da lareira ou se deliciar com fondues para aquecer o corpo e a alma.
Nessa época também ocorrem diversos festivais em Cunha, como a Festa do Pinhão, festas juninas e um badalado Festival de Inverno.
Mas lembre-se de que os meses de abril a julho são de muito movimento turístico na cidade, então faça suas reservas de hospedagem com antecedência!
O que conhecer em Cunha: 5 pontos turísticos
Quer saber o que fazer em Cunha, SP? Separe o papel e a caneta para conhecer os pontos turísticos mais interessantes dessa charmosa cidade no interior de São Paulo! Vamos lá!
Mapa turístico de Cunha, SP
Planejar rotas de deslocamento é uma etapa importante do roteiro de viagem. Confira o mapa turístico de Cunha, SP com as principais atrações locais!
1. Conhecer ateliês de cerâmicas
Os viajantes que gostam de passeios tranquilos vão apreciar os ateliês de cerâmicas espalhados pela cidade de Cunha, em São Paulo, popularmente conhecida como “terra das cerâmicas”.
A maior parte dos ateliês recebe visitantes para apresentar seus processos de produção, permitindo que o viajante veja de perto como são produzidas as mais belas cerâmicas paulistas.
No Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro e na Oficina de Cerâmica por exemplo, você pode conhecer a técnica japonesa noborigama. No Yas e Brisa, por sua vez, ocorre a produção de difusores e colares de cerâmica para aromaterapia.
As opções são diversas e você pode se organizar para conhecer mais de um ateliê durante uma manhã pelo centro da cidade, aproveitando para adquirir peças artesanais por um bom custo-benefício.
2. Admirar campos de lavandas
A principal atração turística de Cunha são seus belos campos de lavandas, que somem no horizonte a perder de vista, garantindo um aroma todo especial no ar da cidade.
A região é carinhosamente chamada de “Provença brasileira”, em referência à região francesa onde ocorre a produção de lavandas para fabricação de perfumes.
O Lavandário de Cunha é uma parada obrigatória na cidade, onde é possível aprender o processo de cultivo das plantas e comprar produtos locais por um precinho camarada.
3. Visitar as cachoeiras de Cunha
Cachoeira em Cunha é o que não falta, com vários rios e dezenas de quedas d’água espalhados pela região, que tem boa parte da mata atlântica preservada.
A trilha pelo rio Paraibuna passa por três cachoeiras, enquanto a trilha do rio Bonito culmina na belíssima Cachoeira da Laje, que tem um poço agradável para banho.
A Cachoeira do Pimenta é a mais famosa da cidade, sobretudo por ser de fácil acesso, pela Estrada do Monjolo. Existem, ainda, a Cachoeira do Jericó, Cachoeira do Desterro, Cachoeira do Mato Dentro e a Cachoeira do Paraitinga, entre outras.
4. Conhecer o Parque Estadual da Serra do Mar
Um dos principais pontos turísticos de Cunha, SP é o Parque Estadual da Serra do Mar, uma reserva ecológica que se estende do Rio de Janeiro até São Paulo, ocupando mais de 330 mil hectares.
É o maior trecho de mata atlântica preservada do Brasil, com mais espécies de fauna e flora concentradas por hectare do que a Amazônia.
No local, os visitantes encontram dezenas de trilhas ecológicas que passam por rios, cachoeiras, florestas de araucária e outros cenários incríveis.
5. Aproveitar as festas locais
Cunha é uma cidade animada, com diversas festas distribuídas pelo calendário que atraem milhares de turistas, desde o Carnaval, no primeiro trimestre, à programação de fim de ano.
Entre os meses de abril e maio acontece a tradicional Festa do Pinhão. O inverno segue animado com festas juninas em junho e o Festival de Inverno no mês seguinte.
Setembro é o mês do rodeio da cidade e em outubro a Cervejaria Wolkenburg organiza uma festa alemã regada a muita cerveja, com pratos típicos da culinária germânica.
Em novembro, Cunha abriga dois festivais: o da Truta e o do Violeiro, enquanto dezembro é o mês das celebrações natalinas e religiosas.
O que fazer em Cunha à noite?
Já montou seu roteiro para os dias e quer saber o que fazer à noite em Cunha? As principais atrações estão concentradas no compacto centro da cidade, onde o viajante encontra bons bares com música ao vivo.
No entanto, lembre-se de que Cunha é uma cidade pequena, que não oferece muitas opções para a vida noturna: muitas vezes a melhor opção pode ser descansar para recarregar as forças para os passeios do dia seguinte.
Se você faz questão de virar a noite em clima de festa, a melhor alternativa pode ser se deslocar até Paraty, que tem maior concentração de bares e restaurantes.
O que fazer em Cunha em 1 dia?
Um dia pode ser pouco para conhecer todas as belezas de Cunha, mas o viajante pode se organizar para visitar os principais pontos turísticos da cidade.
Você pode começar o dia com uma visita a um dos ateliês de cerâmica da cidade. Em seguida, conheça a Praça da Matriz e aproveite para almoçar em um dos bons restaurantes da região.
Depois do almoço, visite a Casa do Artesão para comprar souvenires, cerâmicas e artesanatos produzidos em Cunha.
Você pode continuar um passeio na Fazenda Aracatu, com áreas para relaxamento e uma confeitaria artesanal que vende doces produzidos com ingredientes locais.
Sua parada obrigatória durante o pôr do sol deve ser o Lavandário: as cores do poente colorem os campos de lavanda, e você pode aproveitar para comprar produtos à base da planta no local.
O que fazer em Cunha 2 dias?
Caso você tenha um dia a mais para conhecer a cidade, recomendamos que siga nossas orientações acima para o primeiro dia de viagem e reserve o último dia para conhecer as belezas naturais de Cunha.
Comece o dia com uma trilha até a Pedra da Macela e na volta recarregue as forças com um almoço caprichado em um dos restaurantes nas proximidades da trilha.
À tarde, percorra uma das trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar para conhecer a vegetação nativa, bem como rios de água transparente.
Finalize o dia com um tour pela Cervejaria Wolkenburg e experimente os rótulos produzidos no local.
O que fazer em Cunha em 3 dias?
O seu terceiro dia de viagens pode começar com um mergulho refrescante em uma das diversas cachoeiras da cidade, como a Cachoeira Serra do Mar, a Cachoeira do Pimenta e a Cachoeira do Desterro.
Volte para a cidade e desfrute dos bons restaurantes do Mercado Municipal, onde você pode aproveitar para comprar artesanatos, cerâmicas e outros produtos de origem local.
À tarde, conheça as charmosas lojas do centro, que muitas vezes têm seus próprios ateliês de cerâmica, e faça uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em estilo colonial, datada do século XVIII.
Hospedagem em Cunha
A rede de hospedagem em Cunha é grande, com diversas pousadas espalhadas pelo centro da cidade e ao longo da estrada que liga o destino a Paraty, no Rio de Janeiro.
Os estabelecimentos têm os mais diferentes formatos, como a pousada Barra do Bié, que tem chalés espaçosos, e a pousada Quintal da Serra, que tem chalés com lareira, hidromassagem e varanda com rede.
Todas as acomodações da Estalagem Shambala, por sua vez, são equipadas com lareira e varanda com rede, disponíveis em dois formatos diferentes: suítes ou chalés com vista para a serra.
Onde comer em Cunha?
Como estamos falando de uma cidade turística, não falta onde comer em Cunha, onde existe boa rede de restaurantes no centro e no Circuito Velho da Estrada Real, que conecta a cidade a Paraty.
O La Taverne Bistrô é uma boa opção nas proximidades da Pedra da Macela, com massas, pães, antepastos de cogumelos e queijos de produção própria.
O Villa Favorita também fica em um cenário de grande beleza natural, com cardápio de massas artesanais produzidas localmente.
Para experimentar refeições requintadas que utilizam produtos típicos da região, como pinhão, shiitake e trutas, visite o restaurante d’O Gnomo.
Se você procura um restaurante mais simples para fazer suas refeições no centro, você pode gostar do Melhor Hora, que serve comida caseira, e o Quebra Cangalha, que se destaca pela varanda agradável com vista para a serra.
Viaje com descontos imperdíveis no Passagens Promo!
Agora que você já sabe o que fazer em Cunha, está na hora de comprar sua passagem aérea mais barata no nosso site de buscas, o Passagens Promo!
Descubra o melhor dia e horário para viajar, planeje rotas e encontre promoções incríveis em poucos cliques, contando com o apoio de uma super central de atendimento em qualquer etapa do processo.
Siga nossos perfis nas redes sociais e acione o alerta para ficar por dentro das novidades e melhores promoções!
Conhecer as belezas da Serra do Mar com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Cidades do interior de São Paulo
- Circuitos da água: roteiro de Minas a São Paulo
- Cidades românticas em São Paulo
- 10 praias paradisíacas em São Paulo
- Nazaré Paulista: onde fica e o que fazer na cidade
Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!
Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes
Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas
Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações
Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem